Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Cálculo de Tributos das Tarefas do Projeto

Boletim Técnico: Cálculo de Tributos das Tarefas do Projeto
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Está disponível o cálculo e visualização dos impostos relacionados aos produtos e recursos de uma tarefa de projeto, exibindo detalhadamente todos os impostos do projeto de forma sintética ou analítica, por faixa de tarefa ou tarefa específica.Os impostos são calculados no momento da inclusão de um produto ou recurso, na manutenção de tarefas do projeto.  Para que o recurso tenha os impostos calculados, é necessário que ele esteja vinculado a um código de produto, portanto o campo Cód. Produto (AE8_PRODUT) do cadastro de Recursos (PMSA050) passa a ser de preenchimento obrigatório.Todos os impostos calculados utilizam como base de cálculo, as informações cadastradas na rotina cadastro de Produtos (MATA010), pasta Impostos e as informações da TES padrão do produto utilizado no cálculo.Na rotina Gerenciamento de Projetos (PMSA200) foram criados dois novos recursos:•	Pasta Tributos, que permite a visualização detalhada dos impostos relacionados aos produtos/recursos da tarefa. Todos os impostos calculados para a tarefa são apresentados nesta pasta.•	Opção Tributos do Projeto, disponibilizada na opção Consultas, que permite a visualização de forma analítica ou sintética do total de impostos do projeto. Na de visualização de Tributos do Projeto, os impostos podem ser representados na forma de gráfico ou impressos em relatório
ID do Chamado
SDBRCG
Produtos
  • Microsiga 10
  • Portais
    • nenhum
    Países
    • todos
    Traduções
    • Português (Brasil)
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    PMSA200 - Gerenciamento de Projetos., MATA010 – Produtos.
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U_UPDPMS
    Procedimentos para Implementação
       Importante:
    Antes de executar o compatibilizador U_UPDPMS é imprescindível:
    a)     Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
    b)     Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)     Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)     Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)     O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
         ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *       A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                     i.          No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                    ii.          Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                  iii.          Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
                  iv.          Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                   v.          Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
                  vi.          Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
                 vii.          Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
     
    1.     Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client digite U_UPDPMS no campo Programa Inicial.
         Importante:
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 10/01/2011.
    2.     Clique em OK para continuar.
    3.     Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4.     Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    5.     Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    6.     Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    7.     Clique em OK para encerrar o processamento.
     
    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.
    Descrição de Ajustes
    1.   Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
    Chave
    Nome
    Modo
    PYME
    AN9
    Impostos dos Produtos das Tarefas
    E
    Em branco
     

     
    2.     Criação no arquivo SX3 – Campos:
    ·Tabela AN9 – Tributos da Tarefa
    Campo
    AN9_FILIAL
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Título
    Filial
    Descrição
    Filial
    Usado
    Não
    Browse
    Não
    Ordem
    01
    Help de Campo
    Filial do Sistema
     
    Campo
    AN9_PROJET
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    10
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Contexto
    Real
    Propriedade
    Alterar
    Título
    Projeto
    Descrição
    Código do Projeto
    Browse
    Não
    Ordem
    02
    Help de Campo
    Código do Projeto
     
    Campo
    AN9_REVISA
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    4
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Versão
    Descrição
    Versão do Projeto
    Browse
    Não
    Ordem
    03
    Help de Campo
    Versão do Projeto
     
    Campo
    AN9_TAREFA
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    12
    Decimal
    0
    Título
    Tarefa
    Descrição
    Código da Tarefa
    Grupo de Campos
    014 - EDT / Tarefa
    Browse
    Não
    Ordem
    04
    Help de Campo
    Código da Tarefa
     
    Campo
    AN9_ITEM
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    2
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Item
    Descrição
    Item
    Browse
    Não
    Ordem
    05
    Help de Campo
    Item do Projeto
     

     
    Campo
    AN9_PRODUT
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    15
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Cód. Produto
    Descrição
    Código do Produto
    Browse
    Não
    Grupo de Campos
    030 - Tamanho do Produto
    Ordem
    06
    Help de Campo
    Código do Produto
     
    Campo
    AN9_RECURS
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    15
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Cód. Recurso
    Descrição
    Código do Recurso
    Browse
    Não
    Ordem
    07
    Help de Campo
    Código do Recurso
     
    Campo
    AN9_CODIMP
    Tipo
    Caractere
    Tamanho
    3
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Cód. Imposto
    Descrição
    Código Imposto
    Browse
    Não
    Ordem
    08
    Help de Campo
    Código do Imposto
     
    Campo
    AN9_PERC
    Tipo
    Numérico
    Tamanho
    5
    Decimal
    2
    Formato
    @E 99.99
    Título
    Percentual
    Descrição
    Percentual do Imposto
    Browse
    Não
    Ordem
    09
    Help de Campo
    Percentual do Imposto
     
    Campo
    AN9_VALIMP
    Tipo
    Numérico
    Tamanho
    12
    Decimal
    2
    Formato
    @E 999,999,999.99
    Título
    Val. Imposto
    Descrição
    Valor do Imposto
    Browse
    Não
    Ordem
    10
    Help de Campo
    Valor do Imposto
     
    ·        Tabela AFC – Estruturas do Projeto
    Campo
    AFC_TOTIMP
    Tipo
    Numérico
    Tamanho
    12
    Decimal
    2
    Formato
    @E 999,999,999.99
    Contexto
    Real
    Propriedade
    Visualizar
    Título
    Tot.Impostos
    Descrição
    Total dos Impostos
    Browse
    Não
    Ordem
    33
    Help de Campo
    Total dos Impostos da Tarefa
     
