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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela PLSA094A
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela PLSA094A
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A autorização ocorre quando um usuário está habilitado para realizar um procedimento e a operadora tem o conhecimento do evento que será realizado e qual prestador irá executá-lo.

A principal característica de uma autorização é que nela o beneficiário sabe qual o prestador que irá realizar o procedimento. Na liberação ocorre o contrário, ou seja, o procedimento é liberado ao usuário e ele escolhe o prestador que realizará o procedimento e, somente, depois a guia será uma autorização para o prestador que executou o procedimento.

É importante ressaltar que uma autorização efetuada gera uma guia ATIVA – PRONTA em contas médicas e esta guia ficará habilitada pelo sistema para a realização imediata do pagamento e cobrança do prestador e do beneficiário para, por exemplo, nos casos de co-participação.

Importante:

  • Todo controle de liberação e autorização é parametrizado por procedimento, isto é, as regras por procedimento devem ser informadas através do preenchimento do campo Autorização na pasta Cobertura Padrão localizada na Tabela Padrão. Desta forma, para o procedimento com seleção dos itens 0 ou 1, a liberação é dispensada, entretanto, para os outros ela será necessária.


  • O parâmetro MV_PLINCVL define se o sistema deve utilizar a data de inclusão e carência ao realizar a verificação da crítica "010 - A data do evento e anterior a data de inclusão do usuário", no momento de uma Liberação/Autorização.  

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1. Acesse Atualização/ Atendimento/ Autorização Sadt (PLSA094A)
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Não Disponível, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Clique em Incluir.
  5. Preencha os campos conforme necessidade.
  6. Confira os dados e confirme.

Veja como funciona na prática:


    Geração de Nota Fiscal

    É possível realizar a geração de Nota Fiscal quando, na inclusão da autorização SADT, o procedimento for comprado ou estiver parametrizado para compra no ato.

O procedimento para geração de Nota Fiscal pode ser visto no item Roteiro para Gerar Notas Fiscais de Saída para Beneficiários, localizado na rotina Lotes de Cobrança.


IMPORTANTE!

Quando o parâmetro MV_PLSNFBR estiver ativo, o parâmetro MV_PLSPRCP precisa ser alterado, pois, seu conteúdo deve apresentar uma série de Nota Fiscal válida contida na tabela 01 (Séries de Notas fiscais). O parâmetro MV_PLVAIMP indica a verificação do sistema para o código da operadora de uma guia cadastrada com a matrícula antiga ou matrícula SIGA do usuário. O código impresso é informado em uma liberação/autorização. O sistema exibe uma mensagem de crítica quanto o número impresso, informado pelo usuário, já foi utilizado em uma guia. O parâmetro MV_PLSGHIS permite ao usuário indicar o status da Fase dos procedimentos que são apresentados ao acessar a opção Histórico nas rotinas de Liberação e Autorização. Fases disponíveis: • 1=Digitação. • 2=Conferência. • 3=Pronta. • 4=Faturada.


Observação:

O valor de um procedimento alterado para zero é considerado no cálculo do pagamento, desde que, o parâmetro MV_PLSCZDP esteja valorizado com a opção .T.. Os valores que foram usados podem ser conferidos em Digitação Contas.

A rotina não permite a exclusão ou inclusão de itens ao procedimento em RDA-Cadastro.


Dica

Caso tenha o recurso de Biometria no sistema, ao informar a matrícula do usuário, é exibida uma janela para leitura da digital, a fim de realizar a validação biométrica.

No cancelamento da Validação Biométrica, via remote, a pesquisa de usuários do sistema pode ser realizada através do nome ou o código.

Ao informar um número de matricula de usuário, o sistema valida se há digitais cadastradas, caso contrário, é exibida uma mensagem de que não há este tipo de informação, seguido por um questionamento que possibilita a inclusão. Neste momento, se não ocorrer o cadastro de digitais, há um novo questionamento sobre o cancelamento da validação biométrica que, se for acatado, é necessário informar o código do usuário responsável pelo procedimento.

Clique na opção representada por três pontos (...) para que seja exibida a pesquisa dos usuários e, se nenhum dado for informado, é exibida uma lista com todos os que estão cadastrados no sistema.

Dica

Na inclusão de uma autorização, ao digitar a Rede de Atendimento e pressionar a tecla [TAB], caso o local escolhido esteja fora da área de abrangência do produto do beneficiário, não será permitido continuar o preenchimento do restante dos campos. A área de abrangência do Produto é configurada por meio dos campos Estado, Descrição do Estado e Cidade na rotina Produto Saúde.


Observação:

No campo Lembrete, localizado no cadastro da Tabela Padrão, é possível cadastrar mensagens de alerta para o procedimento e que podem ser visualizadas na InternaçãoAutorização SADTAutorização Odonto e, também, no Portal.

