Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

No módulo Easy Export Control (SIGAEEC) está disponibilizado a rotina Fiergs ( Atualizações → Int.cert.origem → Fiergs (EI100FIERG) ) para integração de Certificado de Origem de Exportação com a certificadora FIERGS/RS a partir de um processo de Embarque de Exportação.

A rotina consiste em oferecer ao usuário a possibilidade de geração do arquivo XML de Certificado de Origem no layout da FIERGS, assim como realizar a transmissão de forma automática para seu portal via webservice.

O certificado de origem transmitido a FIERGS contempla a fatura que deve ser anexada ao processo de exportação pela rotina Agenda Atividades / Documentos além de informações como Despachante, Acordo Comercial, Exportador, Unidade de Medida, Produto, Norma e País que são enviados a FIERGS e devem ser informados através do novo botão Tabela de/Para localizados nos respectivos cadastros (Empresas, Acordo Comercial, Forn.Fabr., Unidades de Medida, Produtos, Normas e Países).

O certificado será gerado por Capítulo Tecnico, agrupando as NCM’s de cada item que fazem parte do capitulo escolhido para gerar o arquivo.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para a utilização da funcionalidade Fiergs é necessário seguir o passo a passo abaixo.


Pré-requisitos:

    • Possuir um Embarque de exportação.
    • Possuir um item com Norma associada ao Produto e Acordo Comercial vinculado a esta Norma.

Passos para realizar a associação:

      • Para cadastrar um Acordo Comercial.

Acesse: Atualizações → Tabelas → Acordo Comercial (EECEI102).

Caso o acordo comercial não esteja cadastrado, clique em Incluir, preencha as informações necessárias e confirme a gravação.

      • Para cadastrar uma Norma.

Acesse: Atualizações → Tabelas →  Normas (EECAT180).

Caso não possua nenhum cadastrado, clique em Incluir, preencha os campos Codigo (EEI_COD), Desc.Norma (EEI_VM_DES) e Acordo Com. (EEI_ACCOME) e confirme a gravação.

      • Para cadastrar um Produto.

Acesse: Atualizações → Cadastros → Produtos (EECAC120).

Caso não possua nenhum produto, clique em Incluir, preencha as informações necessárias e confirme a gravação.

Com o produto cadastrado, posicione no registro e clique em Alterar, clique em Outras Ações → Normas.

Preencha os campos País Norma (EXN_PAIS), país que que a norma se aplica, e Cod. Norma (EXN_NORMA), a norma que foi cadastrado no sistema.

    • Os cadastros referentes a Importador e Consignatário no sistema devem ter o campo País (A1_PAIS) preenchidos.

Acesse: Atualizações → Cadastros → Import./Clientes (EECAC100).


Sequência 001 – Cadastro Empresa FIERGS:     

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Cadastros → Empresas (EECAC175).
    2. Clique em Incluir e cadastre uma nova empresa para a integração SIGAEEC x FIERGS.
    3. No Configurador (SIGACFG), acesse: Ambientes → Cadastros → Parâmetros (CFGX017)
    4. Pesquise por MV_EEC0047, informe no parâmetro o código da empresa que foi cadastrado no sistema para a integração SIGAEEC x FIERGS.

Sequência 002 – Cadastro de/Para - Despachante:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Cadastros → Empresas (EECAC175).
    2. Posicione no cadastro correspondente ao Despachante e clique em Outras Ações → Tabela de/Para.
    3. Na tela Tabela de/Para é necessário informar o código correspondente no campo Cod.TXT (YU_GIP_1), clique em Salvar para gravar a alteração.

Sequência 003 – Cadastro de/Para – Acordo Comercial:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Tabelas → Acordo Comercial (EECEI102).
    2. Posicione no acordo comercial e clique em Outras Ações → Tabela de/Para.
    3. Na tela Tabela de/Para é necessário informar o código correspondente no campo Cod.TXT (YU_GIP_1), clique em Salvar para gravar a alteração.

Sequência 004 – Cadastro de/Para - Exportador:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Cadastros → Exp./Forn.Fabr. (EECAC115).
    2. Posicione no cadastro correspondente ao Exportador e clique em Outras Ações → Tabela de/Para.
    3. Na tela Tabela de/Para é necessário informar o código correspondente no campo Cod.TXT (YU_GIP_1), clique em Salvar para gravar a alteração.

Sequência 005 – Cadastro de/Para - Unidade de Medida:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Tabelas Siscomex → Unidades de Medida (EECAS125).
    2. Posicione na Unidade de Medida e clique em Outras Ações → Tabela de/Para.
    3. Na tela Tabela de/Para é necessário informar o código correspondente no campo Cod.TXT (YU_GIP_1), clique em Salvar para gravar a alteração.

Sequência 006 – Cadastro de/Para - Produtos:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Cadastros → Produtos (EECAC120).
    2. Posicione no Produto e clique em Outras Ações → Tabela de/Para.
    3. Na tela Tabela de/Para é necessário informar o código correspondente no campo Cod.TXT (YU_GIP_1), clique em Salvar para gravar a alteração.

Sequência 007 – Cadastro de/Para - Normas:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Tabelas →  Normas (EECAT180).
    2. Posicione na Norma e clique em Outras Ações → Tabela de/Para.
    3. Na tela Tabela de/Para é necessário informar o código correspondente no campo Cod.TXT (YU_GIP_1), clique em Salvar para gravar a alteração.

Sequência 008 – Cadastro de/Para - Países:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Tabelas → Paises (EECAS120).
    2. Posicione no País e clique em Outras Ações → Tabela de/Para.
    3. Na tela Tabela de/Para é necessário informar o código correspondente no campo Cod.TXT (YU_GIP_1), clique em Salvar para gravar a alteração.

