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Visão geral do programa

Este programa tem por objetivo, possibilitar o cadastro da primeira via do documento do beneficiário, realizar a geração de uma nova via e permitir a renovação de documentos já emitidos.


Tela de Primeira via


Tela de Nova via


Tela de Renovação

Tela de cancelamento por faixa

Tela de cancelamento por CSV

Principais campos e parâmetros: 

Campo:Descrição
Tipo de emissão

Define o tipo de documento que será emitido. Alguns parâmetros deste cadastro são específicos de determinado tipo de emissão.

Possui as opções:

  • Primeira via - cadastrar parâmetros relacionados à primeira via da carteira ou cartão.

  • Nova via - gerar uma nova via dos documentos de identificação já emitidos via processamento RPW. O beneficiário poderá solicitar a operadora uma nova carteira/cartão, sendo que a carteira/cartão ativa deverá ser cancelada e gerada uma nova via. A geração de nova via também poderá ou não ser cobrada do beneficiário no módulo de faturamento, de acordo com o valor parametrizado em Manutenção cobrança de nova via de carteira/cartão - hvp.billingCardNewCopy.

  • Renovação - renovar documentos de identificação já emitidos via processamento RPW. 
  • Cancelamento - cancelamento de documentos de identificação cujo estejam ATIVOS.
PARÂMETROS
Layout

Layout que o sistema deverá utilizar dentre os layouts definidos nos campos Layout Cartão Normal ou Layout Cartão Magnético do programa Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros - hvp.vpSettings.

Possui as opções:

  • Carteira;
  • Cartão.
Linhas do formulário

Quantidade de linhas em cada página do formulário de impressão.

Quebra de páginaIndica se deverá ocorrer quebra de página no documento.
Emitir etiquetas

Se marcado, habilita as opções Tipo de impressão, Imprime titulares, Imprime contrato de origem e os campos Quantidade de cópias e Quantidade de linhas.

Tipo de impressão

Tipo de impressão que será realizada.

Possui as opções:

  • Normal;
  • Condensada.
Quantidade de cópiasQuantidade de cópias de etiquetas que devem ser impressas.
 Imprime titularesIndica se devem ser impressos os titulares.
Quantidade de linhasQuantidade de linhas que devem ser impressas.
 Imprime contrato de origemIndica se deverá ser impresso o contrato de origem;
Opções

 Atualizar indicador de cobrança da nova via para o beneficiário (Primeira via/Renovação)

Se esta opção for marcada, o sistema irá gravar a informação para a cobrança da nova via de carteira/cartão emitida, cuja cobrança ocorrerá no módulo "FP – Faturamento de Planos".

 Listar carteira com parâmetros de impressão para unidade de destino (Primeira via/Renovação)

Indica se deverão ser renovadas as carteiras dos beneficiários que possuem a impressão de sua carteira na unidade destino (repasse).

 Imprimir módulos opcionais dos beneficiários

(Primeira via/Nova via/Renovação)

Indica se deverão ser importados módulos opcionais dos beneficiários.
 Gerar reemissão (Nova via)
 Carteiras cnf. indicador param MC RB (Nova via)
 Troca carteira para cartão (Renovação)Indica se permite trocar automaticamente o indicador da proposta de carteira para cartão, já emitindo os documentos de identificação como cartão.

Considerar contratantes

Define para quais contratantes a emissão de cartões poderá ocorrer. Todas as opções podem ser marcadas juntamente.

Possui as opções:

  • Não inadimplentes;
  • Inadimplentes - habilita o campo Número de dias de inadimplência.
Número de dias de inadimplênciaQuantidade de dias de inadimplência.
Considerar beneficiários

Define para quais beneficiários a emissão de cartões poderá ocorrer. Todas as opções podem ser marcadas juntamente.