Exemplo: O cliente deve ficar em jejum por 12hs antes do exame


   Atendimento do Beneficiário pela Quantidade de US

   É possível limitar o atendimento do beneficiário pela quantidade de US utilizada em um determinado período.

  1. Ao acessar a rotina Autorização SADT informe todos os dados necessário para incluir uma guia SADT.
  2. O preenchimento do campo Tipo Atendimento não é obrigatório. No entanto o sistema exibirá crítica quando não estiver preenchido.
  3. Ao informar um procedimento, o sistema verifica se a regra de quantidade de US utilizada foi cadastrada. Se sim, ele soma toda US utilizada pelo beneficiário dentro do período determinado e, em seguida, soma à quantidade de US do procedimento que esta sendo digitado. Quando o resultado da soma dessa US ultrapassar o limite estipulado, o sistema apresenta uma crítica.

   Observação:

   A crítica utilizada pelo sistema é: 570 - O limite de US foi atingido.

   O atendimento do beneficiário pela quantidade de US, também, pode ser realizado nas rotinas: Grupo/Empresa, Produto Saúde, Autorização Odonto e Internação.

03. TELA PLSA094A

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
PesquisarFiltro de pesquisa de acordo com a descrição ou código de lançamento.
ExcluirExclusão do registro.
CopiarCopia/clona o registro escolhido permitindo a alteração dos dados e gerando um novo número de autorização.
Imp. GuiaImprime a guia para ser entregue ao beneficiário.
Imp. ReciboImprime o recibo quando é realizada uma compra de procedimento ou pagamento do procedimento no ato da emissão da guia.
Baixar TitEfetua a baixa do titulo no contas a receber.
Impri. Várias GuiasImprime um lote de guias liberadas.
Cancelar GuiasEfetua o cancelamento da guia. Desta forma, ela não será mais útil no sistema e, portanto, será incluída uma nova guia.
ConhecimentoUsado para incluir documentos referentes ao beneficiário.
RastrearEsta opção exibe a autorização gerada a partir de uma liberação.
InteraçãoFaz a interação da guia.
Imprimir BrowseImpressão da listagem do Browse.

04. TELA PLSA094A

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Tp. Admissão

Indica de qual forma foi dada entrada do paciente para o atendimento. Estes dados são buscados a partir do cadastro "Tipo de Admissão" (BDR).

Tp. PacienteIndica o tipo de paciente a ser atendido. Os dados nele contido são os do cadastro de Tipos de Paciente e o parâmetro MV_PLSTPAA informa o conteúdo a ser sugerido na janela "Liberação".
MatrículaAtravés deste campo deverá ser informada a matrícula do usuário. O parâmetro MV_PLSSTAD informa se a janela contendo as Situações Adversas do usuário deve ser apresentada ao final da digitação de sua matrícula. O parâmetro MV_PLDIABL indica quantos dias, após o bloqueio da família ou usuário, o sistema permitirá a inclusão de movimentações, sendo assim, a inclusão de uma matrícula bloqueada nem sempre indica a glosa de uma movimentação.
Operad. RDAEste campo indica a operadora pela qual o paciente será atendido. Sempre que for escolhida uma operadora diferente da padrão, o campo Cd. Cred/Coop irá trazer apenas as Redes de Atendimentos que constituem a Operadora selecionada.
Cd. Cred Cop:Este campo indica o código do prestador. O parâmetro MV_PLSCZRE informa se após o preenchimento do código do cooperado o sistema irá sugerir zeros a esquerda do número, por exemplo: se o código da RDA é 00982 e o usuário digitar apenas 982, o sistema irá preencher o campo, automaticamente, com os dígitos 00 antes de 982.

CID:

indica o código do cadastro internacional de doenças ao qual se refere o atendimento. O parâmetro MV_PLSVCID indica se o CID deve ser considerado no tratamento das regras de periodicidade, por exemplo: um beneficiário que possuí uma periodicidade cadastrada de 1 (uma) consulta por mês, pode sofrer 2 (duas) consultas no mesmo período, ainda que a periodicidade permita apenas 1 (uma), somente se o CID for diferente.

Grupo Carência

Permite visualizar o grupo de carência do beneficiário.

Grupos de Cobertura

Exibem os grupos de cobertura dos procedimentos que o beneficiário tem direto de realizar.

Visualizar Entrevista Qualificada do usuário

Exibe entrevista do beneficiário.

Pesquisar Rede de Atendimento por parâmetros

Pesquisa prestadores de acordo com as informações de Estado, especialidade, etc.

Consultar Cobertura/Carência

Permite visualizar se o beneficiário tem direito de execução e se a carência foi cumprida.

Histórico de transferência

Exibe as transferências realizadas do beneficiário.

Digitais

Permite cadastrar as digitais do beneficiário para autenticação biométrica.

05. TABELAS UTILIZADAS

  • BE1 - Cabeçalho Autorização         
  • B4B - PARTICIPACOES DE GUIAS