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O objetivo desta rotina é realizar a cotação de custos de Produtos e/ou Recursos para um Projeto em um determinado período de tempo.

Este Período é definido no cabeçalho, através de três informações, as datas de início e fim e o tipo de segmentação deste intervalo.

Já a grid é dividida em duas abas, sendo uma voltada aos produtos e a outra aos recursos, cada uma com duas sessões, sendo a primeira destinada ao preenchimento do Produto/Recurso e a segunda ao detalhamento do custo segmentado pelo período definido.


Procedimentos:

Para cadastrar a Planilha de cotação do Projeto:

  • Projeto = Informar o Projeto que deseja realizar a cotação
  • Versão = Verão utilizada no Projeto
  • Tp. Período = Tipos dos períodos (1 Diário 2 Semanal 3 Quinzenal 4 Mensal)
  • Ini. Períodos = Data inicial do período de cotação
  • Fim. Períodos = Data final do pedido de cotação  

Na aba Produtos sessão à esquerda, informar o Produto que será utilizado para a cotação. Podemos utilizar mais de um Produto.

  • Cód.. Produto = Código do produto
  • Dat. Cust. Std = Data do custo Standard (Data base do preenchimento e carga do custo standard)
  • Custo Stand = Custo do Produto informado no campo (B1_CUSTD)

Na aba Recurso sessão à esquerda, informar o Recurso que será utilizado para a cotação. Podemos utilizar também mais de um Recurso.

  • Cód. Recurso = Código do recurso
  • Dat. Cust. Std = Data do custo Standard (Data base do preenchimento e carga do custo standard)
  • Custo Stand = Custo do Recurso informado no campo (AE8_VALOR)

Nas duas abas (Produtos e Recurso) na sessão à direita é apresentado o detalhamento da cotação, de acordo com o tipo de período informado, sendo dividida em linhas por datas, conforme o período e segmentação informados no cabeçalho.

O preenchimento do custo é feito manualmente e pode ser preenchido livremente em todas as linhas, mas possui algumas regras de calculo quando houver porcentagem informada.

Importante

A primeira linha será o balizador de cálculo das seguintes e, portanto, sua porcentagem deve ser 0,00.

Caso a porcentagem seja deixada como 0,00 em todas as linhas, ao informar um valor em determinada linha, o mesmo será replicado para todas as demais, caso haja porcentagem informada esta será aplicada sobre o valor da linha anterior, sendo esta porcentagem o acréscimo, por exemplo:

LinhaProdutoPercentualCusto
1Produto X0,00100,00
2Produto X0,00100,00
3Produto X10,00110,00
4Produto X0,00110,00
5Produto X100,00220,00

*Coluna Linha apenas informativa para o exemplo.

Veja que na linha 2, como a porcentagem está zerada, o custo da linha anterior (linha 1) foi replicado, assim como a linha 4 que replicou o custo da linha 3.

Observe que nas linhas onde há porcentagem preenchida o custo é o resultado desta porcentagem aplicada ao custo da linha anterior, 10% de 100,00 = 10,00, totalizando 110,00 (100,00 + 10,00) na linha 3, assim como na linha 5 que gerou o custo 220,00 (100% de 110,00 = 110,00 somado ao custo da linha 4).