O manual a seguir visa detalhar a integração de alguns módulos da solução SGE com o Portal SESI Educação, facilitando assim a gestão e acesso aos participantes (alunos, professores, funcionários).
Para utilização da Integração com o Portal SESI Educação é necessário observar alguns pontos:
Observação importante: Somente informações relacionadas aos segmentos preenchidos na parametrização serão integrados.
Habilitando Menus (permissões)
Habilitar os Menus dando permissões aos perfis pertinentes no módulo Globais
Esta parametrização é realizada por coligada (SESI – Departamento Regional) e somente para o nível de ensino do SGE – Módulo Educacional Educação Básica (Ensino Básico) e as informações preenchidas são armazenadas em tabela customizada.
Os parâmetros estão agrupados em abas/guias. A seguir apresentamos os parâmetros necessários para a integração e seus significados:
Aba Identificação
Parâmetro que indica se a integração será realizada ou não
O processo de integração pode estar agendado, mas a integração apenas irá ocorrer se este parâmetro estiver marcado. Tal parâmetro é valido para os registros de Alunos, Responsáveis Acadêmico, Professores, Diretor(es), Secretário(s), Coordenador(es) e Orientador Pedagógico para que seja realizada a integração de usuários para o Portal SESI Educação.
Estando Habilitado a Integração, estes 3 parâmetros são Obrigatórios.
Importante: Caso utilize a data de referência a primeira execução desconsiderará registros criados/alterados antes da data parametrizada. Depois da primeira execução este parâmetro é utilizado somente para o envio das inativações de alunos, e para os demais utilizará as datas de última execução.
Importante: Esta parametrização é por Nível de Ensino, portanto, a integração deve ser habilitada para todos os níveis de ensino que a customização deve funcionar.
Aba Reconhecimento de Saberes
Este recurso serve para gerar um Token do tipo Basic Authentication, o qual deve ser informado no Portal SESI para utilização da autenticação da comunicação com o SGE
Para gerar o Token deve ser informado o usuário e senha do usuário que será registrado a utilização da integração vinda do Portal SESI Educação.
É importante utilizar um usuário exclusivo.
Utilizado para identificar as disciplinas em Reconhecimento de Saberes, que precisam ser reconhecidas pelo Portal SESI Educação.
Aba Cursos (Segmentos)
Um cadastro onde deverá ser relacionado (informado/cadastrado) os cursos do SGE – Módulo Educacional (segmentos de ensino da Educação Básica indicadas no Portal SESI Educação (Educar Brasil)) para os quais somente alunos e professores/disciplinas de tais cursos serão integrados. Junto a informação de cada curso deverá ser sinalizado se o e-mail do aluno (matriculado em tal curso) deverá ser obrigatório e também se alunos menores de 18 (dezoito) anos (matriculado em tal curso) deverão ter um responsável acadêmico informado.
Aba Situações de Matrícula
No Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o status dos registros que poderá ser: Ativo, Inativo ou Excluído. Para a integração de alunos este status será definido de acordo com a situação de matrícula do aluno. Como no SGE – Módulo Educacional as situações de matrículas são a partir de um cadastro (existem situações que não se pode alterar, mas é possível cadastrar novas) então é necessário definir o significado de cada situação de matrícula.
Em vista disto, neste módulo de parametrização, há um cadastro onde é possível efetuar o mapeamento entre as diversas situações de matrículas do SGE – Módulo Educacional e o que ela representará para o Portal SESI Educação no momento da integração.
É permitida a seleção da situação de matrícula e do status desta para o Portal SESI Educação podendo marcar uma entre três opções Ativo, Inativo e Excluído. Este mapeamento é realizado para todas as situações de matrícula do SGE – Módulo Educacional.
[Novo!]
Se o checkbox "Não enviar ao Portal SESI" estiver marcado as matrículas com tal situação serão desprezadas para a integração.
Importante : Se o usuário do aluno estiver Ativo, o processo customizado irá pegar a informação do DE/PARA da situação de matrícula na parametrização do Portal SESI.
Se o usuário do aluno estiver Inativo, o processo customizado já envia para o Portal SESI como Excluído.
Aba Validação de Email [Novo!]
Aba Funcionários [Novo!]
Na integração de Funcionários ao Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o perfil do funcionário, por padrão é enviado o perfil "FUNCIONARIO" que equivale ao Funcionário Administrativo do Portal SESI Educação. Caso o perfil do Funcionário não deva ser Funcionário Administrativo, deve ser utilizado este cadastro para selecionar outro perfil [Funcionário Pedagógico e Administrador de Unidade].
Em vista disto, neste cadastro devem ser preenchidos os campos conforme a sua funcionalidade:
Somente os funcionários cuja o perfil padrão (Funcionário Administrativo) não atenda as necessidades da Unidade que devem ser parametrizados neste cadastro.
Campos Complementares
A criação do campo complementar TURMASESIEDUCACAO e tabela dinâmica é realizada via script disponibilizado no pacote de instalação.
Esse campo complementar deve fazer uso de uma tabela dinâmica:
Os itens dessa tabela dinâmica devem ser cadastrados conforme regra do cliente e de acordo com o documento disponibilizado pela Educar Brasil.
Este campo deve estar disponível para visualização na turma e deve ser preenchido de acordo com a turma que será identificada pelo professor para publicação de material.
No caso da unidade que possuir o sistema de Gestão de Oficinas – SGO, este campo estará disponível para visualização no anexo "Turma SESI Educação" do cadastro de Salas do Oficina e deve ser preenchido de acordo com a turma que será identificada pelo professor para publicação de material.
[Novo!]