Possui as opções:

  • GP - haverá impressão de cartão beneficiários vinculados ao módulo GP (liberado o Acesso Empresarial) e parametrizado somente para o contratante ter acesso;

  • Com exclusão programada - haverá impressão de cartão para beneficiários com exclusão programada;

  • Suspensos - haverá impressão de cartão para beneficiários suspensos. Caso marcado, habilitará as opções:
      • Todos  - serão considerados todos os beneficiários suspensos;
      • Selecionar - permite selecionar beneficiários suspensos específicos no campo Motivo da suspensão.
Motivo da suspensãoIndica os motivos de suspensão dos beneficiários que devem ser considerados. 
 Considerada a data atual para cálculo da CPT caso a data de inclusão seja menor que a atual

Se ativo, será considerada a data atual para cálculo da CPT caso a data de inclusão seja menor que a atual. Se inativo, o cálculo irá considerar a data de inclusão para a CPT.

Considerar propostas de seguro assistencialIndica se haverá impressão de cartão para propostas com seguro assistencial (definido na Manutenção Contratos - hvp.contract).
Início da validade da proposta

Define a data que será considerada para início de validade da proposta (definido na Manutenção Contratos - hvp.contract).

Possui as opções:

  • Data do parecer;
  • Próximo mês.
Módulos de cobertura programada

Define para quais beneficiários com módulos de coberturas deverá ocorrer a impressão do cartão. Todas as opções podem ser marcadas juntamente.

Possui as opções:

  • Inclusão - serão considerados beneficiários com inclusão programada;
  • Exclusão - serão considerados beneficiários com exclusão programada;
Plano nacional

Indica se a unidade impressa na carteira/cartão será do sistema (base) ou unidade origem.

Beneficiário será representado pela unidade

Possui as opções:

  • Sistema;
  • Origem.
Sobrescreve data de validade
(Primeira via/Renovação)

Indica se o programa deve sobrescrever a data de validade dos documentos já gerados. Se marcado, habilita o campo Nova data de validade.

Nova data de validade (Primeira via/Renovação)Nova data de validade dos documentos.
Mês do vencimento (Renovação)Mês de vencimento dos cartões/carteiras que serão considerados.
Ano do vencimento (Renovação)Ano de vencimento dos cartões/carteiras que serão considerados.
Cancelamento mês (Renovação)

Define a data de cancelamento da carteira ou cartão vencido(a).

Possui as opções:

  • Corrente -  a carteira ou cartão será cancelado(a) no final do mês e ano corrente;
  • Validade -  a carteira ou cartão será cancelado(a) na mesma data de validade da sua própria validade.
Beneficiários suspensos (Renovação)

Todas as opções podem ser marcadas juntamente. Possui as opções:

  • Antes da data de renovação;
  • Lista carteira.
Regras validação (Renovação)Se marcado, a validação do preenchimento correto do tipo de contratação das propostas será realizada no processo de renovação de cartão/carteira.
SELEÇÃO
Selecionar beneficiários específicos (Primeira via/Nova via)Se marcado, permite selecionar beneficiários específicos para geração do documento de identificação.
Tipo de emissãoSe marcado, permite importar um arquivo do computador do usuário para servir como documento de identificação.
Empresa inicial (Primeira via)

Código inicial da empresa que está relacionada ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado no cadastro de empresas do sistema administrativo.

Empresa final (Primeira via)

Código final da empresa que está relacionada ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado no cadastro de empresas do sistema administrativo.

Empresa (Nova via/Renovação)

Código da empresa que está relacionada ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado no cadastro de empresas do sistema administrativo.

Estabelecimento inicial

Código inicial do estabelecimento que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado no cadastro de estabelecimentos do sistema administrativo.

Estabelecimento final

Código final do estabelecimento que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado no cadastro de estabelecimentos do sistema administrativo.

Modalidade inicial

Código inicial da modalidade do contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade - hpr.modality.

Modalidade final

Código final da modalidade do contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade - hpr.modality.

Plano inicial

Código inicial do plano que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde - hpr.healthInsurance.

Plano final

Código final do plano que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde - hpr.healthInsurance.

Tipo de plano inicial

Código inicial do tipo de plano que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Planos Saúde - PR0110C.

Tipo de plano final

Código final do tipo de plano que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Planos Saúde - PR0110C.

Unidade local da proposta inicial

Código inicial da unidade que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades - hcg.healthinsurancecompany.