Sequência 009 – Manutenção cadastro de/Para:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Miscelanea → Dados Históricos → Tabela De/Para (EICTE110).
    2. Para realizar a exclusão de um cadastro de/para, posicione no cadastro e clique em Outras Ações → Excluir.
    3. É possível realizar o cadastro diretamente por esta mesma rotina, para isto clique em Incluir, preencha os campos Despachante (YU_DESP), Tipo Cadast (YU_TIP_CAD) e Cod.TXT (YU_GIP_1), clique em Salvar para gravar.

Sequência 010 – Anexo Fatura Invoice PDF:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Embarque → Manutenção (EECAE100).
    2. Posicione no processo e clique em Alterar.
    3. Clique em Outras Ações → Agenda de Atividades/Documentos.
    4. Clique em Outras Ações → Incluir.
    5. Na tela de inclusão, no campo Cod.Ativ/Doc (EXB_CODATV) informe o código F-001 (Certificado de Origem – FIERGS), preencha as informações necessárias e clique em Salvar.
    6. Clique em Salvar.
    7. Clique em Salvar novamente para gravar o processo.
    8. Posicione novamente no processo e clique em Visualizar.
    9. Clique em Outras Ações → Agenda de Atividades/Documentos.
    10. Dê um duplo clique na linha do código F-001 – Certificado Origem – FIERGS, será apresenta a tela para ser informado o arquivo PDF da fatura invoice.
    11. Clique em Incluir, no campo Documento (Y0_DOC) digite uma descrição para o anexo e clique no botão '...' para selecionar o arquivo PDF para ser anexado ao embarque. Clique em Confirmar.
    12. Clique em Confirmar.
    13. Clique em Confirmar novamente.
    14. Por fim, Clique em Confirmar para salvar os dados.

O limite do tamanho para o arquivo da fatura é de 756KB.

Para excluir o anexo é preciso clicar em Excluir e para abrir o arquivo anexado clique em Visualizar.

Sequência 011 – Incluindo Informações Adicionais no Embarque:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Embarque → Manutenção (EECAE100).
    2. Posicione no processo e clique em Alterar.
    3. Na pasta Registro de Documentos preencha o campo Inf.Adc.COF (EEC_VMDCOF), esta informação será enviada no arquivo xml a FIERGS.
    4. Clique em Salvar para gravar o embarque.

Sequência 012 – Configurações:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Int.cert.origem → Fiergs (EI100FIERG).
    2. Clique na ação Configurações.
    3. Marque se será utilizado o ambiente de Homologação ou Produção para integração do arquivo xml.
    4. Informe o Usuario e Senha de acesso na FIERGS, caso utilize Representante Legal informe também.
    5. Clique no botão Testar Conexão para que o sistema valide se as informações de usuário e senha estão corretas e com permissão de acesso.
    6. Se o teste de conexão foi realizado com sucesso, clique no botão Salvar CFG para gravar as configurações.

 Sequência 013 – Emissão Certificado Origem FIERGS:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Int.cert.origem → Fiergs (EI100FIERG).
    2. Clique na pasta Certificado de Origem, em seguida, clique em Não Enviados.
    3. Dê um duplo clique na ação Novo Arquivo.
    4. Será apresentado a tela para ser informado o processo de embarque. Informe o embarque no campo Processo e clique em Confirmar.
    5. Após a confirmação, será apresenta a tela de parâmetros, informe o campo Unidade Analise, Unidade Retirada e escolha qual o Capitulo Tecnico que será gerado o arquivo xml e clique em Ok.
    6. Marque o Acordo Comercial, clique em Ok.
    7. Para visualizar o xml gerado, posicione no arquivo gerado e clique na ação Visualizar Arquivo, será aberto o arquivo xml.

Sequência 014 – Envio Certificado Origem FIERGS:

    1. No Easy Export Control (SIGAEEC), acesse: Atualizações → Int.cert.origem → Fiergs (EI100FIERG).
    2. Clique na pasta Certificado de Origem, em seguida, clique em Não Enviados.
    3. Posicione no arquivo que será enviado a FIERGS e clique na ação Enviar Arquivo.
    4. Caso tenha alguma justificativa, informe no campo Justificativa / Fatura Comercial, está informação será atualizada no XML de integração com a FIERGS e clique no botão Enviar.
    5. No final da transmissão será apresentado o resultado da integração no campo Status do Envio.
    6. Se não tiver nenhuma inconsistência com as informações, o arquivo irá para a Aceitos caso ocorra alguma inconsistência o arquivo irá para a Rejeitados.
    7. Para visualizar o arquivo XML enviado e o Log da integração, basta posicionar no arquivo que está em Aceitos ou Rejeitados e clicar em Visualizar Arquivo.

03. PRINCIPAIS CAMPOS E PARÂMETROS

Principais Campos 

CampoDescrição
EEC_CONSDENome do consignatario    


Principais Parâmetros

ParâmetroDescrição
MV_EEC0047Codigo empresa FIERGS para integração do certificado de origem.


IMPORTANTE!

Para que a informação do Nome do Consignatário (EEC_CONSDE) seja gerado no arquivo XML conforme está no processo de embarque, é necessário aplicar o pacote de expedição contínua e a atualização de dicionário de dados. Dessa forma, a informação do Nome do Consignatário no cadastro, será utilizado somente para ser carregado ao incluir um embarque.

04. TABELAS UTILIZADAS

  • SY0 - Documentos Impressos

  • SYU - Tabela Integração Easy-Giplite

  • EEX - Capa Declaração Despacho Exp

  • E09 - Histórico de Integração

  • EEC - Embarque
  • EE9 - Itens Embarque