Boletim Técnico: Cálculo de Tributos das Tarefas do Projeto
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Está disponível o cálculo e visualização dos impostos relacionados aos produtos e recursos de uma tarefa de projeto, exibindo detalhadamente todos os impostos do projeto de forma sintética ou analítica, por faixa de tarefa ou tarefa específica.Os impostos são calculados no momento da inclusão de um produto ou recurso, na manutenção de tarefas do projeto. Para que o recurso tenha os impostos calculados, é necessário que ele esteja vinculado a um código de produto, portanto o campo Cód. Produto (AE8_PRODUT) do cadastro de Recursos (PMSA050) passa a ser de preenchimento obrigatório.Todos os impostos calculados utilizam como base de cálculo, as informações cadastradas na rotina cadastro de Produtos (MATA010), pasta Impostos e as informações da TES padrão do produto utilizado no cálculo.Na rotina Gerenciamento de Projetos (PMSA200) foram criados dois novos recursos:• Pasta Tributos, que permite a visualização detalhada dos impostos relacionados aos produtos/recursos da tarefa. Todos os impostos calculados para a tarefa são apresentados nesta pasta.• Opção Tributos do Projeto, disponibilizada na opção Consultas, que permite a visualização de forma analítica ou sintética do total de impostos do projeto. Na de visualização de Tributos do Projeto, os impostos podem ser representados na forma de gráfico ou impressos em relatório
ID do Chamado
SDBRCG
Produtos
Microsiga 10
Portais
- nenhum
Países
- todos
Traduções
- Português (Brasil)
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
PMSA200 - Gerenciamento de Projetos., MATA010 – Produtos.
Ajustes no Compatibilizador
Não
Integridade Referencial
Não
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- U_UPDPMS
Procedimentos para Implementação
Importante:
Antes de executar o compatibilizador U_UPDPMS é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client digite U_UPDPMS no campo Programa Inicial.
Importante:
Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 10/01/2011.
2. Clique em OK para continuar.
3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
7. Clique em OK para encerrar o processamento.
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.
Descrição de Ajustes
1. Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
AN9 | Impostos dos Produtos das Tarefas | E | Em branco |
2. Criação no arquivo SX3 – Campos:
·Tabela AN9 – Tributos da Tarefa
Campo | AN9_FILIAL |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Título | Filial |
Descrição | Filial |
Usado | Não |
Browse | Não |
Ordem | 01 |
Help de Campo | Filial do Sistema |
Campo | AN9_PROJET |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Contexto | Real |
Propriedade | Alterar |
Título | Projeto |
Descrição | Código do Projeto |
Browse | Não |
Ordem | 02 |
Help de Campo | Código do Projeto |
Campo | AN9_REVISA |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 4 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Versão |
Descrição | Versão do Projeto |
Browse | Não |
Ordem | 03 |
Help de Campo | Versão do Projeto |
Campo | AN9_TAREFA |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 12 |
Decimal | 0 |
Título | Tarefa |
Descrição | Código da Tarefa |
Grupo de Campos | 014 - EDT / Tarefa |
Browse | Não |
Ordem | 04 |
Help de Campo | Código da Tarefa |
Campo | AN9_ITEM |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Item |
Descrição | Item |
Browse | Não |
Ordem | 05 |
Help de Campo | Item do Projeto |
Campo | AN9_PRODUT |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 15 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód. Produto |
Descrição | Código do Produto |
Browse | Não |
Grupo de Campos | 030 - Tamanho do Produto |
Ordem | 06 |
Help de Campo | Código do Produto |
Campo | AN9_RECURS |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 15 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód. Recurso |
Descrição | Código do Recurso |
Browse | Não |
Ordem | 07 |
Help de Campo | Código do Recurso |
Campo | AN9_CODIMP |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cód. Imposto |
Descrição | Código Imposto |
Browse | Não |
Ordem | 08 |
Help de Campo | Código do Imposto |
Campo | AN9_PERC |
Tipo | Numérico |
Tamanho | 5 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 99.99 |
Título | Percentual |
Descrição | Percentual do Imposto |
Browse | Não |
Ordem | 09 |
