Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Incluindo um orçamento
    2. Alterando o orçamento
    3. Impressão do Contrato (opção Imp. Contrato)
    4. Fechamento Contrato
    5. Solicitação da Aprovação Operacional
  3. Orçamento de Viagens Especiais
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Dados importantes
    1. Principais Campos e Parâmetros do ERP
    2. Parâmetros do módulo SIGAGTP
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

O intuito da rotina é possibilitar que o usuário possa criar um orçamento de viagens especiais. Essa rotina também firmará o orçamento como contrato de viagem especial, quando se dá como "ganho" esse orçamento.

Entende-se como uma viagem especial, a modalidade de serviço de transporte de passageiro que não possui regularidade como o fretamento contínuo, ou em casos como serviços rodoviários, bem como os serviços urbanos que diz respeito as linhas que circulam em municípios.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Para acessar a rotina, entre no módulo SIGAGTP (ou SIGAFRE). siga pelo menu do sistema, através Atualizações > Viagens Especiais > Orçamento de Viagem Especial (GTPA600).

a. Incluindo um orçamento

A opção Incluir permite inserir um novo orçamento de viagem especial. Atente-se aos campos obrigatórios (aqueles com o nome em negrito e um asterisco vermelho em seu título). O formulário do cadastro possui 3 grupos que organizam informações como:

    • Simulação (cabeçalho do formulário): Preenchimentos de dados essenciais do contrato, como:

 

      • Produto: em realidade é o serviço que será faturado. Além do valor acordado e desconto
      • Dados da Oportunidade: dados do vendedor do orçamento, bem como tabela de preço, condição de pagamento e tipo de saída (dados provenientes de cadastros do ERP Protheus)
      • Dados de cliente: Informações básicas do cliente (também deverá estar cadastrado no ERP);

      • Itinerário: roteiro da viagem contratada. 
        • Definição se é uma viagem somente de ida, ou ida e volta;
        • Qual é a data e hora da ida e, se for ida e volta, também data e hora da volta;
        • Endereços de embarque e desembarque;
        • Código do órgão concedente (por exemplo, a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres);
      • Dados do veículo: Informações do veículo utilizado para efetuar o serviço contratado;
        • Identificação do veículo (proveniente do cadastro Veículos Bem do módulo GTP);
        • Quantidade de poltronas de cada veículo;
        • Quantidade de veículos disponibilizados;
        • Quilometragem contratada, bem como valor de cada KM que exceda a quilometragem contratada;
        • Valor de pedágio;
        • Total de horas por dia da viagem especial;
        • Disponibilidade do veículo:  O veículo ficará disponível para o cliente o tempo todo (1-Cliente). Ele ficará disponível somente para fazer o transporte (ida ou ida e volta), mas não circulando com os passageiros, para locais que não sejam de embarque e desembarque (2-Viagem). E, por fim, o veículo poderá ficar disponível para ser alocado em outros serviços da empresa prestadora, deixando e buscando (caso também tenha itinerário de volta) os passageiros nos locais de embarque e desembarque;

      • Despesas com o Motorista: A despesa com o(s) motorista(s) serão cobertas pela prestadora do serviço (1-Contratada) ou pelo cliente (2-Contratante). Bem como a designação de quais despesas dentre: refeição, pernoite e estacionamento;
      • Outros: Observações quanto ao serviço orçado;


    • Aba Custos: Preenchimentos de custos que envolvem a operação do possível contrato de viagem especial. As informações são provenientes do cadastro de Custos de Viagens. Os custos são carregados de acordo com o produto selecionado no cabeçalho (Simulação);


    • Aba Percurso: Onde se define o roteiro ou localidades em que a viagem contratada deverá percorrer. A grade esquerda desta aba, trata-se do roteiro a ser percorrido. São localidades que representam os pontos de passagem ou parada da viagem, na ordem definida pela sequência em que foram constituídas. Já a aba da direita condiz com os segmentos, trechos (localidade origem e localidade destino), que conectam as sequências do roteiro de forma lógica.

Exemplo de Percurso

A grade esquerda foi composta de acordo com as localidades de início e fim (preenchidas no cabeçalho) como São Paulo e Curitiba, respectivamente. Entretanto, o usuário acredita que uma parada em Registro é necessária para que os passageiros e motorista possam se alimentar e ir ao banheiro. Todavia, Registro não é a localidade de destino, mas sim parte do roteiro que a viagem irá fazer. O roteiro inicialmente ficaria assim:

  1.  São Paulo
  2. Curitiba

Desta maneira, o usuário acrescenta a localidade de Registro ao roteiro. Quando se adiciona uma nova localidade, esta vai ao fim do roteiro. Algo como:

  1. São Paulo
  2. Curitiba
  3. Registro

O usuário tem a possibilidade de deslocar a sequência conforme deseja. Neste exemplo, ele irá deslocar a localidade de Registro para a segunda sequência (ou sequência do meio). Finalmente, o roteiro fica com a sequência desejada:

  1. São Paulo
  2. Registro
  3. Curitiba

A grade da direita irá compor os trechos (segmentos) da viagem conforme o roteiro definido. Logo serão dois trechos com a seguinte ligação entre eles:

  1. São Paulo → Registro
  2. Registro → Curitiba



b. Alterando o orçamento

A opção Alterar permite efetuar ajustes num orçamento/contrato de viagem especial.

