CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Tela PLSA094A
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Tela PLSA094A
- Principais Campos e Parâmetros
- Principais Campos e Parâmetros
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
A autorização ocorre quando um usuário está habilitado para realizar um procedimento e a operadora tem o conhecimento do evento que será realizado e qual prestador irá executá-lo.
A principal característica de uma autorização é que nela o beneficiário sabe qual o prestador que irá realizar o procedimento. Na liberação ocorre o contrário, ou seja, o procedimento é liberado ao usuário e ele escolhe o prestador que realizará o procedimento e, somente, depois a guia será uma autorização para o prestador que executou o procedimento.
É importante ressaltar que uma autorização efetuada gera uma guia ATIVA – PRONTA em contas médicas e esta guia ficará habilitada pelo sistema para a realização imediata do pagamento e cobrança do prestador e do beneficiário para, por exemplo, nos casos de co-participação.
Importante:
- Todo controle de liberação e autorização é parametrizado por procedimento, isto é, as regras por procedimento devem ser informadas através do preenchimento do campo Autorização na pasta Cobertura Padrão localizada na Tabela Padrão. Desta forma, para o procedimento com seleção dos itens 0 ou 1, a liberação é dispensada, entretanto, para os outros ela será necessária.
- O parâmetro MV_PLINCVL define se o sistema deve utilizar a data de inclusão e carência ao realizar a verificação da crítica "010 - A data do evento e anterior a data de inclusão do usuário", no momento de uma Liberação/Autorização.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
- Acesse Atualização/ Atendimento/ Autorização Sadt (PLSA094A)
- Será apresentada a tela com os opções Incluir, Não Disponível, Visualizar e Outras Ações.
- Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa.
- Clique em Incluir.
- Preencha os campos conforme necessidade.
- Confira os dados e confirme.
Veja como funciona na prática:
Geração de Nota Fiscal
É possível realizar a geração de Nota Fiscal quando, na inclusão da autorização SADT, o procedimento for comprado ou estiver parametrizado para compra no ato.
O procedimento para geração de Nota Fiscal pode ser visto no item Roteiro para Gerar Notas Fiscais de Saída para Beneficiários, localizado na rotina Lotes de Cobrança.
Quando o parâmetro MV_PLSNFBR estiver ativo, o parâmetro MV_PLSPRCP precisa ser alterado, pois, seu conteúdo deve apresentar uma série de Nota Fiscal válida contida na tabela 01 (Séries de Notas fiscais). O parâmetro MV_PLVAIMP indica a verificação do sistema para o código da operadora de uma guia cadastrada com a matrícula antiga ou matrícula SIGA do usuário. O código impresso é informado em uma liberação/autorização. O sistema exibe uma mensagem de crítica quanto o número impresso, informado pelo usuário, já foi utilizado em uma guia. O parâmetro MV_PLSGHIS permite ao usuário indicar o status da Fase dos procedimentos que são apresentados ao acessar a opção Histórico nas rotinas de Liberação e Autorização. Fases disponíveis: • 1=Digitação. • 2=Conferência. • 3=Pronta. • 4=Faturada. IMPORTANTE!
Observação:
O valor de um procedimento alterado para zero é considerado no cálculo do pagamento, desde que, o parâmetro MV_PLSCZDP esteja valorizado com a opção .T.. Os valores que foram usados podem ser conferidos em Digitação Contas.
A rotina não permite a exclusão ou inclusão de itens ao procedimento em RDA-Cadastro.
Dica
Caso tenha o recurso de Biometria no sistema, ao informar a matrícula do usuário, é exibida uma janela para leitura da digital, a fim de realizar a validação biométrica.
No cancelamento da Validação Biométrica, via remote, a pesquisa de usuários do sistema pode ser realizada através do nome ou o código.
Ao informar um número de matricula de usuário, o sistema valida se há digitais cadastradas, caso contrário, é exibida uma mensagem de que não há este tipo de informação, seguido por um questionamento que possibilita a inclusão. Neste momento, se não ocorrer o cadastro de digitais, há um novo questionamento sobre o cancelamento da validação biométrica que, se for acatado, é necessário informar o código do usuário responsável pelo procedimento.
Clique na opção representada por três pontos (...) para que seja exibida a pesquisa dos usuários e, se nenhum dado for informado, é exibida uma lista com todos os que estão cadastrados no sistema.
Dica
Na inclusão de uma autorização, ao digitar a Rede de Atendimento e pressionar a tecla [TAB], caso o local escolhido esteja fora da área de abrangência do produto do beneficiário, não será permitido continuar o preenchimento do restante dos campos. A área de abrangência do Produto é configurada por meio dos campos Estado, Descrição do Estado e Cidade na rotina Produto Saúde.
Observação:
No campo Lembrete, localizado no cadastro da Tabela Padrão, é possível cadastrar mensagens de alerta para o procedimento e que podem ser visualizadas na Internação, Autorização SADT, Autorização Odonto e, também, no Portal.
