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CONFIGURAÇÕES- RAMOS DE ATIVIDADE


Ramo de atividade é definição de qual segmento uma empresa atua. Separado em três categorias: indústria, comércio e serviços. Dentro de cada há diversas possibilidades de atuação, tais como fabricação de produtos, vendas ou prestação de serviços.

Para adicionar um ramo de Atividade:


⒈ Em Contas, na sessão de configurações: Ramos de atividade e clique em ADICIONAR;

2. Preencha os campos solicitados e cliquem em SALVAR;



CONFIGURAÇÕES- DUPLICIDADE


Essa configuração garante que sua equipe trabalhe com dados sem duplicidade. Com esse parâmetro, antes do usuário salvar os novos registros ou atualizar, o sistema avisa sobre a duplicidade, e o cadastro não pode ser salvo.

No check box, você consegue configurar quais campos precisam ser rastreados, tanto para Cliente, quanto para Lead.

Para configurar duplicidade:

⒈ Em Contas, configurações: Configuração de Duplicidade;

2. Selecione os campos que precisam ser verificados tanto para validação de Cliente e/ou Leads.

3. Para ser realizada a validação, o campo ativo da validação do cliente e/ou Lead tem que estar ativo.

4. O botão "exibir formulário de pré cadastro" que ao habilitá-lo será exibido uma tela sempre que o usuário clicar em "adicionar" em cliente ou lead, com os campos selecionados para verificação da duplicidade, ele tem a possibilidade de preencher e validar, ou ignorar e seguir com o cadastro, importante destacar que se ele ignorar essa etapa, será feita a validação de duplicidade quando o usuário clicar para "salvar" o registro.  

Caso a configuração esteja ativa, e App Totvs CRM foi utilizado para cadastros, ao cadastrar Cliente ou Leads, o usuário precisa estar conectado a uma rede para que seja realizada uma sincronização das informações e verificar se aquele registro já existe.

Validação cruzada: é possível habilitar a validação cruzada de duplicidade entre Leads e Clientes. Esta opção verifica a duplicidade em Cliente durante a inserção de um Lead e de um Lead durante a inserção de um Cliente.



CONFIGURAÇÕES- CLASSIFICAÇÕES


No Menu Classificação você pode definir a classificação dos seus clientes, ou seja, essa ferramenta separa base do Totvs CRM em clientes específicos. Essa formação de grupos é feita de acordo com características e comportamentos semelhantes e tem o objetivo de personalizar ações de vendas e marketing nas ações comerciais.

Para fazer o cadastro de classificações:

⒈ Em Contas, configurações: Classificações e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.


CONFIGURAÇÕES- DOCUMENTOS DO CLIENTE


Nesse ambiente, você faz vínculos de documentos das pessoas, tanto pessoa jurídica, quanto pessoa física, ou aquela que você cadastrar. Nesse campo, você deve escolher se o documento é de preenchimento obrigatório ou não. Essa validação reflete no ambiente de cadastro do cliente.

Para cadastrar um documento do cliente:

Para realizar este cadastro, deve ter sido configurado, os documentos de identificação no módulo Administrativo e tipo de pessoa no módulo contas que será falado posteriormente.

⒈ Em Contas, Configurações: Documentos do cliente e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.



CONFIGURAÇÕES- GRUPOS


A funcionalidade Grupos permite marcações que podem ser associadas a Leads e Clientes e serve para categorizar, segmentar e filtrar de maneira mais eficiente para localizar os Leads e Clientes com informações em comum.

Geralmente ela é conhecida como tag de clientes ou tag de leads. Você pode adicionar uma palavra chave ou alguma característica que seja relevante para o Cliente ou Lead, o que contribui para a estratégia comercial. Essa validação reflete no ambiente de cadastro do Lead.

Para cadastrar grupos:


⒈ Em Contas, Configurações: Documentos do cliente e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.


