Implementada melhoria que consiste na criação da rotina IPPEX (EECEI103) com o objetivo de integrar as informações contidas no Easy Export Control (SIGAEEC) com entidades certificadoras online (via Portal), eliminando a necessidade do exportador redigitá-las, uma vez que, já contidas no sistema, aumenta a confiabilidade destes dados.
- SIGAEEC
- nenhum
- todos
- todos
· Aplicar atualização dos programas UEINTFACISC.PRW, AVFRM105.PRW, EECEI102.PRW, EECEI103.PRW, EECCAD00.PRW, AVUPDATE01.PRW, AVOBJECT.PRW, AVGERAL.PRW,sdurecall.png, bmppost.png, reload.png e sdufind.png
· Para que as alterações sejam efetuadas, é necessário executar a função U_UEINTFACISC.
Importante:
Antes de executar o compatibilizador UEINTFACISC, é imprescindível:
a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS11_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM”);
b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão Protheus®, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus®, o que poderá ocasionar a sobre gravação de índices personalizados caso não estejam identificados pelo nickname.
1. Em Microsiga Protheus ByYouSmartClient, campo Programa Inicial, digite U_UEINTFACISC.
2. Clique em Ok para continuar.
3. Ao confirmar, é apresentada uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
5. Em seguida, é apresentada a janela de Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas.
6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
7. Selecione a empresa e dê duplo clique para visualizar o histórico (log).
8. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
9. Clique em OK para encerrar o processamento.
1. Criação de pergunta no arquivo - SX1 – Cadastro de Perguntes:
Grupo | EI103A | EI103A |
Ordem | 01 | 02 |
Pergunta | Embarque nº: | NºInvoice: |
Tipo | C | C |
Tamanho | 20 | 20 |
2. Alteração de tabela no arquivo -SX2– Tabelas:
Chave | E11 | E12 |
Nome | Acordo Comercial | Histórico de Integração |
Modo | C | E |
Único | E11_FILIAL+E11_CODACO+E11_DESRED | E12_FILIAL+E12_ARQUIV+E12_DATACR+E12_HORACR |
Pyme | N | N |
Módulo | 29 | 29 |
3. Criação de campo no arquivo -SX3 – Campos:
· Tabela E12 – Histórico de Integração FACISC:
Ordem | 01 | 02 |
Campo | E12_FILIAL | E12_ARQUIV |
Tipo | C | C |
Tamanho | 2 | 52 |
Decimal | 0 | 0 |
Contexto | R | R |
Título | Filial | Arquivo Int. |
Descrição | Filial | Arquivo de integração |
Help | Filial | Nome do arquivo gerado para a integração |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Não | Sim |
Browser | Não | Sim |
Ordem | 03 | 04 |
Campo | E12_TIPO | E12_STATUS |
Tipo | C | C |
Tamanho | 2 | 1 |
Decimal | 0 | 0 |
Contexto | R | R |
Título | Tipo | Status |
Descrição | Tipo de integração | Status do arquivo |
Help | Indica o tipo do serviço. | Status de envio do arquivo |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Sim | Sim |
Browser | Não | Não |
Ordem | 05 | 06 |
Campo | E12_PREEMB | E12_NRINVO |
Tipo | C | C |
Tamanho | 20 | 20 |
Decimal | 0 | 0 |
Contexto | R | R |
Título | Prep.Embarq. | NºInvoice |
Descrição | Preparacao embarque | NºInvoice |
Help | Processo de embarque | Numero da invoice do embarque |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Sim | Sim |
Browser | Sim | Sim |
Ordem | 07 | 08 |
Campo | E12_USUACR | E12_DATACR |
Tipo | C | D |
Tamanho | 25 | 8 |
Decimal | 0 | 0 |
Contexto | R | R |
Título | Usuário | Data Geração |
Descrição | Usuário que gerou o arq. | Data de geração do arq. |
Help | Usuario efetuou a criação do arquivo | Data de criação do arquivo de integração |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Sim | Sim |
Browser | Sim | Sim |
Ordem | 09 | 10 |
Campo | E12_HORACR | E12_USUAEN |
Tipo | C | C |
Tamanho | 8 | 25 |
Decimal | 0 | 0 |
Contexto | R | R |
Título | Hora Geração | Usuário |
Descrição | Hora da geração do arq. | Usuário que enviou arq. |
Help | Hora de criação do arquivo de integração | Usuário que efetuou o envio do arquivo de integração |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Sim | Sim |