Ao salvar um novo cadastro de Turma, são realizadas as seguintes validações:
Somente são validadas turmas que pertençam a Cursos parametrizados (parâmetro Curso/Segmento) e quando a integração estiver habilitada.
Importante: O campo deve ser ativado pelo usuário - Como ativar campo complementar?
De | Para
O SGE – Módulo Educacional possui valores para as suas tabelas, campos, cadastros, tipos que não condizem com os valores atuais cadastrados no Portal SESI Educação. Como estamos tratando de uma integração é necessário efetuar a troca por valores equivalentes aos do Portal SESI Educação, antes de acionar o serviço que efetiva a integração.
Em vista desta situação, foi criada uma funcionalidade que permite o mapeamento e equivalência dos valores do SGE – Módulo Educacional para os valores utilizados pelo Portal SESI Educação. A funcionalidade
'Cadastro de DE/PARA' foi disponibilizada como um cadastro (ao invés de fixo, hardcore) de maneira a permitir que eventuais novos valores possam ser mapeados (criar o relacionamento, equivalência entre os sistemas) e/ou alterados sem a necessidade de novas codificações.
No SGE – Módulo Educacional, menu customização, disponibilizamos o Cadastro DE/PARA e neste, o usuário (usualmente o administrador do sistema/integração) irá selecionar o registro (SGE – Módulo Educacional) a que se refere e informar o valor equivalente no sistema destino (Portal SESI Educação).
Acessando...
Deve ser selecionado o tipo de Entidade (Cadastro), que pode ser:
Nesta entidade devem ser preenchidos os campos:
Nesta entidade devem ser preenchidos os campos:
Nesta entidade devem ser preenchidos os campos:
Nesta entidade devem ser preenchidos os campos:
[Novo!]
Nesta entidade devem ser preenchidos os campos:
[Novo!]
Nesta entidade devem ser preenchidos os campos:
Validações Cadastrais [Novo!]
Caracteres especiais Turma SESI Educação
Ao salvar um novo cadastro de Turma, são realizadas as seguintes validações:
Somente são validadas turmas que pertençam a Cursos parametrizados (parâmetro Curso/Segmento) e quando a integração estiver habilitada.
Email de Aluno e Responsável Acadêmico
Ao enviar o Aluno ao Portal SESI Educação, são realizadas as seguintes validações:
Importante: Em caso de novo envio ao Portal SESI com email já tendo sido validado e não tenha sido alterado, é utilizado o ultimo resultado da validação.
Integrações
Alunos (e seus respectivos responsáveis acadêmicos)
AlunoSGE {
idred (string, obrigatório),
regional (string, obrigatório),
inep (string, obrigatório),
codigointegrador (string, opcional),
curso (string|AlunoItinerario, opcional),
perfil (string, obrigatório),
nome (string, obrigatório),
codigoexterno (string, obrigatório),
user_sen (string, opcional),
sexo (string, obrigatório),
nasc (DateTime, obrigatório),
turno (string, opcional),
segmento (string, obrigatório),
serie (string, obrigatório),
turma (string, obrigatório),
respon_nome (string, opcional),
respon_cpf (string, opcional),
respon_email (string, opcional),
respon_ra (string, opcional),
respon_sen (string, opcional),
status (string, obrigatório),
cpf (string, opcional),
email (string, opcional),
emailcomplementar (string, opcional),
}
AlunoItinerario{
area (string, obrigatório),
itinerario (string, obrigatório)
}
Nome | Campo | Origem | Observações |
---|---|---|---|
Identificador SGE | AlunoSGE.idred | "7" | Enviado de forma fixa o valor '7' |
Regional | AlunoSGE.regional | GCOLIGADA.ESTADO | Estado do cadastro da Coligada |
Código Integrador | AlunoSGE.inep | DFILIAL.CAMPOLIVRE1 | Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1 |
Código Integrador | AlunoSGE.codigointegrador | DFILIAL.CAMPOLIVRE1 | Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1 |
Curso | AlunoSGE.curso|string | SCURSO.CODCURSO | De/Para de Curso correspondente ao Campo caso o AlunoSGE.segmento seja 17 ou 18 |
Perfil | AlunoSGE.perfil | "ESTUDANTE" | Enviado de forma fixa o valor 'ESTUDANTE' |
Nome | AlunoSGE.nome | PPESSOA.NOME | PPESSOA.NOMESOCIAL + PPESSOA.SOBRENOME | Nome do Aluno - Caso o PPESSOA.NOMESOCIAL esteja preenchido ele substitui o nome juntando com o sobrenome da pessoa (PPESSOA.SOBRENOME) |
Código Externo | AlunoSGE.codigoexterno | PPESSOA.CODUSUARIO | Código do Usuário do Aluno |
Senha do Usuário | AlunoSGE.user_sen | Senha do Usuário | Senha do Usuário do Aluno |
Sexo | AlunoSGE.sexo | PPESSOA.SEXO | Correspondendo à 'feminino' | 'masculino' |
Data de Nascimento | AlunoSGE.nasc | PPESSOA.DTNASCIMENTO | Data de nascimento do Aluno |
Turno | AlunoSGE.turno | SHABILITACAOFILIAL.CODTURNO | Correspondendo à 'Manhã' | 'Noite' | 'Tarde' | 'Integral' |
Segmento | AlunoSGE.segmento | SHABILITACAOFILIAL.CODCURSO | De/Para de Segmento correspondente ao Campo |
Série | AlunoSGE.serie | SHABILITACAOFILIAL.CODHABILITACAO | De/Para de Serie correspondente ao Campo |
