Realizada melhoria na rotina Marcação (HSPAHM29) que permite múltiplos agendamentos para o mesmo procedimento através da Solicitação de APAC (HSPAHM12). ImportanteAtravés da rotina Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA) é possível a impressão de Laudos/Documentos do SUS, desde que, existam agendamentos na Solicitação APAC (HSPAHM12).
- SIGAHSP
- nenhum
- Brasil
- todos
Antes de executar o compatibilizador U_UPDGH107() é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (“PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (“PROTHEUS_DATA_SYSTEM”).
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus®, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus®, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
* A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A). ii. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções. iii. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou; iv. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação). v. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação. Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDGH107() no campo Programa Inicial.
Importante:
Para atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 16/05/2011.
2. Clique em OK para continuar.
3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDGH107().
4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
5. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
8. Clique em OK para encerrar o processamento.
1. Criação no arquivo – SX3 – Campos:
· Tabela GM8 – Agenda Ambulatorial:
Campo | GM8_SOLICI |
Tipo | Caracter |
Tamanho | 6 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Cod Sol APAC |
Descrição | Codigo da Solic. de APAC |
Nível | 1 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Cód. da solicitação de APAC, caso o procedimento seja agendado pela tela de solicitação de APAC |
2. Alteração no arquivo SX3 – Campos:
· Tabela GK7 – Cabeçalho Solicitação APAC:
Campo | GK7_STATUS |
Opções | 0= Solicitada / 1= Aguardando Autorização / 2= Autorizada / 3= Agendado. 4= Devolvido / 5= Cancelada / 6= Agendado / Agend. Permitido. |
3. Criação no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | MV_AGDMTPS |
Tipo | Lógico |
Descrição | HSP-Indica se o hospital permite agendamento múltiplo na solicitação de APAC (.T. = Sim /.F. = Não) |
Valor Padrão | .F. |
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:
Itens/Pastas | Descrição |
Informações | |
Nome | MV_AGDMTPS |
Tipo | Lógico |
Cont. Por. | .T. |
Descrição | |
Descrição | HSP-Indica se o hospital permite agendamento múltiplo na solicitação de APAC (.T. = Sim /.F. = Não) |
Rotinas Prévias
Para realizar um agendamento de procedimentos através da Solicitação de APAC (HSPAHM12) é necessário que existam movimentações nas rotinas:
· Cadastro de Procedimento (HSPAHA28): deve ser considerada a informação do campo Número Máximo de Execuções Permitidas (GA7_QTDMAX).
· Solicitação de APAC (HSPAHM12): deve ser considerada a informação do campo Data Final de Validade da Solicitação (GK7_DTFIVL).
Procedimentos
1. Ajuste o parâmetro MV_AGDMTPS para .T.
2. No Gestão Hospitalar (SIGAHSP) acesse Atualizações / SUS / Movimentação / Solicitação APAC (HSPAHM12).
O sistema apresenta a tela para informação dos parâmetros para exibição dos registros.
3. No item Status?, selecione as opções disponíveis e clique em Ok.
4. Confirme a seleção dos parâmetros e clique em Ok.
O sistema apresenta tela com as Solicitações de APAC cadastradas.
5. Selecione a opção Solicitada ou Agendada / Agend. Permitido e clique em Agendar.
6. Informe os parâmetros solicitados e confirme, clicando em Ok.
Se houver agendamento(s) anterior (es) do mesmo procedimento para o mesmo paciente, este(s) será(ão) exibidos na tela para verificação. Confirme para fechar a tela.
O sistema exibe a tela Marcação (HSPAHM29).
7. Informe Intervalo entre Sessões (GM8_INTERV), Numero de Sessões (GM8_NUMSES), Duração Procedimento (GM8_DURACA). Selecione uma data e hora para agendar a execução do procedimento e confirme.
8. Se a quantidade máxima de execuções do procedimento definida em Número Máximo de Execuções Permitidas (GA7_QTDMAX) for atingida, a Solicitação de APAC tem seu status alterado para Agendada.
9. Caso a quantidade máxima de execuções NÃO seja atingida, a Solicitação de APAC tem seu status alterado para Agendado / Agend. Permitido e são possíveis novos agendamentos, dessa forma, o sistema verifica se a quantidade de sessões informada é maior que a permitida definida no Cadastro do Procedimento (GA7_QTDMAX), pois nessa situação, o sistema exibe uma tela com aviso relativo ao agendamento.
