Páginas filhas
  • DT Conciliação de Marketplace


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:

Moda - Financeiro

Função:FCRFM152/ FCRFM153/FCRFP191 - Configuração de layout e leitura de arquivo de marketplaces contendo movimentações financeiras.
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAFIS-15689DVAFIS-16200DVAFIS-16222, DVAFIS-16479, DVAFIS-16433DVAFIS-16478



02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Ser possível realizar a configuração dos diferentes layouts das principais marketplaces a fim de realizar a importação dos seus respectivos arquivos contendo as movimentações financeiras das empresas.

03. SOLUÇÃO

Foi realizada a disponibilização dos novos componentes FCRFM152 e FCRFM153 no sistema para a configuração dos layouts das principais marketplaces, e também o componente FCRFP191 para realização da leitura das movimentações existentes nos arquivos, conforme o layout configurado anteriormente nos componentes mencionados.


Abaixo, consta na imagem, a forma de configuração no componente FCRFM152 no frame Configuração de campo, dos campos que constam no arquivo para que a leitura seja feita corretamente:

Imagem 1 - Demonstração dos dados contidos no arquivo e configuração dos campos no sistema.


Já a seguir, no mesmo componente FCRFM152, consta na imagem, a forma de configuração no frame Configuração de tipo de lançamento, dos campos que constam no arquivo para que a leitura seja feita corretamente:

Imagem 2 - Demonstração dos dados contidos no arquivo e configuração dos campos no sistema.


Ainda no componente FCRFM152 no frame Configuração de campo, existem casos de arquivos de marketplaces, que os valores constam em mais de um campo no arquivo, como por exemplo a AMAZON.

Conforme imagem abaixo, nesses casos em que o valor estiver separado em posições diferentes, deve-se no campo Posição de campo no sistema, configurar todas as posições do arquivo (separando-os com ponto e vírgula), que o sistema deve realizar a somatória dos campos de valores, que constam no arquivo, para obter a somatória correta destes campos:

Imagem 3 - Demonstração dos dados contidos no arquivo e configuração dos campos no sistema.


No componente FCRFM153, devem ser realizadas as configurações da Pessoa do sistema é referente a marketplace em questão, a Linha inicial do arquivo que o sistema posteriormente deverá iniciar a leitura do mesmo (Utilizado para pular a primeira linha que é referente a nomenclatura dos campos do arquivo) e se marcado o checkbox Solicitar data de pagamento, ao efetuar a leitura do arquivo, a respectiva data não será buscada do arquivo, e sim será considerada a data informada em tela no componente de leitura do arquivo.

Ainda no FCRFM153, deverão ser configuradas as despesas que irão ser utilizadas nas duplicatas que será geradas automaticamente, conforme a leitura do arquivo, ou seja, indicando se é uma despesa geral de Comissão, Antecipação ou como as despesas serão divididas Por histórico, sendo que o campo Histórico somente é liberado para manutenção quando o tipo de despesa também é Por histórico. Ainda sobre os históricos, as despesas poderão ser vinculadas apenas quando o checkbox Gerar C. P. estiver marcado para o respectivo histórico no componente FCCFM003.


Por fim, deve ser informado no campo Conta a conta corrente de banco em que as movimentações lidas no arquivo terão os respectivos valores gerados.

Imagem 4 - Demonstração da configuração dos históricos, despesas e centro de custos para comissão, antecipação e etc.

Já a leitura do arquivo deve ser realizada pelo componente FCRFP191, selecionando inicialmente qual a Marketplace do arquivo em questão para que o sistema identifique o layout que será utilizado (Configurado previamente no FCRFM152 e FCRFM153), posteriormente informando o diretório do arquivo em formato CSV e teclando F4 para que a leitura seja efetuada.

Com os dados do arquivo já em tela, o sistema identificará se as faturas/parcelas referente ao código de pedido estão de acordo e gravará o Tipo de ação como Baixar fatura automaticamente estando-as de acordo. Caso algum pedido fique com o tipo de ação Não conciliado, deve-se clicar no botão a frente do campo Qt. não conciliado, para que seja realizada a conciliação manualmente das faturas referente ao determinado pedido que apresentaram alguma divergência.

