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  • DT 4.5 - Integração da Nota Fiscal e da Conciliação da Nota Fiscal

01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linha Winthor

Segmento:

Distribuição

Módulo:14 - Faturamento
País:Brasil
Ticket:DMAISNEG-43
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DMAISNEG-11, DMAISNEG-43, DMAISNEG-240 e DMAISNEG-265, DMAISNEG-2184


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Processo do ERP Winthor para gravar Notas Fiscais vinculadas ao Mais Negócios, enviar e receber dados da integração junto a Supplier e ao final do processo, prosseguir com a movimentação interna.


Critérios de Aceitação

  • Gravar log's de integração de envio e retorno de pré-autorizações das Notas Fiscais, apresentando tais informações na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin.

03. SOLUÇÃO

Processo do ERP Winthor para gravar Notas Fiscais vinculadas ao Mais Negócios, enviar e receber dados da integração junto a Supplier e ao final do processo, prosseguir com a movimentação interna.

Clique nos Menus abaixo

Nos menus abaixo segue as funcionalidades de integração e Conciliação da Nota Fiscal.

    Antes de faturar uma Nota Fiscal, é de suma importância que a etapa DT 4.2 - Integração do Pedido de Venda  já tenha sido finalizada, caso contrário não será possível faturar uma Nota Fiscal utilizando a cobrança destinada ao Mais Negócios.

    • Após a verificação descrita acima, deverá acessar a rotina 1406 - Gerar Faturamento por pedido e pesquisar o pedido de venda filtrando por alguns dos filtros por exemplo o numero do pedido ou Período de venda entre outros. 


    • Ao clicar na opção Pesquisar, a tela irá para a aba Resultados da Pesquisa e irá trazer os dados na grid abaixo de acordo com os filtros selecionados no passo anterior, selecionar o Pedido e Clicar no botão Faturar Pedido conforme demostrado abaixo. 


    Importante!

    As Notas Fiscais só poderão ser faturadas, após a Liberação do Pedido na rotina 336 - Alterar Pedido de Venda conforme segue na etapa DT 4.2 - Integração do Pedido de Venda. Se o usuário tentar liberar o faturamento que ainda não tenha sido liberado, apresentará uma mensagem conforme demostrado abaixo:


    Outra Rotina de faturamento utilizada é a rotina 1402 - Gerar Faturamento. 

    • Antes de faturar uma Nota Fiscal na rotina 1402 - Gerar Faturamento, é de suma importância que a etapa DT 4.2 - Integração do Pedido de Venda e a montagem de carga na rotina 901 - Montar carga já tenha sido finalizada, caso contrário não será possível faturar uma Nota Fiscal utilizando a cobrança destinada ao Mais Negócios.

                                                                       


    • Após Faturar a Nota Fiscal na rotina 1406 - Gerar Faturamento por pedido ou na rotina 1402 - Gerar Faturamento irá abrir a rotina 1452 - Emitir documento Fiscal eletrônico para confirmar que a Nota Fiscal foi Aprovada pela Sefaz. 

    Importante!

    OBS: Nesta rotina 1452 - Emitir documento Fiscal eletrônico a nota fiscal poderá ser verificado em outras abas, caso a Nota fiscal não apareça nesta aba de Notas aprovadas.


    • Ao final deste Fluxo de integração de Nota Fiscal, pode-se consultar os status dessas integrações na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin, na aba Histórico. Nessa aba vê-se todo o processo de envio e retorno das integrações junto a Supplier. 

    Não necessariamente há a necessidade de aguardar o envio e o retorno da integrações, para analisar o histórico. Assim que fatura a Nota Fiscal na rotina 1402 - Gerar Faturamento ou 1406 - Gerar Faturamento por pedidopode acessar essa rotina para analisar o envio das informações para a integração.


    Antes e ao final do processo de Faturamento de Nota Fiscal, pode-se consultar as movimentações desses faturamentos na Rotina 1222 - Relação de Títulos por Cobrança. 

    • Parte 1 - Ao fazer o Faturamento da Nota Fiscal pela Rotina 1406 - Gerar Faturamento por pedido ou na rotina 1402 - Gerar Faturamento, a mesma gera uma contas a receber em aberto para Cliente original.  


    • Parte 2 - Após a aprovação da Nota Fiscal pela Sefaz, é enviado para aprovação junto ao time da Supplier, após envio e retorno desta Nota Fiscal e estando aprovada, o contas a receber do cliente original é quitado e desdobrado automaticamente novas parcelas para o cliente  Supplier, conforme demostrado abaixo.