10. A(s) datas(s) selecionada(s) não pode(m) ser maior que a data de validade da Solicitação de APAC definida no campo Data Final de Validade da Solicitação (GK7_DTFIVL).
11. Quando definidas várias sessões no campo Intervalo (GM8_INTERV), o sistema agenda automaticamente as sessões posteriores à data inicial selecionada. Caso o sistema apresente uma mensagem informando que não é possível realizar o agendamento em razão da validade da Solicitação de APAC, selecione uma nova data inicial para as sessões do procedimento.
12. Para realizar o atendimento para o(s) procedimento(s) agendado(s) acesse Atualizações / Atendimento / Ambulatorial (HSPM24AA).
Informe os parâmetros para exibição dos dados.
O sistema exibe a tela Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA). Selecione a opção Recepcionar.
13. O sistema exibe o(s) paciente(s) com procedimento(s) agendado(s) para a data atual. Selecione o paciente desejado e clique em Ok.
14. O sistema exibe a tela Cadastro do paciente (HSPAHA58); para confirmação dos dados clique Ok.
15. O sistema preenche os dados do paciente em Atendimento Ambulatorial, nos campos Registro de Atendimento (GCY_REGATE), Nome do Paciente (GCY_NOME), Data de Atendimento (GCY_DATATE), Horário de Atendimento (GCY_HORATE), Data de Nascimento (GCY_DTNASC), Idade, Sexo (GCY_SEXO) e Prontuário do Paciente (GCY_REGGER).
16. Informe Clínica de Atendimento ao Paciente (GCY_CODCLI), Origem do Paciente (GCY_ORIPAC) e Caráter do Atendimento (GCY_CARATE). Clique em Ok.
17. O sistema apresenta a tela para impressão de fichas referentes ao setor de atendimento. Selecione a(s) ficha(s) que deseja imprimir
18. Clique em Ok ou Cancelar.
19. Selecione as opções desejadas e clique em Ok.
20. A recepção do paciente agendado foi concluída e o registro é exibido na rotina Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA).
21. Ao selecionar a opção 6 – Guias e novos procedimentos sejam inseridos na pasta 3 – Procedimentos, o sistema verifica se a quantidade informada é maior que o Número Máximo de Execuções Permitidas (GA7_QTDMAX), pois caso isso ocorra, uma mensagem é exibida e o procedimento não pode ser incluído.
22. Para impressão dos Laudos/Documentos do SUS na rotina Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA), mantenha os dados do paciente selecionado.
23. Selecione as opções Docs./ Relat. / Relat. SUS.
24. Selecione o(s) documento(s) que deseja imprimir e clique em Ok. O sistema exibe o(s) documento(s) selecionado(s).
Observação
Para a impressão de Laudos/Docs.SUS, na rotina Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA) é necessário que, existam agendamentos ambulatoriais através da Solicitação de APAC (HSPAHM12).
A impressão desses documentos não é uma etapa obrigatória e é utilizada somente para alguns agendamentos, não é utilizada para atendimentos particulares e/ou convênios com operadoras de saúde.
Para realizar agendamento de duas ou mais sessões do mesmo procedimento
1. Acesse Atualizações/ Agenda / Marcação (HSPAHM29).
2. Configure os parâmetros conforme orientações do help de campo.
3. O sistema exibe os agendamentos gravados.
4. Clique em Agendar.
5. Preencha os campos:
· Código do Paciente (GM8_REGGER).
· Intervalo entre Sessões (GM8_INTERV).
· Número de Sessões (GM8_NUMSES).
· Duração do Procedimento (GM8_DURACA).
· Código do Procedimento (GM8_CODPRO).
· CRM do Profissional (GM8_CODCRM).
6. Selecione a Data e o Horário para agendamento.
7. Clique em Procedimentos e informe o(s) procedimento(s) secundário(s) que deve(m) ser agendado(s).
8. Caso a quantidade de um determinado procedimento inserido seja maior que o Número Máximo de Execuções Permitidas (GA7_QTDMAX), o sistema exibe uma mensagem e não permite a inclusão.
9. Clique Ok para confirmar o agendamento.
Tabelas Utilizadas | GK7 – Cabeçalho Solicitação APAC GM8 – Agenda Ambulatorial GKA – Proc. Secundário Sol. APAC GCZ – Guias de Atendimentos GD7 – Despesas Pro. e Hon. Paciente GCY – Atendimentos GA7 – Cabeçalho de Procedimentos |