Imagem 1 - Demonstração dos dados e valores identificados pela leitura do arquivo.

Ainda no componente FCRFP191 após a leitura dos dados do arquivo e verificações necessárias, é necessário clicar no botão Processar para gerar o registro das movimentações no financeiro. Dessa forma, é gerada uma única liquidação do tipo 218 - Marketplace - Baixa de título para o registro das faturas baixadas, assim como a duplicata referente as comissões, o valor creditado em conta corrente (Buscará a conta vinculada a marketplace no componente FCRFM153 para gerar o movimento da empresa logada, se não existir buscará da primeira empresa que encontrar) referente as faturas recebidas e também os valores em conta corrente referente aos ajustes de débito e crédito.

Imagem 1 - Demonstração dos dados e valores identificados pela leitura do arquivo.

Imagem 2 - Liquidação gerada referente a baixa dos títulos.

Imagem 3 - Demonstração da duplicata gerada referente a despesa das comissões que constam no arquivo lido. 

Imagem 4 - Demonstração das movimentações geradas na conta corrente de banco pertencentes a mesma liquidação.

No quadro "Lançamento de ajuste de marketplace", são demonstrados os totais de lançamento por histórico e empresa, conforme a configuração realizada no FCRFM152, já os históricos de ajuste sem empresa identificada automaticamente pelo sistema, constará o código 0 no campo Empresa, sendo necessário dar um duplo clique no histórico para informar em cada pedido o número da empresa de faturamento do mesmo antes de realizar o processamento do arquivo. Caso não informada a empresa pelo usuário, o sistema automaticamente registrará estes lançamentos de ajuste para a empresa do arquivo.

Imagem 1 - Ao clicar no botão de detalhamento, é carregado o componente FCRFL157 com a lista de todos os pedidos totalizados nesse lançamento. É possível fazer a localização de um pedido específico pelo campo "Código".

No componente FCRFM153, foi adicionado o novo campo "Gerar adiantamento", que será disponível apenas para a configuração de despesa por histórico para históricos de débito. Esse novo campo, quando marcado, tem a função de gerar a movimentação de adiantamento na conta "Fornecedor" do marketplace com o histórico 1320.

Imagem 1 - FCRFM153 - Configuração do histórico 202 para gerar adiantamento na conta "Fornecedor".

Imagem 2 - FCCFL004 - Detalhamento do movimento de adiantamento gerado na conta "Fornecedor" com o histórico 1320.

Para realização da conciliação manual das faturas, referente aos pedidos que constam no arquivo, deve-se dar um duplo clique no campo Qt. não conciliado conforme a seguir, para que seja possível realizar o filtro necessário de data de emissão/vencimento ou valor das faturas para que ao teclar F4 em cada linha de um pedido que não foi conciliado, ser possível marcar a fatura referente ao pedido para conciliação manual.

Serão listadas para conciliação manual, após teclar F4 no componente FCRFP192, apenas documentos com os tipos Cartões de débito e crédito com o tipo de cobrança Operadora de crédito (Tipos 4 e 5 com cobrança 14) e também documentos com o tipo Fatura com o tipo de cobrança Não está em cobrança (Tipo 1 com cobrança 0).

Também não serão vinculados automaticamente documentos do sistema aos pedidos não conciliados do marketplace. Sendo necessário, para os pedidos não conciliados na leitura do arquivo, a conciliação ser feita manualmente neste componente FCRFP192.

Imagem 1 - Demonstração do componente FCRFP192 sendo chamado a partir do campo Qt. não conciliado, para que seja possível realizar a conciliação e desconciliação das faturas de marketplace manualmente.

Imagem 2 - Demonstração da fatura baixada pela conciliação manual, após processar no componente FCRFP191, com o valor pago líquido do pedido do marketplace e a diferença sendo lançada como desconto.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

É importante lembrar que para que a leitura do arquivo seja feita, o mesmo deverá estar sempre em formato CSV e não apenas aberto em Excel.