Exemplo: O cliente deve ficar em jejum por 12hs antes do exame
Atendimento do Beneficiário pela Quantidade de US
É possível limitar o atendimento do beneficiário pela quantidade de US utilizada em um determinado período.
- Ao acessar a rotina Autorização SADT informe todos os dados necessário para incluir uma guia SADT.
- O preenchimento do campo Tipo Atendimento não é obrigatório. No entanto o sistema exibirá crítica quando não estiver preenchido.
- Ao informar um procedimento, o sistema verifica se a regra de quantidade de US utilizada foi cadastrada. Se sim, ele soma toda US utilizada pelo beneficiário dentro do período determinado e, em seguida, soma à quantidade de US do procedimento que esta sendo digitado. Quando o resultado da soma dessa US ultrapassar o limite estipulado, o sistema apresenta uma crítica.
Observação:
A crítica utilizada pelo sistema é: 570 - O limite de US foi atingido.
O atendimento do beneficiário pela quantidade de US, também, pode ser realizado nas rotinas: Grupo/Empresa, Produto Saúde, Autorização Odonto e Internação.
03. TELA PLSA094A
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Pesquisar | Filtro de pesquisa de acordo com a descrição ou código de lançamento. |
Excluir | Exclusão do registro. |
Copiar | Copia/clona o registro escolhido permitindo a alteração dos dados e gerando um novo número de autorização. |
Imp. Guia | Imprime a guia para ser entregue ao beneficiário. |
Imp. Recibo | Imprime o recibo quando é realizada uma compra de procedimento ou pagamento do procedimento no ato da emissão da guia. |
Baixar Tit | Efetua a baixa do titulo no contas a receber. |
Impri. Várias Guias | Imprime um lote de guias liberadas. |
Cancelar Guias | Efetua o cancelamento da guia. Desta forma, ela não será mais útil no sistema e, portanto, será incluída uma nova guia. |
Conhecimento | Usado para incluir documentos referentes ao beneficiário. |
Rastrear | Esta opção exibe a autorização gerada a partir de uma liberação. |
Interação | Faz a interação da guia. |
Imprimir Browse | Impressão da listagem do Browse. |
04. TELA PLSA094A
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
---|---|
Tp. Admissão | Indica de qual forma foi dada entrada do paciente para o atendimento. Estes dados são buscados a partir do cadastro "Tipo de Admissão" (BDR). |
Tp. Paciente | Indica o tipo de paciente a ser atendido. Os dados nele contido são os do cadastro de Tipos de Paciente e o parâmetro MV_PLSTPAA informa o conteúdo a ser sugerido na janela "Liberação". |
Matrícula | Através deste campo deverá ser informada a matrícula do usuário. O parâmetro MV_PLSSTAD informa se a janela contendo as Situações Adversas do usuário deve ser apresentada ao final da digitação de sua matrícula. O parâmetro MV_PLDIABL indica quantos dias, após o bloqueio da família ou usuário, o sistema permitirá a inclusão de movimentações, sendo assim, a inclusão de uma matrícula bloqueada nem sempre indica a glosa de uma movimentação. |
Operad. RDA | Este campo indica a operadora pela qual o paciente será atendido. Sempre que for escolhida uma operadora diferente da padrão, o campo Cd. Cred/Coop irá trazer apenas as Redes de Atendimentos que constituem a Operadora selecionada. |
Cd. Cred Cop: | Este campo indica o código do prestador. O parâmetro MV_PLSCZRE informa se após o preenchimento do código do cooperado o sistema irá sugerir zeros a esquerda do número, por exemplo: se o código da RDA é 00982 e o usuário digitar apenas 982, o sistema irá preencher o campo, automaticamente, com os dígitos 00 antes de 982. |
CID: | indica o código do cadastro internacional de doenças ao qual se refere o atendimento. O parâmetro MV_PLSVCID indica se o CID deve ser considerado no tratamento das regras de periodicidade, por exemplo: um beneficiário que possuí uma periodicidade cadastrada de 1 (uma) consulta por mês, pode sofrer 2 (duas) consultas no mesmo período, ainda que a periodicidade permita apenas 1 (uma), somente se o CID for diferente. |
Grupo Carência | Permite visualizar o grupo de carência do beneficiário. |
Grupos de Cobertura | Exibem os grupos de cobertura dos procedimentos que o beneficiário tem direto de realizar. |
Visualizar Entrevista Qualificada do usuário | Exibe entrevista do beneficiário. |
Pesquisar Rede de Atendimento por parâmetros | Pesquisa prestadores de acordo com as informações de Estado, especialidade, etc. |
Consultar Cobertura/Carência | Permite visualizar se o beneficiário tem direito de execução e se a carência foi cumprida. |
Histórico de transferência | Exibe as transferências realizadas do beneficiário. |
Digitais | Permite cadastrar as digitais do beneficiário para autenticação biométrica. |
05. TABELAS UTILIZADAS
- BE1 - Cabeçalho Autorização
- B4B - PARTICIPACOES DE GUIAS