Árvore de páginas


A última opção do Wizard é específica para o módulo contábil e não seria possível conciliar os dados contábeis do legado sem esse tratamento.

01. RESUMO

O objetivo da opção Popular Rastreamento Contábil é ser um facilitador da conciliação dos registros já gravados do rastreamento contábil (Tabela CV3), com os códigos UUID. Com este facilitador será possível que os registros do legado sejam conciliados de forma automática, sem a necessidade de conciliações manuais.

Neste passo, os registros das tabelas de origem e de destino (SE1 e CT2, por exemplo) já devem possuir os códigos MSUIDT preenchidos nos registros. O sistema fará a leitura da tabela de rastreamento contábil (CV3) e gravará nos campos CV3_IDORIG e CV3_IDDEST os ID's dos registros de origem e destino (SE1 e CT2, por exemplo). Como os campos são novos, no momento da instalação/configuração da rotina eles estarão em branco.

Dessa forma, será possível fazer a ligação entre a tabela de lançamentos contábeis com as tabelas dos módulos de origem.

Para este rastreamento, a busca de dados será feita conforme o Tracker Contábil do Protheus. Para identificar o registro de origem e o destino serão tomados como base os campos CV3_RECORI e CV3_RECDES que guardam os RECNOS (Posição do(s) registros nas tabelas do Protheus) dos registros que contidos nas tabelas de origem e na tabela de contabilização (CT2 - Lançamentos contábeis), sendo assim, uma premissa para realizar o rastreamento contábil por meio deste facilitador dos campos, é que os campos que guardam os RECNOs estejam integros e reflitam a realidade das tabelas de origem e a tabela CT2



02. POPULANDO RASTREAMENTO CONTÁBIL

Escolher a opção Popular Rastreamento Contábil:


Será exibida a tela de apresentação da opção selecionada.

No caso desta opção, será exibido um range de datas. 

Esse range representa o período retroativo que se deseja gravar os códigos de ID nos campos da tabela CV3-Rastreamento Contábil.


Atenção

É importante selecionar somente o intervalo que se deseja trabalhar. 

Aconselhamos verificar com cautela essa informação, pois o tempo de processamento dessa rotina é proporcional ao tamanho do período escolhido.


Após clicar em avançar, o sistema exibirá os campos "XXX_MSUIDT" das tabelas que possuem configurações de match cadastradas com a tabela de lançamentos contábeis CT2.

Selecione os tabelas/Empresas que deseja processar e clique em Finalizar.





Após selecionar as tabelas/empresas, será exibida uma mensagem de confirmação informando como será realizado o preenchimento do rastreamento contábil.


Para continuar basta apenas confirmar.



O sistema fará a gravação dos campos CV3_IDORIG com os dados da tabela de origem (SE1, por exemplo) e CV3_IDDEST com os dados da tabela de destino CT2 - Lançamentos contábeis.

Após o processamento da opção, a mensagem de Processamento Finalizado é exibida:


Ao finalizar o wizard retorna ao menu de opções.



03. COMO FUNCIONA A BUSCA DE REGISTROS ENTRE AS TABELAS? (EXEMPLO DE RASTREAMENTO)


Para exemplificar, serão utilizados estes dois registros abaixo na tabela CV3.
São dois registros de contabilização (uma partida a débito e uma partida a crédito) de um titulo a receber (SE1), ou seja, 1 registro na tabela SE1 para 2 registros na tabela CT2.
Como pode ser visto, ambos estão com os campos CV3_IDORIG e CV3_IDDEST em branco.



Para encontrar o registro de origem, o wizard ira procurar na tabela contida no campo CV3_TABORI, os registros com que possuem os R_E_C_N_Os contidos nos campos CV3_RECORI.
No exemplo, na tabela SE1 será procurado o registro de R_E_C_N_O 10903.

Para encontrar os registros de contabilização, o wizard ira procurar na tabela CT2 os registros que possuem os R_E_C_N_Os contidos nos campos CV3_RECDES.
No exemplo, será procurado os registros de R_E_C_N_Os 25709 e 25714.




Encontrando o registro na origem, é possível ver que o título a receber já possui seu código de identificação única no campo E1_MSUIDT.



O mesmo ocorre com os registros na CT2_MSUIDT.

Sendo possível encontrar os registros de origem e destino da contabilização, utilizando o facilitador de Rastreamento contábil do WIZARDUUID, o sistema poderá rastrear de forma correta e gravar na tabela CV3 os campos de ID de origem e ID de destino.

Executando o rastreamento contábil no Wizard:


Após execução do WIZARDUUID, os campos CV3_IDORIG e CV3_IDDEST já estarão devidamente preenchidos com os identificadores de suas respectivas tabelas.


No conciliador, os registros já podem ser conciliados de forma automatica.