Browse | Sim | Sim |
Ordem | 11 | 12 |
Campo | E12_DATAEN | E12_HORAEN |
Tipo | D | C |
Tamanho | 8 | 8 |
Decimal | 0 | 0 |
Contexto | R | R |
Título | Data Envio | Hora Envio |
Descrição | Data de envio do arquivo | Hora de envio do arquivo |
Help | Data de envio efetuado do arquivo de integração | Hora de envio do arquivo de integração |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Sim | Sim |
Browser | Sim | Sim |
Ordem | 13 | 14 |
Campo | E12_OBSERV | E12_ARQTIP |
Tipo | C | C |
Tamanho | 200 | 1 |
Decimal | 0 | 0 |
Contexto | R | R |
Título | Observação | Tipo Arquivo |
Descrição | Observação do arquivo após o envio. | Tipo do arquivo, é Fatura ou Certificado de Origem |
Nível | 1 | 1 |
Usado | Sim | Sim |
Browser | Sim | Não |
· Tabela E11 – Acordo Comercial:
Ordem | 06 |
Campo | E11_INTEGR |
Tipo | C |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Contexto | R |
Título | Integracao |
Descrição | Integração |
Help | O Nome da Integração. |
Nível | 1 |
Obrigatório | Não |
Usado | Sim |
Browser | Sim |
· Tabela EEI – Tabela de Normas:
Ordem | 12 |
Campo | EEI_ACCOME |
Tipo | C |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Contexto | R |
Título | Acordo Com. |
Descrição | Cód. Acordo Comercial |
Help | Acordo comercial ao qual a norma de origem está vinculada |
Cons. Padrão | EECE11 |
Nível | 1 |
Obrigatório | Não |
Usado | Sim |
Browser | Sim |
4. Alteração do Campo no arquivo -SX3 - Campos:
· Tabela EXN – PRODUTO X NORMA/ ACORDO X PAIS:
Ordem | 07 |
Campo | EXN_ACORDO |
Tipo | C |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Contexto | R |
Título | Acord. Com. |
Descrição | Acordo Comercial |
Help | Código do acordo comercial |
Cons. Padrão | EECE11 |
Val. Sistema | ExistCpo("E11", M->EXN_ACORDO) |
Nível | 1 |
Obrigatório | Não |
Usado | Não |
Browser | Não |
· Tabela E11 – Acordo Comercial:
Ordem | 01 | 02 |
Campo | E11_FILIAL | E11_CODACO |
Tipo | C | C |
Tamanho | 2 | 2 |
Decimal | 0 | 0 |
Formato |
| @! |
Contexto | R | R |
Título | Filial | Cód. Acord. |
Descrição | Filial | Cód. Acordo Comercial |
Help |
| Código do acordo comercial |
Val. Sistema |
| ExistChav("E11") |
Nível | 1 | 1 |
Obrigatório | Sim | Sim |
Usado | Não | Sim |
Browser | Não | Sim |
5. Criação de índices no arquivo SIX - Índices:
Índice | E11 | E12 |
Ordem | 1 | 1 |
Chave | E11_FILIAL + E11_CODACO + E11_DESRED | E12_FILIAL + E12_STATUS + E12_TIPO |
Descrição | Acordo Comercial | Status + Tipo |
Proprietário | S | S |
Índice | E12 | E12 |
Ordem | 2 | 3 |
Chave | E12_FILIAL + E12_ARQUIV + E12_PREEMB + E12_STATUS | E12_FILIAL+E12_ARQUIV+E12_PREEMB+E12_NRINVO+E12_STATUS |
Descrição | Arquivo + Embarque + Status | Arquivo + Embarque + NºInvoice + Status |
Proprietário | S | S |
Índice | E12 |
Ordem | 4 |
Chave | E12_FILIAL+E12_PREEMB+E12_NRINVO+E12_ARQTIP |
Descrição | Embarque + NºInvoice + Tipo arquivo |
Proprietário | S |
6. Criação de consulta padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
· Pesquisa EXP2:
Alias | EXP2 | EXP2 |
Tipo | 1 | 2 |
Seqüência | 01 | 01 |
Coluna | DB | 01 |
Descrição | N.º Invoice | N.º Invoice |
Contém | EXP |
|
Alias | EXP2 | EXP2 |
Tipo | 4 | 5 |
Seqüência | 01 | 01 |
Coluna | 01 |
|
Descrição | N.º Invoice |
|
Contém | EXP_NRINVO | EXP->EXP_NRINVO |
Alias | EXP2 |
Tipo | 6 |
Seqüência | 01 |
Coluna |
|
Contém | EXP_FILIAL + EXP_PREEMB == xFilial('EXP') + EEC->EEC_PREEMB |
7. Alteração de consulta padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
· Pesquisa EEI:
Alias | EEI |
Tipo | 3 |
Seqüência | 01 |
Coluna | 01 |
Descrição | Cadastra Novo |
Contém | 01#EECAT180(3) |
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/ Cadastro/ Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Easy Export Control (SIGAEEC), conforme instruções a seguir:
Menu | Miscelanea |
Nome da rotina | Integração – Ippex |
Programa | EECEI103 |
Módulo | Easy Export Control |
Tipo | 1-Função Protheus |
Sequência 001 - Acordo Comercial:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Acordo Comercial (EECEI103).