Turma | AlunoSGE.turma | STURMA.CODTURMA | STURMACOMPL.TURMASESIEDUCACAO | A prioridade é do campo TURMASESIEDUCACAO quando preenchido |
Nome do Responsável | AlunoSGE.respon_nome | PPESSOA.NOME | Nome do Responsável Acadêmico |
CPF do Responsável | AlunoSGE.respon_cpf | PPESSOA.CPF | CPF do Responsável Acadêmico |
E-mail do Responsável | AlunoSGE.respon_email | PPESSOA.EMAIL | E-mail do Responsável Acadêmico |
Código do Usuário do Responsável | AlunoSGE.respon_ra | PPESSOA.CODUSUARIO | Código do Usuário do Responsável Acadêmico |
Senha do Usuário | AlunoSGE.respon_sen | Senha do Usuário | Senha do Usuário do Responsável Acadêmico |
Status | AlunoSGE.status | SMATRICPL.CODSTATUS | Caso o GUSUARIO.STATUS for ativo, identificamos de acordo com os parâmetros de Situação de Matrícula correspondendo à Ativo | Inativo | Excluído Senão enviamos Excluído |
CPF do Aluno | AlunoSGE.cpf | PPESSOA.CPF | CPF do Aluno |
E-mail do Aluno | AlunoSGE.email | PPESSOA.EMAIL | Caso o e-mail O365 (SALUNOCOMPL.EMAILO365) esteja preenchido este é enviado como principal, do contrário o e-mail do cadastro de pessoa (PPESSOA.EMAIL) do aluno é enviado. |
E-mail complementar do Aluno | AlunoSGE.emailcomplementar | SALUNOCOMPL.EMAILO365 | Caso o email O365 (SALUNOCOMPL.EMAILO365) esteja preenchido o email do cadastro de pessoa (PPESSOA.EMAIL) do aluno é enviado como email complementar, do contrário nenhum email é enviado como complementar. |
Área do Itinerário | AlunoItinerario.area | SHABILITACAOFILIAL.CODCURSO | Caso o aluno esteja matriculado em um Itinerário: De/Para de Área correspondente ao Campo |
Itinerário | AlunoItinerario.itinerario | SMATRICPLITINERARIOFORMATIVO.CODITINERARIOFORMATIVO | Caso o aluno esteja matriculado em um Itinerário: De/Para de Itinerário correspondente ao Campo |
A prioridade de envio do código da turma para o Portal SESI sempre é o campo complementar “Turma Sesi Educação”. Apenas quando ele não está preenchido a customização envia o Código da Turma (STURMA.CODTURMA).
A exportação de alunos possui a particularidade de exportar não apenas os dados básicos dos alunos, mas também outros dados, como curso (nível de ensino, segmento), turma, turno, série/habilitação (série) – e dados sobre seus responsáveis acadêmicos que estão vinculados ao cadastro do aluno.
Para que todos os dados possam ser integrados corretamente, é preciso realizar a parametrização do De/Para para cada um dos Cursos/Segmentos, Disciplinas e Séries/Habilitações, além de preencher em cada turma o campo complementar, conforme detalhado abaixo:
Alteração na Integração de Aluno – Integrar somente Matrículas sem Resultado Final e de Períodos Letivos não encerrados
A integração de Aluno envia somente alunos com Matrículas (SMATRICPL) que ainda não possuem o Resultado Final (SMATRICPL.CODSTATUSRES) preenchido e que pertençam a Período Letivo (SPLETIVO) que não estão encerrados, desconsiderando os demais.
[Novo!]
Alteração na Integração de Aluno - Considerar Somente a matrícula mais recente (DTMATRICULA) de turma que já tenham iniciado
A Integração de Aluno considera somente a matrícula no Período Letivo mais recente, considerando assim a que tiver a maior Data de Matricula no período Letivo dentre os cursos parametrizados para integrar (em parâmetros Cursos/Segmentos) e que a turma já tenha iniciado (Data Inicial da turma menor ou igual hoje). Identificado a matrícula mais recente do Aluno, são verificadas as demais consistências para esta matrícula, bem como a verificação se a turma desta matrícula está vigente - Considerando como vigente a turma que a data corrente compreender entre a Data Inicial e Final da Turma.
[Novo!]
Alteração na Integração de Aluno - Desconsiderar matrículas com situação de matrícula indicada para "Não enviar ao Portal SESI"
A Integração de Aluno considera somente as matrículas cuja o status não corresponder a uma das situações de matrícula parametrizadas com o checkbox "Não enviar ao Portal SESI" marcado. De modo que se a matrícula mais recente for uma com uma destas situações de matrícula o sistema irá procurar a próxima mais recente para enviar ao Portal SESI.
Premissas para o valor da turma do aluno a ser integrada
O valor da turma a ser integrado do SGE – Módulo Educacional para o Portal SESI Educação é dado através do uso de tabela dinâmica X campo complementar na turma então é necessário a criação de uma tabela dinâmica que conterá os identificadores de turmas e um campo complementar na turma para indicar qual o valor a ser enviado à integração.
Importante: Para que o aluno seja exportado o mesmo deve ter um usuário cadastrado no SGE.
Importante: Ao instalar a customização no ambiente de produção é necessário executar o processo de geração de usuário selecionando todos os alunos para que os mesmos realizem a troca de senhas ao fazer login no sistema.
