01. VISÃO GERAL

Insere medicamentos na prescrição avulsa selecionada.

02. FUNCIONALIDADE

  1. A prescrição de medicamentos possui algumas regras para poder ser utilizada:

    • Os campos de via, apresentação, quantidade, unidade e frequência são de preenchimento obrigatório.
    • Caso seja selecionado um medicamento não cadastrado, será exibido um campo para informar um complemento, de preenchimento obrigatório.
    • Caso seja utilizado a opção de se necessário, o campo de condição será habilitado e deverá ser preenchido.
    • Caso seja utilizado um medicamento que solicite uma justificativa, dependendo de como o sistema estiver configurado, a justificativa será de preenchimento obrigatório.
    • Caso seja utilizado um medicamento que possua algum padrão de diluição e esse padrão de diluição seja selecionado, alguns campos adicionais serão apresentados, sendo de preenchimento obrigatório a seleção dos diluentes e sua apresentação, a ação que será realizada sobre esse diluente, a quantidade do diluente que será utilizado nessa ação, e a quantidade da solução a administrar.

  2. Em alguns casos, poderão ser exibidos alertas para o medicamento selecionado:

    • Alertas para alergia, caso o paciente possua alergia para qualquer um dos princípios ativos do medicamento.
    • Alertas para caso o medicamento compartilhe de um mesmo princípio ativo de outro medicamento prescrito anteriormente.
    • Alertas para interação medicamentosa, caso possua interação medicamentosa com qualquer medicamento prescrito anteriormente.
    • Alertas para duplicidade de prescrição, caso o medicamento já tenha sido prescrito anteriormente.
       
  3. Não será possível inserir medicamentos na prescrição nos seguintes casos:

    • A prescrição não for de responsabilidade do profissional inserindo os itens
    • A prescrição estiver vencida
    • O medicamento seja de uso proibido pelo convênio do atendimento do paciente.

03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1. Prescrição de um medicamento:



  2. Utilização de um padrão de diluição e solicitação da justificativa para item restrito:



  3. Alertas para alergia do paciente:

  • Sem rótulos