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  • Múltiplos agendamentos na Solicitação de Sessões

Boletim Técnico: Múltiplos agendamentos na Solicitação de Sessões
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Realizada melhoria na rotina Marcação (HSPAHM29) que permite múltiplos agendamentos para o mesmo procedimento de uma solicitação de sessão, quando for executada através da Solicitação de Sessões (HSPAHM13).
ID do Chamado
TEGPUW
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAHSP
    Países
    • Brasil
    Traduções
    • Português (Brasil)
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    HSPAHM13 – Solicitação de Sessões; HSPAHM29 – Marcação; HSPM24AA – Atendimento Ambulatorial.
    Parâmetros Envolvidos
    MV_AGDMSES.
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Sim
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U_UPDGH110.
    Procedimentos para Implementação

    Antes de executar o compatibilizador U_UPDGH110 é imprescindível:

    a)     Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “PROTHEUS_DATA_SYSTEM”).

    b)     Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)     Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)     Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)     O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

           i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

         ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

        iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

        iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

          v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

        vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

       vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

     

    1.     Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDGH110 no campo Programa Inicial.

    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 12/01/2012.

    2.     Clique em OK para continuar.

    3.     Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.

    4.     Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.     Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.     Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.     Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    8.     Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.     Criação no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    MV_AGDMSES

    Tipo

    L – Lógico

    Descrição

    HSP - Indica se o hospital permite agendamento múltiplo na Solicitação de Sessões (HSPAHM13)

    Valor Padrão

    .F.

    Procedimentos para Configuração

    Procedimentos para Utilização

    1.     No Gestão Hospitalar acesse Atualizações / Controle de Sessões / Movimentação / Solicitação de Sessões (HSPAHM13).

    2.     Preencha os dados apresentados, considerando a nova opção de status 6 – Agendado / Agend. Permitido.

    3.     Na tela exibida, inclua uma solicitação ou selecione uma existente. O campo Status (GKB_STATUS) deve apresentar conteúdo diferente de 3=Agendado.

    4.     Clique em Agendar.

    5.     Responda às perguntas para exibição da rotina Marcação (HSPAHM29). Nela, faça o agendamento para o procedimento selecionado na Solicitação de Sessão (HSPAHM13).

    ·       Agendamento de sessões excedente ao número de sessões solicitado

    Quando a quantidade de sessões que devem ser agendadas, conforme preenchimento do campo Num Sessões (GM8_NUMSES), é maior que a quantidade solicitada na rotina Solicitação de Sessões (HSPAHM13), definida no campo Qtd Solicita (GKB_QTDSOL), o sistema não permite o agendamento e exibe uma mensagem de erro “O número de sessões definido (n) + a quantidade já agendada (n) deste procedimento ultrapassa a quantidade máxima permitida (n) definida na solicitação de sessões (HSPAHM13: GKB_QTDSOL – Qtd Solicita). Verifique!”.

    Dessa forma, altere a quantidade de sessões agendadas preenchendo o campo Num Sessões (GM8_NUMSES) e finalize o agendamento.

     

    ·       Agendamento de sessões menor que o número de sessões solicitado

    Quando a quantidade de sessões agendadas, conforme preenchimento do campo Num Sessões (GM8_NUMSES), for menor que a quantidade solicitada na rotina Solicitação de Sessões (HSPAHM13), definida no campo Qtd Solicita (GKB_QTDSOL), o sistema permite o agendamento e, após a finalização, ajusta o status da solicitação para Agendado / Agend. Permitido e novos agendamentos podem ser realizados.

    Ao realizar novos agendamentos para a solicitação com status Agendada / Agend. Permitido, o sistema valida a quantidade de sessões informada no campo Num Sessões (GM8_NUMSES) e bloqueia o agendamento quando a quantidade de sessões informada juntamente com a quantidade de sessões agendadas para essa solicitação for maior que a quantidade solicitada na rotina Solicitação de Sessões (HSPAHM13), definida no campo Qtd Solicita (GKB_QTDSOL). Entretanto, quando a quantidade de sessões agendadas para a solicitação selecionada for igual à quantidade solicitada na rotina Solicitação de Sessões (HSPAHM13), definida no campo Qtd Solicita (GKB_QTDSOL), o status da solicitação é alterado para Agendado e não é possível realizar novos agendamentos para essa solicitação.

    Caso algum agendamento realizado para a solicitação de sessão selecionada seja cancelado, o status da solicitação é alterado. Se a quantidade de agendamentos restantes for menor que a quantidade solicitada, o status da solicitação é alterado para Agendado / Agend. Permitido e novos agendamentos podem ser realizados para essa solicitação.

     

    ·       Agendamento de procedimentos com data de agendamento maior que a data final de validade da solicitação de sessão

    Ao selecionar uma data maior que a validade da solicitação de sessão, apresentada no campo Dt Fim Vld (GKB_DTFIVL), o sistema não permite o agendamento e exibe uma mensagem de erro. Selecione uma data menor para agendamento.

    Para um agendamento realizado em diversas sessões, conforme conteúdo apresentado no campo Num Sessões (GM8_NUMSES), o sistema verifica se todas as sessões agendadas estão dentro do prazo da data final de validade da solicitação de sessão, definido no campo Dt Fim Vld (GKB_DTFIVL). Nesse caso, a data inicial das sessões selecionadas é inferior à validade, porém, uma ou mais sessões posteriores desse agendamento pode(m) exceder a data final. Dessa forma, o sistema não permite o agendamento e exibe uma mensagem de erro ao clicar em Ok para confirmar o agendamento. Selecione outra data inicial, de maneira que, todas as sessões posteriores sejam agendadas dentro da data de validade final da solicitação e confirme o agendamento.

    Exemplo: uma solicitação de sessão é incluída com data final de validade em 02/03/2012. Ao realizar um agendamento com várias sessões para essa solicitação (5 sessões), o operador pode selecionar como data inicial 01/03/2012. Como o intervalo mínimo entre as sessões é de um dia, três procedimentos seriam agendados para datas posteriores à validade, entretanto, o sistema não permite o agendamento e exibe uma mensagem de erro: “A data de agendamento para o procedimento em dd/mm/aaaa é maior que a validade da solicitação de sessões (dd/mm/aaaa)”.

    Faça a recepção do paciente para o(s) procedimento(s) agendado(s) no Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA).

    Ao selecionar a opção Guias no Atendimento Ambulatorial (HSPM24AA) e o parâmetro MV_AGDMSES apresentar conteúdo igual a .T., a informação apresentada no campo Quantidade (GD7_QTDDES) é verificada e não permite que seja definida a quantidade de sessões maior que a quantidade exibida no campo Qtd Solicita (GKB_QTDSOL) da Solicitação de Sessões (HSPAHM13).

     

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    GKB - Cabeçalho Solicitação.

    GM8 - Agenda Ambulatorial.

    GCY – Atendimentos.

    GD7 - Despesas Pro e Hon Paciente.

    Observações

    • Sem rótulos