Este processo tem como objetivo integrar os contratos de imobilizados realizadas pelo módulo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento com o Sistema de Gestão Patrimonial, cadastrando os patrimônios e preparando-os para cálculos de depreciação, inventário, etc. 

A inserção dos patrimônios tem como base alguns dados do contrato escolhido, como por exemplo: Data de Aquisição é referente a Data do Contrato, Valor do Patrimônio é igual ao Valor Presente do item do contrato, a quantidade do item de contrato será a quantidade do patrimônio no patrimônio integrado/criado.

Após a integração dos bens, se a quantidade de patrimônios integrados for superior a UM MIL o sistema não fará cálculos de depreciação automaticamente. Nesse caso, o usuário terá que disparar os cálculos.

    Utilize uma ou mais opções de filtro para seleção dos contratos que deseja integrar com o módulo patrimonial:

    • Data do contrato - Os contratos listados com base nesse filtro serão aqueles cujo a Data do Contrato estejam entre a Data Inicial e Data Final. Por padrão é apresentado o período patrimonial em aberto.
    • Código do contrato - Nesse campo deve ser informado o código exato do contrato que deseja listar.
    • Fornecedor - Serão listados apenas os contratos referentes ao fornecedor escolhido.

             

    Nesta etapa aparecerão todos os contratos que atendem aos filtros utilizados na etapa anterior. Selecione aqueles que deseja integrar e clique em Avançar.

             

    Nos campos Descrição do Patrimônio, selecione uma das opções da lista para preenchimento dos mesmos no Patrimônio que será criado.

    Algumas considerações sobre as opções:

    • Gerar código de patrimônio e numero do patrimônio automaticamente

      Marcando essa opção o sistema irá gerar o número do patrimônio e o código do patrimônio automaticamente, respeitando sempre o título amarrado ao grupo de patrimônio ou ao produto. O número do patrimônio irá receber o maior valor inteiro da base acrescido de 1, porém se não houver valores inteiros receberá 1. Vale ressaltar que o número do patrimônio é gerado automaticamente considerando os parâmetros de sistema, por exemplo, ele não será 1 se o sistema estiver parametrizado para gerar o número do patrimônio igual ao código do patrimônio.

      Observação: Se esta opção não for marcada a integração ficará pendente para edição no menu Relatórios/Integrações → Integrar Aquisições Pendentes.

       
    • Gerar o código do patrimônio a partir do título do patrimônio definido no produto

    Com essa opção o sistema usará o título amarrado direto dos cadastros de produto, existente no módulo Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, no lugar do título informado em "Cadastros Grupo de patrimônios Contábeis" do módulo Patrimonial.

    • Trazer o rateio de centro de custo do item do contrato para o rateio gerencial do Patrimônio

    Ao marcar essa opção o sistema irá considerar o rateio gerencial no patrimônio, porém, caso o rateio gerencial não esteja configurado no centro de custo origem, esse item não será integrado.

    • Trazer o centro de custo do item do contrato para o patrimônio

    Essa opção passa a ser obrigatória caso o parâmetro do sistema Tornar Centro de Custo Obrigatório esteja marcado.

    • Trazer o departamento do item do contrato para o patrimônio

    Essa opção passa a ser obrigatória caso o parâmetro do sistema Tornar Departamento Obrigatório esteja marcado.

    • Utilizar Localidade

    A localidade informada será associada ao(s) patrimônio(s) gerado(s) após a execução do processo.

    Informar A Localidade passa a ser obrigatório caso o parâmetro do sistema Tornar Localização Obrigatória esteja marcado.

    Caso parâmetro do sistema Vincular Localização com Responsável esteja marcado, o Responsável vinculado ao patrimônio será buscado da Localidade e não da tela.

    Caso parâmetro do sistema Vincular Localização com Centro de Custo esteja marcado, o Centro de Custo vinculado ao patrimônio será buscado da Localidade quando a opção Trazer o centro de custo do item do contrato para o patrimônio estiver desmarcado, ou não houver Centro de Custo vinculado ao Item de Contrato.

    • Utilizar Responsável

    O responsável informado será associado ao(s) patrimônio(s) gerado(s) após a execução do processo.

    Informar o Responsável passa a ser obrigatório caso o parâmetro do sistema Tornar Responsável Obrigatório esteja marcado.


             




    Atenção:
    Ao integrar o Sistema de Gestão Patrimonial com o sistema de Compras/Estoque, o sistema estará validando se o patrimônio está com o título inativo, ou seja, se no sistema de Compras estiver utilizando um Grupo de patrimônios que possui um título inativo no Sistema de Gestão Patrimonial, não será possível concluir a integração.

    Esta condição é verdadeira desde que a preferência "Não incluir bens em títulos INATIVOS" esteja habilitada.