Help de Campo | Percentual do Imposto |
Campo | AN9_VALIMP |
Tipo | Numérico |
Tamanho | 12 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 999,999,999.99 |
Título | Val. Imposto |
Descrição | Valor do Imposto |
Browse | Não |
Ordem | 10 |
Help de Campo | Valor do Imposto |
· Tabela AFC – Estruturas do Projeto
Campo | AFC_TOTIMP |
Tipo | Numérico |
Tamanho | 12 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 999,999,999.99 |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Título | Tot.Impostos |
Descrição | Total dos Impostos |
Browse | Não |
Ordem | 33 |
Help de Campo | Total dos Impostos da Tarefa |
· Tabela AF9 – Tarefas do Projeto
Campo | AF9_TOTIMP |
Tipo | Numérico |
Tamanho | 12 |
Decimal | 2 |
Formato | @E 999,999,999.99 |
Contexto | Real |
Propriedade | Visualizar |
Título | Tot.Impostos |
Descrição | Total dos Impostos |
Browse | Não |
Ordem | 77 |
Help de Campo | Total dos Impostos |
3. Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
· AFC – Estrutura do Projeto
Alias | _AFC |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | EDT do Projeto |
Contém | AFC |
Alias | _AFC |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 04 |
Descrição | Projeto + Edt |
Alias | _AFC |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Projeto |
Contém | AFC_PROJET |
Alias | _AFC |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Versão |
Contém | AFC_REVISA |
Alias | _AFC |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 03 |
Descrição | EDT |
Contém | AFC_EDT |
Alias | _AFC |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | AFC->AFC_EDT |
Alias | _AFC |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Contém | AFC->(AFC_FILIAL+AFC_PROJET+AFC_REVISA) == xFilial('AFC')+AF8->(AF8_PROJET+AF8_REVISA) .And. AFC->AFC_NIVEL > '001' |
· AF9 – Tarefas do Projeto
Alias | _AF9 |
Tipo | 1 |
Sequência | 01 |
Coluna | DB |
Descrição | Tarefas do Projeto |
Contém | AF9 |
Alias | _AF9 |
Tipo | 2 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Projeto + Versão + Tarefa |
Alias | _AF9 |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Projeto |
Contém | AF9_PROJET |
Alias | _AF9 |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 02 |
Descrição | Versão |
Contém | AF9_REVISA |
Alias | _AF9 |
Tipo | 4 |
Sequência | 01 |
Coluna | 03 |
Descrição | Tarefa |
Contém | AF9_TAREFA |
Alias | _AF9 |
Tipo | 5 |
Sequência | 01 |
Contém | AF9->AF9_TAREFA |
Alias | _AF9 |
Tipo | 6 |
Sequência | 01 |
Contém | AF9->(AF9_FILIAL+AF9_PROJET+AF9_REVISA) == xFilial('AF9')+AF8->(AF8_PROJET+AF8_REVISA) |
4. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
· AN9 – Tributos da Tarefa:
Índice | AN9 |
Ordem | 1 |
Chave | AN9_FILIAL+AN9_PROJET+AN9_REVISA+AN9_TAREFA+AN9_ITEM+AN9_PRODUT+AN9_RECURS+AN9_CODIMP |
Descrição | Projeto + Versao + Tarefa + Item + Cod. Produto + Cod. Recurso + Imp. |
Procedimentos para Utilização
1. No módulo de Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações / Projetos / Gerenciam. Projetos (PMSA200).
2. Selecione um projeto em revisão e clique na opção Alt. estrutura.
3. Na tela de gerenciamento de projetos, selecione uma EDT e clique na opção Estrut./Incluir Tarefa.
4. Preencha os campos principais.
5. Clique na pasta Produtos e inclua um produto.
6. Na parte inferior da tela, clique na pasta Tributos e observe os impostos calculados para o produto selecionado.
Observação:
Para que os impostos sejam calculados corretamente, é necessário que as informações referentes aos impostos estejam preenchidas corretamente no Cadastro de Produto (MATA010).
7. Clique na pasta Custo Previsto e observe o total de impostos da tarefa apresentado no campo Tot. Impostos.
8. Confirme a inclusão da tarefa e retorne à tela de gerenciamento de projetos.
9. Selecione Consultas e, em seguida Tributos do Projeto.
10. Informe os parâmetros para visualização de tributos do projeto e clique em OK.
É apresentada a tela de Visualização de Tributos de Projeto, observe os valores de impostos do projeto na pasta Planilha de Valores.
11. Clique na pasta Representação Gráfica e observe o gráfico referente aos valores de impostos.
12. Selecione a opção Imprimir e confirme a impressão.
Observe o relatório dos impostos do projeto, conforme os parâmetros informados.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | AN9 – Tributos da Tarefa; AF9 – Tarefas do Projeto; AFC – Estruturas do Projeto |
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas