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Visão geral do programa

Este programa tem por objetivo permitir parametrizar as taxas de esterilização que serão aplicadas aos insumos no final do cálculo da rotina de participação (AT, AC, RC e WAC). 



Campos de cadastro:

Campo

Função e especificidades

Unidade do prestador

Código da unidade do prestador.

Prestador

Código do prestador. Esse campo é cadastrado na Manutenção dos Prestadores.
Esse prestador se refere ao prestador principal (por exemplo, um hospital).

Tipo de insumoCódigo do tipo do insumo. Esse campo é cadastrado na Manutenção dos tipos dos Insumos (RC0110A).
ValidadeData de validade da taxa.
Tipo de taxaTipo de taxa (percentual ou valor).
Ao escolher o tipo Percentual, será aplicado um percentual sobre o insumo (formato limite 999,99) .
Ao escolher o tipo Valor, será aplicado um valor fixo ao insumo (formato limite 999.999,99).
Percentual de esterilizaçãoAo escolher o Tipo de Taxa como Percentual é disponibilizado tal campo para a passagem do percentual.
Valor de esterilizaçãoAo escolher o Tipo de Taxa como Valor é disponibilizado tal campo para a passagem do valor.


Ações relacionadas:

Ação

Descrição

AdicionarIncluir um novo registro.
EditarEditar um registro já salvo.
ExcluirExcluir um registro salvo.
DetalharDetalhar um registro na tela.
ExportarExportar os registro salvos para uma planilha.
PesquisarPesquisar por código da unidade, código do prestador ou código do insumo.
Busca avançadaPesquisar por uma faixa de valores do registro.
Gerenciador de colunas Opções para filtragem de exibição de colunas.

Listagem


Para exibir os registros de forma integral na tela clique na lupa da busca da listagem (), caso queira escolher exibir apenas algumas colunas, após listar os registros com a lupa, clique na engrenagem (Gerenciador de colunas) na última coluna da listagem () e lá marque quais campos deseja exibir.


Acompanhe a animação abaixo, onde são listados apenas os campos de Unidade do Prestador, Prestador e Validade:


Adicionar


A ação Adicionar, proveniente do botão Adicionar no menu superior, permite que o usuário adicione um novo registro de Prestador x Taxa de esterilização à base, conforme a representação acima. Os campos necessários para o preenchimento são:



  • Unidade do prestador: aceita apenas valores inteiros, é um campo obrigatório, ou seja, não pode ser vazio. Para adicionar um valor ao campo é possível tanto digitando quanto abrindo o lookup do zoom*.
  • Prestador: será habilitado após o preenchimento da Unidade do prestador. Assim como o campo anterior ele aceita apenas valores inteiros, é obrigatório e contém o zoom*.
  • Tipo de insumo: será habilitado após o preenchimento do Prestador. Assim como os campos anteriores ele aceita apenas valores inteiros, é obrigatório e contém o zoom*.
  • Validade: campo que receberá a data de validade, será habilitado após o preenchimento do Tipo de insumo. Você pode preenche-la digitando no padrão dia-mês-ano dd/MM/AAAA ou abrindo o botão de calendário no final do input () e selecionar a data necessária. É um campo obrigatório. Há três regras principais sobre a validade:
    1. você só pode adicionar um novo registro onde a data não seja nula (vazia, pois é um campo obrigatório) nem anterior a data de registro;
    2. para adicionar um novo registro com uma Unidade de prestador, Prestador e Tipo de insumo iguais a um registro já cadastro a Validade precisa ser maior que a salva no outro (ou seja, não pode ser menor nem igual!);
    3. na edição você pode deixar a data inalterada, ela só precisa ser maior que a data do dia de alteração do registro. 
  • Tipo de taxa: é composto por dois botões de seleção, o Percentual e o Valor, você deve escolher entre uma dessas duas opções para preencher a próxima entrada. Será habilitado após o preenchimento da Validade.


Perceba que trocar o tipo de taxa limpa o campo de entrada da atribuição.


  • Percentual de esterilização: o campo é habilitado quando o botão de seleção estiver marcando o valor Percentual. Aceita uma máscara do tipo 999,99 (você pode digitar menos algarismos, mas não mais, sempre valores positivos!). Não há a necessidade de digitar o ponto (.) para a divisão das centenas, é automático, mas para a divisão dos decimais utilizando vírgula (,) é necessário digitá-la, caso contrário você conseguirá preencher apenas os valores antes da vírgula e o fim da atribuição receberá automaticamente ,00.
  • Valor de esterilização: o campo é habilitado quando o botão de seleção estiver marcando o valor Valor. Aceita uma máscara do tipo 999.999,99 (você pode digitar menos algarismos, mas não mais, sempre valores positivos!). Não há a necessidade de digitar o ponto (.) para a divisão das centenas, é automático, mas para a divisão dos decimais utilizando vírgula (,) é necessário digitá-la, caso contrário você conseguirá preencher apenas os valores antes da vírgula e o fim da atribuição receberá automaticamente ,00.

