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Boletim Técnico: Múltiplos Agendamentos na Tela de Solicitação de APAC
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Realizada melhoria na rotina Marcação (HSPAHM29) que permite múltiplos agendamentos para o mesmo procedimento através da Solicitação de APAC (HSPAHM12). 	ImportanteAtravés da rotina Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA) é possível a impressão de     Laudos/Documentos do SUS, desde que, existam agendamentos na Solicitação APAC (HSPAHM12).
ID do Chamado
SDKZBI
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAHSP
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Solicitação de APAC (HSPAHM12), Marcação (HSPAHM29)
    Número da FNC
    00000010034/2011
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U_UPDGH107
    Procedimentos para Implementação

    Antes de executar o compatibilizador U_UPDGH107() é imprescindível:

    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (“PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (“PROTHEUS_DATA_SYSTEM”).

    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus®, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus®, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDGH107() no campo Programa Inicial.

          Importante:

    Para atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 16/05/2011.

    2.    Clique em OK para continuar.

    3.    Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDGH107().

    4.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.

    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    8.    Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.   Criação no arquivo – SX3 – Campos:

    ·       Tabela GM8 – Agenda Ambulatorial:

    Campo

    GM8_SOLICI

    Tipo

    Caracter

    Tamanho

    6

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Cod Sol APAC

    Descrição

    Codigo da Solic. de APAC

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Help

    Cód. da solicitação de APAC, caso o procedimento seja agendado pela tela de solicitação de APAC

     

     

    2.   Alteração no arquivo SX3 – Campos:

    ·       Tabela GK7 – Cabeçalho Solicitação APAC:

    Campo

    GK7_STATUS

    Opções

    0= Solicitada / 1= Aguardando Autorização / 2= Autorizada / 3= Agendado.

    4= Devolvido / 5= Cancelada / 6= Agendado / Agend. Permitido.

     

    3.    Criação no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    MV_AGDMTPS

    Tipo

    Lógico

    Descrição

    HSP-Indica se o hospital permite agendamento múltiplo na solicitação de APAC  (.T. = Sim /.F. = Não)                           

    Valor Padrão

    .F.

     

     

    Procedimentos para Configuração

    1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:

    Itens/Pastas

    Descrição

       Informações

    Nome

    MV_AGDMTPS

    Tipo

    Lógico

    Cont. Por.

    .T.

       Descrição

    Descrição

    HSP-Indica se o hospital permite agendamento múltiplo na solicitação de APAC (.T. = Sim /.F. = Não)                           

    Procedimentos para Utilização

    Rotinas Prévias

    Para realizar um agendamento de procedimentos através da Solicitação de APAC (HSPAHM12) é necessário que existam movimentações nas rotinas:

    ·           Cadastro de Procedimento (HSPAHA28): deve ser considerada a informação do campo Número Máximo de Execuções Permitidas (GA7_QTDMAX).

    ·           Solicitação de APAC (HSPAHM12): deve ser considerada a informação do campo Data Final de Validade da Solicitação (GK7_DTFIVL).

    Procedimentos

    1.    Ajuste o parâmetro MV_AGDMTPS para .T.

    2.    No Gestão Hospitalar (SIGAHSP) acesse Atualizações / SUS / Movimentação / Solicitação APAC (HSPAHM12).

    O sistema apresenta a tela para informação dos parâmetros para exibição dos registros.

    3.    No item Status?, selecione as opções disponíveis e clique em Ok.

    4.    Confirme a seleção dos parâmetros e clique em Ok.

    O sistema apresenta tela com as Solicitações de APAC cadastradas.

    5.    Selecione a opção Solicitada ou Agendada / Agend. Permitido e clique em Agendar.

    6.    Informe os parâmetros solicitados e confirme, clicando em Ok.

    Se houver agendamento(s) anterior (es) do mesmo procedimento para o mesmo paciente, este(s) será(ão) exibidos na tela para verificação. Confirme para fechar a tela.

    O sistema exibe a tela Marcação (HSPAHM29).

    7.    Informe Intervalo entre Sessões (GM8_INTERV), Numero de Sessões (GM8_NUMSES), Duração Procedimento (GM8_DURACA). Selecione uma data e hora para agendar a execução do procedimento e confirme.

    8.    Se a quantidade máxima de execuções do procedimento definida em Número Máximo de Execuções Permitidas (GA7_QTDMAX) for atingida, a Solicitação de APAC tem seu status alterado para Agendada.

    9.    Caso a quantidade máxima de execuções NÃO seja atingida, a Solicitação de APAC tem seu status alterado para Agendado / Agend. Permitido e são possíveis novos agendamentos, dessa forma, o sistema verifica se a quantidade de sessões informada é maior que a permitida definida no Cadastro do Procedimento (GA7_QTDMAX), pois nessa situação, o sistema exibe uma tela com aviso relativo ao agendamento.

