Boletim Técnico: Regra de Autorização no nível Dente e Região
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada melhoria com a criação do campo Autorização (B05_AUTORI) no cadastro de Dente/Região, localizado na Tabela Padrão (PLSA940). Desta forma, o usuário pode selecionar uma das seguintes regras de autorização: 0. Dispensa Autorização1. Automática2. Guia Operadora3. Auditoria4. Guia Empresa5. Guia Empresa/Operadora6. Avaliação ContratualQuando a regra de autorização for informada no nível dente/região (tabela B05), a regra de autorização definida no nível tabela padrão (tabela BR8) não é considerada e a definição de cada opção não muda permanecendo a que está neste último nível. Desta forma, o sistema trata da mesma maneira cada opção, seja ela vinda da tabela padrão ou do dente/região.
ID do Chamado
SCZQE5
Produtos
Microsiga 11
Módulos
- SIGAPLS
Países
- Brasil
Sistema Operacional
todos
Bancos de Dados
- todos
Nome + Fonte
Autorização Odontológica (PLSA094C); Tabela Padrão (PLSA940)
Número da FNC
000000257482010
Ajustes no Compatibilizador
Não
Integridade Referencial
Não
Aplicação de Patch
Não
Compatibilizador 1
- U_UPDPLS23
Procedimentos para Implementação
Importante:
Antes de executar o compatibilizador U_UPDPLS23 é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXS" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! * A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
Atenção!
A tabela alterada pode resultar em estouro de espaço em disco.
Qualquer ajuste que incida alteração em uma tabela no banco de dados cria uma tabela de backup que não é apagada automaticamente ao finalizar o processo, portanto, ela é mantida por segurança e para possível conferência do usuário.
1. Em Microsiga Protheus ByYou Smart Client, digite U_UPDPLS23 no campo Programa Inicial.
2. Clique em OK para continuar.
3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
5. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
8. Clique em OK para encerrar o processamento.
Descrição de Ajustes
1. Criação no arquivo SX3 – Campos:
· B05 – Itens do Sistema Dentário.
Campo | B05_AUTORI |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Autorização |
Descrição | Autorização |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | 0= Dispensa Autorização; 1=Automática; 2=Guia Operadora; 3=Auditoria; 4=Guia Empresa; 5=Guia Empresa/Operadora; 6=Avaliação Contratual. |
Val. Sistema | Indica a forma como se dá a autorização deste evento. |
Help | Informe o período em que o procedimento deve ser considerado incompatível. |
Procedimentos para Utilização
Cadastro de Sistema Dentário
1. Acesse Atualizações / Procedimento / Tabela Padrão (PLSA940) para diferenciar a regra de autorização no nível de dente/região.
2. Selecione um procedimento odontológico, clique em Ações relacionadas e, em seguida, Dente/Região.
3. Selecione um dente/região cadastrado de acordo com as regras do cliente.
4. Clique na opção Alterar.
5. No campo Autorização (B05_AUTORI) selecione uma opção conforme a necessidade operacional.
Observação
Neste campo faz sentido apenas cadastrar uma opção diferente daquela que esta definida na tabela padrão, pois esse campo foi criado para diferenciar a regra definida naquele cadastro.
Se este campo for preenchido, a regra definida na tabela padrão será desconsiderada.
Exemplos de Utilização
Rotina de Atendimento: Autorização Odontológica (PLSA094C)Ao digitar uma guia odontológica é necessário informar o código do procedimento e do dente, desta forma, o sistema identifica o nível em que a regra de autorização foi definida considerando, também, o nível de dente/região.
Informações Técnicas
Tabelas Utilizadas | B08 – Situações Adversas |
Observações
Observação
No nível de dente/região é possível utilizar todos os recursos do campo Autorização (B05_AUTORI) da forma como apresentada no nível do campo Procedimento (BR8_AUTORI).
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