Entretanto não é em qualquer momento que se pode alterar o contrato de viagem especial. O ajuste poderá ser realizado desde que a viagem gerada do contrato ganho não esteja finalizada. Também não poderá alterar um contrato ganho quando o pedido de vendas (criado a partir do contrato ser efetivado) estiver faturado.

Em qualquer outro ponto, mesmo orçamento "ganho" ou "perdido", o contrato poderá ser alterado, bem como se o orçamento acabara de ser criado. Para os casos em que o orçamento passou pela etapa de Fechamento Contrato, qualquer alteração irá alterar o "status" do orçamento para "reaberto" (legenda azul). 


E o que pode ser alterado?

Muitos campos podem ser alterados, mas nem todos os dados do contrato poderão. Fique atento aos que não podem ser ajustados. Veja quais campos NÃO são alteráveis:

    • Cabeçalho: Código, Cód. Produto e Cód. Vendedor;
    • Aba Custos: Cód. Custo;
    • Aba Percurso: Grade do roteiro (esquerda), somente pode ser inserida e movida uma sequência nova de localidade. Já a grade dos trechos (ou seguimentos, a direita) não se editam os campos Cód. Origem e Cód. Destino  


c. Impressão do Contrato (opção Imp. Contrato)

Acesse a documentação de impressão pelo link aqui.


d. Fechamento Contrato


O orçamento da viagem especial para tornar-se contrato precisa passar pela etapa de Fechamento. Esta opção dá a possibilidade de se dar o orçamento como "ganho" e o motivo ou, na outra ponta, dar como "perdido" e também o motivo. O usuário pode escrever uma justificativa, caso deseje também.

  • Agrupamento Sucesso: Ao preencher os dados dos campos neste agrupamento, é efetivar o contrato da viagem especial. O campo F.C.S (fator crítico de sucesso) pode ser preenchido, normalmente com as opções, conforme a imagem.

Quando se preenche o o fator crítico de sucesso, o campos Status Orçamento se torna "2-Ganho", o usuário poderá preencher a data de assinatura (campo Dt. Ass. Prop) e o contato do cliente que assinou (campo Contato Ass)


    • Agrupamento Insucesso: Em contrapartida, para não seguir com o contrato, basta preencher o campo de F.C.I (Fator Crítico de Insucesso) e efetuar a Justificativa de que o orçamento foi um Insucesso. Quando o orçamento é Insucesso, os campos de data de assinatura e contato da assinatura não são editáveis.


e. Solicitação da Aprovação Operacional


Nota Importante

A solicitação de aprovação operacional altera o fluxo de Fechamento do Orçamento, pois exige que o setor que atua na operação de viagens possa aprovar ou não de acordo com a materialidade do cenário em que a viagem especial deverá acontecer. Isto significa que a equipe operacional pode avaliar se existirá tanto veículo quanto motorista disponíveis para a data da viagem que fora orçada.

Repare que para o processo de fechamento somente exigirá aprovação do operacional, caso o módulo SIGAGTP esteja parametrizado para este intuito. O parâmetro do módulo é APRVTRMOPE (Habilita aprovação operacional). Para que o processo de aprovação operacional esteja em voga, o conteúdo do parâmetro deverá ser .T. (true - verdadeiro). Do contrário, não o processo de fechamento ocorrerá (conforme explicado acima) sem a necessidade da aprovação da equipe operacional.

A aprovação operacional inicia quando se confirma (sim) a mensagem de diálogo que se apresenta com a pergunta "Confirma o envio da solicitação para aprovação operacional?"

A partir daí, a equipe operacional poderá averiguar o orçamento de viagem (dentre diversos) que poderá ser aprovado ou recusado por ela. Caso a equipe operacional ainda não tenha atuado na aprovação do orçamento, mas o usuário dessa rotina de orçamento de viagens especiais quer efetuar o fechamento, a seguinte mensagem invalidando a operação será apresentada:

Somente os orçamentos aprovados pelo setor operacional poderão ser fechados (ou dando como "ganho" ou dando como "perdido"), seguindo o processo explicado no tópico 2.d, acima.

