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CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Por meio da lista de Documentos Fiscais, é possível incluir, modificar, copiar e visualizar documentos fiscais. Estas ações compartilham a mesma interface para o preenchimento e visualização das informações, com pequenas diferenças de funcionamento relativas à opção escolhida. 

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

O formulário de Documento Fiscal é acessível por meio das seguintes ações da lista de Documentos Fiscais: botão Novo Documento e as opções Editar, Copiar e Visualizar disponíveis nos três pontos na linha do documento.


Os campos do cabeçalho do documento são chave do documento, por isso a combinação destes campos não pode se repetir entre dois documentos. As demais informações do documento estão nas abas Geral, Endereço, Registro de Importação, Transporte e Observações, que serão detalhadas a seguir. 

A aba Registro de Importação, só será exibida para os documentos que utilizarem natureza de operação de importação.

Opções: 

    • Novo Documento:
      Clique na opção Novo Documento, para habilitar os campos para cadastrar os dados do documento. 
      Os campos Número do Documento, Série, Natureza de Operação Emitente e Estabelecimento são chave do documento, por isso a combinação destes campos não pode se repetir entre dois documentos. As demais informações do documento estão nas abas Geral, Endereço, Registro de Importação, Transporte e Observações, que serão detalhadas a seguir. 

    • Editar:
      Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Editar.
      Ao executar a ação Editar, os campos das abas Geral, Endereço, Registro de Importação, Transporte e Observações serão habilitados para edição. Os campos Número do Documento, Série, Natureza de Operação, Emitente e Estabelecimento que compõem a chave do documento continuaram desabilitados.

    • Copiar:
      Para aproveitar os dados já cadastrados em outros documentos e criar um novo documento fiscal de forma ágil, existe a ação Copiar.
      Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Copiar.
      Ao selecionar essa ação, todos os campos que compõem a chave do documento e os campos das abas Geral, Endereço, Registro de Importação, Transporte e Observações ficarão habilitados para edição.

    • Visualizar:
      Caso seja necessário consultar o documento sem correr o risco de alterar qualquer informação, é possível realizar essa ação através da opção Visualizar.
      Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Visualizar.
      Ao selecionar essa ação, será exibido os dados do documento com todos os campos desabilitados.
       


Segue o detalhamento das abas:


Campos chave do documento: 




Dados gerais do documento.




Na aba Endereço são apresentados os endereços do Remetente e o Endereço de Entrega.

No quadro Remetente é exibido o endereço do cadastro e não é salvo no documento fiscal, por isso os campos deste quadro estão desabilitados. 



Para facilitar o cadastro do Endereço de Entrega, busque no campo Código do endereço de Entrega os locais de entrega do destinatário. 



Os campos do quadro Endereço de Entrega, serão preenchidos de acordo com código selecionado. 


Voltar para o início da aba Endereço


A aba Registro de Importação, só será exibida para os documentos que utilizarem natureza de operação de importação.

Dados da importação do documento. 



Dados da empresa transportadora e veículo utilizado no transporte dos itens do documento.



Observações para o documento.



03. TELA DAS OPÇÕES NOVO DOCUMENTO, EDITAR, COPIAR E VISUALIZAR

Ações disponíveis no formulário de cadastro e manutenção dos documentos:


Ações das opções Novo Documento e Copiar

AçãoComportamento
CancelarFecha o cadastro de documentos e retorna para a lista de Documento Fiscal.
Salvar DocumentoSalva os dados do documento e exibe uma mensagem com as duas opções:  
  • Tela principal: retorna para lista de Documentos Fiscal;
  • Avançar: acessa o cadastro de itens.


Ações da opção Editar

AçãoComportamento
Outras ações - Itens Acessa o formulário da lista de Itens do Documento, para realizar inclusão e manutenção dos itens.
Outras ações - Registro de ExportaçãoAcessa o cadastro de Registros de Exportação, esta opção será exibida só para os documentos de exportação.
Outras ações - Informações Adicionais

Permite a manutenção das informações adicionais do documento.

