Dica
Em uma integração entre sistemas é comum os sistemas terem códigos diferentes, neste caso é muito importante ter um 'De/Para", para que seja mapeado e retornado o valor interno de um determinado registro da tabela informada no cadastro de De/Para.
Veja o Exemplo abaixo:
Caso seja enviada uma venda ao TOTVS Protheus com o código de forma de pagamento: 0500 (Código da forma de pagamento Cartão de Crédito no TOTVS OMNI), no Protheus o código da forma de pagamento Cartão de Crédito é somente "CC". No momento em que a venda é recepcionada pelo TOTVS Protheus, caso esse de/para não exista ou não for encontrado a venda não será integrada. Por esse motivo se torna muito imprescindível o cadastro.
Importante!
Todos os De/Para serão cadastrados no modulo Configurador(SIGACFG), no seguinte caminho Ambiente/ Schedule/ De/Para de Mensagem Única.
Abaixo os De/Para necessários para a integração da venda via RetailSales.
Operador de Caixa
Dica!
O Operador de Caixa é cadastrado automaticamente na tabela SLF com o Código(SLF_COD) AUT. E seu De/Para também será cadastrado automaticamente na tabela XXF. Esse processo acontece automaticamente na integração da mensagem RetailSales na camada do EAI
Agora se quiser vincular o operador do TOTVS OMNI com um já existente no TOTVS Protheus é necessário ter em mãos o código da transportadora no TOTVS OMNI e ter também o código da transportadora equivalente no TOTVS Protheus.
Um detalhe importante, a tag da mensagem RetailSales responsável pelo conteúdo do operador de caixa é: OperatorInternalId, então devemos pegar o conteúdo desta tag para cadastrar o De/Para corretamente.
- No módulo Configurador(SIGACFG) na opção Ambiente/ Schedule/ De/Para de Mensagem Única., acesse a rotina e clique em Incluir, abaixo um vídeo de exemplo:
Auxilio no preenchimento dos campos
- Referência: Referencia externa. Por exemplo, marca, parceiro e etc, neste caso: OMNI
- Tabela: Código da tabela no Protheus, informar a tabela responsável pelo conteúdo interno do De/Para, neste caso: SLF990
- Alias: Apelido da tabela no Protheus, neste caso: SLF
- Campo: Nome do campo a que se refere o DE/PARA, neste caso: LF_COD
- Mensagem Única: Vazio.
- Valor Externo: Código do operador no OMNI, preencher com: AUTOMATICO
- Valor Interno: Este campo deve ser informado EMPRESA|FILIAL(Vazio caso compartilhado)|CÓDIGO DO REGISTRO NO PROTHEUS, neste caso: 99|01|C01
Estação
Dica!
A estação é cadastrada automaticamente na tabela SLG. E seu De/Para também será cadastrado automaticamente na tabela XXF. Esse processo acontece automaticamente na integração da mensagem RetailSales na camada do EAI
Agora se quiser vincular uma estação especifica do TOTVS Protheus para as vendas integradas via RetailSales é necessário ter o código da estação do Protheus em mãos. Um detalhe importante, a tag da mensagem RetailSales responsável pelo conteúdo da estação é: StationSalePointInternalId que sempre será preenchida com "AUTOMATICO". Então para cadastrar o De/Para é só seguir o passo-a-passo abaixo:
- No módulo Configurador(SIGACFG) na opção Ambiente/ Schedule/ De/Para de Mensagem Única., acesse a rotina e clique em Incluir, abaixo um vídeo de exemplo:
Auxilio no preenchimento dos campos
- Referência: Referencia externa. Por exemplo, marca, parceiro e etc, neste caso: OMNI
- Tabela: Código da tabela no Protheus, informar a tabela responsável pelo conteúdo interno do De/Para, neste caso: SLG990
- Alias: Apelido da tabela no Protheus, neste caso: SLG
- Campo: Nome do campo a que se refere o DE/PARA, neste caso: LG_CODIGO
- Mensagem Única: Vazio.
- Valor Externo: Código do operador no OMNI, preencher com: AUTOMATICO
- Valor Interno: Este campo deve ser informado EMPRESA|FILIAL(Vazio caso compartilhado)|CÓDIGO DO REGISTRO NO PROTHEUS, neste caso: 99|01|001
Transportadora
Dica!
Para realizar o cadastro do De/Para de transportadoras é necessário ter em mãos o código da transportadora no TOTVS OMNI e ter também o código da transportadora equivalente no TOTVS Protheus. Após isso siga o passo-a-passo
Um detalhe importante, a tag da mensagem RetailSales responsável pelo conteúdo do código da transportadora é: CarrierInternalId, então devemos pegar o conteúdo desta tag para cadastrar o De/Para corretamente.