    ·        Tabela AF9 – Tarefas do Projeto
    Campo
    AF9_TOTIMP
    Tipo
    Numérico
    Tamanho
    12
    Decimal
    2
    Formato
    @E 999,999,999.99
    Contexto
    Real
    Propriedade
    Visualizar
    Título
    Tot.Impostos
    Descrição
    Total dos Impostos
    Browse
    Não
    Ordem
    77
    Help de Campo
    Total dos Impostos
     
    3.   Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
    ·        AFC – Estrutura do Projeto
    Alias
    _AFC
    Tipo
    1
    Sequência
    01
    Coluna
    DB
    Descrição
    EDT do Projeto
    Contém
    AFC
     
    Alias
    _AFC
    Tipo
    2
    Sequência
    01
    Coluna
    04
    Descrição
    Projeto + Edt
     
    Alias
    _AFC
    Tipo
    4
    Sequência
    01
    Coluna
    01
    Descrição
    Projeto
    Contém
    AFC_PROJET
     
    Alias
    _AFC
    Tipo
    4
    Sequência
    01
    Coluna
    02
    Descrição
    Versão
    Contém
    AFC_REVISA
     
    Alias
    _AFC
    Tipo
    4
    Sequência
    01
    Coluna
    03
    Descrição
    EDT
    Contém
    AFC_EDT
     
    Alias
    _AFC
    Tipo
    5
    Sequência
    01
    Contém
    AFC->AFC_EDT
     
    Alias
    _AFC
    Tipo
    6
    Sequência
    01
    Contém
    AFC->(AFC_FILIAL+AFC_PROJET+AFC_REVISA) == xFilial('AFC')+AF8->(AF8_PROJET+AF8_REVISA) .And. AFC->AFC_NIVEL > '001'
     
    ·        AF9 – Tarefas do Projeto
    Alias
    _AF9
    Tipo
    1
    Sequência
    01
    Coluna
    DB
    Descrição
    Tarefas do Projeto
    Contém
    AF9
     
    Alias
    _AF9
    Tipo
    2
    Sequência
    01
    Coluna
    01
    Descrição
    Projeto + Versão + Tarefa
     
    Alias
    _AF9
    Tipo
    4
    Sequência
    01
    Coluna
    01
    Descrição
    Projeto
    Contém
    AF9_PROJET
     
    Alias
    _AF9
    Tipo
    4
    Sequência
    01
    Coluna
    02
    Descrição
    Versão
    Contém
    AF9_REVISA
     
    Alias
    _AF9
    Tipo
    4
    Sequência
    01
    Coluna
    03
    Descrição
    Tarefa
    Contém
    AF9_TAREFA
     
    Alias
    _AF9
    Tipo
    5
    Sequência
    01
    Contém
    AF9->AF9_TAREFA
     
    Alias
    _AF9
    Tipo
    6
    Sequência
    01
    Contém
    AF9->(AF9_FILIAL+AF9_PROJET+AF9_REVISA) == xFilial('AF9')+AF8->(AF8_PROJET+AF8_REVISA)
    4.     Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
    ·        AN9 – Tributos da Tarefa:
    Índice
    AN9
    Ordem
    1
    Chave
    AN9_FILIAL+AN9_PROJET+AN9_REVISA+AN9_TAREFA+AN9_ITEM+AN9_PRODUT+AN9_RECURS+AN9_CODIMP
    Descrição
    Projeto + Versao + Tarefa + Item + Cod. Produto + Cod. Recurso + Imp.
    Procedimentos para Utilização
    1.     No módulo de Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações / Projetos / Gerenciam. Projetos (PMSA200).
    2.     Selecione um projeto em revisão e clique na opção Alt. estrutura.
    3.     Na tela de gerenciamento de projetos, selecione uma EDT e clique na opção Estrut./Incluir Tarefa.
    4.     Preencha os campos principais.
    5.     Clique na pasta Produtos e inclua um produto.
    6.     Na parte inferior da tela, clique na pasta Tributos e observe os impostos calculados para o produto selecionado.
         Observação:
    Para que os impostos sejam calculados corretamente, é necessário que as informações referentes aos impostos estejam preenchidas corretamente no Cadastro de Produto (MATA010).
     
    7.     Clique na pasta Custo Previsto e observe o total de impostos da tarefa apresentado no campo Tot. Impostos.
    8.     Confirme a inclusão da tarefa e retorne à tela de gerenciamento de projetos.
    9.     Selecione Consultas e, em seguida Tributos do Projeto.
    10. Informe os parâmetros para visualização de tributos do projeto e clique em OK.
    É apresentada a tela de Visualização de Tributos de Projeto, observe os valores de impostos do projeto na pasta Planilha de Valores.
    11. Clique na pasta Representação Gráfica e observe o gráfico referente aos valores de impostos.
    12. Selecione a opção Imprimir e confirme a impressão.
    Observe o relatório dos impostos do projeto, conforme os parâmetros informados.
    Informações Técnicas
    Tabelas Utilizadas
    AN9 – Tributos da Tarefa; AF9 – Tarefas do Projeto; AFC – Estruturas do Projeto

    • Sem rótulos