Importante

Quando pressionado o botão de Informações Adicionais, é aberto o programa CD4035 para que as informações possam ser manipuladas antes do documento fiscal ser efetivada, como depois de sua confirmação, tanto para documentos de entrada como para documentos de saída, possibilitando a digitação de informações necessárias ao preenchimento do arquivo SPED Fiscal.

Informação

Para informações adicionais, clique aqui: Informações Adicionais da Nota Fiscal - CD4035

Outras ações - Total de TributosAcessa formulário com os totais de tributos e valores contábeis e totais dos impostos do documento.
Voltar Retorna para a lista de Documentos Fiscais.
Salvar DocumentoSalva os dados do documento e exibe uma mensagem com as duas opções:  
  • Tela principal: retorna para lista de Documentos Fiscal;
  • Avançar: acessa o cadastro de itens.


Ações da opção Visualizar

AçãoComportamento
Outras ações - Registro de ExportaçãoAcessa o cadastro de registros de exportação no modo visualização, esta opção será exibida só para os documentos de exportação.
Outras ações - Informações Adicionais

Permite o acesso somente para consultas das informações adicionais do documento quando está no modo visualização.

Importante

Quando pressionado o botão de Informações Adicionais, é aberto o programa CD4035 para que as informações adicionais do documento possam ser visualizadas antes do documento fiscal ser efetivado, como depois de sua confirmação, tanto para documentos de entrada como para documentos de saída.

Informação

Para informações adicionais, clique aqui: Informações Adicionais da Nota Fiscal - CD4035

Outras ações - Total de TributosAcessa formulário com os totais de tributos e valores contábeis e totais dos impostos do documento.
VoltarRetorna para a lista de Documentos Fiscais.



Campos do formulário de cadastro e manutenção dos documentos:


Campos do cabeçalho da documento, estes campos formam a chave do documento: 

CampoDescrição
Número do DocumentoNúmero do documento fiscal. O valor informado no campo deve ser maior que zero e ter no máximo 15 caracteres.
SérieSérie do documento fiscal, deve estar previamente cadastrado na rotina de Manutenção de Séries de Nota Fiscal.
Natureza de OperaçãoNatureza de operação do documento fiscal, deve estar previamente cadastrado na rotina de Manutenção de Natureza de Operação.
Cliente/Fornecedor

Código do cliente ou fornecedor do documento fiscal, deve estar previamente cadastrado na rotina de Manutenção de Cliente  para documentos de saída ou  Manutenção do Fornecedor para documentos de entrada.

Informação

  • Para documento de entrada, informe o emitente do documento ou do remetente das mercadorias;
  • Para documento de saída, informe o adquirente.
EstabelecimentoEstabelecimento do documento fiscal, deve estar previamente cadastrado na rotina de Manutenção de Estabelecimentos.


Campos da aba Geral:

Campo

Descrição

Data de Emissão Data de emissão do documento. É sugerido o dia atual, porém pode ser alterado.
Data do DocumentoData de entrada do documento no sistema, deve ser maior ou igual à data de emissão. É sugerido o dia atual, porém pode ser alterado.
Data de SaídaData de saída do documento, deve ser maior ou igual à data de emissão. Disponível apenas para documentos de saída.
Mensagem

Inserir o código da mensagem que deve sair na Nota Fiscal.

Espécie do DocumentoEspécie do documento, é preenchido de acordo com o valor informado na natureza de operação, porém pode ser alterado.
Origem do Documento

Indica a origem do documento, é preenchido automaticamente de acordo com a origem do documento:

  • 1 - Faturamento;
  • 2 - Recebimento;
  • 3 - Implantação Manual:
  • 4 - GFE.
Destino da Mercadoria

Indica o destino da mercadoria:

