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  • DT Integração TOTVS MODA - Marka


01. DADOS GERAIS

Produto:

Totvs Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:Comercial
Função:Integração TOTVS Moda - Marka
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVACOM-9573


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Foi realizada a integração do TOTVS MODA com a Marka para o procedimento de resgate e uso de bônus. Esta documentação tem como objetivo demonstrar a configuração, cenários, regras, contato e utilização para facilitar o entendimento e funcionamento do processo, capacitando os interessados.

OBS: O processo para uso da Marka no sistema está integrado apenas para o PDVFM001, não está disponível nos componentes TRAFM080, TRAFM060, e PDV OFFLINE.

03. SOLUÇÃO

      * Essa documentação está em fase de homologação, sendo a princípio apenas informativa.
        A integração com a Marka ainda não está à disposição para o público.

A documentação abaixo demonstra as configurações, processos, diferentes cenários realizados para utilização e resgate do bônus, também as regras que são adotadas pela empresa Marka para resgate dos bônus e fidelização. 


Para começar a utilizar o resgate do bônus junto ao Marka primeiramente deve ser configurado o parâmetro empresa TP_BONUS_DESCONTO com valor 13.


Imagem 1 - Configuração do parâmetro.


Depois deve ser configurado o parâmetro empresa CD_TIPOFONE_CELULAR.

Imagem 2 - Este parâmetro deve ser configurado com um tipo de telefone celular previamente cadastrado no PESFL019. O cliente da venda deve ter este tipo em seu cadastro de pessoa para que o telefone liste para uso com o parceiro.


Em seguida deve ser feito a configuração do agente externo pelo INTFM033.

Imagem 3 - No componente INTFM033 é possível efetuar a configuração dos dados que serão repassados ao usuário na contratação do serviço.


  • Código agente externo: Código chave que é preenchido automaticamente pelo sistema.
  • Cód. empresa: Código da empresa que irá utilizar a fidelização.
  • Tipo aplicação: Configurar como Fidelity Core V2.
  • Tipo ambiente: Para testar e homologar deve ser posto Homologação caso seja feito esta etapa. Após finalizado a etapa de testes deve ser alterado para Produção.
    • OBS: Esta informação não se refere ao ambiente do cliente em si mas sim as ao cadastro do cliente na CRM.
  • Usuário: Usuário repassado pelo Totvs Raas.
  • Senha: Senha repassada pelo Totvs Raas.
  • Tenant: Repassado pelo Totvs Raas. Ex. Normalmente é gerado com o nome de sua loja.
    • OBS: No exemplo abaixo, é posto integracao pois no link repassado, o nome do usuário precede a informação .rac, desta forma na coluna tenant, deve ser informado apenas o nome do usuário que veio no link.
    • Ex: https://integracao.rac.dev.totvs.app/totvs.rac/connect/token
  • URL Base: Repassado pelo Totvs Raas. Ex. do link repassado https://integracao.rac.totvs.app/totvs.rac/connect/token.  
    • OBS: Neste caso, a configuração a ser feita, será apenas https://integracao.rac.totvs.app/
  • Hash: Não utilizado para Fidelity Core.
  • Ativo: Indica se a configuração do cadastro está ativa ou não.


Imagem 4 - Para usar o bônus e as telas específicas, é necessário liberar os componentes do print acima (PDVFM081, PDVFM082, PDVFL035) para o usuário que efetua a venda conforme o seu controle de liberação de componentes (ADMFM026, ADMFM037 e etc).


Imagem 5 - Acima é demonstrado o parâmetro utlizado para atualizar o telefone do cliente do tipo do CD_TIPOFONE_CELULAR relacionado ao processo.

OBS: Aconfiguração deste parâmetro não é obrigatória. Para mais detalhes desta configuração, acessar o tdn https://tdn.totvs.com/x/tNlBKw.


Na etapa abaixo é possivel ver a primeira venda sendo realizada e a validação do pin para este cadastro.

Na etapa abaixo é possivel ver a segunda venda sendo realizada e não havendo a validação do pin. Não existe bônus ainda disponível pois não alcançou o valor de saldo mínimo para uso na configuração que estamos usando.

Na etapa abaixo é possivel ver a venda com valor do bônus sendo resgatado, e também é possível ver que existe o valor mínimo e máximo de resgate para a venda.

Na etapa abaixo, será feito o cancelamento da segunda venda que gerou o bônus de R$ 55,00 reais anteriormente, deixando assim o saldo do bônus pendente. 


Como pode ser visto acima, no site a venda que originou o bônus de R$ 55,00 reais sumiu da listagem de bônus, e o saldo ficou zerado. Este saldo pode ficar negativo ou zerado, depende da configuração feita junto ao Marka.

Na etapa abaixo foi resgatado todo o bônus e depois cancelado a primeira venda do cliente. É possível ver que o bonus pode ficar negativo caso uma venda que tenha gerado bônus já resgatado seja cancelada. Desta forma, o valor fica pendente e o cliente precisa fazer novas compras para gerar bônus e ir abatendo o saldo devedor.

