Páginas filhas
  • DT Sugestão de item de lote para pedido de venda


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Linha de Produto:

Virtual Age

Segmento:

Varejo

Módulo:

Moda - Faturamento

Função:Sugestão de item de lote para pedido de venda
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAARM-6958DVAARM-6960, DVAARM-6982DVAARM-6988DVAARM-6989


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Foi solicitado um processo de sugestão de item de lote para atendimento de pedido de venda com algumas regras vinculadas a nuance de produto e tipo de classificação de pessoa e produto.

03. SOLUÇÃO

Foi desenvolvido o processo de sugestão de item de lote para atendimento de pedido de venda e alguns componentes foram criados para criar a configuração deste processo:

  • Foi desenvolvido o componente PRDFM349 (Manutenção de Tabela de Agrupamento de Nuance) que tem como objetivo receber um valor principal de nuance e seguir o método de classificação colorimétrica (Sistema 555), sugerindo as nuances próximas;
  • Foi desenvolvido o componente PEDFM252 (Configurador de Sugestão de Item de Lote) que determinará as regras para o processo de sugestão de item de lote para atendimento do pedido de venda de acordo com o cliente e produto;
  • Foi desenvolvido o componente PEDFM253 (Manutenção de Limite de Atendimento de Pedido de Venda) para configurar os limites iniciais e finais de quantidade e de percentual de atendimento;
  • Foi desenvolvido o componente PEDFP156 (Processo de Sugestão de Item de Lote para Pedido de Venda) para vincular o item de lote ao pedido de venda de acordo com a regra para pessoa e produto.


Regra para a sugestão de item de lote para produto que não for da linha "Moda" ou "Profissional": As nuances próximas são as nuances que estão na mesma linha da tabela (Demonstradas na "Imagem 01"), considerando a nuance principal como central. Pela tabela, cada nuance principal possui 03 nuances próximas a direita e 03 nuances próximas a esquerda. Se, para essa linha da nuance principal, não houver estoque suficiente para atender o item do pedido, serão consideradas próximas as que a partir da direita para o centro forem consideradas como principal e considerando se as que estão na mesma linha. Caso não tenha sido atendido, repete, se o processo a partir da esquerda para o centro.


Imagem 01 - Demonstra o componente PRDFM349, onde está sendo criado um agrupamento de nuance onde a principal é igual a 616, então os outros campos são preenchidos seguindo a seguinte regra:

  • 3ª nuance próxima a esquerda deverá Subtrair 100;
  • 2ª nuance próxima a esquerda deverá Subtrair 10;
  • 1ª nuance próxima a esquerda deverá Subtrair 1;
  • Nuance Principal;
  • 1ª nuance próxima a direita deverá Aumentar 1;
  • 2ª nuance próxima a direita deverá Aumentar 10;
  • 3ª nuance próxima a direita deverá Aumentar 100.

Observação: Caso desejado é possível alterar o valor de qualquer campo que foi preenchido automaticamente.


Imagem 02 - Primeiramente está sendo acessado o componente PEDFM252 e realizado o cadastro de configurações para regra de pessoa e produto. Em seguida está sendo acionado o botão (F3) para confirmar a gravação das regras criadas.


Imagem 03 - Demonstra o componente PEDFM253, onde está sendo configurado o limite de atendimento e realizada a gravação.


Imagem 04 - Demonstra o componente PRDFM059, onde está sendo criado o lote "19363" e pode ser observado que o mesmo possui três itens de lote.


Imagens 05, 06 e 07 - Podem ser observadas as nuances dos três itens de lote, sendo elas:

  • Item de lote 1 → Nuance 716;
  • Item de lote 2 → Nuance 626;
  • Item de lote 3 → Nuance 516.


Imagem 08 - Está sendo criado o pedido de venda "17747" onde pode ser visto que o mesmo possui a quantidade de 30 itens.


