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CONFIGURAÇÃO DE APROVAÇÃO PARA CLIENTES INADIMPLENTES

   
Produto: Automação da Força de Vendas
Linha de Produto: TOTVS CRM
Segmento: Cross Segmentos
Módulo: Venda
Aplicação: Web/app móvel
Identificador: 15272362

    VISÃO GERAL

O recurso permite configurar um tipo específico de aprovação para clientes inadimplentes. Com esta funcionalidade, quando um pedido é realizado e o cliente associado possui títulos financeiros vencidos, o sistema automaticamente reconhece a inadimplência e encaminha o pedido para aprovação.


    OBJETIVO

Melhorar a gestão de riscos financeiros ao identificar clientes inadimplentes e submeter seus pedidos a um processo de revisão e aprovação, reduzindo potenciais perdas financeiras.


  ANTES DE COMEÇAR

Requisitos

Para utilizar o recurso, certifique-se de estar usando a versão padrão da solução.

  DETALHES FUNCIONAIS

Funções

  1. Vinculação de Tipo de Aprovação por inadimplência com base em diversos filtros, como:

    • Condição pagamento
    • Controle flex
    • Situação
    • Tabela preço
    • Tipo cobrança
    • Segmento
    • ... [entre outros]
  2. Ao concluir um pedido de venda e aplicar os filtros acima, o sistema identifica se o cliente possui títulos vencidos e encaminha o pedido para aprovação.

  COMO USAR?

Passo a Passo

  1. Navegue até 'Cadastro' > 'Venda' > 'Tipo de Aprovação'.
  2. Localize e clique no registro "CLIENTE_INADIMPLENTE".
  3. Defina 'Situação' como "ATIVO".
  4. Clique em 'Salvar'.

Aplicando Filtros Adicionais:

Clique no ícone lápis para editar.

Aqui, você encontrará as opções de filtro:

  • Tipo de aprovação
  • Situação
  • Usuário
  • Perfil de acesso
  • Grupo de usuário
  • Segmento
  • Local filial
  • Cidade origem
  • Região origem
  • UF origem
  • Parceiro
  • Grupo de parceiro
  • Classificação parceiro
  • Local
  • Cidade destino
  • Região destino
  • UF destino
  • Local cobrança
  • Tipo pedido
  • Condição de pagamento
  • Tipo de cobrança
  • Controle flex
  • Tipologia
  • Operação
  • Grupo produto
  • Produto
  • Tabela preço
  • Tipo estoque pedido
  • Tipo estoque item
  • Faixa percentual inicial
  • Faixa percentual final

Selecione os filtros desejados e confirme as mudanças. Uma vez ativados, os pedidos de clientes inadimplentes serão automaticamente encaminhados para revisão e aprovação. O usuário será notificado de que o pedido está pendente de aprovação devido à inadimplência do cliente.


Minha Imagem

 EXEMPLO PRÁTICO

Caso de uso

Cenário:

Carla, gestora comercial, quer garantir que pedidos de clientes inadimplentes que optam por um determinado tipo de pagamento sejam revisados.


Desafio Antigo:

Dificuldade em filtrar e revisar pedidos de clientes inadimplentes que escolhiam certos tipos de pagamento.


Solução Atualizada:

Carla configura o sistema para revisar automaticamente todos os pedidos de clientes inadimplentes que escolhem a condição de pagamento "30 dias".


Resultado:

A equipe comercial agora tem um processo automático para revisar pedidos com base em um tipo de pagamento específico, garantindo maior controle e gestão dos riscos.

  DETALHES TÉCNICOS


Configuração do Tipo de Aprovação

  • Crie um novo tipo de aprovação na tela "Tipo Aprovação".
    • Descrição: Cliente com título(s) financeiro vencido(s)!
    • Sigla: CLIENTE_INADIMPLENTE
    • Situação: ativo
    • Gera notificação: não

Consulta

  • Implemente a seguinte consulta SQL para identificar se um cliente possui títulos vencidos:

  • 
                    SELECT
                    COUNT(*)
                    FROM
                        financeirotitulo f
                    WHERE
                        idparceiro = :PARCEIRO_SELECIONADO_NO_PEDIDO
                        AND idnpago = 0;
                    

  • Se títulos vencidos forem localizados, um alerta deverá ser disparado, indicando que o pedido será enviado para aprovação.
    • Após a confirmação do usuário (ao clicar em "OK"), o pedido deve ser persistido no banco de dados na tabela "pedidoAprovacao" com a coluna SGLTIPOAPROVACAO definida como CLIENTE_INADIMPLENTE, marcando o pedido como pendente de aprovação.

    PERGUNTAS FREQUENTES

    • question_answerExiste um limite para a quantidade de filtros que podem ser aplicados ao avaliar a inadimplência de um cliente?
      Não há um limite, mas o uso excessivo de filtros pode complicar o processo. Recomenda-se focar nos filtros mais relevantes para o cenário desejado.
    • Sem rótulos