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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela PLSA094B
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela PLSA094B
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A liberação ocorre quando um usuário está habilitado para realizar um procedimento. Possui uma validade que é previamente determinada por meio do parâmetro MV_PLPRZLB e transformada numa autorização quando o usuário for atendido pelo prestador.

A principal característica de uma liberação é que o prestador que realizará o procedimento, não necessariamente, precisa ser informado, ou seja, o procedimento é liberado ao usuário e ele pode escolher o prestador. Na autorização ocorre o contrário motivo pelo qual o preenchimento do campo Prestador é obrigatório.

A autorização é efetuada antes do atendimento do procedimento, em alguns casos pode ser necessária a apresentação da liberação para que seja possível a autorização do atendimento. Também, existem casos que a apresentação de uma liberação é dispensável, ou seja, são os procedimentos de baixo custo, como por exemplo, consultas.


Importante!

  • As regras por procedimento devem ser informadas através do preenchimento do campo Autorização na pasta Cobertura Padrão localizada na Tabela Padrão. Desta forma, para procedimento com seleção dos itens 0 ou 1, a liberação é dispensada. Para os demais, ela será necessária.


  • O parâmetro MV_PLVAIMP indica a verificação do Sistema para o código da operadora de uma guia cadastrada com a matrícula antiga ou matrícula SIGA do usuário. O código impresso é informado em uma liberação/autorização.  O Sistema exibe uma mensagem de crítica quanto o número impresso, informado pelo usuário, já foi utilizado em uma guia.  O parâmetro MV_PLSGHIS permite ao usuário indicar o status da Fase dos procedimentos que são apresentados ao acessar a opção Histórico nas rotinas de Liberação e Autorização. Fases disponíveis:

•    1=Digitação. •    2=Conferência. •    3=Pronta. •    4=Faturada.  


  • O parâmetro MV_PLINCVL define se o sistema deve utilizar a data de inclusão e carência ao realizar a verificação da crítica "010 - A data do evento e anterior a data de inclusao do usuário", no momento de uma Liberação/Autorização.  


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1. Acesse Atualização/ Atendimento/ Liberação Sadt (PLSA094B).
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Não Disponível, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Clique em Incluir.
  5. Preencha os campos conforme necessidade.
  6. Confira os dados e confirme.

Veja como funciona na prática:


Na inclusão de uma autorização, ao digitar a Rede de Atendimento e pressionar a tecla [TAB], caso o local escolhido esteja fora da área de abrangência do produto do beneficiário, não será permitido continuar o preenchimento do restante dos campos. A área de abrangência do Produto é configurada por meio dos campos Estado, Descrição do Estado e Cidade na rotina Produto Saúde.

03. TELA PLSA094B

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
PesquisarFiltro de pesquisa de acordo com a descrição ou código de lançamento.
ExcluirExclusão do registro.
CopiarCopia/clona o registro escolhido permitindo a alteração dos dados e gerando um novo número de autorização.
Imp. GuiaImprime a guia para ser entregue ao beneficiário.
Imp. ReciboImprime o recibo quando é realizada uma compra de procedimento ou pagamento do procedimento no ato da emissão da guia.
Baixar TitEfetua a baixa do titulo no contas a receber.
Impri. Várias GuiasImprime um lote de guias liberadas.
Cancelar GuiasEfetua o cancelamento da guia. Desta forma, ela não será mais útil no sistema e, portanto, será incluída uma nova guia.
ConhecimentoUsado para incluir documentos referentes ao beneficiário.
RastrearEsta opção exibe a autorização gerada a partir de uma liberação.
InteraçãoFaz a interação da guia.
Inc. Anexos ClínicosFaz a inclusão de anexos clínicos ( Radioterapia, Quimioterapia e OPME).
LegendaMostra a função de cada cor.
Imprimir BrowseImpressão da listagem do Browse.

 04. TELA PLSA094B

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Tp. PacienteIndica o tipo de paciente a ser atendido. Os dados nele contido são os do cadastro de Tipos de Paciente e o parâmetro MV_PLSTPAA informa o conteúdo a ser sugerido na janela "Liberação".
MatriculaAtravés deste campo deverá ser informada a matrícula do usuário. O parâmetro MV_PLSSTAD informa se a janela contendo as Situações Adversas do usuário deve ser apresentada ao final da digitação de sua matrícula. O parâmetro MV_PLDIABL indica quantos dias, após o bloqueio da família ou usuário, o sistema permitirá a inclusão de movimentações, sendo assim, a inclusão de uma matrícula bloqueada nem sempre indica a glosa de uma movimentação.
Operad. RDAEste campo indica a operadora pela qual o paciente será atendido. Sempre que for escolhida uma operadora diferente da padrão, o campo Cd. Cred/Coop irá trazer apenas as Redes de Atendimentos que constituem a Operadora selecionada.
Cd. Cred Cop:Este campo indica o código do prestador. O parâmetro MV_PLSCZRE informa se após o preenchimento do código do cooperado o sistema irá sugerir zeros a esquerda do número, por exemplo: se o código da RDA é 00982 e o usuário digitar apenas 982, o sistema irá preencher o campo, automaticamente, com os dígitos 00 antes de 982.
CID:Indica o código do cadastro internacional de doenças ao qual se refere o atendimento. O parâmetro MV_PLSVCID indica se o CID deve ser considerado no tratamento das regras de periodicidade, por exemplo: um beneficiário que possuí uma periodicidade cadastrada de 1 (uma) consulta por mês, pode sofrer 2 (duas) consultas no mesmo período, ainda que a periodicidade permita apenas 1 (uma), somente se o CID for diferente.
Grupo Carência 

Permite visualizar o grupo de carência do beneficiário.

Grupos de Cobertura

Exibem os grupos de cobertura dos procedimentos que o beneficiário tem direto de realizar.

Visualizar Entrevista Qualificada do usuário

Exibe entrevista do beneficiário.

Pesquisar Rede de Atendimento por parâmetros

Pesquisa prestadores de acordo com as informações de Estado, especialidade, etc.

Consultar Cobertura/Carência

Permite visualizar se o beneficiário tem direito de execução e se a carência foi cumprida.

Histórico de transferência

Exibe as transferências realizadas do beneficiário.

Digitais

Permite cadastrar as digitais do beneficiário para autenticação biométrica.


IMPORTANTE!

Caso possua o recurso de Biometria, ao informar a matrícula do usuário, o sistema solicita a validação biométrica. • No cancelamento da Validação Biométrica, via remote, a pesquisa de usuários do sistema pode ser realizada através do nome ou o código. • Ao informar um número de matricula de usuário, o sistema valida se há digitais cadastradas, caso contrário, é exibida uma mensagem de que não há este tipo de informação, seguido por um questionamento que possibilita a inclusão. Neste momento, se não ocorrer o cadastro de digitais, há um novo questionamento sobre o cancelamento da validação biométrica que, se for acatado, é necessário informar o código do usuário responsável pelo procedimento. • Clique na opção representada por três pontos (...) para que seja exibida a pesquisa dos usuários e, se nenhum dado for informado, é exibida uma lista com todos os que estão cadastrados no sistema.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • BE1 - Cabeçalho Autorização         
  • BE2 - Autorização e Procedimentos   
  • B4B - PARTICIPACOES DE GUIAS