O SmartERP RM é a evolução natural do RM ERP disponibilizado como um serviço (SaaS).
SaaS significa Software as a Service, isto é, o software como um serviço: aplicações on-line executadas no computador, tablet ou celular, de maneira simples e remota, com a instalação do software no Cloud da TOTVS e a atualização de apenas parte do software local, através do Smart Client.
A utilização deste modelo tem sido uma forte tendência no mundo empresarial, pois sendo um serviço, o cliente adquire o direito de usá-lo, sem a necessidade de comprar a licença do produto.
Arquitetura Multicamada na nuvem
Trata-se da instalação simplificada do RM ERP em um ambiente de alta disponibilidade na nuvem.
A infraestrutura para utilização do SmartERP RM é de responsabilidade da TOTVS, ou seja, contempla a manutenção de todos os artefatos disponibilizados dentro do ambiente.
O cliente é o usuário desta ferramenta.
Acessibilidade
O SmartERP RM pode ser acessado de qualquer local e em qualquer hora, desde que se tenha conexão com a Web.
Para manter a fluidez de navegação do produto é recomendável o acesso à um bom sinal de internet com latência inferior a 60 ms.
Implantação
A implantação é mais simples em comparação com o modelo tradicional, pois basta conectar-se ao sistema por meio do endereço fornecido no momento da contratação e, com login e senha, acessar todas as funcionalidades do SmartERP RM.
Lembrando que será necessário prover o sistema com as informações da empresa e realizar as personalizações possíveis, conforme as especificidades do negócio. Vale destacar que, por causa disso, muitas vezes será necessário adaptar processos da Organização à estrutura do ERP.
Atualização
A atualização é uma medida preventiva que agrega muito valor à segurança e ao desempenho do software de gestão de uma empresa.
No modelo SaaS, todas as atualizações ocorrem de forma programada e sempre seguindo as versões/releases disponibilizadas dentro do ciclo de vida dos produtos da TOTVS.
As atualizações contemplam correções, melhorias e novas legislações e serão realizadas pelo time TOTVS respeitando um calendário pré-definido.
Vale observar que a implantação do produto e provimento (input) de dados é de responsabilidade do cliente.
Conheça alguns tópicos importantes:
Os processos definidos para a atualização do ambiente são:
- Definição do calendário de atualização;
- Definição dos componentes/artefatos que estarão no ambiente;
- Homologação prévia dos componentes antes da disponibilização.
As atualizações seguem o seguinte escopo:
- Atualização padrão: Todos os componentes disponibilizados pela TOTVS até a janela, serão atualizados juntos;
- Atualização Infraestrutura: É composta apenas por itens de configuração (IC’s) que foram modificados desde a última liberação. Pode ser uma configuração simples, sem a necessidade de downtime;
- Atualização de emergência: A liberação de emergência é requerida no caso de dificuldade ou de solução de problema de alta prioridade, como por exemplo, o ambiente parado sem a possibilidade de uso. Este tipo de atualização deve ser utilizada com cautela e de forma reduzida, pois interrompe o ciclo de liberação e tende a falhas.
Realizado em conjunto com o gerenciamento de configuração, gerenciamento de mudança e testes operacionais traz os seguintes benefícios:
- Reduz a taxa de erro no serviço do SmartERP RM;
- Minimiza as interrupções do serviço sincronizando a liberação com empacotamento dos componentes de softwaree de hardware;
- Garante que o hardwaree o software da produção são de boa qualidade (ou conhecidos);
- Assegura ambientes estáveis;
- Realiza a monitoração e proteção apropriadas da infra-estrutura;
- Mantém osoftware consistente e atualizado com as últimas correções;
- Diminui o perigo de intervenções desautorizadas.
- Calendário
- Para aplicar este modelo de atualização, a TOTVS disponibiliza o calendário de atualização dos ambientes.
O calendário apresentado abaixo refere-se à sustentação do ambiente:
Domingo | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira | Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
Sem atividade | Atualização de pacotes à partir das 21:00 | Atualização de pacotes à partir das 21:00 | Manutenções emergenciais de infraestrutura | |||
Parada para atualização emergencial, caso necessário (à partir das 22:00) | Parada para atualização emergencial, caso necessário (à partir das 22:00) |
O calendário acima não contempla a atualização de releases. Estas serão realizadas no período de até 60 dias após a liberação das releases de acordo com o ciclo de vida dos produtos da TOTVS.
- Diminuição com os custos de TI
Contratar o SmartERP RM significa ter acesso a todas as funções do software tradicional, mas sem os custos de licença, manutenção e infraestrutura.
Após a contratação e disponibilização do ambiente, o acesso aos serviços contratados é imediato, pois a instalação do sistema é realizada através de ferramentas automatizadas.
- Rapidez para resolver problemas
Praticamente toda assistência necessária pode ser feita remotamente, reduzindo tempo e trazendo soluções de forma mais eficaz.
- Segurança
Os dados referentes ao SmartERP RM são armazenados na computação em nuvem, facilitando o acesso por meio de qualquer computador ou dispositivo. Isto é, os dados não são perdidos, caso o acesso tenha que ser feito de outro dispositivo.