    10.  A(s) datas(s) selecionada(s) não pode(m) ser maior que a data de validade da Solicitação de APAC definida no campo Data Final de Validade da Solicitação (GK7_DTFIVL).

    11.  Quando definidas várias sessões no campo Intervalo (GM8_INTERV), o sistema agenda automaticamente as sessões posteriores à data inicial selecionada. Caso o sistema apresente uma mensagem informando que não é possível realizar o agendamento em razão da validade da Solicitação de APAC, selecione uma nova data inicial para as sessões do procedimento.

    12.  Para realizar o atendimento para o(s) procedimento(s) agendado(s) acesse Atualizações / Atendimento / Ambulatorial (HSPM24AA).

    Informe os parâmetros para exibição dos dados.

    O sistema exibe a tela Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA). Selecione a opção Recepcionar.

    13.  O sistema exibe o(s) paciente(s) com procedimento(s) agendado(s) para a data atual. Selecione o paciente desejado e clique em Ok.

    14.  O sistema exibe a tela Cadastro do paciente (HSPAHA58); para confirmação dos dados clique Ok.

    15.  O sistema preenche os dados do paciente em Atendimento Ambulatorial, nos campos Registro de Atendimento (GCY_REGATE), Nome do Paciente (GCY_NOME), Data de Atendimento (GCY_DATATE), Horário de Atendimento (GCY_HORATE), Data de Nascimento (GCY_DTNASC), Idade, Sexo (GCY_SEXO) e Prontuário do Paciente (GCY_REGGER).

    16.   Informe Clínica de Atendimento ao Paciente (GCY_CODCLI), Origem do Paciente (GCY_ORIPAC) e Caráter do Atendimento (GCY_CARATE). Clique em Ok.

    17.  O sistema apresenta a tela para impressão de fichas referentes ao setor de atendimento. Selecione a(s) ficha(s) que deseja imprimir

    18.  Clique em Ok ou Cancelar.

    19.  Selecione as opções desejadas e clique em Ok.

    20.  A recepção do paciente agendado foi concluída e o registro é exibido na rotina Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA).

    21.  Ao selecionar a opção 6 – Guias e novos procedimentos sejam inseridos na pasta 3 – Procedimentos, o sistema verifica se a quantidade informada é maior que o Número Máximo de Execuções Permitidas (GA7_QTDMAX), pois caso isso ocorra, uma mensagem é exibida e o procedimento não pode ser incluído.

    22.  Para impressão dos Laudos/Documentos do SUS na rotina Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA), mantenha os dados do paciente selecionado.

    23.  Selecione as opções Docs./ Relat. / Relat. SUS.

    24.  Selecione o(s) documento(s) que deseja imprimir e clique em Ok. O sistema exibe o(s) documento(s) selecionado(s).

     Observação

    Para a impressão de Laudos/Docs.SUS, na rotina Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA) é necessário que, existam agendamentos ambulatoriais através da Solicitação de APAC (HSPAHM12).

    A impressão desses documentos não é uma etapa obrigatória e é utilizada somente para alguns agendamentos, não é utilizada para atendimentos particulares e/ou convênios com operadoras de saúde.

     

    Para realizar agendamento de duas ou mais sessões do mesmo procedimento

    1.   Acesse Atualizações/ Agenda / Marcação (HSPAHM29).

    2.   Configure os parâmetros conforme orientações do help de campo.

    3.   O sistema exibe os agendamentos gravados.

    4.   Clique em Agendar.

    5.   Preencha os campos:

    ·         Código do Paciente (GM8_REGGER).

    ·         Intervalo entre Sessões (GM8_INTERV).

    ·         Número de Sessões (GM8_NUMSES).

    ·         Duração do Procedimento (GM8_DURACA).

    ·         Código do Procedimento (GM8_CODPRO).

    ·         CRM do Profissional (GM8_CODCRM).

    6.   Selecione a Data e o Horário para agendamento.

    7.   Clique em Procedimentos e informe o(s) procedimento(s) secundário(s) que deve(m) ser agendado(s).

    8.   Caso a quantidade de um determinado procedimento inserido seja maior que o Número Máximo de Execuções Permitidas (GA7_QTDMAX), o sistema exibe uma mensagem e não permite a inclusão.

    9.   Clique Ok para confirmar o agendamento.

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    GK7 – Cabeçalho Solicitação APAC

    GM8 – Agenda Ambulatorial

    GKA – Proc. Secundário Sol. APAC

    GCZ – Guias de Atendimentos

    GD7 – Despesas Pro. e Hon. Paciente

    GCY – Atendimentos

    GA7 – Cabeçalho de Procedimentos

    • Sem rótulos