Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 6 Próxima »

A TOTVS Printer é um arquivo binário (printer.exe ou totvsprinter.exe dependendo do ERP) utilizado como agente de impressão. Sua execução é feita por linha de comando onde os argumentos orientam a impressão.

Tem a função de gerar relatórios com saída em documento PDF, planilha XLS ou diretamente em impressora quando utilizado em conjunto com a classe FWMSPrinter e também produzir códigos de barras 2D em formatos de arquivos de imagem utilizando um texto simples como fonte de dados.

Maiores detalhes do funcionamento do agente TOTVS Printer encontram-se disponíveis nos links abaixo.


Obter a versão

Para saber a versão da TOTVS Printer acesse a pasta de instalação e execute a linha de comando printer.exe -v no Windows ou ./printer -v no Linux e Mac.

Não recomendamos que sejam feitas chamadas diretas ao binário TOTVS Printer, normalmente ele é chamado internamente pelo sistema ERP na impressão de certos tipos de relatórios gerados através da classe FWMSPrinter, TReport e da função file2printer(). Desta forma é necessário que o binário TOTVS Printer esteja localizado no diretório de instalação do TOTVS | Application Server e TOTVS | SmartClient.

Este agente de impressão requer um Sistema Operacional com interface gráfica. Especificamente para o TOTVS Application Server rodando em sistema operacional Linux sem interface gráfica existe uma alternativa para impressão em PDF, consulte a documentação Agente TOTVS Printer para Linux sem GUI.

No Linux a interface gráfica deve ser baseada em X11 (Xorg). Sistemas Operacionais mais recentes por padrão podem ser baseados em Wayland e, neste caso, o agente TOTVSPrinter não funcionará.

Por exemplo, o Red Hat Enterprise Linux 8 e Ubuntu 17.10 usam Wayland por padrão, mas permitem que seja alterado para X11 de uma maneira bem simples, bastando na tela de login clicar no ícone de engrenagem e selecionar Ubuntu on Xorg no Ubuntu 17.10 ou Standard (X11 display server) on Xorg ou Classic (X11 display server) no RHEL8. Para maiores informações consulte a documentação do Sistema Operacional utilizado.


  • Sem rótulos