O TOTVS Processos Fiscais ou também conhecido como TPF é uma solução em Nuvem (SaaS) com suporte da TOTVS para Gestão, Emissão, Recepção, Guarda Segura e Monitoramento de documentos e certificados fiscais eletrônicos.
O TPF possui integração nativa com todos os ERPs da TOTVS, incluindo o TOTVS Linha Datasul, resultando em soluções que permitem integrações com seus clientes, fornecedores e governo, automatizando processos e gerando informações estratégicas.
Essa integração permite:
O Fluxo de integração abaixo descreve todo o passo a passo realizado pelo XML de todos os processos atendidos nessa comunicação.
Para realizar a comunicação entre os dois sistemas, existe a necessidade na utilização em uma ferramenta acessória disponibilizada pelo TPF que irá realizar a ponte conectando o ERP ao TPF, esse dispositivo se chama Fiscal Sync.
A Ferramenta Fiscal Sync Integração de Documentos fiscais foi desenvolvida com o objetivo de enviar os documentos fiscais na plataforma TOTVS Processos Fiscais para que os documentos sejam validados na SEFAZ. O Fiscal Sync Integração de Documentos Fiscais efetua a captura dos documentos fiscais, disponibilizados em um diretório, envia os arquivos e recupera o retorno da plataforma TOTVS Processos Fiscais.
Para obter outras informações sobre o Fiscal Sync acesse: Conhecendo o Fiscal Sync
No tópico 06. PARAMETRIZAÇÃO NO FISCAL SYNC será demonstrado o passo a passo de configuração dessa ferramenta para realização da interação entre os sistemas.
A integração tem o objetivo permitir que o ERP realize o recebimento automático, eliminando a necessidade da digitação destes documentos manualmente.
No TPF a integração será realizada diretamente com o ERP através da troca de arquivos em diretório (fileSystem). Nessa arquitetura a comunicação é feita através da utilização do Fiscal Sync que é responsável por realizar a comunicação. Os XMLs são importados no TPF (por envio de e-mail ou manifesto de destinatário) e depositados na pasta IN do Fiscal Sync, o schedule do Protheus faz a leitura e deposita os XMLs na pasta PROCESSADOS. Os XMLs são processados pelo schedule que faz a integração com o Monitor do TPF.
Listar todos os fluxos disponíveis nessa integração com esse ERP
Esse programa permite a definição e configuração de parâmetros considerados na utilização dos módulos do EMS 2, garantindo o bom funcionamento deles.
Para a integração entre o Datasul e o TPF, foi criado um novo parâmetro chamado "Totvs Processos Fiscais", onde ao ser marcado, ativa alguns recursos necessários nessa conexão.
Esse programa permite a definição e configuração de parâmetros considerados nas integrações para o estabelecimento.
Na tela serão apresentados todos os estabelecimentos cadastrados no ambiente, existindo ou não configuração de integração. Quando existir configuração de integração para o estabelecimento, os dados da integração serão exibidos em seus respectivos processos, porém caso não exista configuração de integração para o estabelecimento cadastrado nessa tela, os processos estarão em branco.
Para os processos disponíveis na integração entre o Datasul e o TPF, foi criado uma nova opção chamada "TOTVS Processos Fiscais".
Da mesma forma como já acontece com as outras formas de integração padrão do Datasul, em cada uma das integrações a ser realizada, poderá ser configurada de forma diferente por processo. Basta definir o processo que será utilizado integrado com o TOTVS Processos Fiscais.
Feito essa configuração, o Datasul passará a enviar o documento do processo selecionado para o TPF.
Este programa tem como objetivo permitir a configuração dos diretórios em que os arquivos XMLs enviados e recebidos serão gerados. A parametrização desses diretórios define o caminho completo que os arquivos XML seguirão no processo.
Quando é configurado o Fiscal Sync, é informado ao cliente o diretório que será utilizado para as pastas Saída (OUT), Entrada (IN) e Processadas (PROCESSADAS). É estes diretórios que deve ser parametrizado no programa CD0360A.
Para essa integração, foi criado um novo parâmetro chamado "Ambiente Totvs Processos Fiscais" onde permite informar o diretório de arquivos principal que será utilizado nessa conexão.
Importante sempre ressaltar que o Datasul por padrão acrescenta a esse caminho as pastas IN e OUT, sendo assim, nesse campo deverá ser informado a raiz desse diretório, sem informar IN/OUT.
É possível configurar diretórios distintos ao TOTVS Colaboração para a integração com o TPF.
Para atender as soluções de integração é utilizado um agente de leitura dos XMLs retornados pela conexão de nome JOB de Integração Datasul.
Este JOB é um console de processamento, também conhecido por Adapter de Recebimento, sendo um programa Progress que tem por objetivo verificar a existência de documentos XML retornados na pasta IN.
Basicamente esse serviço deverá ser executado em um servidor dedicado a esse propósito, porém sem a necessidade de grandes configurações de hardware para seu funcionamento.
Link para o Passo a Passo de configuração do: JOB de Integração Datasul
Para que essa funcionalidade de integração entre o Datasul e o TOTVS Processos Fiscais esteja disponível o cliente Datasul deverá estar atualizado com no mínimo a release 12.1.2205.
Ou com a aplicação dos patches de atualização das versões:
É recomendado efetuar os Teste no Ambiente de Homologação, das Principais rotinas do Datasul utilizadas no processo atual da empresa, antes de aplicar o Pacote em Produção. O mesmo deve ocorrer com as versões intermediárias.
O ambiente do TPF será liberado para o usuário após a confirmação de contratação da plataforma.
Ambiente de PRODUÇÃO: https://plataformafiscal.totvs.com.br
Ambiente de HOMOLOGAÇÃO: https://stage.plataformafiscal.totvs.com.br
Todo cliente possui acesso aos dois ambientes.
Os usuários serão criados automaticamente com base na lista repassada no momento da contratação da plataforma. Lembrando também que o Administrador de Grupo possui permissão para cadastrar os usuários conforme necessidade.
A senha padrão ao criar um novo usuário é: aabc@123 e será solicitado a sua troca no primeiro acesso.
Para a instalação do Fiscal Sync Unificado efetue o download da aplicação através da central de download (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1032807).
Após efetuar o Download da aplicação extrair os arquivos no diretório que deseja. Necessário criar as pastas: Entrada, Saída, Processadas e Impressão no diretório que preferir, não necessariamente com esses nomes, para que sejam configurados no properties.
Para obter outras informações sobre o processo de instalação do Fiscal Sync acesse: Manual de Instalação - Fiscal Sync Unificado
Agora que você já conheceu todos os pré-requisitos para realizar a integração entre o ERP e o TPF, iremos demonstrar de uma forma resumida o passo a passo dessas atividades de integração:
Listar todos os fluxos disponíveis nessa integração com esse ERP