Este relatório apresenta os valores das parcelas em atraso, dos contratos de venda efetivados, em um período pré definido, promovendo aos gestores um Controle de Inadimplência sobre estes valores.


Importante!


Para ter acesso a este relatório, é preciso que o Perfil do usuário tenha acesso à opção: [01.01.01] - Contratos de Venda, sem necessidade de ter acesso às demais tarefas abaixo desta.



Ao acessar este relatório no Smart View é possível de se aplicar os seguintes Parâmetros de Visualização:

  • Código da Coligada: Neste parâmetro é possível de se filtrar as Coligadas, onde o valor padrão -1, processa todas as coligadas e caso o usuário queira filtrar uma ou mais coligadas específicas, pode-se realizar esta ação alterando este valor e/ou acrescentando as demais coligadas, através do botão "+" localizado em frente à descrição do mesmo;
  • Código do Empreendimento: Neste parâmetro é possível de se filtrar o Código do Empreendimento, onde o valor padrão -1, processa todos os empreendimentos e como ocorre com o parâmetro da entidade acima, caso o usuário tenha necessidade, pode-se filtrar um ou mais empreendimentos específicos através dos botões destinados a este fim;
  • Calcular Valor Líquido: Este parâmetro define se o sistema irá calcular o Valor Líquido de todas as parcelas dos contratos de venda filtrados nos parâmetros acima. Por questões de performance, o valor padrão deste parâmetro é 0, que não realiza este cálculo, trazendo os valores que estão consolidados na base.

Caso o usuário deseje calcular o valor líquido para a data especificada no parâmetro mais abaixo, é necessário alterar este valor para 1, porém ao realizar esta ação, por questões de performance, recomendamos que os filtros aplicados nos parâmetros acima sejam restritos à uma entidade por vez, já que o sistema irá executar todos os processos necessários para calcular os valores atualizados, como reajuste e as fórmulas de juros e multa; e

  • Data Valor Líquido: Este parâmetro permite ao usuário especificar uma data base que é utilizada para a atualização do valor líquido. É com base nesta data que o sistema calcula os dias em atraso das parcelas. Por padrão, o sistema apresenta a data corrente e caso o usuário tenha necessidade, é possível de alterá-la. 


Importante!


O cálculo do valor liquido deste relatório executa o processo de reajuste em memória e para que este cálculo seja executado com sucesso, é preciso que as cotações das moedas utilizadas nas vendas estejam atualizadas em relação à data solicitada e à defasagem das mesmas nas condições destas vendas.



Após definir estes parâmetros e gerar o relatório, o sistema apresentará as seguintes informações:

  • Agrupador Consolidado: É um totalizador com um resumo das informações de todas as coligadas e empreendimentos selecionados:
    • Número de Parcelas em Atraso: É a proporção total de parcelas em atraso, conforme os parâmetros aplicados;
    • Valor Total em Atraso: É a soma dos valores líquidos de todas as parcelas dos contratos de venda, dos empreendimentos filtrados, conforme definido nos parâmetros de visualização deste relatório;
    • % de Parcelas em Atraso: É o número de parcelas em atraso, dividido pelo número total de parcelas;
    • Período Médio de Atraso: É a soma dos dias em atraso, dividido pelo número de parcelas em atraso;
    • Valor em Atraso de 1 a 30 dias: É a soma dos valores das parcelas com atraso entre 1 e 30 dias, contados a partir da data de vencimento delas;
    • Valor em Atraso de 31 a 60 dias: É a soma dos valores das parcelas com atraso entre 31 e 60 dias, contados a partir da data de vencimento delas; e
    • Valor em Atraso com mais de 60 dias: É a soma dos valores das parcelas com atraso com mas de 60 dias, contados a partir da data de vencimento delas.
  • Agrupador de Empreendimento: É um sub cabeçalho, para cada empreendimento, no qual são apresentadas exatamente as mesmas colunas citadas acima, porém totalizados por Empreendimento;
  • Sub agrupador Detalhes: É um frame vinculado ao sub cabeçalho acima, no qual são apresentados os detalhes das parcelas em atraso, pelo cliente do contrato de venda. São apresentadas as seguintes colunas:
    • Cliente: É o nome do cliente que é o Comprador Principal no contrato de venda da subunidade detalhada;
    • Unidade: É a Unidade/Bloco/Quadra da subunidade do contrato de venda;
    • Subunidade: É a Subunidade/Apartamento/Lote da subunidade do contrato de venda;
    • Nro Parcelas em Atraso: É a quantidade de parcelas em atraso, do contrato de venda listado;
    • Valor em Atraso: É a soma dos valores líquidos de todas as parcelas em atraso deste contrato de venda, conforme definido nos parâmetros de visualização deste relatório;
    • Dias de Atraso: É o número de dias de atraso da parcela mais antiga, ou seja, o maior número de dias em atraso, das parcelas deste contrato de venda;
    • Multa: É a soma dos valores de multa das parcelas deste contrato de venda, calculados conforme definido nos parâmetros de visualização deste relatório;
    • Juros de Mora: É a soma dos valores de juros de mora das parcelas deste contrato de venda, calculados conforme definido nos parâmetros de visualização deste relatório.
    • Total, do Nro de Atraso, do Valor em Atraso, do Dias de Atraso, da Multa, do Juros de Mora.


  • Sem rótulos