Professores (e suas aulas)
DocenteSGE {
idred (string, obrigatório),
regional (string, obrigatório),
inep (string, obrigatório),
codigointegrador (string, opcional),
perfil (string, obrigatório),
codigoexterno (string, obrigatório),
cpf (string, opcional),
nome (string, obrigatório),
email (string, opcional),
emailcomplementar (string, opcional),
sexo (string, obrigatório),
nasc (DateTime, obrigatório),
status (string, obrigatório),
aulas (array[Aula], obrigatório),
user_sen (string, opcional)
}
Aula{
area (string, obrigatório),
segmento (string, obrigatório),
turno (string, obrigatório),
serie (string, obrigatório),
turma (string, obrigatório),
componente (string, obrigatório),
}
Nome | Campo | Origem | Observações |
---|---|---|---|
Identificador SGE | DocenteSGE.idred | "7" | Enviado de forma fixa o valor '7' |
Regional | DocenteSGE.regional | GCOLIGADA.ESTADO | Estado do cadastro da Coligada |
Código Integrador | DocenteSGE.inep | DFILIAL.CAMPOLIVRE1 | Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1 |
Código Integrador | DocenteSGE.codigointegrador | DFILIAL.CAMPOLIVRE1 | Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1 |
Perfil | DocenteSGE.perfil | "ESTUDANTE" | Enviado de forma fixa o valor 'DOCENTE' |
Nome | DocenteSGE.nome | PPESSOA.NOME | Nome do Professor |
Código Externo | DocenteSGE.codigoexterno | PPESSOA.CODUSUARIO | Código do Usuário do Professor |
Senha do Usuário | DocenteSGE.user_sen | Senha do Usuário | Senha do Usuário do Professor |
Sexo | DocenteSGE.sexo | PPESSOA.SEXO | Correspondendo à 'feminino' | 'masculino' |
Data de Nascimento | DocenteSGE.nasc | PPESSOA.DTNASCIMENTO | Data de nascimento do Professor |
Status | DocenteSGE.status | SMATRICPL.CODSTATUS | Caso o GUSUARIO.STATUS for ativo, enviamos Ativo Senão enviamos Excluído |
CPF do Professor | DocenteSGE.cpf | PPESSOA.CPF | CPF do Professor |
E-mail do Professor | DocenteSGE.email | PPESSOA.EMAIL | Caso o e-mail O365 (SPROFESSORCOMPL.EMAILO365) esteja preenchido este é enviado como principal, do contrário o e-mail do cadastro de pessoa (PPESSOA.EMAIL) do professor é enviado. |
E-mail complementar do Professor | DocenteSGE.emailcomplementar | SALUNOCOMPL.EMAILO365 | Caso o email O365 (SPROFESSORCOMPL.EMAILO365) esteja preenchido o email do cadastro de pessoa (PPESSOA.EMAIL) do professor é enviado como email complementar, do contrário nenhum email é enviado como complementar. |
Aulas | DocenteSGE.aulas | Turmas do Professor | Turma do professor (SMATRICPL.CODTURMA | STURMACOMPL.TURMASESIEDUCACAO), Curso da turma (SHABILITACAOFILIAL.CODCURSO | ZDEPARASEG.CODIGOPORTAL), Série da Turma (SHABILITACAOFILIAL.CODHABILITACAO | ZDEPARASERIE.CODIGOPORTAL), Turno da Turma (STURNO.TIPO | (Manhã;Tarde;Noite;Integral)), Área - Grupo de Complemento (SDISCGRADE.IDGRUPOCOMPLEMENTO | ZDEPARAAREA.CODIGOPORTAL), Disciplina/Componente (SDISCIPLINA.CODDISC | ZDEPARADISC.CODIGOPORTAL) como lista no formato JSON conforme a seguir: [{"turma":"A","segmento":"14","serie":"1","turno":"Tarde","area":"1","componente":"22"},{"turma":"A","segmento":"14","area":null,"componente":"33"},{"turma":"A","segmento":"14","serie":"1","turno":"Manhã","area":"1","componente":"4"}] Somente serão enviadas aulas de professores que atenderem aos critérios:
|
Turma | Aula.turma | STURMA.CODTURMA | STURMACOMPL.TURMASESIEDUCACAO | A prioridade é do campo TURMASESIEDUCACAO quando preenchido |
Segmento | Aula.segmento | SHABILITACAOFILIAL.CODCURSO | De/Para de Segmento correspondente ao Campo |
Turno | Aula.turno | SHABILITACAOFILIAL.CODTURNO | Correspondendo à 'Manhã' | 'Noite' | 'Tarde' | 'Integral' |
Série | Aula.serie | SHABILITACAOFILIAL.CODHABILITACAO | De/Para de Serie correspondente ao Campo |
Área | Aula.area | SDISCGRADE.IDGRUPOCOMPLEMENTO | De/Para de Área - Grupo de Complemento correspondente ao Campo |
Componente | Aula.componente | STURMADISC.CODDISC | De/Para de Disciplina/Componente correspondente ao Campo |
A integração (ou exportação) de professores tem como base os registros de professores geridos pelo cadastro de professor "SGE – Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Aluno e Professor | Professores" mantidos nas tabelas SPROFESSOR/PPESSOA (dados do professor e dados pessoais do professor) e, como é necessário exportar as disciplinas dos professores, um relacionamento é realizado através da funcionalidade "Turmas/Disciplinas do professor" (SGE – Módulo Educacional | Ofertas | Turmas/Disciplinas | <anexo> Professores) para recuperar suas disciplinas. Somente são exportados Professores cujas as Turmas pertençam a Períodos Letivos não encerrados.
Para a exportação ser efetivada é preciso realizar a parametrização da tabela De/Para, parametrizando obrigatoriamente os Cursos e Disciplinas vinculados ao cadastro dos professores.
Os campos obrigatórios, parametrizações de/para e e-mail serão validados e, se estiverem corretos, serão enviados para o Portal SESI Educação, e seu retorno é gravado na tabela de Log.
