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Visão geral do programa

Este programa tem por objetivo, permitir cadastrar os dependentes relacionados aos prestadores para que sejam enviados no eSocial. Esse cadastro não será utilizado no pagamento dos prestadores, sendo necessário no S-1210 quando for preciso informar dependente de pensão alimentícia.

Os dependentes são pessoas físicas associadas à pessoa física do prestador, de modo que um dependente criado pode ser consultado e alterado no programa Manutenção Pessoa Física.

Observações:

    • Para vincular novos dependentes a um registro já incluído no sistema, deverá ser acessada a tela de Editar daquele registro, onde se encontra o botão "Incluir dependente";
    • Para alterar a unidade ou prestador de um registro que está sendo cadastrado, primeiramente todos os dependentes vinculados naquele registro deverão ser removidos.

Ações relacionadas:

Ação:

Descrição

AdicionarIncluir um novo registro.
ExportarExportar os dados de um ou mais registros para uma planilha.
PesquisarPesquisar por registros através de parâmetros.
Busca avançadaPesquisar por registros através de filtros específicos.
Gerenciador de colunasMarcar ou desmarcar as colunas conforme necessidade de exibição.
Carregar mais resultadosPermite expandir os resultados de busca, apresentando mais registros se possível.


Pesquisas

É possível encontrar registros informando parâmetros na caixa de pesquisa. A pesquisa poderá ser realizada através do código da unidade ou código do prestador.,

A busca avançada permite encontrar registros através de parâmetros específicos.

Principais campos:

Campo:

Descrição

Unidade inicial/finalInformar o código inicial e/ou final da unidade.
Prestador inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do prestador.
CancelarCancelar a busca por registros.
Aplicar filtrosAplicar os filtros de busca e iniciar a pesquisa.


Adicionar

Adicionar permite incluir novos registros no sistema. Para acessar a função Adicionar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Adicionar:

Principais ações:

Ação:Descrição
CancelarCancelar a inclusão do registro.
SalvarSalvar as informações registradas.


Editar

Editar permite alterar as informações do registro. Para acessar a função Editar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Editar:

Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a edição do registro e manter as informações anteriores.
SalvarSalvar as novas informações registradas.


Detalhar

Detalhar permite visualizar, editar e remover informações do registro. Para acessar a função Detalhar basta clicar na opção destacada na imagem abaixo.

Tela de opções da função Detalhar:

Principais ações:

Ação:

Descrição

VoltarRetornar para a tela inicial do programa.
Remover

Excluir o registro. 

EditarEditar informações do registro.


Principais campos e parâmetros para Adicionar, Editar e Detalhar:

Campo:Descrição
Unidade

Código da unidade.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades - hcg.healthinsurancecompany.

Prestador

Código do prestador.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção de Prestadores - CG0210Y.

DADOS DO DEPENDENTE
Selecione uma opção

Possui as opções:

  • Cadastrar nova pessoa - habilita os campos Nome, CPF, Data de nascimento e Sexo;
  • Buscar pessoa já existente - habilita o campo Buscar pessoa.
Buscar pessoa

Este campo poderá ser utilizado quando for necessário vincular ao prestador um dependente que já esteja cadastrado no sistema.

Para buscar uma pessoa que será utilizada como dependente, deverá ser informado o nome ou CPF de uma pessoa cadastrada no sistema.

NomeNome do dependente que será vinculado ao prestador de serviços.
CPFCPF do dependente que será vinculado ao prestador de serviços.
Data de nascimentoData de nascimento do dependente que será vinculado ao prestador de serviços.
Sexo

Possui as opções:

  • Masculino;
  • Feminino.
INFORMAÇÕES DO DEPENDENTE
Tipo

Indica o tipo de dependente conforme Tabela 07 do layout do eSocial.

O dependente deverá estar no cadastro de domínios do TOTVS Saúde Planos: Manutenção das Tabelas de Domínios do eSocial - hcg.eSocialDomainType.

É o mesmo que o grau de parentesco do dependente com o prestador.

Deduz IRRF

Indica o dependente para fins de dedução do IRRF.

Se marcado como "Sim", o valor do dependente será considerado na dedução da base de cálculo do IRRF

Este campo serve apenas para o envio do eSocial e não é utilizado no cálculo do pagamento de prestadores do GPS.

Salário famíliaIndica se o dependente recebe o benefício do salário família.
Incapaz para trabalhoIndica se o dependente é considerado incapaz para o trabalho.
Pensão alimentícia (%)

Indica o percentual de pensão alimentícia do dependente.

Se informado percentual de pensão alimentícia para dependentes, a soma do percentual de pensão de todos os dependentes deverá ser igual a 100%.

Exemplos:

    • Se informado apenas um ou mais dependentes, todos com 0% de pensão alimentícia, o registro poderá ser incluído;
    • Se informados dois dependentes, um com 100% e outro com 0% de pensão alimentícia, o registro poderá ser incluído, pois 100% + 0% = 100%;
    • Se informados três dependentes, um com 50% e outros dois com 25% de pensão alimentícia, o registro poderá ser incluído, pois 50% + 25% + 25% = 100%;
    • Se informados dois dependentes, um com 50% e outro com 40% de pensão alimentícia, o registro não poderá ser incluído, pois 50% + 40% = 90%.
Incluir dependenteEste botão será habilitado quando o prestador for informado, permitindo vincular dependentes ao prestador.
DEPENDENTES VINCULADOS
Nome do dependenteApresenta o nome do dependente que será vinculado ao prestador.
CPFApresenta o CPF do dependente que será vinculado ao prestador.
Data de nascimentoApresenta a data de nascimento do dependente que será vinculado ao prestador.


Desativar

Desativar permite desativar o dependente. A função Desativar é acessada através da tela de edição.

Tela de opções da função Desativar:


Remover

Remover permite excluir o registro. Para acessar a função Remover basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Remover:

Principais ações:

Ação:

Descrição

Cancelar

Cancelar a exclusão do registro.
Confirmar

Confirmar a exclusão do registro.


Gerenciador de colunas

Possibilita selecionar quais colunas devem ser mostradas na tela.


Exportar

Permite gerar um arquivo em formato ".CSV" contendo dados dos registros pesquisados.

Principais ações:

Ação:

Descrição

Exportação de DadosPermite selecionar quais colunas devem aparecer na planilha e organizar a ordem em que serão mostradas.
CancelarCancelar a geração do arquivo de dados.
ExportarConfirmar o download do arquivo de dados.



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