- No módulo Configurador(SIGACFG) na opção Ambiente/ Schedule/ De/Para de Mensagem Única., acesse a rotina e clique em Incluir, abaixo um vídeo de exemplo:
Auxilio no preenchimento dos campos
- Referência: Referencia externa. Por exemplo, marca, parceiro e etc, neste caso: OMNI
- Tabela: Código da tabela no Protheus, informar a tabela responsável pelo conteúdo interno do De/Para, neste caso: SA4990
- Alias: Apelido da tabela no Protheus, neste caso: SA4
- Campo: Nome do campo a que se refere o DE/PARA, neste caso: A4_COD
- Mensagem Única: Vazio.
- Valor Externo: Código do operador no OMNI, preencher com: Código Transportadora no OMNI
- Valor Interno: Este campo deve ser informado EMPRESA|FILIAL(Vazio caso compartilhado)|CÓDIGO DO REGISTRO NO PROTHEUS, neste caso: 99||001
Produto
Dica!
O De/Para do Produto é cadastrado automaticamente no momento em que o Produto for integrado com sucesso no TOTVS OMNI, neste momento o mesmo retorna na mensagem ITEM a informação de sucesso na integração e o código interno do produto no TOTVS OMNI.
Mas caso seja necessário realizar o cadastro do De/Para manualmente, abaixo temos um exemplo pra você.
- No módulo Configurador(SIGACFG) na opção Ambiente/ Schedule/ De/Para de Mensagem Única., acesse a rotina e clique em Incluir, abaixo um vídeo de exemplo:
Auxilio no preenchimento dos campos
- Tabela: Código da tabela no Protheus, informar a tabela responsável pelo conteúdo interno do De/Para, neste caso: SB1990
- Alias: Apelido da tabela no Protheus, neste caso: SB1
- Campo: Nome do campo a que se refere o DE/PARA, neste caso: B1_COD
- Mensagem Única: Vazio.
- Valor Externo: Código do operador no OMNI, preencher com: Código do Produto no OMNI
- Valor Interno: Este campo deve ser informado EMPRESA|FILIAL(Vazio caso compartilhado)|CÓDIGO DO REGISTRO NO PROTHEUS, neste caso: 99||001
Forma de pagamento
Dica!
Para realizar o cadastro do De/Para de Forma de Pagamento é necessário ter em mãos o código das formas de pagamento no TOTVS OMNI e ter também o código da forma de pagamento equivalente no TOTVS Protheus. Após isso siga o passo-a-passo
Um detalhe importante, a tag da mensagem RetailSales responsável pelo código da Forma de Pagamento no TOTVS OMNI é: PaymentMethodInternalID, então devemos pegar o conteúdo desta tag para cadastrar o De/Para corretamente.
- No módulo Configurador(SIGACFG) na opção Ambiente/ Schedule/ De/Para de Mensagem Única., acesse a rotina e clique em Incluir, abaixo um vídeo de exemplo:
Auxilio no preenchimento dos campos
- Tabela: Código da tabela no Protheus, informar a tabela responsável pelo conteúdo interno do De/Para, neste caso: SX5990
- Alias: Apelido da tabela no Protheus, neste caso: SX5
- Campo: Nome do campo a que se refere o DE/PARA, neste caso: X5_CHAVE
- Mensagem Única: Vazio.
- Valor Externo: Código do operador no OMNI, preencher com: Código da forma de pagamento no OMNI
- Valor Interno: Este campo deve ser informado EMPRESA|FILIAL(Vazio caso compartilhado)|CÓDIGO DO REGISTRO NO PROTHEUS, neste caso: 99|24|CC
Administradora Financeira
Dica!
Para realizar o cadastro do De/Para de Administradora Financeira é necessário ter em mãos o código da mesma no TOTVS OMNI e ter também o código da forma de pagamento equivalente no TOTVS Protheus. Após isso siga o passo-a-passo
Um detalhe importante, a tag da mensagem RetailSales responsável pelo código da Administradora Financeira no TOTVS OMNI é: FinancialManagerCode, então devemos pegar o conteúdo desta tag para cadastrar o De/Para corretamente.
- No módulo Configurador(SIGACFG) na opção Ambiente/ Schedule/ De/Para de Mensagem Única., acesse a rotina e clique em Incluir, abaixo um vídeo de exemplo:
Auxilio no preenchimento dos campos
- Tabela: Código da tabela no Protheus, informar a tabela responsável pelo conteúdo interno do De/Para, neste caso: SAE990
- Alias: Apelido da tabela no Protheus, neste caso: SAE
- Campo: Nome do campo a que se refere o DE/PARA, neste caso: AE_COD
- Mensagem Única: Vazio.
- Valor Externo: Código do operador no OMNI, preencher com: Código da Administradora Financeira no OMNI
- Valor Interno: Este campo deve ser informado EMPRESA|FILIAL(Vazio caso compartilhado)|CÓDIGO DO REGISTRO NO PROTHEUS, neste caso: 99|01|001
Próximo passo
Vamos lá!
Agora que já cadastrou os De/Para necessários vamos continuar com a integração de Vendas.