Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Como ativar e desativar LOGs das rotinas do EDI no SIGAGFE ?

Causa:

Como utilizar os LOGs das rotinas do EDI no SIGAGFE.

Solução:

A rotina de recebimento dos arquivos de EDI no SIGAGFE possui  dois processos:

1- Primeiro é feita a importação do arquivo do EDI para uma base "intermediária" do sistema. Nesse momento já ocorre uma pré-validação no arquivo.
2- Depois é feito um processamento desses dados intermediários para dentro do GFE. E nesse processamento, o sistema faz a validação completa da inclusão do registro

Sempre que fazemos a (1) importação ou (2) processamento de um arquivo do EDI no SIGAGFE, podem ser apresentadas mensagens de validação no próprio programa do EDI. Porém, podemos gerar arquivo com log´s,  que nos auxiliam a interpretar as validações/consistências que ocorrem na rotina. Para ativar, deve-se executar o programa de "Parâmetros do Módulo (GFEX000)", selecionar pasta "Integração EDI", e no campo "Tipo de geração de log", selecionar o item  "normal".


O diretório de gravação, é definido pelo parâmetro "Diretório LOG" na pasta "Cálculo de Frete" do programa de "Parâmetros do Módulo (GFEX000)".  Caso não seja informado, será gerado dentro do StartPath definido no arquivo de configuração do appserver "AppServer.ini".
Sempre que tiver algum problema nessa rotina, sugere-se avaliar este arquivo de log. Em caso de dúvidas, enviar o arquivo para nossa área de atendimento auxiliar na interpretação.

OBS: É possível repetir tanto a (1) importação como o (2) processamento do arquivo EDI, depois de ligar o parâmetro "Tipo de geração de log".


A respeito do parâmetro "Tipo de geração de log" na pasta "Integração EDI" do programa de "Parâmetros do Módulo (GFEX000)", há dois tipos de parametrização: 

Parametrização comum:

1=Não Gerar - Não gera nenhum log. Deve ficar assim nas operações normais, para não ficar gerando muitos arquivos de log e ocupando espaço em disco.

2=Normal - Gera o log, conforme descrito acima. Deve ser usado para ver mais detalhes em relação ao erro apresentado e para enviar o log através de chamado para equipe de atendimento da Totvs.

Parametrização avançada:

3=Modo Debug - Informa a data e hora em cada mensagem de log, usado para identificar pontos de lentidão. Também pode ser usado para incluir outras informações, como detalhes técnicos. Deve ser usado quando solicitado pelo atendimento da Totvs.

4=Modo Console - Usado quando o sistema não gera arquivos de log ou não está parametrizado um diretório. O conteúdo do log é gravado no console.log, usado para identificar um problema específico. Deve-se voltar o valor anterior após o término da análise. Deixar este parâmetro sempre ativo, poderá ocasionar sobrecarga dos arquivos de log do servidor. Também deve ser usado quando solicitado pelo atendimento da Totvs.