Unidade local da proposta final

Código final da unidade que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades - hcg.healthinsurancecompany.

Convênio inicial

Código inicial do convênio relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Convênios - hpr.medicalInsurance.

Convênio final

Código final do convênio relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Convênios - hpr.medicalInsurance.

Contrato inicial

Código inicial do contrato que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Contratos - hvp.contract.

Contrato final

Código final do contrato que está relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Contratos - hvp.contract.

Beneficiário inicial (Primeira via/Nova via)

Código inicial do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Beneficiário - hvp.beneficiary.

Beneficiário final (Primeira via/Nova via)

Código final do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Beneficiário - hvp.beneficiary.

Contratante inicial

Código inicial do contratante relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção de Contratantes - hvp.guarantor.

Contratante final

Código final do contratante relacionado ao contrato do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção de Contratantes - hvp.guarantor.

Data de início do contrato (Nova via)Data inicial do contrato.
Data de validade do contrato (Nova via)Data final do contrato.
Data de início da inclusão do beneficiário (Nova via)Data inicial da inclusão do beneficiário.
Data de validade da inclusão do beneficiário (Nova via)Data final da inclusão do beneficiário.
Escolher unidade de destino (Nova via)Se marcado, habilita o campo Unidade de destino e Imprimir sem unidade de origem.
Unidade de destino (Nova via)

Código da unidade de destino do beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Cadastro Unidades - hcg.healthinsurancecompany.

Imprimir sem unidade de origem (Nova via)Define se a unidade de origem deverá ser impressa.
Abrangência

Indica as abrangências que deverão ser consideradas no processo.

Possui as opções:

  • Selecionar todos;
  • Nacional;
  • Regional por estado;
  • Estadual;
  • Regional por município;
  • Municipal.
ORDENAÇÃO
Ordenação primária

Indica a ordenação primária de visualização dos campos do documento.

Possui as opções:

  • 01 - Modalidade/Contrato;
  • 02 - Código do contratante;
  • 03 - Nome do contratante;
  • 04 - Código do contratante/Modalidade/Contrato;
  • 05 - Nome do contratante/Modalidade/Contrato;
  • 06 - Portador/Código do contratante;
  • 07 - Abrangência;
  • 08 - Modalidade/Plano/Tipo de plano/Convênio;
  • 09 - Modalidade/Plano/Tipo de plano/Convênio/Tipo da proposta.
Ordenação secundária

Indica a ordenação secundária de visualização dos campos do documento.

Possui as opções:

  • 01 - Código do responsável;
  • 02 - Nome do responsável;
  • 03 - Código do funcionário;
  • 04 - Unidade de destino/Código do responsável;
  • 05 - Unidade de destino/Nome do responsável.
Execução
Nome do arquivo de saídaIndica o nome do arquivo que será gerado.
Data de execução

Data de geração do arquivo. Possui as opções:

  • Executar hoje - a data de geração do arquivo será definida para o dia atual de execução;
  • Agendar execução - deverá ser definido um período para geração do arquivo. Habilita os campos Agendar para e Hora.
Servidor de execuçãoServidor RPW que será utilizado para comunicar a geração do arquivo.
Agendar paraIndica o dia, mês e ano para geração do arquivo.
HoraIndica o horário para geração do arquivo.
Repetir ocorrência

Indica se a geração do arquivo deverá ocorrer novamente.

Se marcado como "Sim", habilita os campos Repete a cada, Frequência e Até o dia.

Repete a cada

Indica o intervalo de tempo em que uma nova geração do arquivo deverá ocorrer. Este campo está diretamente relacionado com o campo Frequência.

Se neste campo for indicado o número "7" e no campo Frequência for selecionada a opção "Minuto(s)", isso significa que a cada 7 minutos deverá ocorrer uma nova geração do arquivo.

Frequência

Indica a unidade de tempo em que deverá se repetir a geração de um novo arquivo.

Possui as opções:

  • Minuto(s) - habilita o campo Até a hora:
      • Até a hora - informar a hora em que o processo de gerar arquivo deverá ser interrompido.