Caso ocorra algum erro durante a integração, este será gravado em log. Após alteração do registro do professor, para realizar nova integração deverá ser selecionado o log referente ao professor e executado o processo de reenvio de erro.
Importante: Para que o professor seja exportado o mesmo deve ter um usuário cadastrado no SGE e estar dando aula em alguma Turma/Disciplina que tenha sido informado no cadastro De/Para para disciplinas.
Funcionários (Diretor, Secretários, Orientador Pedagógico e Coordenadores)
FuncionarioSGE {
idred (string, obrigatório),
regional (string, obrigatório),
inep (string, obrigatório),
codigointegrador (string, opcional),
perfil (string, obrigatório),
codigoexterno (string, obrigatório),
cpf (string, opcional),
nome (string, obrigatório),
email (string, obrigatório),
sexo (string, obrigatório),
nasc (DateTime, obrigatório),
status (string, obrigatório),
user_sen (string, opcional)
}
Nome | Campo | Origem | Observações |
---|---|---|---|
Identificador SGE | FuncionarioSGE.idred | "7" | Enviado de forma fixa o valor '7' |
Regional | FuncionarioSGE.regional | GCOLIGADA.ESTADO | Estado do cadastro da Coligada |
Código Integrador | FuncionarioSGE.inep | DFILIAL.CAMPOLIVRE1 | Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1 |
Código Integrador | FuncionarioSGE.codigointegrador | DFILIAL.CAMPOLIVRE1 | Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1 |
Perfil | FuncionarioSGE.perfil | Caso preenchido, é enviado o perfil parametrizado nos parâmetros de Funcionários (na parametrização da Integração Portal SESI Educação). Os Funcionários que não parametrizados são enviados com o perfil padrão (Funcionário Administrativo). | |
Nome | FuncionarioSGE.nome | PPESSOA.NOME | Nome do Funcionário |
Código Externo | FuncionarioSGE.codigoexterno | PPESSOA.CODUSUARIO | Código do Usuário do Funcionário |
Senha do Usuário | FuncionarioSGE.user_sen | Senha do Usuário | Senha do Usuário do Funcionário |
Sexo | FuncionarioSGE.sexo | PPESSOA.SEXO | Correspondendo à 'feminino' | 'masculino' |
Data de Nascimento | FuncionarioSGE.nasc | PPESSOA.DTNASCIMENTO | Data de nascimento do Funcionário |
Status | FuncionarioSGE.status | SMATRICPL.CODSTATUS | Caso o GUSUARIO.STATUS for ativo, enviamos Ativo Senão enviamos Excluído |
CPF do Funcionário | FuncionarioSGE.cpf | PPESSOA.CPF | CPF do Funcionário |
E-mail do Funcionário | FuncionarioSGE.email | PPESSOA.EMAIL | E-mail do cadastro de pessoa (PPESSOA.EMAIL) do Funcionário é enviado. |
O termo 'funcionários' se refere às pessoas designadas a determinadas funções no SGE – Módulo Educacional (secretários escolares, membros da comissão coordenadora e diretores escolares).
Tais registros de 'funcionários' do SGE – Módulo Educacional são pessoas (PPESSOA) associados às funções através dos Menus:
Comissão Coordenadora:
Os membros da Comissão coordenadora devem estar cadastrados conforme abaixo:
Ao incluir uma pessoa no anexo de Comissão coordenadora, será necessário informar a função dessa pessoa na Comissão. Para esses membros temos as cinco funções:
Diretores e secretários:
O cadastro dos Diretores e secretários, serão consultados com base nos dados informados em:
SGE - Módulo Fiscal | Filiais | Dados Educacionais | Diretores por Filial.
Neste módulo são cadastrados os diretores e secretários.
Inativação de Alunos [Novo!]
Realizar a parametrização da Integração;
Importante
Para realizar a Inativação de Alunos o Parâmetro "Data Referência" deverá ser preenchido.
A Inativação dos usuários de Alunos no Portal SESI Educação ocorre a partir da execução do Processo de Exportação de Inativação de Alunos. Este processo envia os usuários de Alunos a serem inativados no Portal SESI Educação dado o Fim da Vigência da Turma ou Status de resultado final preenchido.
- É considerado somente a matrícula em Período Letivo mais recente (ultimo período letivo que tenha turma iniciada) para os Cursos/Segmentos parametrizados;
- O Final da Vigência da turma é identificado quando a Data Corrente é maior que a Data Fim da Turma;
- Tendo sido preenchido qualquer Situação na Situação de Resultado Final da Matrícula no Período Letivo o Aluno também é considerado para inativação;
- São enviados somente os Alunos cujo a Data Matrícula mais recente tenha sido realizada após a "Data Referência" (configurada em parâmetros);
- Não são enviadas inativação referente a matrículas em Filial inativa, sem o Código Integrador preenchido ou que tenha sido realizada antes da "Data Referência" (configurada em parâmetros);
O Processo pode ser agendado em ambientes de 3 camadas:
Importante: Os alunos que forem enviados para inativação, serão enviados apenas uma vez com sucesso para a matrícula, somente caso ocorra erro na inativação do Aluno que o mesmo será enviado novamente na próxima execução do processo. O Reenvio desta exportação se dá na própria execução do processo, não sendo possível enviar unitariamente.
Inativação de Funcionários [Novo!]
Importante
Diferente da Inativação de Alunos, a Inativação de Funcionários não possui um processo automatizado, necessitando ser feito manualmente pelo usuário.
Essa inativação é feita através do gatilho (plugin) existente no cadastro de usuários.
A Inativação dos usuários de Funcionários no Portal SESI Educação ocorre a partir da inativação do usuário no cadastro do SGE.
