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Boletim Técnico: Adequação do Arquivo A400 à versão 3.7 do PTU
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Para atender às modificações publicadas na versão 3.7 do manual PTU, foram realizadas atualizações no layout A400.Para tanto, na rotina “RDA Cadastro (PLSA360)” foram criados os campos: “Sigla Cons. Dir. (BAU_SIGDIR)”, “Uf Cons. Dir (BAU_UFCDIR)” e “Tp Rede Edi (BAU_TIPRED)”, permitindo que sejam cadastradas as informações referentes ao conselho do diretor e o tipo de rede da RDA.Além disso, o campo “Cod. Red. Ref. (B0G_CODREF)” da rotina “RDA Cadastro (PLSA360)” foi alterado, para que a digitação neste campo seja livre, quando a abrangência da rede for diferente de NA-Nacional.
ID do Chamado
SCEZQE
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAPLS
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    LayOut A400 (exportação) – PLSUA400
    Número da FNC
    000000257442009
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Sim
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UPDPLS9T
    Procedimentos para Implementação

     

    Antes de executar o compatibilizador “UPDPLS9T”, é imprescindível:
    a)     Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”);
    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    b)     Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    c)     Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    d)     O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
     
     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA), ou equivalente!
    * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
    i.       No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção “Integridade/Verificação” (APCFG60A).
    ii.      Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema, e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
    iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela de “Verificação de relacionamento entre tabelas”. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
    iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema, e somente a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada, e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso departamento de Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
    v.      Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção “Integridade/ Desativar” (APCFG60D).
    vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
    vii.    Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção “Integridade/Ativar” (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o departamento de Framework CASO TENHA DÚVIDAS!

     
     
     
    1.   No TOTVS Smart Client”, no campo “Programa Inicial”, digite “UPDPLS9T”.
    2.   Clique no botão OK para continuar.
    3.   Após a confirmação é apresentada uma tela, ou para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou para a seleção do compatibilizador que será aplicado.
    4.   Ao confirmar, é apresentada uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    5.   Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    6.   Em seguida, é apresentada a janela de “Atualização concluída” com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são exibidos somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existam no dicionário de dados.
    7.   Clique no botão Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    8.   Clique no botão OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    2.    Criação no arquivo SX3 – Campos.
    ·   Tabela BAU - “Redes de Atendimento”.

    Campo
    BAU_SIGDIR
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    12
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Sigla Cons. Dir.
    Descrição
    Sigla do conselho do diretor (A400)
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Opções
    1=CRAS;2=COREN;3=CRF;4=CRFA;5=CREFITO;6=CRM;7=CRV;8=CRN;9=CRO;10=CRP;11=OUT

     
     
    ·   Tabela BAU - “Redes de Atendimento”.

    Campo
    BAU_UFCDIR
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    3
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Uf Cons. Dir
    Descrição
    UF do cons. reg. do diretor (A400)
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Consulta
    12

    ·   Tabela BAU - “Redes de Atendimento”.

    Campo
    BAU_TIPRED
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Tp Rede Edi
    Descrição
    Tipo da Rede (A400)
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Sim
    Opções
    1=Básica;2=Especial;3=Master

    3.    Alteração no Arquivo SX3 - Campos
    ·   Tabela B0G - “Abrg Rede de atend A400”.

    Campo
    B0G_CODREF
    Tamanho
    3
    Opções
    “”
    Validação
    PLCodRfVld()

     
    Procedimentos para Utilização

     

    Rotina: “Aplicação Lay-out (PLSPTU)”
    1.   Após a aplicação do compatibilizador é necessário aplicar o layout A400A da versão 3.7 com os arquivos EDI contidos no pacote.
     Observação
    É recomendado que os arquivos sejam salvos dentro do RootPath.
    2.   Acesse o sistema “Plano de Saúde” e selecione as opções “Miscelânea / E.d.i. / Aplicação Lay-out”
    3.   Na janela de parâmetros informe o layout A400A e o caminho onde foram salvos os arquivos EDI contidos no pacote.
    4.   Após a aplicação do layout acesse as opções “Miscelânea / E.d.i. / Configurador (TMSAE20)” para verificar as alterações efetuadas pela aplicação do layout A400A.
    ·       Observe que as alterações foram efetuadas de acordo com o que foi publicado no manual do PTU versão 3.7.
    Rotina: “RDA - Cadastro (PLSA360)”
    1.   No sistema “Plano de Saúde” selecione as opções “Atualizações/ Rede Atendimento / RDA – Cadastro”.
    Posicione em uma RDA e clique em Alterar.
    2.    O sistema apresenta a janela de manutenção do cadastro da Rede de Atendimento.
    3.    Na pasta Dados Cadastrais, preencha os novos campos: “Sigla Cons. Dir. (BAU_SIGDIR)”, “Uf Cons. Dir (BAU_UFCDIR)” e “Tp Rede EDI (BAU_TIPRED)”.
    4.    Clique no botão Rd. Atend. e observe que quando a abrangência da rede for diferente de NA-Nacional, o campo “Cod. Red. Ref. (B0G_CODREF)” fica livre para digitação.
        Observação!
    O botão Rd. Atend. só é apresentado se o parâmetro MV_PLSUNI estiver ativado.
    5.    Confira os dados e confirme.
    6.    Após gravar as informações, é necessário realizar a exportação do arquivo (conforme procedimento padrão) por meio da rotina acessada pelo caminho “Miscelânea/ EDI/ Edi –Exportação/ Layout A400 (PLSUA400)”.
    7.    Abra o arquivo e observe que os dados impressos estão de acordo com o manual do PTU versão 3.7.
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    DE0 - EDI – Cabeçalho de Layout.
    DE1 - EDI – Itens de Layout.
    DE3 - EDI – Arquivo de Log.
    DE9 - EDI – Registros.
    BAU - Redes de Atendimento.
    B0G - Abrg Rede de atend A400.

    Observações

    Aplicável a todos os Bancos de Dados Relacionais.

    • Sem rótulos