2. Selecione o registro e clique na opção Alterar.
3. Insira as informações do acordo comercial. Na barra de ferramentas clique na opção + País.
4. Informe o país que fará parte deste acordo e clique em Confirmar.
5. Visualize o país que faz parte do acordo comercial. Clique na opção Confirmar para gravar a alteração do acordo comercial.
Sequência 002 - Normas:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Normas (EECAT180).
2. Clique na opção Incluir.
3. Insira as informações necessárias da Norma. Importante informar o campo Acordo Com (EEI_ACCOME). Clique em Confirmar.
4. Após a confirmação de inclusão será possível alterar, visualizar e excluir o registro.
Sequência 003 - Produtos:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Cadastros \ Produtos (EECAC120).
2. Clique na opção Alterar.
3. Verifique as informações do produto. Clique em Normas.
4. Informe os campos País Norma (EXN_PAIS) e Cod. Norma (EXN_NORMA). Clique em Confirmar para confirmar a inclusão da norma.
5. Confira os dados do produto e clique em Confirmar para gravar.
6. Após a confirmação de inclusão será possível alterar, visualizar e excluir o registro.
Sequência 004 - Ippex:
Pré-Requisitos:
· Ter um Acordo Comercial vinculado com o país de entrega que será cadastrado no Pedido de Exportação (conforme seqüência 001).
· Ter uma Norma cadastrada e vinculada com o Acordo Comercial (conforme seqüência 002).
· Ter o item do Pedido de Exportação vinculado com a Norma e o país de entrega (conforme sequência 003).
· Ter um Embarque com suas invoices cadastradas e os containers/lotes carregados.
Gerar Arquivo:
1. No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Miscelânea / Ippex (EECEI103).
2. O sistema apresenta a janela Central de Integrações. No lado esquerdo da tela clique em Serviços / Fatura-C.Origem / Não Enviados e em seguida dê um duplo clique na opção Novo Arquivo.
3. Informe o embarque e o número da invoice. Clique em Confirmar.
4. O sistema apresentará a mensagem de confirmação de arquivos gerados, clique em Confirmar.
5. Os arquivos gerados estão na pasta de serviços Não Enviados.
Enviar Arquivo:
1. Para enviar os arquivos selecione o serviço Não Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Enviar Arquivo localizado abaixo da tela no item Ações.
2. Clique em Confirmar para confirmar a gravação do arquivo no diretório de enviados.
3. O sistema abre uma janela para confirmação da alteração do status do arquivo para enviados, clique em Sim.
4. Os arquivos enviados estão na pasta de Serviços Enviados.
Retornar Arquivo:
1. Para retornar os arquivos selecione o serviço Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Retornar Arquivo.
2. Informe se os arquivos foram aceitos ou rejeitados e uma observação caso tenha necessidade e clique em Confirmar.
3. Os arquivos enviados se encontram no serviço Aceitos ou no item Rejeitados. Clique em Confirmar. O sistema apresenta a mensagem Operação finalizada com sucesso.
Visualizar Arquivo:
1. Para visualizar um arquivo, selecione um dos serviços, escolha um dos arquivos e em seguida na pasta Ações clique duas vezes na opção Visualizar Arquivo.
Tabelas Utilizadas | EXN – Produtox Norma / Acordo x País; E11 – Acordo Comercial; E12 – Histórico de Integração FACISC; EEI – Tabela de Normas. |