Ao acessar o cadastro de um usuário que esteja integrado e ativo no Portal Sesi, desmarcando a flag Ativo será enviado o comando de inativação do usuário ao Portal Sesi Educação.
Exclusão de Professores [Novo!]
Importante
Da mesma forma que a Inativação de Funcionários, a exclusão de Professores não possui um processo automatizado, necessitando ser feito manualmente pelo usuário.
Essa exclusão é feita através do gatilho (plugin) existente no cadastro de usuários.
A exclusão dos usuários de Professores no Portal SESI Educação ocorre a partir da inativação do usuário no cadastro do SGE.
Para Excluir um professor do Portal SESI, acesse o cadastro do Professor e clique no Usuário, em seguida, desmarque a opção “Ativo” e clique em Salvar para desativar.
Logo após, edite alguma informação do cadastro do professor e clique em Salvar para a customização disparar o gatilho para a exclusão do usuário no Portal SESI:
Caso o professor que deseja excluir ministrava disciplinas que pertencem a um período letivo que esteja com a opção “Período letivo encerrado” marcada, o gatilho da customização não será disparado e não irá gerar log.
Alteração de senha do usuário
O Registro dos usuários são criados apenas no SGE e ao realizar uma alteração nos dados eles são enviados ao Portal SESI Educação, no modelo síncrono, afim de manter os dados dos dois sistemas sincronizados.
A funcionalidade é acionada no SGE a partir da alteração dos dados do usuário no cadastro de Usuários, no "Trocar Senha" da aba ambiente e no trocar senha por meio do Portal SGE. A customização intercepta a alteração, verifica a entidade que pertence o registro e realiza o processo de integração das informações. Ao final, um Log é inserido na tabela customizada informando o status da operação.
Observação: Caso ocorra um erro durante a integração, um registro é inserido no Log e o cadastro/alteração de senha do RM ocorre normalmente, sem que qualquer mensagem de erro seja exibida.
Processo de Exportação
Foi criado um processo customizado no SGE – Módulo Educacional para realizar a integração entre o SGE e o Portal SESI Educação. O processo pode ser acionado via menu ou agendado para executar com periodicidade definida.
A interface do processo contém a lista das possíveis entidades a serem integradas dispostas em controles que permitam ao usuário selecionar/marcar quais registros deseja processar/integrar na execução do processo. São elas:
Conforme imagem abaixo:
Reenvio
Durante a exportação dos dados do SGE para o Portal SESI Educação, podem ocorrer erros de validações, por exemplo, impedindo o registro de ser integrado corretamente. Por esse motivo, toda a tentativa de exportação é salva no log customizado para posterior conferência/reenvio.
Os registros que foram exportados e geraram erros podem ser reprocessados através do mesmo processo de integração utilizado para integrar as demais entidades. Tal processamento é disparado através do processo de integração ao se marcar a opção 'Reenvio de dados' e acionar a execução do processo (imediato ou agendamento). Outra forma é selecionar o(s) registro(s) individualmente na tela customizada de Log e executar o processo customizado que foi adicionado a ela.
Uma nova tentativa de envio é realizada, passando por todos os procedimentos e validações detalhados nos requisitos anteriores. Ao final, os registros da tabela de Log serão atualizados com o novo status e parâmetros enviados/recebidos.
Monitor de Log
Uma visão customizada foi criada para que seja possível verificar os dados enviados durante as integrações realizadas. Para cada registro exportado, foi criado um Log nessa tabela contendo os parâmetros utilizados, a entidade integrada.
Observação: Todos os dados são apenas para visualização, não sendo possível a alteração, edição ou exclusão de registros do Log através dessa interface.
Para informações sobre Alteração Status Logs com Erro e o processo de Exclusão de Logs no monitor, acesse o Manual Operacional da Customização - LIB DN
Web APIs
Integração de Usuários
Foi desenvolvido um webservice customizado para realização de alteração de e-mail e senha dos usuários, recebendo como parâmetro o código do usuário, a nova senha e e-mail. O método está disponível para visualização no swagger.
Observação: a senha deverá ser informada na codificação Base64, conforme exemplos abaixo:
URL com os parâmetros adicionados: http://localhost:8080/rm/api/TOTVSCustomizacao/Usuario/SincronizarUsuario?codUsuario=lucianom&novaSenha=dG90dnM%3D&[email protected]
Envio da requisição via Postman:
O Método HTTP utilizado é o PUT. Quando a sincronização de usuário for realizada com sucesso, o campo "Sucess" será retornado como "true", e quando ocorrer um erro, será retornado como "false", e o campo "Message" irá detalhar o erro ocorrido, conforme no exemplo abaixo:
A Autenticação a ser utilizada é Basic utilizando usuário e senha do RM com devidas permissões para realização das ações:
Tabela com códigos de erros do WebService
Token Inválido | 01 |
Usuário não encontrado | 02 |
E-mail inválido | 03 |
Inconsistências DataServer RM | 04 |
Erro desconhecido | 05 |
Erro ao conectar no RM | 06 |
Integração de Senha
Foi desenvolvido um webservice customizado que realizará a troca de senha dos usuários, recebendo como parâmetro o código do usuário e a nova senha. O método está disponível para visualização no swagger.