Imagem 09 - Demonstra o componente PEDFP156, onde está sendo informado o pedido de venda "17747" e pode ser visto que ao realizar a consulta está sendo apresentado o produto "119374". Pode ser visto que a última nuance faturada do item  é igual a "616" (mesma nuance principal apresentada na "Imagem 01"). Então estão sendo sugeridos os itens de lote 1 e 2 referente ao lote "19363" e acionado o botão "Processar".


Imagem 10 - Ao acionar o botão mencionado anteriormente, a mensagem acima é apresentada informando que o processo foi executado com sucesso.


Imagem 11 - Ao consultar os itens de lote vinculados ao pedido de venda "17747", pode ser visto que os itens de lote foram adicionados corretamente.

Obs.: Os exemplos abaixo serão demonstrados com o produto configurado com o mesmo tipo e classificação da regra para o identificador "Profissional" da regra "Produto".

Imagem 01 - Demonstra as regras para atendimento de pedido de venda.


Imagem 02 - Demonstra os limites para atendimento de pedido de venda.


Imagem 03 - Demonstra a sugestão de itens de lote para o pedido 108 da empresa 9 produto 243299, onde pode ser visto que o cliente não está na regra "Confecção" e o produto está na regra "Profissional" (imagem 01), desta forma pode ser visto que foram sugeridos os itens de lote por atender 87,12% do item no pedido de venda conforme limites configurados (imagem 02).

Pode ser notado que respeitou a regra de atender as nuances com menor quantidade acumulada primeiro:

1º Nuance 726 com 15 quantidades.
2º Nuance 716 com 41 quantidades.
3º Nuance 636 com 300 quantidades.
4º Nuance 606 com 1000 quantidades.
5º Nuance 526 com 3000 quantidades.


Obs.: Agora um caso de não atendimento dos limites estipulados (imagem 02):

Imagem 04  - Demonstra a existência de itens de lote com 900 de quantidade para o produto 243300.


Imagem 05 - Demonstra que não foram sugeridos itens de lote para o pedido 108 da empresa 9 produto 243300, devido os seus lotes existentes não atenderem aos limites mínimo e máximo estipulados.

Lotes existentes 900 quantidades, pedido de venda 1000 quantidade, atingindo desta forma 90%. Como a regra de limites é que deveria atender no mínimo 95% e no máximo 105% os mesmos não são sugeridos.

Obs: Abaixo temos exemplos de sugestão com cliente configurado com identificador "Confecção" e produto com identificador "Profissional".

Para esta configuração a sugestão dos itens de lote irá seguir as seguintes regras:

  • Se o item do pedido possuir quantidade menor ou igual a 300 metros, deve ser atendido somente com 1 nuance.
  • Se o item do pedido possuir quantidade maior que 300 e menor ou igual a 3600 metros, deve ser atendido com no máximo 4 nuances.
  • Se o item do pedido possuir quantidade maior que 3600 metros, deve ser atendido com no máximo 12 nuances.
  • A sugestão para o itens maiores que 300 metros os lotes de nuance irão atender a cada 300 metros.
  • Para definição da nuance principal primeiramente é consultada a de maior quantidade conforme lotes já vinculados no pedido, caso não encontre, é buscada a de maior quantidade entre os lotes faturados nos últimos 120 dias e não encontrando novamente é utilizada a nuance de maior quantidade entre os lotes da sugestão.
  • Para a busca da nuance somente será considerada as nuances do lado esquerdo da principal, caso não seja encontrado nenhum lote para sugestão para as nuances do lado esquerdo.
  • Se não for encontrado lotes para sugestão em nenhuma nuance paralela a principal(nuances da esquerda e da direita) será realizado um salto de nuance, ou seja, a busca de nuances de outras linhas, onde será verificado as nuances secundárias que também é principal, para esta busca será seguido a sequencia de nuances da direita para o centro e da esquerda para o centro.


Imagem 01 - Demonstração de um item com 300 metros.


Imagem 02 - Demonstração de um item maior que 300 metros e menor 3600 metros.


Imagem 03 - Demonstração de um item maior que 3600 metros.