A seguir, veja a imagem da tela de aprovação operacional que a equipe responsável pode acessar através da rotina Monitor Operacional, seguindo pelo menu lateral desta rotina, Planejamento > + Aprov. Oper. Viagens Especiais (antigo Turismo)


03. Orçamento de Viagens Especiais

a. Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
CopiarCopia o orçamento de viagem que está posicionado. O usuário pode editar os campos que deseja para esta nova cópia
ExcluirEfetua a exclusão do Orçamento, desde que não tenha viagem concluída ou o pedido de vendas que fora gerado, faturado
Imp. ContratoImpressão em formato .doc do contrato (orçamento) da viagem especial
Fechamento ContratoPermite que o orçamento se torne um contrato "ganho" ou "perdido". Caso o orçamento seja um contrato "ganho", então um pedido de vendas será criado. Além disso, a viagem especial será criada conforme as informações de itinerário e percurso.
Solic. Aprov. OperacionalCaso o parâmetro do módulo APRVTRMOPE esteja preenchido com .T. então o usuário poderá enviar uma solicitação de aprovação para a equipe operacional avaliar.

04. Dados importantes

a. Principais Campos e Parâmetros do ERP

Campo/Param.Descrição
G6R_CODIGOCódigo Sequencial
G6R_PRODUTCódigo Produto
G6R_PEDESC% Desconto de custo
G6R_VLDESCValor Desconto Custo
G6R_VALTOTValor Total de Custo
G6R_VALACOValor Acordado
G6R_SA3CODCódigo do Vendedor
G6R_DTINCLData de Inclusão
G6R_TABELATabela de Preço
G6R_CONDPGCondição de Pagamento
G6R_TESTipo de Saída
G6R_SA1CODCódigo do Cliente
G6R_SA1LOJLoja do Cliente
G6R_CODBEMCódigo do veículo
G6R_QUANTQtd. de Veiculo
G6R_KMCONTKm Contratada
G6R_KMEXCEValor do Km Excedido
G6R_POLTRQuantidade de Poltronas
G6R_PDTOTTotal do pedagio do Perc.
G6R_TOTHRTotal Horas Diarias
G6R_DISPVEDisponibilidade do Veic.
G6R_DTIDAData da Ida
G6R_HRIDAHora da Ida
G6R_LOCORILocalidade de Origem
G6R_DTVLTAData de Volta
G6R_HRVLTAHorário de Volta
G6R_LOCDESCódigo do Destino
G6R_STATUSStatus do Orçamento
G6R_DESPPGDespesa paga pela(o)?
G6R_REFEICRefeição?
G6R_PERNOIPernoite?
G6R_ESTACIEstacionamento
G6R_FCSFator Critico de Sucesso
G6R_FCIFator Critico Insucesso
G6R_DTASSIDt. assinatura proposta
G6R_CNTPROContato ass. proposta
G6R_JUSTIFJustificativa da alteração
G6R_PEDIDONumero do Pedido de Venda
G6R_ORGAOCód. Órgão Concedente
G6R_APRVOPAprov. Operacional
G6R_DTAPRVData da Aprovação
G6R_JUSRPVJustif. Reprovação
G6S_CUSTOCód Configuração Custo
G6S_FORMULUsa Formula
G6S_QUANTQuantidade
G6S_CUSUNICusto Unitario
G6S_VALTOTValor Total
G6S_PLANXml Planilha Calculo
G5C_SEQSequência do percurso    
G5C_CODORICódigo Localidade Origem
G9C_SEQSequência do Trecho
G9C_CODORICódigo da Origem
G9C_DTORIGData da Saída
G9C_HRORIGHora da Saída
G9C_CODDESCódigo do Destino
G9C_DTDESTData da Chegada
G9C_HRDESTHora de Chegada
MV_GTPCSVECódigo do Tipo Serviço Extraordinário a ser atribuído na geração automática através das Viagens Especiais.


b. Parâmetros do módulo SIGAGTP

ParâmetroDescrição
APRVTRMOPEHabilita Aprovação Operacional. Se .T., o fluxo de fechamento do contrato deverá passar por aprovação.
GRVPEDORC Gravação automática de pedágio do orçamento. Se .T., um novo registro no cadastro de Pedágios será inserido de acordo com as informações da localidade de partida e chegada (itinerário), valor total de pedágio e número de eixos do veículo.
IDPOLTRONAIdentificador da Característica da poltrona do veículo utilizado na viagem especial. Este parâmetro informa o código existente no cadastro de características do bem (veículo) que diz respeito a quantidade de poltronas que o veículo possuirá. Desta forma, o campo Poltronas, do agrupador Dados do Veículo, será preenchido com a quantidade cadastrada nesta característica do veículo.



05. TABELAS UTILIZADAS

  • G6R - Simulação / Orçamento / Contrato
  • G6S - Fretamento Custos
  • G5C - Percurso da Simulação / Orçamento / Contrato
  • G9C - Trechos da Simulação / Orçamento / Contrato
  • G9T - Cadastro de Pedágio
  • GYN - Viagens
  • G55 - Trechos da viagem
  • SC5 - Pedidos de Venda
  • SC6 - Itens dos Pedidos de Venda