Observação: a senha deverá ser informada na codificação Base64, conforme exemplos abaixo:
URL com os parâmetros adicionados: http://localhost:8080/rm/api/TOTVSCustomizacao/Usuario/SincronizarSenhaUsuario?codUsuario=lucianom&novaSenha=dG90dnM%3D
Envio da requisição via Postman:
O Método HTTP utilizado é o PUT. Quando a alteração de senha for realizada com sucesso, o campo "Sucess" será retornado como "true", e quando ocorrer um erro, será retornado como "false", e o campo "Message" irá detalhar o erro ocorrido, conforme no exemplo abaixo:
Integração síncrona - Gatilhos
Foram desenvolvidos entry-points que serão executados durante alteração de cadastro de aluno e de matrícula, para exportação dos registros para o Portal SESI Educação. Serão exportados dados de professores e funcionários nos momentos de alterações cadastrais ou associação do professor à turma, do funcionário à comissão coordenadora ou direção da filial.
Quando o usuário executar algum dos processos abaixo, o processo de integração será executado de forma síncrona, para o(s) registro(s) selecionado(s).
Serão integrados apenas os registros cujo curso/segmento, do contexto do processo e/ou do aluno que se está alterando, seja um dos parametrizados para a integração e apenas os registros cuja situação de matrícula, do contexto do processo e/ou do aluno que se está alterando, seja um dos parametrizados em "situações de matrícula" para a integração.
As rotinas de envio, antes de acionar as rotinas de integração, conterão tratamentos de validação do campo e-mail e responsável acadêmico:
Após as consistências mencionadas acima, as rotinas do plug-in se encarregarão de identificar a chave primária dos registros que estão sendo processados/alterados (no caso de processos pode ser mais de um aluno ao mesmo tempo) e acionar as rotinas de integração fornecendo a estas tais chaves primárias.
As regras da integração de alunos (recuperação de valores, mapeamento de campos, validações, etc.) são as mesmas detalhadas na integração de alunos. Neste caso elas receberão as chaves primárias dos alunos e a recuperação dos dados e integração ocorrerá apenas para os alunos representados por estas chaves. A integração com o Portal SESI Educação ocorrerá e seus retornos de(sucesso ou falha).
Após o processamento das integrações, com o retorno em mãos, é avaliado os status de retorno para cada registro (aluno) e montará uma mensagem a ser gravada na tabela de LOG com as informações de aluno, status da integração e, em caso de erros, a mensagem de erro.
Caso ocorra algum erro na integração o processo nativo não será interrompido, porém o erro da integração constará em log, nesse caso não será realizada a integração do SGE com o Portal SESI Educação.
Para exportação dos dados Funcionários e Professores, serão exportados apenas os cadastros que possuírem usuário associado e que atendam as regras de validação de campos obrigatórios.
Reconhecimento de Saberes
O Portal SESI aciona um método customizado capaz de receber dados sobre do aluno e as disciplinas que o aluno já cursou. No momento que o Web Service for acionado a customização identifica para o código do usuário enviado a Matrícula do Período Letivo do aluno com status Reconhecimento de Saberes. O status Reconhecimento de Saberes é determinado pela informação contida no campo Status de Reconhecimento de Saberes dos parâmetros customizados.
Em seguida, para cada código de Competência (Disciplina) enviada a customização realizar a alteração do status de matrícula de acordo com a parametrização definida pelo Regional.
Caso ocorra erro na modificação do status de qualquer competência (disciplina) de um Aluno a customização não conclui a alteração do status para todas as demais competências (disciplinas) do Aluno, bem como também não altera a situação de matrícula no período letivo.
OBSERVAÇÃO: Detalhes técnicos para o correto funcionamento do Web Service podem ser consultados no documento "Manual de Customização RM - WEB API - FS007972".
O Web Service será acionado pelo Portal SESI para alterar o status das matrículas em disciplinas e matrículas no período letivo para alunos com o status "Reconhecimento de Saberes". Para identificar a Matrícula do Período Letivo do aluno a ser alterada, o processo busca as matriculas em disciplinas com status Reconhecimento de Saberes (parametrizado no Req. 01), ou seja, verifica em qual Matrícula do Período Letivo existe uma competência (disciplina) que esteja com status de Reconhecimento de Saberes.
Os dados trafegados são:
Ao término do processo de importação dos dados via Web Service a situação de Matrícula no Período Letivo será alterada de Reconhecimento de Saberes para Matriculado de acordo com o que foi definido no campo "Status de Matriculado" dos parâmetros automaticamente.
Para cada disciplina, deverá ser informado um status correspondente a 1 ou 0.
0 = Competência não reconhecida;
1 = Competência reconhecida.
Exemplo:
Código de Usuário: 012.345.678
Lista de Competências (disciplinas):
Código | Status |
MAT-C1 | 1 |
MAT-C2 | 0 |
MAT-C3 | 1 |
MAT-C4 | 1 |
CNT-C1 | 0 |
CHT-C1 | 1 |
Parâmetros Customizados - Aba Reconhecimento de saberes
Caso seja executado o processo para o aluno acima e ele esteja matriculado em todas as disciplinas enviadas pelo Web Service, ele ficará com as seguintes situações de matrícula nas disciplinas, considerando as parametrizações do exemplo:
O log do processo pode ser consultado na tabela ZLOGRECSABERPORTAL.
De/Para Portal SESI Educação
O Portal SESI Educação disponibiliza uma documentação Online para facilitar a identificação das Entidades a serem parametrizadas no De/Para. Para acessar, clique aqui.
Extra
O Portal SESI Educação utiliza do Web Service de Consultas da Lib DN, onde é possível realizar execução de consultas TOTVS via Web API. A Documentação deste serviço pode ser acessada aqui.
FAQ [Novo!]
Verificar se os períodos letivos passados estão encerrados.
Configurar os parâmetros do Censo para utilizar a Instituição do MEC por filial conforme a documentação. Para maiores detalhes consulte a documentação desse procedimento no TDN.
Alterar o status do usuário do aluno para Ativo no SGE e reenviar os dados para portal Sesi.