* Lookup do zoom pode ser aberto clicando no ícone de lupa ao fim do campo input (), abrirá uma janela para a seleção do valor, se for preciso há também um campo de busca, selecione a linha que contém o valor desejado e clique em Selecionar (botão na parte inferior direita da janela pop-up).


Acompanhe a animação abaixo, onde é salvo um registro com os seguintes valores:

  • Unidade do prestador: 1.
  • Prestador: 1.
  • Tipo de insumo: 1.
  • Validade: 17/03/2022.
  • Tipo de taxa: Valor.
  • → Valor de esterilização: 250,8.



Como o registro ficou na listagem:

Editar


A ação Editar, como o próprio nome denota, tem por função editar um registro de Prestador x Taxa de esterilização já salvo. Para abrir a edição de um registro se deve clicar no ícone de lápis na linha do registro que deseja alterar, na coluna Ações, encontrada no extremo direito da tabela.



Perceba que os únicos campos possíveis para edição são Validade (que conforme dito acima no tópico Adicionar, a validade de um registro editado pode ser igual ao valor já salvo E maior que a data de atualização do registro, que seria o hoje do usuário), Tipo de taxa e o campo correspondente ao tipo solicitado (Percentual ou Valor) .


Acompanhe a animação abaixo, onde é editado o registro salvo anteriormente com os seguintes valores:

  • Unidade do prestador: 1.
  • Prestador: 1.
  • Tipo de insumo: 1.
  • Validade: 12/03/2022.
  • Tipo de taxa: Percentual.
  • → Percentual de esterilização: 85,2.



Como o registro ficou na listagem:

Detalhar


Para Detalhar (abertura de uma tela única para as informações do registro escolhido) clique sobre o valor na coluna Prestador (perceba a cor e o sublinhado que lembram um link); nesta página abrirá também as opções de Voltar à tela inicial, Remover o registro detalhado e Editá-lo.


Remover


A ação Remover serve para deletar algum registro já existente. Neste caso, assim como a ação Editar, busque o ícone de lixeira na linha do registro a ser excluído (coluna Ação, ao lado da ação Editar). Uma vez que clicado sobre a lixeira, aparecerá uma pop-up questionando a certeza acerca da exclusão definitiva do item, escolha a opção Confirmar e o registro será deletado. Uma regra para se atentar na exclusão é que não é possível deletar registros que tenham validade ainda vigente, ou seja, só é possível deletar registros que já tenham expirado.

Acompanhe a animação abaixo, onde é excluído o registro o qual estávamos testando as ações da tela:


Exportar


O Exportar consiste em fazer o download de um arquivo planilha onde conterá todas as linhas filtradas pela página.

⚠ obs.: Por baixar as linhas de registros exibidas na página, é necessário se atentar para não esquecer de filtrar conforme desejado; primeiramente liste os dados na tela (clicando na lupa da busca da listagem ) antes de chamar o comando Exportar, assim você exportará todos os dados de maneira integral, caso queira apenas algumas colunas liste igualmente, mas no exportar selecione as colunas a serem exportadas.


Acompanhe a animação abaixo, onde são exportados apenas os campos de Unidade do Prestador, Prestador e Validade:


Pesquisar


O Pesquisar é encontrado no canto superior direito, o comportamento dele é de busca simples, ele puxa registros de:

  • código da Unidade do prestador;
  • código Prestador;
  • código Tipo de insumo.

Busca avançada


A Busca Avançada é uma busca mais interessante para filtragem, pois permite buscar uma faixa de registros (considerando os campos mencionados). Os campos de busca disponíveis são:

  1. Unidade do prestador inicial/final.
  2. Prestador inicial/final.
  3. Tipo de insumo inicial/final.
  4. Validade inicial/final.



Perceba que os campos do Prestador inicial/final estão desabilitados, pois eles dependem dos valores passados na Unidade do prestador inicial/final.


⚠ obs.: A busca deve ocorrer de forma crescente, ou seja, o valor informado no, exemplo, Unidade do prestador inicial deve ser menor que o valor informado no Unidade do prestador final.


Acompanhe a animação abaixo onde é feita uma busca avançada com os seguintes valores:

  • Unidade do prestador inicial: 1.
  • Unidade do prestador final: 120.
  • Prestador inicial: 1.
  • Prestador final: 31921.