  • 1 - Comércio ou Indústria;
  • 2 - Consumo Próprio ou Ativo.
% Redução de ICMSPercentual de redução da base de cálculo do ICMS.
% Redução de ISS Percentual de redução da base de cálculo do ISS.
ICMS ComplementarValor de ICMS Complementar do documento.
Baixa Estoque?Indica se o documento movimenta o estoque.
Estorno ICMSIndica se o ICMS do documento deve ser estornado.
Estorno IPIIndica se o IPI do documento deve ser estornado.
Código Observação

Indica o tipo do código de observação do documento:

  • 1 - Industrialização;
  • 2 - Comércio;
  • 3 - Devolução;
  • 4 - Serviço;
  • 5 - Frete CIF;
  • 6 - Frete FOB;
  • 7 - Frete Outros.
Cupom Fiscal Inicial

Número do cupom fiscal inicial, é preenchido com o número do documento. Disponível apenas para os documentos que utilizarem a natureza de operação com a parametrização referente ao cupom fiscal.  Só é apresentado em tela caso o modelo do documento seja 18.

Cupom Fiscal FinalNúmero do cupom fiscal final, deve ter um valor maior ou igual ao cupom fiscal inicial. Disponível apenas para os documentos que utilizarem a natureza de operação com a parametrização referente ao cupom fiscal.  Só é apresentado em tela caso o modelo do documento seja 18.
Nível de RestituiçãoNível de Restituição do documento. Disponível de acordo com a legislação dos estados.
Percentual de RestituiçãoPercentual de Restituição do documento. Disponível de acordo com a legislação dos estados.
Operação não Efetivada

Indica que se trata de uma operação não efetivada.

Informação

Operação não efetivada é válida apenas para notas fiscais de entrada (devolução com própria nota fiscal).

Alíquota ICMS Simples NacionalAlíquota do ICMS para o regime tributário Simples Nacional. Disponível apenas se o estabelecimento for adepto do regime tributário em questão. Só é apresentado em tela caso o estabelecimento informado seja optante do simples nacional.
CFOPCFOP do documento, é preenchido de acordo com o valor informado na natureza de operação, porém pode ser alterado.
Chave de Acesso

Chave de acesso eletrônica do documento. 

Informação

O código da chave é composto por: Código da UF + AAMM da emissão + CNPJ do emitente + Modelo, série e número da NF-e + código numérico + dígito verificador.

Importante

Os componentes da chave de acesso eletrônica serão carregados automaticamente após o preenchimento dos campos chave do documento, assim como a data do documento, caso as parametrizações da natureza de operação, série, emitente e estabelecimento estejam corretas. Caso o modelo do documento seja eletrônico (55, 57, 65, 66, 67) mas as parametrizações não estejam corretas, os campos ficarão habilitados mas não serão preenchidos automaticamente. Caso o modelo do documento não seja eletrônico, os campos componentes da chave de acesso eletrônica ficarão desabilitados.

Ícone de Cópia da Chave de AcessoEfetuar de forma ágil a cópia da chave de acesso, botão disponível somente para notas eletrônicas.

Voltar para o início da aba Geral


Campos do quadro Endereço de Entrega:

Campo

Descrição

Código do Endereço de EntregaCódigo do Endereço de Entrega cadastrado para o emitente do documento.
Por meio do zoom deste campo é possível pesquisar os endereços de entrega do emitente, os demais campos desta aba serão preenchidos com os dados do código do endereço selecionado. 
CEPCEP do endereço de entrega, é preenchido com o CEP do emitente, porém pode ser alterado.
CidadeMunicípio do endereço de entrega, é preenchido com o município do emitente, porém pode ser alterado. Caso o país e estado estejam preenchidos, os resultados da busca de municípios ficam restritos aos valores selecionados.
EndereçoEndereço do endereço de entrega, é preenchido com o endereço do emitente, porém pode ser alterado.
BairroBairro do endereço de entrega, é preenchido com o bairro do emitente, porém pode ser alterado.
PaísPaís do endereço de entrega, é preenchido com o país do emitente, porém pode ser alterado.
EstadoEstado do endereço de entrega, é preenchido com o estado do emitente, porém pode ser alterado. Caso o país esteja preenchido, os resultados da busca de estados ficam restritos ao país selecionado.
CPF/CNPJCPF/CNPJ do endereço de entrega, é preenchido com o CPF/CNPJ do emitente, porém pode ser alterado.
Inscrição EstadualInscrição Estadual do endereço de entrega, é preenchido com a Inscrição Estadual do emitente, porém pode ser alterado.