    Observação: A data de vencimento dos novos títulos serão a data comprometida pela Supplier;


    Após o faturamento da Nota Fiscal pela rotina 1402 - Gerar Faturamento ou 1406 - Gerar Faturamento por pedidoé gravado nas tabelas do banco de dados referente a integração PCFILAMAISNEGLOG, PCFILAMAISNEGENVIO, PCFILAMAISNEGRETORNO e PCEXECUCAOTECHFIN, conforme a sequência do processo de integração. Segue abaixo uma breve explicação de cada tabela:

    • PCFILAMAISNEGLOG: Essa é uma das principais tabelas do ERP Winthor no que diz respeito ao processo do Mais Negócios. É nessa tabela que irá concentrar todos os dados de integração, seja pedido ou NF. Também será gravado se o pedido/NF foi liberado ou não na Supplier. Também será gravado os dados de suma importância para o processo de integração, como a IDCREDITTICKET do pedido que uma espécie de autenticador de autorização da Supplier. Esse dados são visualizados apenas via banco de dados;



    • PCFILAMAISNEGENVIO: Essa tabela diz respeito a uma tabela de fila para enviar dados a Supplier para a aprovação. De tempos em tempos essa tabela apresentará dados temporários, pois após a sincronização, deve-se deletar os dados dessa tabela. Se permanecer registros aqui, indicará problema, pois ficará enviando dados novamente para a aprovação, o que tornará a validação de forma duplicada. Esse dados são visualizados apenas via banco de dados;



    • PCFILAMAISNEGRETORNO: Essa tabela diz respeito a uma tabela de fila para retornar dados a Supplier após a aprovação. De tempos em tempos essa tabela apresentará dados temporários, pois após a sincronização, deve-se deletar os dados dessa tabela. Se permanecer registros aqui, indicará problema, pois ficará enviando dados novamente para a aprovação, o que tornará a validação de forma duplicada. Esse dados são visualizados apenas via banco de dados;


    • PCEXECUCAOTECHFIN: Essa tabela é a tabela que recebe os status das integrações, seja ela de pedido ou nota fiscal. Nessa tabela mostra ao usuário se foi executado com sucesso ou com falha e em qual processo ocorreu o tipo de integração. Esse dados são visualizados via via banco de dados e através da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico. 


    Conforme explicado no link DT 2.2 - Configuração dos parâmetros do Mais Negócios na Rotina 132 e DT 2.3 - Cadastro de cobrança transitória SUPP e seus Planos de Pagamento nas Rotinas 522 e 523, no que diz respeito aos tipos de operações existentes no fluxo de conciliação, a grande maioria das operações possuem os lançamentos de conciliação (operação 20). 

    • Esses dados de processamento, conforme demonstrados abaixo, encontram-se na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico com a operação CO - Conciliação.

    Outra forma de verificar esses dados de processamento, conforme demonstrados abaixo, encontram-se gravados na tabela PCEXECUCAOTECHFIN.


    Após o processamento dos títulos do evento IMPL - Conciliação da Nota Fiscal, deve ser feito a baixa da parcela em aberto para o cliente supplier, dentro do contas a receber, uma vez que houve a integração da baixa desse título. Deve certificar através da rotina 1233 - Títulos Baixados/Alterados que aquela parcela do cliente Supplier foi baixada com sucesso.


    Após o processamento dos títulos o evento IMPL - Conciliação da Nota Fiscal, deve ocorrer a movimentação de débito (receita), dentro do Winthor, para aquele banco parametrizado anteriormente. conforme explicado no link DT 2.2 - Configuração dos parâmetros do Mais Negócios na Rotina 132 e DT 2.3 - Cadastro de cobrança transitória SUPP e seus Planos de Pagamento nas Rotinas 522 e 523. Essa movimentação, refere-se ao valor líquido que foi antecipado/creditado ao cliente parceiro. Além dessa movimentação, deve ser atualizado o totalizador dos saldos bancários para aquele banco parametrizado.

    • Deve certificar que houve a movimentação de débito (Receita), por meio da rotina 604 - Conciliar para aquele banco parametrizado e na moeda "D - Dinheiro".
    • Validar se há um lançamento na grid na cor preta, com o valor alimentado na coluna de débito, com o histórico "REF. A BAIXA DE TÍTULO...".

    Também deve ocorrer a movimentação de crédito (despesa), dentro do Winthor, para aquele banco parametrizado anteriormente, na moeda "D - Dinheiro". Essa movimentação refere-se a taxa de antecipação cobrada do cliente parceiro. Além dessa movimentação, deve ser atualizado o totalizador dos saldos bancários para aquele banco parametrizado. 

    • Deve certificar que houve a movimentação de crédito (despesa), por meio da rotina  604 - Conciliar no ERP Winthor para aquele banco parametrizado.
    • Validar se há um lançamento na grid na cor vermelha, com o valor alimentado na coluna de crédito, com o histórico "TAXA REF. A BAIXA DE ANTECIPAÇÃO DE TÍTULO...".


    No evento IMPL, o valor da taxa, também deve ser gravado como um contas a pagar quitado, uma vez que esse valor já foi deduzido do valor líquido antecipado. Outro detalhe é que essa taxa, deve ter relacionamento com a movimentação financeira efetuada no banco parametrizado anteriormente (conforme movimentação de crédito).

    • Deve certificar na rotina 718 - Contas Pagas, no ERP Winthor que haja o lançamento do valor da taxa, com o mesmo histórico e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar


    04. DEMAIS INFORMAÇÕES

    Importante!

    As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

    https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/

    Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!

    05. ASSUNTOS RELACIONADOS