Na etapa abaixo é demonstrado um cancelamento de uma venda que teve seu bônus resgatado, o bônus retorna normalmente para o saldo.

Neste cenário, fizemos uma troca onde a saída e a entrada são de mesmo valor.


Com o parâmetro empresa TP_UTILIZACAO_TROCA_BONUS configurado com o valor "0" o sistema deverá cancelar todo o bônus já existente para a transação da troca e deverá gerar um novo bônus para essa nova saída.


Imagem 1 - Parâmetro configurado com 0 na empresa 11.


Imagem 2 - Geramos uma venda de R$ 200,00 reais onde gerou R$ 10,00 reais de bônus.


Gif 1 - Acima, mostramos que o sistema cancelou o bônus referente a devolução, e apresentou a mensagem de fidelização para participar novamente da bonificação, onde optamos por participar.


Imagem 3 - Como pode ver acima, o bônus referente ao item da primeira transação foi estornado e gerado um novo bônus na nova transação. O valor foi o mesmo pois foi trocado pelo mesmo item.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Nesse caso não será permitido resgate de bônus.

Neste cenário, fizemos uma troca onde a saída é maior que a entrada.

Para o parceiro Marka, o parâmetro empresa TP_UTILIZACAO_TROCA_BONUS deve ser configurado com o valor "0" pois o sistema deverá cancelar todo o bônus já existente para os itens da troca e deverá gerar um novo bônus para os itens da saída.


Imagem 1 - Parâmetro configurado com valor zero na empresa 11.



Imagem 2 - Geramos uma venda de R$ 250,00 reais onde gerou R$ 12,50 reais de bônus.


Gif 1 - Acima é possível ver o procedimento ocorrendo da venda com a troca


Imagem 3 - Acima é possível ver que o bônus referente a troca foi cancelado e gerado um novo bônus do item de saída.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Nesse caso o cliente poderá efetuar o resgate do bônus sobre o valor líquido da venda.

Neste cenário, fizemos uma troca onde a saída é menor que a entrada.


Imagem 1 - Com o parâmetro empresa TP_UTILIZACAO_TROCA_BONUS configurado com o valor "0" na empresa 11 o sistema deverá cancelar todo o bônus já existente para a transação da troca e deverá gerar um novo bônus para essa nova saída.





Imagem 2 - Fizemos uma venda de R$ 350,00 reais onde gerou R$ 17,50 reais de bônus.


Gif 1 - Acima vemos a venda com valor de saída menor que a entrada sendo executada.


Imagem 3 - Como pode ser visto acima, foi cancelado o bônus referente a troca e gerado um novo bônus sobre o novo item, deixando um novo saldo de bônus.

04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Nesse caso não será permitido resgate de bônus.





A Marka possui algumas regras conforme é feito o contrato com a empresa solicitante, assim diferentes empresas do mesmo grupo podem trabalhar de formas específicas de acordo com contrato realizado.

*OBS: Todas estas situações descritas abaixo, são regras repassadas pela empresa Markanão são regras determinadas pela Totvs, e todas elas são passíveis de mudanças, partindo da Marka primeiramente.


  • A autenticação do cliente será feita somente na primeira compra, onde será enviado um código pin em seu celular, que deverá ser validado, após esta validação do pin, para uma próxima compra, não será mais enviado e solicitado o pin.
  • A Marka disponiliza um site para consultar os bônus, cadastros e etc para uso da loja.
  • Os percentuais e carências assim como outras regras, são alinhadas entre Marka e empresa contratante, a Totvs não participa ou tem influência sobre esta negociação.
  • A utilização do bônus é a última etapa, onde deve ser aplicado o resgate do bônus após qualquer outro tipo de desconto aplicado.
  • Caso o cliente perca o telefone, pelo site do Marka onde é repassado ao cliente um usuário e senha, a empresa consegue efetuar a atualização do cadastro, não sendo necessário validação de um novo pin.
  • É possível efetuar o cancelamento de uma venda( estando dentro do limite de tempo de cancelamento do SEFAZ) que foi gerado bônus e este bônus já foi usado, neste caso, o valor do bônus é estornado do saldo do cliente, ficando devedor, então ao passar uma nova venda, este valor de bônus irá cobrir este saldo devedor do cliente.
  • O valor do bônus a ser resgatado depende do percentual a ser definido pelo contrato junto à Marka, por exemplo, o cliente pode resgatar o bônus somente quando o saldo do mesmo atingir determinado valor. 
  • Este saldo de bônus, caso o mesmo esteja acima do valor mínimo, o cliente poderá resgatar este valor, contanto que o mesmo esteja dentro do limite mínimo e máximo de resgate, limites estes que são definidos pela Marka.
  • O valor do bônus a ser resgatado depende de configuração entre cliente e Marka, podendo o mesmo ser resgatado já numa próxima compra no mesmo dia ou ter X dias de carência de uso, e sua validade normalmente é de 90 dias para cima.

Caso deseje mais informações sobre a Marka, entre em contato nos meios abaixo:

  Responsável comercial: Elina Rui

  Telefone: (34) 99792-7730

  E-mail: [email protected]

  Site: http://marka.mk