CONFIGURAÇÕES- DOCUMENTOS DO LEAD


A função Documento do Lead tem a mesma função do Documento do Cliente, você pode vincular os documentos das pessoas, tanto pessoa jurídica, quanto pessoa física, ou aquela que você cadastrar.

Nesse campo, escolha se esse documento é de preenchimento obrigatório ou não.

Essa validação reflete no ambiente de cadastro do Lead.

Para cadastrar documentos do Lead:

Para realizar este cadastro, deve ter sido configurado, os documentos de identificação no módulo Administrativo e tipo de pessoa no módulo contas que será falado posteriormente.

⒈ Em Contas, Configurações: Documentos do Lead e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.


CONFIGURAÇÕES- ORIGENS


Essa funcionalidade é super importante, pois com ela, é possivel identificar onde o cliente ou lead foi encontrado, seja no marketing tradicional (Outbound), no marketing digital (Inbound) ou em outros meios. As redes sociais, campanhas de e-mail marketing e atendimento via chat direto do site, por exemplo, são as principais estratégias para a atração de clientes no marketing digital e consequentemente o sucesso de uma venda.

Entre os benefícios do cadastro de uma origem, está o melhor alcance nos esforços de investimentos, principalmente no impacto que isso traz para o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Saber a origem que traz mais Leads e Clientes possibilita concentrar o maior investimento nesse canal. Com as informações registradas fica muito mais fácil prospectar, converter e fidelizar clientes.

 

A origem também fornece a visão de como está o desempenho das equipes de pré-vendas e de marketing, você pode filtrar qual é o time/canal que traz mais resultados. Essa validação reflete no ambiente de cadastro do Lead.

Para cadastrar uma Origem:


⒈ Em Contas, Configurações: Origens e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.



CONFIGURAÇÕES- ETAPAS DO LEAD


As Etapas do Lead estão relacionadas ao processo que ele passa em uma jornada de compras.

Gerar Leads qualificados para vendas, de forma previsível e recorrente, é uma base sistemática da máquina de vendas. Qualificar Leads são as etapas de identificar entre todos os Leads gerados, aqueles com mais propensão a compra, ou seja, quanto maior a chance de um Lead se tornar cliente mais qualificado para venda ele é.

Caso uma empresa não possua etapas de qualificação, os vendedores precisam trabalhar com Leads imaturos, que exigem mais tempo e atenção, além de gerar um desperdício de investimento com Leads que não se tornam clientes, seja por não terem condições de investir ou por não terem interesse em comprar o seu produto ou serviço.

   

Dessa forma, o processo de qualificação até que o Lead esteja pronto para trabalhar diretamente com o vendedor passa por uma jornada de compra que é marcada por algumas etapas.

 

As etapas de Lead dependem da necessidade de cada time comercial e da complexidade do seu negócio.

É importante que a sua empresa consiga construir esse processo de qualificação para a flexibilidade do abastecimento do time de vendas com os Leads. A medida que a sua empresa for desenvolvendo no TOTVS CRM e tendo dados mais maduros, a máquina de vendas vai funcionar como mais agilidade e será possível identificar padrões para aperfeiçoar a qualificação gradativamente.

Sugestões de Etapas: 

MQL - Marketing Qualified Lead: São os leads qualificados de marketing. Eles ainda estão, exclusivamente, no âmbito de marketing. Como exemplo, os inscritos em newsletter ou que preencheram um formulário para baixar um material.

SAL - Sales Accepted Lead: é o Lead aceito por vendas. São os Leads qualificados pelo marketing que são aceitos pela equipe de Vendas, o Lead passa pelo funil de vendas e por uma qualificação mais profunda.

SQL - Sales Qualified Lead: são os Leads que foram aceitos por vendas e agora estão qualificados para a venda. Eles são considerados propensos a compra, isso significa que o Lead possui todos os pré-requisitos para entrar no processo de vendas. 

Para cadastro de Etapa de Lead:


⒈ Em Contas, Configurações: Etapas de Lead e clique em ADICIONAR.

