CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Configurações do OMS
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Configurações do OMS
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Configurar o OMS (Order Manager System, ou Sistema Gerenciador de Pedidos) informando os dados que definirão a estrutura do funcionamento do OMS, sendo:

  • Análise financeira: define se será realizada a análise financeira do cliente para a execução do pedido, fazendo verificações dos dados do cliente como informações cadastrais e bancárias, com o objetivo de minimizar possíveis inconsistências ao longo do pedido de venda.
  • Substituição dos itens: define alternativas para situações em que exista a indisponibilidade de determinado item, criando a possibilidade de substituí-lo, de acordo com o preço, para que não haja comprometimento no processo de pedido de venda.
  • Pedidos Atrasados: define a cor que os pedidos com status atrasado serão exibidos.
  • Definições por status e Indicadores de cores: configuração visual do OMS, definindo as informações dos status de um pedido de venda, como as cores de representação de cada status do processo e o tempo até que um pedido torne-se atrasado, sendo sinalizado através de uma cor específica.
  • Automatizar Atividades: automatizar as atividades quando não houver pendências ou inconsistências e eliminar a obrigatoriedade ter uma pessoa na mesa controladora para gerar estas atividades, melhorando a performance do processo em si, deixando o operador da mesa apto para atuar em atividades de gestão dos processos envolvidos. Também reduz-se a possibilidade de erros e o tempo de espera entre uma atividade e outra.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Módulo Web > Comercial > OMS > Configurações do OMS – SMOMS00001.

Pré-Requisitos e Restrições

São necessárias algumas configurações para ser possível utilizar as funcionalidades do OMS. Clique aqui e consulte a documentação.

Caso haja restrições/inconsistências ou o cliente opte em parametrizar para não deixar automática a geração das atividades, o pedido deverá, obrigatoriamente, retornar para a mesa de operações para o devido direcionamento.

Necessário ter atualizado o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 211398 ou superior.

Passo a Passo 

Na aplicação Configurações do OMS, à esquerda serão exibidas as empresas já criadas e configuradas, sendo possível clicar sobre uma empresa para alterar suas configurações, e à direita será exibida uma lista de empresas cadastradas no ERP com opção para criar suas configurações no OMS, conforme imagem abaixo.

Imagem 1 - Configurações do OMS

Selecione uma empresa para alterar suas configurações.

Será aberta a tela da empresa selecionada.

Imagem 2 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Nessa tela, é possível ativar o botão Realiza análise financeira de clientes. Ao ativar este botão, serão habilitadas as opções:

  • Primeira compra no e-commerce;
  • Email já vinculado à outro cliente;
  • Telefone já vinculado à outro cliente;
  • CPF do cartão diferente do cadastro;
  • Tentativas de aprovação do pagamento.

Campos destacados na imagem abaixo.

Configure as opções de acordo com a sua necessidade.

Imagem 3 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Na área Substituição de Itens, defina o % de variação que permitirá a substituição de itens com valor menor ou até o % de variação definido acima do valor original, conforme exemplo abaixo.

Imagem 4 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Na área Tolerância permitida para os produtos pesáveis, informe o % para separação sendo % acima e % abaixo, conforme exemplo abaixo.

Imagem 5 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Na área Pedidos Atrasados, escolha a cor para identificar os pedidos atrasados.

Clique em Cor e informe o código da cor ou deslize o indicador para escolher uma cor.

Imagem 6 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Na área Definições por Status, são configurados os filtros que aparecem na aplicação Gerenciamento de Pedidos (imagem abaixo).

Imagem 7 - Gerenciamento de Pedidos

No campo Status, selecione o status que será configurado, conforme imagem abaixo.

Imagem 8 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

No campo Cor, escolha uma cor para identificar o status selecionado.

No campo Atraso - Período, escolha o período que será considerado para destacar os pedidos em atraso, podendo ser:

  • Dia;
  • Minutos;
  • Horas.

No campo Valor, informe o tempo máximo que o pedido poderá permanecer nesse status a partir do que foi definido em Atraso - Período, sem que o mesmo esteja atrasado.

No exemplo abaixo, a escolha de Atraso - Período foi Dia, e foi informado Valor 3, assim se um pedido permanecer com status Liberado por mais de 3 dias ele será considerado atrasado, e será destacado com a cor definida na configuração do campo Pedidos Atrasados.

Imagem 9 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Clique em Ok para confirmar a definição do status.

Caso queira ajustar a definição de um status já configurado, clique no ícone de lápis. Caso deseje apagar a definição de um status, clique em seu ícone de lixeira.

Em Automatizar atividades, há opções para habilitar a Geração de conferência e o Faturamento (somente NF-e), conforme imagem abaixo.

Imagem 10 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Habilite as opções de acordo com a necessidade.


Notas:
1. Ao configurar para realizar a Geração da conferência de forma automática, quando o usuário finalizar as atividades de separação com todo o pedido separado, ou seja, sem divergências, as atividades de conferências serão geradas automaticamente.
2. Ao configurar para realizar o Faturamento (somente NF-e) de forma automática, caso o usuário finalizar a atividade de conferência, independente se está com divergência ou não, será faturado o pedido automaticamente.
3. Na conferência não há a verificação de divergência, pois são realizados os cortes e substituição dos itens na separação.


Na área Temporizador de Tela podem ser configurados os temporizadores das telas Gerenciamento de Pedidos e Painel de Entregas, conforme imagem abaixo.

Essa funcionalidade define de quanto em quanto tempo a tela será atualizada, contudo essa configuração também pode ser realizada nas próprias aplicações, clicando em Temporizador .

Imagem 11 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Clique em Salvar, conforme imagem abaixo.

Imagem 12 - Configurações do OMS > Configuração de Empresa.

Vídeo

Acesse nosso vídeo e confira os detalhes na prática.

03. CONFIGURAÇÕES DO OMS

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Tela Gerenciamento de PedidosOtimizar o acompanhamento e agilizar a execução do gerenciamento das atividades relacionadas a pedidos.
Realizar corte/complementar pedidoPromover flexibilidade no processo de troca/substituição parcial ou total de produtos.
Configurar Conexão (MAC Aleatório)Alterar a configuração da conexão para evitar erro.

04. CONFIGURAÇÕES DO OMS

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.