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Boletim Técnico: Extrato de Recurso por Tipo de Tarefa – PMSR106
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementado o relatório Extrato Recurso/Tipo Tarefa (PMSR106), cujo objetivo é emitir um extrato que totalize por tipo de tarefa e recurso,  as horas de esforço da tarefa e as horas que foram consumidas, de acordo com os apontamento dos recursos.
ID do Chamado
SCQSOP
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAPMS
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Extrato Recurso/Tipo Tarefa (PMSR106)
    Número da FNC
    00000013670/2010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Sim
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UPSPMS
    Procedimentos para Implementação

     

        Importante:
    Antes de executar o compatibilizador UPDPMS é imprescindível:
    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     
    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite UPDPMS no campo Programa Inicial.
          Importante:
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 12/07/2010.
    2.    Clique em OK para continuar.
    3.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    5.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    6.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    7.    Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    1.    Criação de pergunta no arquivo – SX1 – Cadastro de Perguntas:

    Pergunta
    Recurso de?
    Nome
    PMR10601
    Grupo
    PMR106
    Ordem
    01
    Tipo
    C
    Tamanho
    15

     

    Pergunta
    Recurso até?
    Nome
    PMR10602
    Grupo
    PMR106
    Ordem
    02
    Tipo
    C
    Tamanho
    15

     

    Pergunta
    Projeto de?
    Nome
    PMR10603
    Grupo
    PMR106
    Ordem
    03
    Tipo
    C
    Tamanho
    10

     


     

    Pergunta
    Projeto até?
    Nome
    PMR10604
    Grupo
    PMR106
    Ordem
    04
    Tipo
    C
    Tamanho
    10

     

    Pergunta
    Tipo de Tarefa?
    Nome
    PMR10605
    Grupo
    PMR106
    Ordem
    05
    Tipo
    C
    Tamanho
    99

     

    Pergunta
    Data de?
    Nome
    PMR10606
    Grupo
    PMR106
    Ordem
    06
    Tipo
    D
    Tamanho
    8

     

    Pergunta
    Data até?
    Nome
    PMR10607
    Grupo
    PMR106
    Ordem
    07
    Tipo
    D
    Tamanho
    8

     


     

    Pergunta
    Formato?
    Nome
    PMR10608
    Grupo
    PMR106
    Ordem
    08
    Tipo
    N
    Tamanho
    1

     
    2.    Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
    ·       Pesquisa AN4SL:

    Alias
    AN4SL
    Tipo
    1
    Sequência
    01
    Coluna
    RE
    Descrição
    Seleção Tp Tarefa
    Contém
    AN4

     

    Alias
    AN4SL
    Tipo
    2
    Sequência
    01
    Coluna
    01
    Contém
    PMSxTpTrf()

     

    Alias
    AN4SL
    Tipo
    5
    Sequência
    01
    Contém
    cRetSX1

     
    Procedimentos para Configuração

     

    1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Gestão de Projetos, conforme instruções a seguir:

    Menu
    Atualizações
    Submenu
    Relatórios / Projetos (Prv x Real)
    Nome da rotina
    Extrato Recurso/Tipo Trf.
    Programa
    PMSR106
    Módulo
    Gestão de Projetos
    Tipo
    Função Protheus
    Tabelas
    AF8; AF9; AN4; AE8

    Procedimentos para Utilização

     

    1.    No modulo Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações / Cadastros / Extrato Recurso/Tipo Trf. (PMSR106).
    O sistema apresenta a janela de parametrização de relatório.
    2.    Informe o intervalo dos projetos, os tipos de tarefas separados por “;”, o período de início da tarefa e o layout do relatório, que pode ser analítico ou sintético.
     
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    AN4 – Tipo de Tarefa, AF9 – Tarefas, AE8 – Recursos

    • Sem rótulos