CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Ocorrências Bancárias
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Ocorrências Bancárias
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

As ocorrências são códigos de comunicação entre empresa x banco, do qual, por exemplo, nos arquivos de remessa, a empresa informa por meio de ocorrência quando existe algum tipo de alteração no sistema em um título que está no banco e/ou o banco informa no retorno se o título foi pago, rejeitado, etc. Para utilizar o processo de cobrança eletrônica, é preciso parametrizar as Ocorrências Bancárias.

Está atividade visa demonstrar como realizar o cadastro de Ocorrência Bancária.  Para cadastrar é necessário informar o tipo de ocorrência (remessa ou retorno), o banco do qual a mesma pertence e selecionar a ocorrência financeira que diz respeito a essa ocorrência bancária. Para algumas ocorrências podem existir motivos, e caso houver, são informadas no layout do banco, por isso, se faz necessário, vincular as ocorrências bancárias disponíveis no layout do banco com as ocorrências financeiras, para ocorrer as ações no ERP.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Supervisor > Parâmetros > Cobrança > Ocorrência Bancária - FIOCORBANC.

Pré-Requisitos 

Possuir acesso ao Sistema Financeiro e suas aplicações.

Ter cadastro de

  • Banco

  • Ocorrência Financeira

Passo a Passo

Acesse o módulo Supervisor Financeiro, clique no menu Parâmetros, em seguida clique na opção Cobrança, aplicação Ocorrência Bancária.

 Imagem 1 - Menu de acesso


Informe o Banco e defina o tipo, se Remessa ou Retorno.

Para informar a Ocorrência Bancária deve pesquisar no layout de cobrança eletrônica do banco quais são as ocorrências disponibilizadas que serão vinculadas com a Ocorrência Financeira do sistema ERP.

Inst. Cod 1 e Inst. Cod 2 são instruções específicas que alguns bancos solicitam e que devem ser informados conforme informação disponibilizada no botão .

O campo Ocorrência não vinculada a título é habilitado no tipo de arquivo de Retorno: Com o parâmetro marcado e a ocorrência não estiver vinculada a nenhum título, não deixará a ocorrência bancária rejeitada para ser acertada na aplicação Atualização dos Títulos Rejeitados no CNAB.

Ao final, clique no botão Incluir - <F3>.

Imagem 2 - Cadastro de Ocorrências Bancárias


Exemplos

    Exemplo 01: Remessa

    Ocorrência primordial para gerar o arquivo CNAB, pois, caso não tenha sido cadastrada, não será possível selecionar o título para geração do CNAB.

    Nem sempre o código da Ocorrência Bancária será igual ao código da Ocorrência Financeira.

    Imagem 3 - Exemplo 1 - Remessa

    Exemplo 02: Pedido de Baixa

    Na quitação de um título, o cliente pagou o título na empresa ao invés de pagar o boleto via banco. Ao quitar o título, o sistema automaticamente irá gerar uma ocorrência de Pedido de Baixa.

    Imagem 4 - Exemplo 2 - Pedido de Baixa

    Exemplo 03: Entrada Confirmada

    Do tipo Retorno, ocorrência da qual informa que as entradas no arquivo de retorno foram confirmadas.

    Imagem 5 - Exemplo 3 - Entrada confirmada

    Exemplo 04: Entrada Rejeitada

    Do tipo Retorno, onde a remessa foi enviada e o Banco retornou informando que a entrada foi rejeitada, sendo necessário saber o(s) motivo(s) da rejeição.

    Será exibido abaixo os códigos dos motivos. 

    Para cadastrar, aperte a tecla Insert do teclado e para excluir uma linha, aperte a tecla Delete.

    Ainda é possível vincular o motivo a uma Ocorrência Financeira, ou simplesmente deixar em branco.

    Imagem 6 - Exemplo 4 - Entrada Rejeitada

    03. TELA OCORRÊNCIAS BANCÁRIAS

    Outras Ações / Ações relacionadas

    AçãoDescrição

    Geração do Arquivo de Cobrança CNAB

    Geração do arquivo para envio ao banco com informações de cobrança

    04. TELA OCORRÊNCIAS BANCÁRIAS

    Principais Campos e Parâmetros

    Não há


    05. TABELAS UTILIZADAS

    • Não há