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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização


01. VISÃO GERAL

Lançamentos de consumos de clientes, por meio da leitura de cartão de consumo ou da seleção de conta.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO


Passo

Ação

Descrição

1

Clique no menu principal, na opção Operações Resort.

O sistema exibirá um submenu.

2

Clique na opção Lançamentos DocFiscall.

O sistema exibirá a tela Lançamentos DocFiscall.

Seleção do PDV

Clique sobre o nome do PDV no qual pretende realizar os lançamentos de consumo do cliente.

Cartão de Consumo

Informe o Código do Garçom e o código do Cartão de Consumo nos campos correspondentes.

O código do Cartão de Consumo pode ser lido através de leitor óptico. Mas se o código for digitado, é necessário utilizar a tecla Tab para o sistema seguir adiante.

Para localizar um hóspede ou cliente, clique na figura que representa uma pessoa no lado esquerdo do campo. Esta função de pesquisa está disponível apenas para o Gerente.

Designação de Conta

Informe o Tipo de Conta na lista de opções. Após a seleção do tipo de conta, selecione a Designação no campo correspondente.

Se precisar realizar uma pesquisa com filtros, clique na figura que representa uma pessoa para exibir a listagem.

É possível pesquisar pelo nome da conta, digitando no campo Designação e utilizar os filtros UH e Reserva.

Ao encontrar a conta desejada, clique sobre o cartão para efetuar a seleção.

Favoritos e Itens para venda

Na parte superior e esquerda da tela é possível visualizar uma lista de cartões referentes aos itens adicionados como Favoritos, ou seja, aqueles que possuem maior frequência de venda e, portanto, foram adicionados para serem exibidos na listagem de favoritos.

Clique sobre o cartão que contém o item desejado para preenchimento automático dos campos do lançamento.

Lançamentos de Consumos

Informe o código do item no campo Código. Existindo o código informado, o sistema preencherá os demais campos.

Para visualizar todos os itens disponíveis para venda, clique sobre o ícone da lupa ou utilize as teclas Ctrl+5.

Para limpar todos os campos do lançamento, clique sobre o ícone localizado do lado direito no campo Código.

Se não souber o código do item, digite no campo Descrição do Item a descrição desejada.

O sistema apresenta do lado direito da tela os itens disponíveis para venda que correspondem pela descrição, em parte ou pelo todo, que foi digitada.

Clique com o ponteiro do mouse sobre o cartão correspondente para selecionar o item que deseja lançar.

Clique sobre o botão Incluir, localizado abaixo dos campos, ou utilize as teclas Ctrl+6 para concluir o lançamento.

É necessário que todos os campos estejam corretamente preenchidos.

Remover um Item

Para remover um item anteriormente lançado, clique duas vezes sobre o mesmo na lista. Uma mensagem solicitará a confirmação da remoção do item.

Também é possível remover um item utilizando a tecla F7, mas é necessário que o item que se deseja remover esteja selecionado. Por padrão, o último item que foi lançado é selecionado automaticamente.

Descontos

Para aplicar um desconto ao preço do item, selecione o campo do preço e altere o mesmo para um valor menor. Não é permitido informar um novo valor maior que o preço original.

A função está disponível somente quando um item possui preço variável. Se um item não possuir o preço variável, o título do campo será apenas "Preço" e não será possível alterar o valor.

Para aplicar desconto no valor total dos itens lançados, utilize as teclas Ctrl+8. Esta opção está disponível apenas para o perfil de Gerente.

O sistema apresenta as opções de aplicar um desconto por percentual ou por valor monetário.

 

O desconto aplicado sobre o valor total será cumulativo com o desconto automático, proveniente do contrato do hóspede/cliente, quando houver.

No entanto, os eventuais descontos aplicados ao preço variável dos itens serão perdidos, passando a valer o calculo do desconto a ser aplicado sobre o valor total.

Clique no botão Confirmar para aplicar o desconto ou no botão Cancelar se não desejar aplicar o desconto.

Envio dos Itens Lançados

Após realizar todos os lançamentos necessários na conta do cliente, clique sobre o botão Finalizar, localizado abaixo dos campos, ou utilize as teclas Ctrl+7 para realizar o envio.

Menu de Configuração e Teclas de Atalhos

Para visualizar o menu de configuração e as teclas de atalhos, pressione a tecla F3 (fn+F3 se utilizando notebook) ou clique sobre o texto F3 - Exibir/Ocultar Menu localizado na parte inferior esquerda da tela.

Para realizar uma navegação entre as opções disponíveis, utilize as teclas de atalhos informadas no menu ou clique sobre o ícone correspondente. Algumas opções não estarão disponíveis quando dependerem de etapas anteriores, como por exemplo um lançamento que depende da seleção do PDV e de um Cartão de Consumo.

Clique sobre o botão Configurações para acessar as opções disponíveis para o Lançador, tais como:

  • Habilitar Controle de Entrada: habilita a leitura dos cartões para registrar as entradas nos restaurantes, criando uma listagem de todos os cartões lidos e também dos que forem eventualmente rejeitados por alguma razão.
  • Imprimir Nota de Controle: habilita a impressão do comprovante dos itens lançados, imediatamente após a finalização dos lançamentos.
  • Cartão de Consumo - usar leitura ótica: habilita a leitura do cartão por leitor ótico. Se desmarcada, é necessário digitar o número do cartão e teclar o Enter.
  • Exibir Lista de Seleção de PDV: habilita a visualização dos PDV em uma lista de pesquisa, além da distribuição dos mesmos em cartões.
  • Quantidade de Cartões para Exibir: altera a quantidade de cartões exibidos em tela, para os Itens de Venda e dos favoritos. Se menor o número, maior o tamanho dos cartões.
  • Caminho da imagem de boas vindas: permite exibir uma imagem na tela de boas vindas do Lançador a partir de uma imagem armazenada no computador local. Caso a imagem informada esteja compartilhada em rede e a mesma for apagada ou substituída, essa alteração será automaticamente refletida em todos os computadores configurados.

Controle de Entradas

Para habilitar o controle de entradas nos restaurantes é necessário que a opção esteja marcada nas configurações do Lançador (menu de configurações ou tecla F3).

O controle de entradas permite a realização da leitura dos cartões das pessoas que fazem acesso ao restaurante. Havendo necessidade de realizar algum lançamento imediato na conta do usuário do cartão, o sistema automaticamente exibe a tela de lançamentos após o registro da entrada. Efetuando-se o lançamento e finalizando o mesmo, basta clicar na seta de voltar localizada na parte inferior esquerda da tela e o sistema estará disponível para a leitura do próximo cartão.

Havendo alguma inconsistência na leitura do cartão, um alerta em formato de imagem será exibido na tela. O registro do cartão será efetuado no controle de entrada, mas o motivo da inconsistência deverá ser analisado posteriormente.

Ao clicar sobre o botão "Exibir Entradas", é possível conferir todas as entradas registradas no restaurante por período de horário da data do dia.  

As entradas são armazenadas em banco de dados e seus registros podem ser utilizados em diferentes relatórios, tais como horário de maior fluxo ao restaurante e cartões com rejeições na leitura.