Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Integração Facisc -- 112978

Boletim Técnico: Integração Facisc
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementada melhoria que consiste na criação da rotina IPPEX (EECEI103) com o objetivo de integrar as informações contidas no Easy Export Control (SIGAEEC) com entidades certificadoras online (via Portal), eliminando a necessidade do exportador redigitá-las, uma vez que, já contidas no sistema, aumenta a confiabilidade destes dados.
ID do Chamado
SCYVSL
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAEEC
    Portais
    • nenhum
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    EECEI102 – Acordo Comercial; EECAT180 – Normas; EECAC120 – Produtos; EECEI103 – Integração – Ippex.
    Número da FNC
    000000245932010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UEINTFACISC,
    Procedimentos para Implementação

    ·         Aplicar atualização dos programas UEINTFACISC.PRW, AVFRM105.PRW, EECEI102.PRW, EECEI103.PRW, EECCAD00.PRW, AVUPDATE01.PRW, AVOBJECT.PRW, AVGERAL.PRW,sdurecall.png, bmppost.png, reload.png e sdufind.png

    ·         Para que as alterações sejam efetuadas, é necessário executar a função U_UEINTFACISC.

     Importante:

    Antes de executar o compatibilizador UEINTFACISC, é imprescindível:

    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS11_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM”);

    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão Protheus®, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus®, o que poderá ocasionar a sobre gravação de índices personalizados caso não estejam identificados pelo nickname.

     

    1.   Em Microsiga Protheus ByYouSmartClient, campo Programa Inicial, digite U_UEINTFACISC.

    2.   Clique em Ok para continuar.

    3.   Ao confirmar, é apresentada uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    4.   Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.

    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    5.   Em seguida, é apresentada a janela de Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas.

    6.   Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.   Selecione a empresa e dê duplo clique para visualizar o histórico (log).

    8.   Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    9.   Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.   Criação de pergunta no arquivo - SX1 – Cadastro de Perguntes:

    Grupo

    EI103A

    EI103A

    Ordem

    01

    02

    Pergunta

    Embarque nº:

    NºInvoice:

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    20

    20

    2.   Alteração de tabela no arquivo -SX2– Tabelas:

    Chave

    E11

    E12

    Nome

    Acordo Comercial

    Histórico de Integração

    Modo

    C

    E

    Único

    E11_FILIAL+E11_CODACO+E11_DESRED

    E12_FILIAL+E12_ARQUIV+E12_DATACR+E12_HORACR

    Pyme

    N

    N

    Módulo

    29

    29

    3.   Criação de campo no arquivo -SX3 – Campos:

    ·         Tabela E12 – Histórico de Integração FACISC:

    Ordem

    01

    02

    Campo

    E12_FILIAL

    E12_ARQUIV

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    2

    52

    Decimal

    0

    0

    Contexto

    R

    R

    Título

    Filial

    Arquivo Int.

    Descrição

    Filial

    Arquivo de integração

    Help

    Filial

    Nome do arquivo gerado para a integração

    Nível

    1

    1

    Usado

    Não

    Sim

    Browser

    Não

    Sim

     

    Ordem

    03

    04

    Campo

    E12_TIPO

    E12_STATUS

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    2

    1

    Decimal

    0

    0

    Contexto

    R

    R

    Título

    Tipo

    Status

    Descrição

    Tipo de integração

    Status do arquivo

    Help

    Indica o tipo do serviço.

    Status de envio do arquivo

    Nível

    1

    1

    Usado

    Sim

    Sim

    Browser

    Não

    Não

     

    Ordem

    05

    06

    Campo

    E12_PREEMB

    E12_NRINVO

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    20

    20

    Decimal

    0

    0

    Contexto

    R

    R

    Título

    Prep.Embarq.

    NºInvoice

    Descrição

    Preparacao embarque

    NºInvoice

    Help

    Processo de embarque

    Numero da invoice do embarque

    Nível

    1

    1

    Usado

    Sim

    Sim

    Browser

    Sim

    Sim

     

    Ordem

    07

    08

    Campo

    E12_USUACR

    E12_DATACR

    Tipo

    C

    D

    Tamanho

    25

    8

    Decimal

    0

    0

    Contexto

    R

    R

    Título

    Usuário

    Data Geração

    Descrição

    Usuário que gerou o arq.

    Data de geração do arq.

    Help

    Usuario efetuou a criação do arquivo

    Data de criação do arquivo de integração

    Nível

    1

    1

    Usado

    Sim

    Sim

    Browser

    Sim

    Sim

     

    Ordem

    09

    10

    Campo

    E12_HORACR

    E12_USUAEN

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    8

    25

    Decimal

    0

    0

    Contexto

    R

    R

    Título

    Hora Geração

    Usuário

    Descrição

    Hora da geração do arq.

    Usuário que enviou arq.