Informações

No quadro Remetente é exibido o endereço do cadastro e não é salvo no documento fiscal, por isso os campos deste quadro estão desabilitados. 


Campos da aba Registro de Importação:

Campo

Descrição

Declaração de ImportaçãoCódigo da declaração de importação vinculada ao documento.
Nº do Aro ConcessórioNúmero do ato concessório do regime Drawback vinculado ao documento.
Documento de Importação

Indica o tipo de declaração de importação que será gerado no SPED Contribuições no bloco C120:

  • 0 – Declaração de Importação;

  • 1 – Declaração Simplificada de Importação;

  • 2 – Declaração Única de Importação.


Campos da aba Transporte

Campo

Descrição

Nome Abreviado Transportadora

Nome abreviado da empresa transportadora. A  transportadora deve estar previamente cadastrada na rotina de Manutenção de transportadores.

CNPJ/CPF da TransportadoraCNPJ ou CPF da empresa transportadora.
UF Transportadora

Unidade de federação da transportadora, deve estar previamente cadastrado na rotina de Manutenção de Unidades da Federação.

IE TransportadoraInscrição estadual da transportadora.
Modal

Indica o modal da transportadora:

  • Rodoviário;

  • Ferroviário;

  • Rodo - Ferroviário;

  • Aquaviário;

  • Dutoviário;

  • Aéreo;

  • Outro.

Tipo CT-e

Indica o tipo de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para posterior geração dos arquivos EFD Fiscal e Contribuições:

  • 0 – CT-e Normal;

  • 1 – CT-e de Complemento de Valores;

  • 2 – CT-e de Anulação de Valores;

  • 3 – CT-e Substituto.

Importante

Validações:

  1. Para notas de saída:
    1. CFOP iniciada por 535, 536, 635, 636, 593 ou 693 e modelo do documento igual 57 ou 67, o CT-e deve ser informado e deve ser um valor válido.
  1. Para notas de entrada:
    1. Para tipo de compra igual a frete e modelo do documento igual 57 ou 67, CT-e deve ser informado e deve ser um valor válido.
Tipo de Frete

Indica a modalidade de frete:

  • CIF;

  • FOB;

  • Outros, para as situações em que não se aplica a informação CIF ou FOB.

    Informações

    OTM (Operadoras de Transporte Multimodal), utilizam a modalidade de frete Outros. 

Placa 1
Placa 2
Placa 3

Números das placas dos veículos utilizados no transporte. 

UF 1
UF 2
UF 3

Unidade de federação das placas dos veículos utilizados no transporte. 
Código IBGE Município de Origem

Código IBGE do município de origem do transporte, deve estar previamente cadastrado na rotina de Manutenção de cidades.

Código IBGE Município de Destino

Código IBGE do município de destino do transporte, deve estar previamente cadastrado na rotina de Manutenção de cidades.

Modalidade de Frete

Modalidade de frete para utilização na NF-e e SPED, deve estar previamente cadastrado na rotina de Modalidade de Frete.

Gia-SP UF Origem/Destino

 Unidade de federação de origem ou destino para documentos de transporte, deve estar previamente cadastrado na rotina de Manutenção de Unidades da Federação.

Voltar para o início da aba Transporte


Campos da aba Observações

Campo

Descrição

Observações do documento

Descrição da observação do documento.

Informações

Observações e anotações de escrituração exigidas pela legislação dos lançamentos fiscais. Será gerada no registro 0460 do Sped Fiscal.

Dados adicionais do documento

Descrição das informações adicionais do documento.

Informações

Informações complementares dos documentos fiscais exigidas na legislação fiscal. Será gerada no registro 0450 do Sped Fiscal/Contribuições.

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