2. Você pode Adicionar e descrever uma nova etapa de qualificação, ou Editar uma etapa já presente. Você também precisa indicar a ordem das etapas indicando o número que ela corresponde no processo clique em SALVAR.


CONFIGURAÇÕES- TIPOS DE ENDEREÇO


O Totvs CRM permite cadastrar múltiplos tipos de endereços, como endereço de entrega, de faturamento, do ponto de distribuição. Essa funcionalidade reflete em clientes, leads e contatos.

Para cadastro de um tipo de endereço:

⒈ Em Contas Configurações: Tipos de Endereço e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.




CONFIGURAÇÕES- TIPOS DE PESSOA


O tipo de Pessoa é uma configuração do Totvs CRM para definir o indivíduo, você pode cadastrar diferentes tipos de pessoas, entre elas estão: Pessoa física; Pessoa física e estrangeira. Essa validação reflete no ambiente de cadastro e é um campo obrigatório. Além disso, essa validação está condicionada aos tipos de documentos a depender de qual tipo de pessoa você escolher. Por exemplo: Ao cadastrar um Lead e selecioná-lo como pessoa jurídica, os campos solicitados na parte de documentos são CNPJ, IE ou até mesmo CNAE.


Para cadastro de um tipo de pessoa:

⒈ Em Contas, Configurações: Tipos de Pessoa e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.


CONFIGURAÇÕES- TIPOS DE BLOQUEIO


Essa configuração define regras de impedimentos para ordens de vendas não saudáveis. Dessa forma, você pode configurar os motivos pelos quais o Cliente pode ser impedido de adquirir os seus produtos ou serviços. Você pode configurar os tipos de bloqueio que você quiser, por exemplo: bloqueio jurídico, bloqueio de inadimplência.

Para cadastro de um tipo de bloqueio:

⒈ Em Contas, Configurações: Tipos de Bloqueio e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.


CONFIGURAÇÕES- TIPOS DE ATIVO


Os tipos de ativo servem para mapear os produtos ou serviços e os tipos. Essa funcionalidade ajuda a criar estratégias de vendas ou de recompras.

Essa informação poderá ser usada em Cliente ou Lead, e que poderá ser vinculado a eles um produto que eles já tenham e que sua empresa pode ofertar, ou algo que ele já possue da sua empresa e você pode oferecer outro produto. Exemplo, se eu vendo cartuchos, preciso saber quais são os modelos de cartucho que aquela empresa tem, para que seja feita a oferta certa. Ou se sou uma empresa de software com vários produtos, posso adicionar que por exemplo o cliente já tem a ferramenta de gestão de clientes e com isso posso oferecer outro produto para ele.

Os ativos armazenam informações que podem ser utilizadas como referência para oferta de produtos, serviços ou até mesmo manutenção. Enquanto os produtos representam os itens que sua empresa vende, os ativos representam os produtos, instalações ou comodatos relacionados aos seus clientes. A ferramenta é apropriada para empresas que necessitam validar o modelo, tipo, descrição para ofertar seus produtos ou serviços.

 A descrição do modelo ou código do produto é feita apenas quando o usuário adicionar um ativo, o Totvs CRM traz as opções do tipo de equipamento, a descrição do produto e o código. Exemplo 1: Uma empresa que vende cartuchos necessita validar o modelo e marca da impressora. Exemplo 2: Uma empresa que vende produtos de higiene e fornece um equipamento diluidor em comodato para seus clientes necessita validar quais equipamentos estão sob empréstimo. Exemplo 3: Uma empresa que vende peças de máquinas agrícolas necessita validar quais máquinas seus clientes possuem. Essa funcionalidade vai ser refletida no Cadastro de Leads e Clientes.

⒈ Em Contas, Configurações: Tipos de Ativo e clique em ADICIONAR.

2. Preencha os campos solicitados e clique em SALVAR.


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Responsáveis pelo conteúdo

Autor 

Product Owner 
Daniely Paz/QueziaBruna Charnovski



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