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Boletim Técnico: Melhorias na Geração de Agenda e Agenda Clínica
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Realizadas melhorias no Agendamento e Geração de horários para o processo de Clinicas:•	Conferência de horários na rotina de Gerar Agenda (HSPAHM53). •	Exibição da coluna Descrição do setor (GM8_LOCDES) horário marcado na rotina de Agenda Clinica (HSPAHM54).•	Parâmetro MV_FILLESP, que habilita o filtro por local e especialidade na lista de Disponibilidades e Profissionais, após pressionar a tecla [F3] no campo Profissional (GM8_CODCRM) na rotina de Agenda Clinica (HSPAHM54).•	Parâmetro MV_ESTAGEN que desabilita a aba Profissional x Capacidade na rotina de Agenda Clinica (HSPAHM54).•	Atualização através da tecla [F5], dos dados na janela na lista de pacientes agendados para a rotina de Atendimento Ambulatorial (HSM24AA).•	Melhoria na tela de indisponibilização de horários na rotina de Gerar Agenda (HSPAHM53), que mantêm marcados os horários bloqueados mesmo não esteja dentro do período estipulado, para evitar desbloqueio indevido.
ID do Chamado
TEOPWO
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAHSP
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Gera Horários (HSPAHM53), Agenda Clinica (HSPAHM54), Atendimento Ambulatorial (HSM24AA)
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UPDGH036
    Procedimentos para Implementação

    Antes de executar o compatibilizador UPDGH036 é imprescindível:

    a)     Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).

    b)     Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)     Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)     Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)     O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

                              i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                            ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                           iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                           iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                             v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                           vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                          vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

     

    1.     Em Microsiga Protheus Smart Client, digite U_UPDGH036 no campo Programa Inicial.

    2.     Clique em OK para continuar.

    3.     É apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa U_UPDGH036.

    4.     Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.     Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.     Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.     Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    8.     Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.     Criação de perguntas no arquivo SX1 – Perguntas.:

    Pergunte

    Em conferência ?

    Nome

    HSM28C03

    Grupo

    HSM28C

    Ordem

    03

    Tipo

    Combo

    Tamanho

    1

     

    Pergunte

    Da data ?

    Nome

    HSM28F01

    Grupo

    HSM28F

    Ordem

    01

    Tipo

    Data

    Tamanho

    8

     

    Pergunte

    Ate a Data ?

    Nome

    HSM28F02

    Grupo

    HSM28F

    Ordem

    02

    Tipo

    Data

    Tamanho

    8

    Procedimentos para Configuração

    1.     No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Configure os parâmetros a seguir:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_ FILLESP

    Tipo

    L-LOGICO

    Descrição

    HSP- Exibe filtro por local e especialidade na consulta de prof. e Dispon. (Agenda Clinica)

     

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome

    MV_ ESTAGEN

    Tipo

    L-LOGICO

    Descrição

    HSP- Visualiza a aba Profissional x Capacidade na rotina de Agenda Clinica.

    Procedimentos para Utilização

    Conferência de horários gerados

    1.        No Gestão Hospitalar acesse Atualizações / Clinica / Cadastro / Gerar Horários (HSPAHM53).

    2.        Selecione uma disponibilidade e clique em Gerar Agenda.

    3.        Para a pergunta Em Conferencia, atribua Sim, e clique em Ok.

    O Sistema gera os horários com status Conferência, e impossibilita a marcação de agenda até a conferência.

    4.        Para conferir e liberar os horários selecione a disponibilidade e em Ações relacionadas clique em Confere horário.

    5.        Informe o intervalo desejado das datas que têm horários em conferência e clique em Ok.

    Os horários são liberados para marcação de agenda.

    Descrição do setor na lista de marcação na Agenda Clinica

    1.        No Gestão Hospitalar acesse Atualizações / Clinica / Movimentação / Agenda (HSPAHM54).

    2.        Clique em Agendar.

    3.         Preencha os dados do agendamento e após a listagem dos horários, visualize a coluna Descr Setor (GM8_LOCDES).

     

    Filtro por local e especialidade no F3 do profissional

    Para habilitar essa melhoria o parâmetro MV_ FILLESP deve estar atribuído com valor .T.

     

    1.        Preencha os dados para realizar um novo agendamento e no campo Profissional (GM8_CODCRM), pressione a tecla [F3] para abrir a tela de escolha da disponibilidade e profissional.

    2.        Verifique os novos filtros disponibilizados por local de atendimento e especialidade do profissional.

     A especialidade listada é referente à principal atribuída para o profissional através do campo Espec 1 (GBJ_ESPEC1)

     

    Desabilitar aba Profissional x Capacidade

    Para habilitar essa melhoria o parâmetro MV_ESTAGEN deve estar configurado com .T. para visualizar a aba, e .F. para oculta-la.

     

    1.        Verifique a visualização ou não da aba.

     

    Atualização dos pacientes agendados no atendimento ambulatorial através do F5

     

    1.        Acesse Atualizações / Atendimento / Ambulatorial (HSM24AA).

    2.        Clique em Recepcionar.

    3.        É exibida a janela com os pacientes agendados para serem atendidos, mantenha a janela aberta.

    4.        Realize um agendamento na rotina de Agenda Clinica (HSPAHM54).

    5.        Em seguida, na janela mantida aberta pressione a tecla [F5] para visualizar o novo paciente agendado.

     

    Horários bloqueados marcados na indisponibilização de horários

     

    1.        Acesse Atualizações/ Clinica/ Cadastro/ Gerar horários (HSPAHM53) e selecione uma disponibilidade que possua horários bloqueados.

    2.        Clique em Indisponibiliza.

    3.        Selecione um período do dia fora do horário bloqueado.

    4.        Verifique que o horário bloqueado fica marcado evitando a liberação indevida.

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    GM8 – Horários da Agenda

    GFR - Especialidade

    GBJ - Profissionais               

    Observações

    • Sem rótulos