  • Hora(s) - habilita os campos No minuto e Até a hora:
    • No minuto - informar o minuto em que o processo de gerar arquivo deverá acontecer;
    • Até a hora - informar a hora em que o processo de gerar arquivo deverá ser interrompido.

  • Dia(s) - habilita o campo Horário:
    • Horário - informar a hora em que o processo de gerar arquivo deverá acontecer.

  • Mês(es) - habilita os campos Horário e Sempre no dia.
    • Horário - informar a hora em que o processo de gerar arquivo deverá acontecer.
    • Sempre no dia - possui as opções:
      • Último dia do mês - o processo de gerar arquivo acontecerá sempre no último dia do mês;
      • Escolher Dia - habilita o campo Dia do mês, que permite definir uma data específica em que sempre ocorrerá a geração do arquivo.
Até o diaIndica até que dia deverá ocorrer a geração de um novo arquivo. Após a data informada, o processo de gerar um novo arquivo não será mais repetido.


Cancelamento


O processo de cancelamento permite executar o Cancelamento por Faixa e a Importação CSV de arquivo para cancelamento. Ambos os processos são oriundos da evolução tecnológica da tela MC0110K.

Este processo utiliza da tecnologia de execução via RPW, aonde será gerado um pedido, que ao ser finalizado, irá gerar documentos de execução e inconsistências, o qual serão enviadas diretamente para a Central de Documentos.

Atenção: A opção Importação CSV contém o botão "Exportar layout" no topo, junto do Executar. Com esta opção o cliente irá baixar a documentação indicando o layout CSV para o processo.

Cancelamento por Faixa
CamposDescrição
UnidadeUnidade do beneficiário.
Modalidade Inicial e FinalModalidade do range de beneficiários.
Contrato Inicial e FinalContrato do range de beneficiários.
Beneficiário Inicial e FinalCódigo do range de beneficiários.
Data de CancelamentoData de cancelamento do documento de identificação do beneficiário.
Situação da carteiraSituação o qual será setada a carteira, lembrando que ela deve ser uma situação do tipo MANUAL.
Devolver?Indica se haverá a devolução do documento de identificação do beneficiário.
Data de devoluçãoCaso indicado que haverá a devolução, deverá ser informada a data de devolução.
Cancelamento via Importação CSV
CamposDescrição
Arquivo

Informar o arquivo de extensão CSV.

Obs.: Deve ser um arquivo de extensão CSV válido. Além disso, o plugin de upload limita a um arquivo de até 30MB.

Devolver?Indica se haverá a devolução do documento de identificação do beneficiário.
Data de devoluçãoCaso indicado que haverá a devolução, deverá ser informada a data de devolução.
ObservaçãoInformação adicional para preenchimento.

Customizações

É possível realizar customizações neste programa. A tabela abaixo relaciona as customizações e como implementar.

CampoDescriçãoImplementação
Ordenação secundáriaPermite adicionar mais opções de ordenação

Adicionar um script progress no propath em hgp/custom/hmc.benefIdentificationDocIssues/secondarySortOptionAdditional.r conforme script abaixo.

using Progress.Json.ObjectModel.JsonArray.

{rtp/rtrowerror.i}
{hgp/bosau/bosau-custom-field.i}


procedure getCustomFields:
 
    define input        parameter pathParams as JsonArray no-undo.
    define output       parameter table for ttCustomField.
    define output       parameter table for ttCustomValue.
    define output       parameter table for ttCustomFieldOption.
    define output       parameter table for ttCustomFieldColumn.
    define input-output parameter table for rowErrors.

    empty temp-table ttCustomField.
    empty temp-table ttCustomValue.
    empty temp-table ttCustomFieldOption.
    
    create ttCustomField.
    assign ttCustomField.id-option = 1.
     
    create ttCustomFieldOption.
    assign 
        ttCustomFieldOption.id-option = ttCustomField.id-option
        ttCustomFieldOption.ds-label  = "06 - Item de ordenação customizada"
        ttCustomFieldOption.ds-value  = 6.
 
end.

Atenção

Fontes progress devem ser salvos com encode padrão CP-850 para não ter problemas com caracteres especiais.



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