Boletim Técnico: Controle de Execução da Tarefa por Tabela
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Está disponível na rotina Monitor de Tarefas (PMSMONIT), o recurso que armazena em Banco de Dados o registro das informações sobre a tarefa que está em andamento, de determinado recurso.
ID do Chamado
SCQECA
Aplicabilidade
Controle de Execução da Tarefa por Tabela
Produtos
Microsiga 10
Módulos
- SIGAPMS
Portais
- todos
Países
- todos
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Monitor de Tarefas (PMSMONIT)
Número da FNC
000000126052010
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Não
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- UPDPMS
Procedimentos para Implementação
Importante:
Antes de executar o compatibilizador UPDPMS é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite UPDPMS no campo Programa Inicial.
Importante:
Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a (24/06/2010).
2. Clique em OK para continuar.
3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
7. Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
1. Criação ou Alteração no arquivo SX3 – Campos:
· Tabela AFW - “Controle de Execução”:
Campo | AFW_RECURS |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 15 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Recurso |
Descrição | Código do Recurso |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Consulta | AE8 – Recursos |
Help | Informe o código do recurso que está executando a tarefa. |
Campo | AFW_PROJET |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Projeto |
Descrição | Código do Projeto |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Consulta | AF8 – Projeto |
Help | Informe o código do projeto que está em andamento pelo recurso. |
Campo | AFW_TAREFA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 12 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tarefa |
Descrição | Tarefa do Projeto |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Consulta | AF9 – Tarefas |
Help | Informe o código da tarefa em andamento pelo recurso. |
Campo | AFW_DATA |
Tipo | Date |
Tamanho | 08 |
Decimal | 0 |
Formato | @D |
Título | Data |
Descrição | Data de Execução |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Help | Informe a data que o recurso iniciou a tarefa. |
Campo | AFW_HORA |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 5 |
Decimal | 0 |
Formato | 99:99 |
Título | Hora |
Descrição | Hora de Execução |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Help | Informe a hora que o recurso iniciou a tarefa. |
1. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AFW |
Ordem | 1 |
Chave | AFW_FILIAL + AFW_RECURS |
Descrição | Recurso |
Proprietário | S |
Procedimentos para Utilização
1. No modulo Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações / Recurso / Monitor de Tarefas (PMSMONIT).
O sistema apresenta a janela com os parâmetros da rotina.
2. Com o botão direito do mouse, clique na tarefa a ser executada.
Verifique que um registro foi incluído na tabela AFW, identificando a execução da tarefa.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | AFW – Controle de Execução |
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas