CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Configuração de Parâmetro
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Análise de Estoque - Configuração
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tela Análise de Estoque - Resultados
  6. Pré-requisitos


01. VISÃO GERAL

A Ánalise de Estoque DW é um sistema web que traz consigo as principais funcionalidades da Análise ABC do Estoque - MAX0005 (versão desktop) e, também, algumas melhorias, buscando valores (dados e informações) gerados diretamente pela base do DataWarehouse (DW).

O sistema possui três menus:

  • Configuração de parâmetros: parametrização do sistema como um todo, ou seja, sempre serão utilizados em todas as consultas. Exemplos: "Subtrai o valor de despesa no cálculo de lucratividade?", "Soma o valor de ICMS antecipado no custo bruto?".
  • Análise de estoque: o processo de busca dos resultados de acordo com a configuração passada pelo usuário.
  • Personalização de colunas: parametrização das colunas, ou seja, onde é possível selecionar as colunas que devem ser exibidas

Dentro do menu de Análise de Estoque tem-se duas etapas:

  • Configuração: configuração dos parâmetros para aquela busca específica. Exemplos: Data, Divisão, Segmentos, Detalhes.
  • Resultados: é o resultado do processamento feito no DW de acordo com as especificações utilizadas na etapa de configuração.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para utilizar o sistema web de Ánalise de Estoque DW, é necessário ter o DataWarehouse Totvs Varejo Supermercados devidamente instalado, configurado e com a carga de dados das dimensões e do estoque previamente carregadas, conforme citado no parágrafo 06. Pré-requisitos.

Os dados necessários para utilização são similares aos da ABC do Estoque, do módulo Gerencial desktop, onde na nova aplicação existem algumas particularidades:

    • É obrigatório informar uma data base para a pesquisa, visto que o conceito de DataWarehouse é trabalhar com dados pré-processados numa base separada da base de produção, onde os dados mais atualizados são sempre do dia anterior ao dia atual;
    • A nova aplicação possui 4 níveis de detalhamento, sendo o preenchimento de cada um opcional onde não é possível haver repetição dos tipos de detalhe. Exemplo: caso o Detalhe 1 esteja selecionado como PRODUTO, o tipo de detalhe PRODUTO não fica disponível para seleção nos demais detalhes;
    • A cada mudança na navegação entre a tela inicial da aplicação e a tela de resultados, é executada uma nova consulta no banco de dados, portanto caso haja uma carga de dados nesse meio tempo, os dados são atualizados.

03. TELA CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETRO

Estes parâmetros são equivalentes aos parâmetros dinâmicos que alteram valores dos resultados na Análise ABC do Estoque - MAX0005 e não devem ser alterados sem a avaliação da necessidade de alteração do negócio, visto que impacta nos cálculos de todos os relatórios gerados pela aplicação. 

Durante a atualização do módulo DataWarehouse para a versão 22.07.001_DW ou superior esta configuração já será preenchida usando como base a ABC do Estoque, portanto não haverá necessidade de alteração manual.

Essas configurações serão utilizadas em todas as consultas, portanto caso algum parâmetro seja alterado será gerado log com a data e o usuário que alterou.


       

Imagem 1 - Tela de parâmetros da Análise do Estoque


04. TELA ANÁLISE DE ESTOQUE - CONFIGURAÇÃO

Na primeira tela é mostrada as configurações na qual o usuário pode parametrizar de acordo com o resultado que espera receber.

Imagem 2 - Tela de configuração da pesquisa


Percebe-se que alguns campos permanecem desabilitados até que o anterior seja selecionado. Exemplo: Para selecionar o campo de empresas e segmentos é necessário, primeiramente, escolher a Divisão. Para os campos detalhes essa sequência deve ser respeitada, selecionando qualquer valor diferente te TOTAL.

Campos obrigatórios na tela inicial:

    • Divisões: Divisões de negócio das empresas em que o estoque será consultado;
    • Empresas: Empresas que o estoque será consultado. Este campo só fica habilitado depois do usuário selecionar as divisões. São carregadas para seleção somente as empresas que fazem parte das divisões selecionadas anteriormente.
    • Segmentos: Segmentos de venda que serão considerados pela aplicação. Os segmentos são usados para a consulta de status de venda dos produtos. Este filtro segue o mesmo conceito do filtro de segmentos da Análise ABC do Estoque - MAX0005, onde, caso o usuário selecione um único segmento, a aplicação considera este que foi selecionado, caso selecione mais de um, a aplicação considera o segmento principal da empresa do estoque.
    • Data base: Por padrão este campo é preenchido com a "data de ontem", levando em conta o dia que o usuário está utilizando a aplicação. Só é possível consultar datas retroativas de estoque, sendo a mais recente a "data de ontem", seguindo o conceito de "dia menos um" do Data Warehouse.

Botão Pesquisar: A consulta será executada novamente, atualizando os registros retornados
Botão Resultados: Caso seja uma consulta salva, a aplicação não realizará a pesquisa novamente, retornando os mesmos registros de quando a mesma foi salva para revisão de filtros ou comparação do resultado. Caso seja uma nova consulta a aplicação executa a pesquisa no banco normalmente.

Ainda na tela de configuração, existe o botão Filtros, que terá outros tipos de parâmetros. Quando clicado, é aberto uma janela lateral.

Imagem 3 - Tela do filtro "Opções"

Outro botão disponível nessa tela de Configuração é o 'Salvar consulta'. Neste botão será possível selecionar uma das consultas salvas e abri-la, em seguida será carregado todos os parâmetros seleicionados no processo, assim como seu resultado (disponível na tela de resultados).

Imagem 4 - Tela do recurso de pesquisar consulta salva



05. TELA ANÁLISE DE ESTOQUE - RESULTADOS

Após o usuário realizar a parametrização na tela da etapa de Configuração e clicar no botão 'Avançar', será, então, processado todas as informações da base do DW referente a essas configurações e exibido os resultados em tabela.

Dicionário de colunas da aplicação:

  • Cod. Consulta - Exibe o código que foi gerado para aquela consulta. Este código é o identificador que será guardado pela aplicação caso o usuário salve a consulta, caso contrário será descartado e será gerado outro na próxima execução.
  • Cod. Detalhe 1 - Identificador do Detalhe 1. Exemplo: Se no Detalhe 1 for selecionado PRODUTO, a coluna de Cod. Detalhe 1 trará o código do produto. (Obs: esta coluna só é exibida quando é selecionado alguma opção no Detalhe 1 e a mesma é renomeada de acordo com o detalhe escolhido, caso seja detalhamento TOTAL a mesma é ocultada pela aplicação)
  • Detalhe 1 - Descrição do Detalhe 1. Exemplo: Se no Detalhe 1 for selecionado PRODUTO, a coluna de Detalhe 1 trará a descrição do produto do produto.  (Obs: esta coluna só é exibida quando é selecionado alguma opção no Detalhe 1 e a mesma é renomeada de acordo com o detalhe escolhido, caso seja detalhamento TOTAL a mesma é ocultada pela aplicação)
  • Cod. Detalhe 2 - Identificador do Detalhe 2. Exemplo: Se no Detalhe 1 for selecionado EMPRESA, a coluna de Cod. Detalhe 2 trará o código da EMPRESA. (Obs: esta coluna só é exibida quando é selecionado alguma opção no Detalhe 1 e outra opção no Detalhe 2. A mesma é renomeada de acordo com o detalhe escolhido, caso seja detalhamento TOTAL a mesma é ocultada pela aplicação)
  • Detalhe 2 - Descrição do Detalhe 2. Exemplo: Se no Detalhe 2 for selecionado EMPRESA, a coluna de Detalhe 2 trará o nome da empresa.  (Obs: esta coluna só é exibida quando é selecionado alguma opção no Detalhe 1 e outra opção no Detalhe 2. A mesma é renomeada de acordo com o detalhe escolhido, caso seja detalhamento TOTAL a mesma é ocultada pela aplicação)
  • Cod. Detalhe 3 - Identificador do Detalhe 3. Exemplo: Se no Detalhe 3 for selecionado FAMÍLIA, a coluna de Cod. Detalhe 3 trará o código da FAMÍLIA. (Obs: esta coluna só é exibida quando é selecionado alguma opção no Detalhe 1, outra opção no Detalhe 2 e outra opção no Detalhe 3. A mesma é renomeada de acordo com o detalhe escolhido, caso seja detalhamento TOTAL a mesma é ocultada pela aplicação)
  • DETALHE 3 - Descrição do Detalhe 3. Exemplo: Se no Detalhe 3 for selecionado FAMÍLIA, a coluna de Detalhe 3 trará a descrição da família.  (Obs: esta coluna só é exibida quando é selecionado alguma opção no Detalhe 1, outra opção no Detalhe 2 e outra opção no Detalhe 3. A mesma é renomeada de acordo com o detalhe escolhido, caso seja detalhamento TOTAL a mesma é ocultada pela aplicação)
  • Cod. Detalhe 4 - Identificador do Detalhe 4. Exemplo: Se no Detalhe 4 for selecionado CATEGORIA, a coluna de Cod. Detalhe 4 trará o código da CATEGORIA. (Obs: esta coluna só é exibida quando é selecionado alguma opção no Detalhe 1, outra opção no Detalhe 2, outra opção no Detalhe 3 e outra opção no Detalhe 4. A mesma é renomeada de acordo com o detalhe escolhido, caso seja detalhamento TOTAL a mesma é ocultada pela aplicação)
  • DETALHE 4 - Descrição do Detalhe 4. Exemplo: Se no Detalhe 4 for selecionado CATEGORIA, a coluna de Detalhe 4 trará a descrição da categoria.  (Obs: esta coluna só é exibida quando é selecionado alguma opção no Detalhe 1, outra opção no Detalhe 2, outra opção no Detalhe 3 e outra opção no Detalhe 4. A mesma é renomeada de acordo com o detalhe escolhido, caso seja detalhamento TOTAL a mesma é ocultada pela aplicação)
  • Qtde Embalagem - Quantidade de embalagem que foi considerada nos cálculos da aplicação. A mesma deve ser analisada utilizando o detalhamento de PRODUTO e pode variar de acordo com o selecionado no botão Filtros → Aba Opções → Tipo Embalagem para Visualização dos Resultados
  • Embalagem - Descrição da embalagem que foi considerada nos cálculos da aplicação. A mesma deve ser analisada utilizando o detalhamento de PRODUTO e pode variar de acordo com o selecionado no botão Filtros → Aba Opções → Tipo Embalagem para Visualização dos Resultados
  • Status Compra - Status de compra do produto
  • Status Venda - Status de venda do produto
  • Nro Itens - Contagem de itens distintos no estoque
  • Qtde Total - Quantidade total de produtos no estoque
  • Qtde Reservada Atual - Quantidade reservada considerando os valores enviados na última carga na dimensão de produtos na empresa. Exemplo: Se foi efetuada uma carga na dimensão de produtos na empresa pela manhã, a quantidade reservada do mesmo estará de acordo com a quantidade que estava reservada nesta carga. Esta coluna considera sempre a quantidade reservada da última carga de dados do produto na empresa, não considerando períodos anteriores, somente o que estava reservado na data da carga.
  • Qtde Disponivel - Quantidade que está disponível levando em conta a quantidade do estoque da data pesquisada e a quantidade reservada na última carga. Esta coluna deve ser usada em consultas do estoque do dia anterior. Exemplo: de madrugada foi efetuada uma carga da dimensão de produtos na empresa, pela manhã é possível efetuar a pesquisa do estoque no dia anterior e nesta coluna será exibida a quantidade que está disponível atualmente. Se for feita uma pesquisa numa data retroativa, a quantidade reservada que será considerada no cálculo será sempre a da última carga, não a que estava reservada na data da pesquisa.
  • Valor Preco Venda - Soma do preço de venda dos produtos do estoque. É considerado o maior preço de venda do produto na data e empresa usados na pesquisa.
  • Valor Preco Venda Unit. - Preço médio da unidade do estoque.
  • Margem Cadastro - Menor margem de lucro cadastrada para o produto.
  • Valor Custo Liquido - Soma do valor de custo líquido do estoque.
  • Valor Custo Liquido Unit. - Valor de custo líquido da unidade no estoque.
  • Margem Lucro - Percentual de margem de lucro estimada para o estoque (considerando o custo e valor de venda do mesmo)
  • Margem Lucros VMI - Percentual de margem de lucro estimada para o estoque (considerando o custo com impostos federais e valor de venda do mesmo)
  • Valor Lucro - Valor de lucratividade estimada para o estoque (considerando o custo e valor de venda do mesmo)
  • MarkUp % - Percentual da diferença entre o preço e o custo em relação ao custo bruto.
  • MarkDown % - Percentual da diferença entre o preço e o custo em relação ao Preço de Venda.
  • Valor Custo Bruto - Soma do valor de custo bruto do estoque.
  • Valor Custo Bruto Unit. - Valor de custo líquido da unidade no estoque.
  • Valor Contrib. - Valor de contribuição estimada para o estoque (considerando o custo e valor de venda do mesmo)
  • Contribuicao Margem % - Percentual de margem de contribuição estimada para o estoque (considerando o custo e valor de venda do mesmo)
  • Margem Contrib. VMI - Percentual de margem de contribuição estimada para o estoque (considerando o custo com impostos federais e valor de venda do mesmo)
  • Media Venda/Dia - Média de venda do produto considerando a data da última carga da dimensão de produtos por empresa.
  • Dias ultima Entrada - Quantidade de dias desde a última entrada do produto no estoque considerando a data da última carga da dimensão de produtos por empresa.
  • Peso Bruto - Soma do peso bruto da embalagem do produto
  • Peso Liquido - Soma do peso líquido do produto
  • Valor Despesa - Valor de despesa do produto no estoque
  • Valor Comissao - Valor de comissão gerada para o produto
  • Valor Imposto - Soma do valor de impostos do produto
  • Valor ICMS - Soma do valor de ICMS do produto
  • Valor PIS - Soma do valor de PIS do produto
  • Valor Cofins - Soma do valor de COFINS do produto
  • Valor Outros Impostos - Soma de demais impostos configurados para o produto
  • Estoque Empresa - Quantidade de estoque fiscal
  • Custo Fiscal Unit. - Custo fiscal da unidade
  • Custo Fiscal Total - Soma do custo fiscal
  • Qtde Estoque Minimo - Quantidade mínima de estoque cadastrada para o produto
  • Qtde Estoque Maximo - Quantidade máxima de estoque cadastrada para o produto
  • Qtde Dias s/ Venda - Quantidade de dias sem venda considerando a data da última carga da dimensão de produtos por empresa.


