Boletim Técnico: Sincronização de Cadastros entre SIGAPMS e SIGAQDO
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada a sincronização dos dados da rotina Atualizações / Cadastros / Cargos (QDOA160) do módulo Controle de Documentos com a rotina Atualizações / Cadastros / Funções (PMSA095) do módulo Gestão de Projetos, a fim de que as operações de inclusão, alteração e exclusão efetuadas no módulo Controle de Documentos, sejam replicadas automaticamente para o módulo Gestão de Projetos, quando a integração entre eles estiver ativa.Foi disponibilizada na rotina Cargos (QDOA160), a opção Exportar, para que as funções cadastradas no módulo Controle de Documentos sejam exportadas para o cadastro de Funções do módulo Gestão de Projetos.
ID do Chamado
SCTA73
Produtos
Microsiga 10
Módulos
- SIGAPMS
- SIGAQDO
Países
- todos
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Funções (PMSA095); Cargos e Funções QDOA160
Parâmetros Envolvidos
MV_QTMKPMS
Número da FNC
00000017342/2010
Ajustes no Compatibilizador
Sim
Integridade Referencial
Sim
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- UPDPMS
Procedimentos para Implementação
Importante:
Antes de executar o compatibilizador UPDPMS é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite UPDPMS no campo Programa Inicial.
Importante:
Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 26/07/2010).
2. Clique em OK para continuar.
3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
7. Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
1. Criação no arquivo SX3 – Campos:
· Tabela AN1 - “Cadastro de Funções”:
Campo | AN1_INTQNC |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Integra QNC? |
Descrição | Integrado com Etapas |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Val. Sistema | Pertence("12") |
Help | Identifica se o registro está integrado com o registro do cadastro de Cargos. |
Opções | 1=Sim; 2=Não |
Campo | AN1_CODIGO |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 9 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Função? |
Descrição | Código da Função |
Usado | Sim |
Obrigatório | Sim |
Browse | Sim |
Val. Sistema | ExistChav( 'AN1' ) |
Help | Informe o código da função |
Procedimentos para Configuração
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:
Itens/Pastas | Descrição |
Nome | MV_QTMKPMS |
Tipo | Numérico |
Cont. Por. | 4 |
Descrição | Integração do QNC com TMK e/ou PMS. 1-Sem integração 2-TMK x QNC; 3-QNC x PMS; 4-TMK x QNC x PMS |
Procedimentos para Utilização
1. No módulo Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações / Cadastro / Funções (PMSA095). Observe que as operações de inclusão, alteração e exclusão são desabilitadas quando há integração do QNC com o PMS, estas operações estarão disponíveis apenas as consultas e pesquisas.
2. No módulo Controle de Documentos (SIGAQDO) acesse Atualizações / Cadastro / Cargos e Funções (QDOA160).
As efetuar uma inclusão, alteração ou exclusão, as informações são replicadas automaticamente para o cadastro de Funções (PMSA095) do módulo Gestão de Projetos.
Em Cargos e Funções (QDOA160), clique na opção Exportar para que todas as informações já cadastradas sejam exportadas para o cadastro de Funções (PMSA095) do módulo Gestão de Projetos
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | AN1 – Funções; QAC – Cargos e Funções |
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