CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Gestão visual de alertas operacionais do checkout
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Gestão visual de alertas operacionais do checkout
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Este painel foi desenvolvido para possibilitar a visualização das ocorrências/chamadas do operador de caixa ao supervisor. Nele é exibido o Número do PDV que está solicitando a presença do supervisor, assim como um texto indicando o motivo do chamado. Existe também uma ordem de prioridade para a chamada, definida no monitor de PDV, onde as com prioridades mais altas se sobreponham as demais. Para tal demanda, foi desenvolvida está aplicação que será responsável em projetar em um monitor/TV as chamadas para os supervisores.
Abaixo segue as configurações necessárias para a utilização da mesma.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Monitor > Configurações > Configurações de PDVs > Chamada de Supervisores

PDV > Chamar Supervisor

Pré-requisitos e Instruções

Ter disponível uma máquina (com a aplicação Fiscal de Caixa instalado), estando conectada a um monitor/TV (Para melhor visualização deve ser usado TVs maiores que 40 polegadas e cabo HDMI).

Ter acesso ao monitor para realizar as configurações.

Ter acesso ao PDV para realizar os chamados.

Passo a Passo

Atualizar para a versão 23.06.001 a aplicação "Supervisor de caixa". A aplicação não possui instalador e atualizador automático, para atualização é necessário o contato com time de suporte. O instalador e atualizador será disponibilizado em versões futuras.

Acesse o Monitor de PDV, no menu Configurações, submenu Configurações de PDVs , localize o grupo Chamada de Supervisores e altere os parâmetros abaixo:

           → Ativo: Sim

           → Modelo: PainelTV


Imagem 1 - Ativando o painel e definindo o modelo.


Em seguida, No menu Configurações, submenu Configurações de PDVs, localize o grupo “Chamada de Supervisores” e no parâmetro “Lista de mensagens”:

São informadas as mensagens que ficaram disponíveis para o operador de caixa.

A formação da mensagem segue o seguinte padrão: <Texto da mensagem>|<Cor de fundo>|<Prioridade>|<Cor da fonte>| <Porcentagem do tamanho da fonte> sendo:

        → Texto da mensagem: Texto simples, por exemplo: “Sangria”.
        → Cor de fundo: neste campo deve ser informado um cor utilizando o padrão de cores RGB, onde cada componente da cor deve ser separado por “,”. Exemplo: 255,215,20. A sugestão é que seja colocada cores mais escuras para criar um contraste com a mensagem a ser exibida.

        → Prioridade: O campo prioridade é opcional. A prioridade foi definida em uma escala de 1 a 3, onde: 1: Baixa, 2: Média, 3: Alta. Caso não seja preenchido, não será possível definir a cor da fonte nem o seu tamanho. E o padrão passa a ser: <Texto da mensagem>|<Cor em RGB>.

        → Cor da fonte: O campo Cor da fonte é opcional. Caso não seja preenchido, o padrão é branco. Assim como no campo “Cor de fundo”, o padrão de cores é o RGB.

        → Porcentagem do tamanho da fonte: este campo é opcional. Em caso de não preenchimento o tamanho padrão são 17%. Deve ser preenchido com um valor numérico inteiro de 1 a 100. Exemplo: 100. (Representando 100% de aumento no tamanho). 

Os campos “Prioridade”, “Cor da fonte” e “Porcentagem do tamanho da fonte”. São opcionais, mas para preencher qualquer um deles, o anterior deve estar obrigatoriamente preenchido.


Imagem 2 - Definindo mensagens e seus atributos.


Em seguida, menu Configurações, submenu Configurações de PDVs , localize o grupo Chamada de Supervisores e no parâmetro Lista de terminais:

Será aberta uma janela, assim como na configuração de mensagens, onde são informados os endereços IPs das máquinas que vão projetar as chamadas de supervisor. Sendo obrigatório esse preenchimento para o funcionamento da aplicação.

Clique no botão Salvar para salvar as alterações feitas.

Imagem 3 - Definindo os endereços IPs das máquinas que irão projetar.


Feitas as alterações, acesse o caminho: Comunicações > Comandos para PDVs, localize o número do PDV que foi parametrizado, selecione Enviar configuração para o PDV e clique no botão Enviar comandos:

monitor.png

Imagem 4 - Enviando configurações para o PDV.


Pronto para utilização. Na janela de funções do PDV, Chamar supervisor:

Imagem 5 - Função Chamar supervisor no PDV.


Após ter selecionado a função Chamar supervisor, a janela de opções de mensagem é exibida:

Imagem 6 - Mensagens para chamar o supervisor.


Quando o supervisor vier ao caixa e resolver a situação na qual foi solicitado, ele utilizará a função Remover chamada supervisor e assim a chamada será removida do painel. 

      Observações:

         → Enquanto a mensagem estiver sendo exibida, outras mensagens do mesmo PDV podem ser mostradas. Ao utilizar a função Remover chamada supervisor, todas as chamadas daquele PDV serão removidas do painel.

         → A duração de uma chamada no painel é de 5 minutos, após este tempo serão removidas automaticamente.

         → O painel está configurado para exibir até 15 chamadas, caso seja solicitado mais que 15 será criado uma lista de espera e quando surgirem espaço para exibição elas passam a ser exibidas.

         → Quando não houver chamadas o painel exibirá a mensagem: “Nenhuma chamada”.

         → A cada chamada exibida no painel um sinal sonoro será exibido a fim de alertar o supervisor de caixa.

    Painel de chamadas em funcionamento:


Imagem 7 - Exibição de mensagens no painel.


Pronto, painel de chamadas ao supervisor configurado! 

03. TELA GESTÃO VISUAL DE ALERTAS OPERACIONAIS DO CHECKOUT 

Outras Ações / Ações relacionadas

  • Não há.

04. TELA GESTÃO VISUAL DE ALERTAS OPERACIONAIS DO CHECKOUT 

Principais Campos e Parâmetros

  • Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

  • Não há.