Imagem 5 - Tela de resultados

Dentro dessa etapa têm-se três botões:

Salvar consulta: o usuário tem a opção de salvar todas as configurações e os resultados para conseguir ver, ou mesmo reaproveitá-los, em outro momento. Essa consulta pode ser salva de forma privativa, ou seja, apenas o usuário que a salvou poderá vê-la.

Imagem 6 - Tela do recurso de salvar a consulta


SQL: dá a opção do usuário consultar e copiar o SQL gerado pela consulta.

Imagem 7 - Tela do recurso de extrair o SQL gerado pela consulta


Exportar para CSV: permite que o usuário exporte todo o resultado, apresentado na tabela, para CSV. Arquivos com extensão CSV podem ser abertos em qualquer planilha, como Microsoft Excel, Libre Office ou WPS, por exemplo.

Imagem 8 - Tela para seleção de diretório destino do arquivo CSV com o resultado da consulta


O usuário pode retornar para a etapa de configuração clicando no botão 'Voltar'.

06. Pré-requisitos

  • É necessária a instalação do DataWarehouse com a devida carga de dados de dimensões e do fato estoque processadas antes do uso da aplicação

Para mais informações sobre o módulo DataWarehouse acesse: Guia de Implementação Módulo Data Warehouse

Para mais informações técnicas sobre o ambiente DataWarehouse acesse: Ambiente Servidor de Data Warehouse

  • O ambiente WEB deve estar devidamente configurado para a instalação do sistema.

Para mais informações sobre a configuração do servidor web acesse: Servidor de Aplicação Web

  • O ERP deve estar atualizado na versão 22.07
  • O DW deve estar atualizado na versão 22.07_DW