    Help

    Hora de criação do arquivo de integração

    Usuário que efetuou o envio do arquivo de integração

    Nível

    1

    1

    Usado

    Sim

    Sim

    Browse

    Sim

    Sim

     

    Ordem

    11

    12

    Campo

    E12_DATAEN

    E12_HORAEN

    Tipo

    D

    C

    Tamanho

    8

    8

    Decimal

    0

    0

    Contexto

    R

    R

    Título

    Data Envio

    Hora Envio

    Descrição

    Data de envio do arquivo

    Hora de envio do arquivo

    Help

    Data de envio efetuado do arquivo de integração

    Hora de envio do arquivo de integração

    Nível

    1

    1

    Usado

    Sim

    Sim

    Browser

    Sim

    Sim

     

    Ordem

    13

    14

    Campo

    E12_OBSERV

    E12_ARQTIP

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    200

    1

    Decimal

    0

    0

    Contexto

    R

    R

    Título

    Observação

    Tipo Arquivo

    Descrição

    Observação do arquivo após o envio.

    Tipo do arquivo, é Fatura ou Certificado de Origem

    Nível

    1

    1

    Usado

    Sim

    Sim

    Browser

    Sim

    Não

    ·         Tabela E11 – Acordo Comercial:

    Ordem

    06

    Campo

    E11_INTEGR

    Tipo

    C

    Tamanho

    10

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Contexto

    R

    Título

    Integracao

    Descrição

    Integração

    Help

    O Nome da Integração.

    Nível

    1

    Obrigatório

    Não

    Usado

    Sim

    Browser

    Sim

    ·         Tabela EEI – Tabela de Normas:

    Ordem

    12

    Campo

    EEI_ACCOME

    Tipo

    C

    Tamanho

    2

    Decimal

    0

    Contexto

    R

    Título

    Acordo Com.

    Descrição

    Cód. Acordo Comercial

    Help

    Acordo comercial ao qual a norma de origem está vinculada

    Cons. Padrão

    EECE11

    Nível

    1

    Obrigatório

    Não

    Usado

    Sim

    Browser

    Sim

    4.   Alteração do Campo no arquivo -SX3 - Campos:

    ·         Tabela EXN – PRODUTO X NORMA/ ACORDO X PAIS:

    Ordem

    07

    Campo

    EXN_ACORDO

    Tipo

    C

    Tamanho

    2

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Contexto

    R

    Título

    Acord. Com.

    Descrição

    Acordo Comercial

    Help

    Código do acordo comercial

    Cons. Padrão

    EECE11

    Val. Sistema

    ExistCpo("E11", M->EXN_ACORDO)

    Nível

    1

    Obrigatório

    Não

    Usado

    Não

    Browser

    Não

    ·         Tabela E11 – Acordo Comercial:

    Ordem

    01

    02

    Campo

    E11_FILIAL

    E11_CODACO

    Tipo

    C

    C

    Tamanho

    2

    2

    Decimal

    0

    0

    Formato

     

    @!

    Contexto

    R

    R

    Título

    Filial

    Cód. Acord.

    Descrição

    Filial

    Cód. Acordo Comercial

    Help

     

    Código do acordo comercial

    Val. Sistema

     

    ExistChav("E11")

    Nível

    1

    1

    Obrigatório

    Sim

    Sim

    Usado

    Não

    Sim

    Browser

    Não

    Sim

    5.   Criação de índices no arquivo SIX - Índices:

    Índice

    E11

    E12

    Ordem

    1

    1

    Chave

    E11_FILIAL + E11_CODACO + E11_DESRED

    E12_FILIAL + E12_STATUS + E12_TIPO

    Descrição

    Acordo Comercial

    Status + Tipo

    Proprietário

    S

    S

     

    Índice

    E12

    E12

    Ordem

    2

    3

    Chave

    E12_FILIAL + E12_ARQUIV + E12_PREEMB + E12_STATUS

    E12_FILIAL+E12_ARQUIV+E12_PREEMB+E12_NRINVO+E12_STATUS

    Descrição

    Arquivo + Embarque + Status

    Arquivo + Embarque + NºInvoice + Status

    Proprietário

    S

    S

     

    Índice

    E12

    Ordem

    4

    Chave

    E12_FILIAL+E12_PREEMB+E12_NRINVO+E12_ARQTIP

    Descrição

    Embarque + NºInvoice + Tipo arquivo

    Proprietário

    S

    6.   Criação de consulta padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

    ·         Pesquisa EXP2:

    Alias

    EXP2

    EXP2

    Tipo

    1

    2

    Seqüência

    01

    01

    Coluna

    DB

    01

    Descrição

    N.º Invoice

    N.º Invoice

    Contém

    EXP

     

     

    Alias

    EXP2

    EXP2

    Tipo

    4

    5

    Seqüência

    01

    01

    Coluna

    01

     