Solicitar ao cliente alterar a tag CustomErros para Off no web.config (FrameHTML) e reiniciar o site IIS
Realizar uma nova request e verificar a mensagem de erro retornada.
Se houver erro de autenticação verificar se o alias configurado no web.config (FrameHTML) está correto.
Verificar se a tag owin:AutomaticAppStartup está com o valor "true".
Verificar pelo monitor de processos qual é o servidor que está executando o processos. A customização deve estar instalada nesse servidor.
O cadastro diretor deve ser realizado através do anexo Dados Educacionais/Instituição do MEC no menu Diretores por instituição disponível no cadastro de Filiais.
Caso seja pelo menu Censo do módulo Educacional não será realizada a associação entre pessoa e filial e não listado no lookup.
O problema foi corrigido a partir da versão 12.1.32.119 da customização (download no link https://tdn.totvs.com/x/Nv3qK)
Verificar junto com o suporte de CNI ou Educar Brasil se o token de integração para validação de e-mail é válido.
Se o banco for SQL Server e estiver na versão 2019 ou superior solicitar ao cliente rodar o seguinte comando na base de dados:
DBCC TRACEON(460,-1). Após a execução do comando pelo cliente, realizar o reenvio do registro para integração e analisar o erro com a mensagem retornada.
Verificar se existe bloqueio na rede (firewall) para a acesso o Quick E-Mail Verification (Aba Validação de E-Mail no parâmetros da integração)
Verificar com o pessoal da Educar Brasil se os dados de acesso ao Portal Sesi estão corretos (Usuario, Token, URL)
Alterar as referencias ao portal do aluno nas configuração dos módulo educacional (SGE) de homologação. Para maiores detalhes consulte a documentação desse procedimento no TDN.
Verificar junto com o suporte de CNI ou Educar Brasil se o token de integração para validação de e-mail é válido.
Verifique se o email cadastrado é um email válido.
Deve-se verificar se o e-mail informado já está sendo utilizado por outro usuário no SGE e/ou Portal SESI (é premissa que o e-mail seja de uso pessoal);
Verificar se o usuário a ser exportado possui e-mail válido
Erro: [INTEDUCARBRASIL] Erro na validação de email. Motivo: Payment required{"success":"false","message":"Low credit. Payment required"
Verificar junto com o suporte de CNI se o token de integração para validação de e-mail é válido.
O responsável acadêmico do aluno menor de 18 anos está sem usuário cadastrado, será necessário gerar o usuário para o responsável acadêmico.
Falta informar o CPF do responsável acadêmico.
Necessário preencher o campo CPF do aluno.
O email do aluno [pessoa.email] é invalido, necessário deixar o campo em branco ou informar um e-mail válido.
Verificar no Portal SESI Educação quais usuário estão com o mesmo e-mail cadastrado e proceder com o ajuste do cadastro do e-mail, ou vários alunos e responsáveis com o mesmo e-mail cadastrado.
Necessário preencher o campo de e-mail do responsável acadêmico.
O e-mail do aluno e responsáveis devem ser distintos, necessário ajustar os cadastros.
Hipótese 1: E-mail está sendo utilizado por mais de um usuário no SGE (o caso mais comum é com o e-mail do responsável acadêmico)
Passo 1: O interlocutor do SGE deve consultar o e-mail no banco do SGE e verificar a qual usuário de fato o e-mail pertence;
- Se o usuário (dono do e-mail) estiver sincronizado com o seu e-mail:
O interlocutor deve corrigir o cadastro do usuário que apresentou erro por estar utilizando um e-mail já existente (deve inserir um e-mail válido e exclusivo para o usuário) e reenviar;
- Se o e-mail estiver sendo utilizado por um usuário que está sincronizado, mas que não é o dono do e-mail:
O interlocutor deve, primeiro, corrigir o cadastro do usuário (retirando o e-mail que pertence a outra pessoa) e reenviar o usuário com o seu e-mail para atualização no Portal SESI.
Em seguida, deve-se reencaminhar o usuário que apresentou o erro “E-mail existente” (uma vez que o seu e-mail não está mais sendo utilizado por outra pessoa).
- Usuários do SGE que não estão sendo sincronizados ao Portal SESI, por utilizarem o mesmo e-mail:
Deve-se alterar os cadastros (com e-mail válido e exclusivo para cada usuário) e reencaminhar estes usuários ao Portal SESI.
- Se o e-mail não estiver vinculado com mais de um usuário no SGE, seguir a Hipótese 2.
Hipótese 2: E-mail sendo utilizado por mais de um usuário no Portal SESI (a mensagem “e-mail existente” pode ser que o e-mail já está sendo utilizado por um usuário ativo ou inativo no Portal SESI).
Para essa situação, será necessário realizar a abertura de uma demanda no Suporte do Portal Sesi Educação
Caso o problema não for resolvido, após as tratativas com o suporte do Portal Sesi, o interlocutor do regional deve marcar em cópia a equipe do SESI/DN (naguiar@naguiar@cni.com.br, [email protected] e [email protected])
Aluno sem responsável acadêmico cadastrado, necessário incluir no cadastro.
Necessário gerar a senha do responsável acadêmico.
E-mail do aluno é invalido.
E-mail do responsável acadêmico é invalido.
Erro: {PortalSesi} - Desculpe. Ocorreu um erro no consumo do webservice do Portal SESI Educação que impediu a integração. ERRO : {0} The remote server returned an error:(404) Not Found.
Reenviar o registros com erro, caso o erro persista será necessário verificar a disponibilidade e a conectividade do servidores do Totvs RM com os webservice de integração do Portal SESI Educação.