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CONFIGURAÇÕES- CONFIGURAÇÕES DE OPORTUNIDADE


Essa configuração nos traz uma lista de permissões que podem ser realizadas em oportunidades e você pode habilitar ou não elas.

⒈Entre no módulo Oportunidades, selecione Configurações e Configurações de Oportunidades.

2. Nas informações principais, selecione as permissões de configurações que necessitam ser habilitadas e clique em SALVAR.

Cada informação tem uma breve explicação do que será permitido e habilitado.



CONFIGURAÇÕES- CONSTRUTOR DE PIPELINE


Essa configuração é para você criar a sua pipeline, com base nas etapas já cadastradas. Nessa configuração, você pode criar várias pipelines, a depender dos seus negócios e escopos de vendas. Também o número de etapas de uma pipeline depende de como é o processo de vendas da sua empresa, com isso o número de etapas de vendas varia de acordo com cada processo de venda.

Como configurar e construir uma pipeline?


⒈ Entre no módulo Oportunidades, selecione Configurações e Construtor de Pipeline e clique em ADICIONAR;

2. No campo ativo, quando habilitada, essa opção permite que o registro seja utilizado;

3. No campo padrão, quando habilitada essa opção faz com que essa pipeline seja carregada como padrão na tela de pipelines;

4. No campo descrição, preencha a descrição;

5. Selecione os valores que devem ser exibidos no card de oportunidades na pipeline:

- Valor total da oportunidade;

- Valor único total;

- Valor recorrente total;

- Quantidade de itens diferentes na oportunidade;

- Quantidade total de itens na oportunidade;

- Data de atualização;

- Data de atualização da etapa.

6. No campo totalizados por, escolha o valor ou quantidade referente a oportunidade;

7. Nas informações de etapa, você deverá selecionar as etapas desejadas para a sua pipeline.

Selecione as etapas desejadas para a sua pipeline;

Essas etapas foram cadastradas na configuração “Etapas”;

As etapas “Ganhas” e “Perdidas” já são automaticamente configuradas na pipeline e não tem a opção de deletar.;  

Você pode estar movimentando as etapas de ordem de lugar, basta clicar e arrastar para o lugar desejado;

 

Se necessário, você tem a opção de remover essa etapa.

8.Clique em SALVAR e sua Pipeline estará devidamente salva.

CONFIGURAÇÕES- ETAPAS


Nessa configuração, é a criação das etapas para a Pipeline, mas para isso acontecer, você precisa ter a definição completa do ciclo de vendas, para conseguir desenhar detalhadamente cada uma das etapas. Como cada negócio tem a sua particularidade e sua estratégia de venda, as etapas são personalizadas de acordo com o mercado e a complexidade do seu negócio, com isso recomendamos que você, juntamente com a sua equipe, desenhe e defina o processo. A cada etapa cadastrada, você pode utilizar em várias pipelines.

Em linhas gerais e básicas as etapas podem ser definidas, da seguinte forma:

1° Etapa de contato: contato inicial do vendedor com o cliente;

2° Proposta: criação da proposta ou orçamento;

3° Negociação: negociar valores, serviços e etcs; 

4° Fechamento: fechamento do negócio.

Como configurar uma etapa?


⒈ Entre no módulo Oportunidades, selecione Configurações e Etapas;

2. Na tela principal, clique em ADICIONAR;

3.Descrição: descreve uma das etapas da sua pipeline;

4. Cor: defina a cor que ficará no card para essa etapa. Escolha a cor desejada e clique em APLICAR;

5. Observação: nesse campo, você poderá fazer uma observação adicional;

6. Clique em SALVAR e sua etapa estará devidamente salva e aparecerá na tela de Etapas.  

Essa configuração reflete na configuração “Construtor de Pipeline” e nas Pipelines.




CONFIGURAÇÕES- MOTIVOS DE PERDA E GANHO


Essa configuração é para você elencar os motivos de perda e ganho de oportunidades da sua equipe comercial. Os motivos de perda e ganho, são dados muito utilizados pela gestão para entender onde estão os gargalos da equipe de vendas. Com isso, é de extrema importância, a gestão entender os motivos de perdas e ganhos, para aprimorar o processo comercial, recuperar novas oportunidades e criar novos canais de aquisição de demanda qualificada. Nessa etapa, sugerimos que a gestão alinhe com o time de vendas e colete com eles os principais motivos de perdas e ganhos de oportunidades, para que seja inserido na configuração.

DICAS

  • Os motivos de perdas, devem ser continuamente atualizados para uma melhor performance da sua equipe de vendas e alinhamentos necessários. 
  • Também evite motivo “Outros” para a perda de venda, pois assim você não consegue filtrar o real motivo de perdas da sua equipe e infelizmente isso acaba afetando de forma negativa o seu time e suas vendas. 
  • Em casos de perda de venda, sempre deixar registrado o valor dos negócios perdidos.

Como configurar os motivos de perda e ganho?


⒈ Entre no módulo Oportunidades, selecione Configurações e Motivos de Perda e Ganho. Na tela principal, clique em ADICIONAR.

2. Ativo: Quando habilitada, essa opção permite que o registro seja utilizado;

3. Descrição: Escreve qual é o motivo

4. No uso, selecione se é motivo de ganho e motivo de perda ou apenas motivo de ganho ou apenas motivo de perda. Clique em SALVAR.


CONFIGURAÇÕES- TIPOS DE OPORTUNIDADE


Nessa configuração você deverá cadastrar os tipos de oportunidades que sua empresa estará gerando.

Exemplos: Oportunidade de venda direta; Oportunidade de venda consultiva; Oportunidade de venda corporativa; Oportunidade de venda consignada;

Como configurar um tipo de Oportunidade?


⒈ Entre no módulo Oportunidades, selecione Configurações e Tipos de Oportunidade;

2. Na tela principal, clique em ADICIONAR;

3. Descrição: descreve o tipo de Oportunidade, e clique em SALVAR;

Essa configuração reflete no cadastro de Oportunidades.  


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Daniely Paz/QueziaBruna Charnovski

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