    Descrição

    N.º Invoice

     

    Contém

    EXP_NRINVO

    EXP->EXP_NRINVO

     

    Alias

    EXP2

    Tipo

    6

    Seqüência

    01

    Coluna

     

    Contém

    EXP_FILIAL + EXP_PREEMB == xFilial('EXP') + EEC->EEC_PREEMB

    7. Alteração de consulta padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

    ·         Pesquisa EEI:

    Alias

    EEI

    Tipo

    3

    Seqüência

    01

    Coluna

    01

    Descrição

    Cadastra Novo

    Contém

    01#EECAT180(3)

    Procedimentos para Configuração

    1.   No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/ Cadastro/ Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Easy Export Control (SIGAEEC), conforme instruções a seguir:

     

    Menu

    Miscelanea

    Nome da rotina

    Integração – Ippex

    Programa

    EECEI103

    Módulo

    Easy Export Control

    Tipo

    1-Função Protheus

    Procedimentos para Utilização

    Sequência 001 - Acordo Comercial:

    1.   No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Acordo Comercial (EECEI103).

    2.   Selecione o registro e clique na opção Alterar.

    3.   Insira as informações do acordo comercial. Na barra de ferramentas clique na opção + País.

    4.   Informe o país que fará parte deste acordo e clique em Confirmar.

    5.   Visualize o país que faz parte do acordo comercial. Clique na opção Confirmar para gravar a alteração do acordo comercial.

     

    Sequência 002 - Normas:

    1.   No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Tabelas \ Normas (EECAT180).

    2.   Clique na opção Incluir.

    3.   Insira as informações necessárias da Norma. Importante informar o campo Acordo Com (EEI_ACCOME). Clique em Confirmar.

    4.   Após a confirmação de inclusão será possível alterar, visualizar e excluir o registro.

     

    Sequência 003 - Produtos:

    1.   No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Atualizações \ Cadastros \ Produtos (EECAC120).

    2.   Clique na opção Alterar.

    3.   Verifique as informações do produto. Clique em Normas.

    4.   Informe os campos País Norma (EXN_PAIS) e Cod. Norma (EXN_NORMA). Clique em Confirmar para confirmar a inclusão da norma.

    5.   Confira os dados do produto e clique em Confirmar para gravar.

    6.   Após a confirmação de inclusão será possível alterar, visualizar e excluir o registro.

     

     

    Sequência 004 - Ippex:

    Pré-Requisitos:

     

    ·         Ter um Acordo Comercial vinculado com o país de entrega que será cadastrado no Pedido de Exportação (conforme seqüência 001).

    ·         Ter uma Norma cadastrada e vinculada com o Acordo Comercial (conforme seqüência 002).

    ·         Ter o item do Pedido de Exportação vinculado com a Norma e o país de entrega (conforme sequência 003).

    ·         Ter um Embarque com suas invoices cadastradas e os containers/lotes carregados.

    Gerar Arquivo:

    1.   No Easy Export Control (SIGAEEC) acesse Miscelânea / Ippex (EECEI103).

    2.   O sistema apresenta a janela Central de Integrações. No lado esquerdo da tela clique em Serviços / Fatura-C.Origem / Não Enviados e em seguida dê um duplo clique na opção Novo Arquivo.

    3.   Informe o embarque e o número da invoice. Clique em Confirmar.

    4.   O sistema apresentará a mensagem de confirmação de arquivos gerados, clique em Confirmar.

    5.   Os arquivos gerados estão na pasta de serviços Não Enviados.

    Enviar Arquivo:

    1.   Para enviar os arquivos selecione o serviço Não Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Enviar Arquivo localizado abaixo da tela no item Ações.

    2.   Clique em Confirmar para confirmar a gravação do arquivo no diretório de enviados.

    3.   O sistema abre uma janela para confirmação da alteração do status do arquivo para enviados, clique em Sim.

    4.   Os arquivos enviados estão na pasta de Serviços Enviados.

    Retornar Arquivo:

    1.   Para retornar os arquivos selecione o serviço  Enviados, escolha um dos arquivos e em seguida clique duas vezes na opção Retornar Arquivo.

    2.   Informe se os arquivos foram aceitos ou rejeitados e uma observação caso tenha necessidade e clique em Confirmar.

    3.   Os arquivos enviados se encontram no serviço Aceitos ou no item Rejeitados. Clique em Confirmar. O sistema apresenta a mensagem Operação finalizada com sucesso.

    Visualizar Arquivo:

    1.   Para visualizar um arquivo, selecione um dos serviços, escolha um dos arquivos e em seguida na pasta Ações clique duas vezes na opção Visualizar Arquivo.

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    EXN – Produtox Norma / Acordo x País;

    E11 – Acordo Comercial;

    E12 – Histórico de Integração FACISC;

    EEI – Tabela de Normas.

    • Sem rótulos