Produto: | TOTVS Varejo Supermercados PDV
|
---|---|
Linha de Produto: | Linha Consinco |
Segmento: | Varejo |
Módulo: | PDV |
Função: | |
País: | Brasil |
Ticket: | |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : |
Foi solicitado a homologação do computador Lenovo ThinkCentre Neo 50s Gen 3 com firmware da BIOs na versão 16.0.15.1735 para uso da distribuição Linux do nosso sistema de frente de caixa.
A homologação do equipamento foi realizada para distribuição Linux kernel 5.3 somente.
PROCEDIMENTOS:
Criação do pendrive de instalação do PDV:
O procedimento se faz a partir inicialmente da criação de um pendrive bootavel, utilizando-se da ferramenta "Rufus" encontrada no endereço https://rufus.ie/pt_BR/ em conjunto com a imagem de instalação do PDV, contida na pasta da aplicação AcruxMonitor em Instaladores, ex: ...\AcruxMonitor\Instaladores\<Arquivo Instalador PDV>.
Utilizar a versão mais atual disponível do instalador "TOTVS Varejo Supermercados PDV" versão 5.3.
Com ambos os arquivos, abra o Rufus e crie o pendrive de instalação escolhendo a opção SELECIONAR e escolha a ISO de instalação do PDV.
Escolha o esquema de partição GPT.
Após selecionar a ISO clique em INICIAR.
Irá aparecer uma janela solicitando o modo de gravação, selecione a opção Gravar no modo imagem ISO(Recomendado) e clique no botão OK.
Caso o Pendrive tenha dados gravados no mesmo, deverá aparecer uma notificação de que todos os dados serão apagados. Basta clicar no botão OK para continuar.
Aguarde a conclusão da criação do pendrive até aparecer PRONTO na label inferior da janela.
CONFIGURAÇÕES BIOS:
Feito o pendrive de instalação do PDV, conecte o mesmo na máquina, ligue-a e prossiga configurando algumas opções na BIOS.
Ao iniciar o computador pressione a tecla F12 para que se tenha acesso às opções de BIOS selecionando a opção Enter Setup;
Na aba Devices > ATA Drive Setup realize as seguintes configurações:
Na aba Security realize as seguintes configurações:
Na aba Security > TCG Feature Setup realize as seguintes configurações:
Na aba Security > Secure Boot realize as seguintes configurações:
Na aba Startup realize as seguintes configurações:
Na aba Startup > Boot Priority Order realize as seguintes configurações:
Pressione a tecla F10 para salvar as configurações e reiniciar o computador.
INSTALAÇÃO DO PDV:
Ao ligar o computador pressione a tecla F12 para entrar na seleção de boot.
Escolha a opção UEFI do pendrive de instalação conectado à máquina.
Aguarde até que a tela de instalação do PDV seja exibida e escolha a opção Instalar.
Informe as configurações de rede, lembrando que o endereço IP informado deve ser de um PDV previamente cadastrado na base.
Informe o endereço IP do monitor de PDVs.
O processo de instalação será iniciado.
Na corrente tela, pressione a combinação de teclas Ctrl + Esc, note que se abrirá o Gerenciador de atividades do sistema.
Selecione o processo install_assistant, finalize-o com a opção Finalizar processo e confirme a operação clicando novamente em Finalizar.
Abra a opção contida na barra de tarefas no canto inferior direito que exibe as opções de rede, clique sobre a rede em que o terminal se encontra conectado e em Detalhes visualize o IP contido na máquina, ele será necessário para a instrução a seguir;
As instruções orientadas a partir de agora referentes ao processo de instalação do PDV, se seguirão em conjunto com a utilização de uma segunda máquina na qual necessita estar conectada a mesma rede, possuir programa capaz de acessar a árvore de arquivos do terminal em que se está sendo instalado o PDV e manipulá-los conforme o que se seguirá logo abaixo. No exemplo será utilizado o programa WinSCP encontrado em https://winscp.net/eng/downloads.php.
Abra o WinSCP, utilize o IP do terminal identificado no passo anterior informando-o na opção Host, em seguida em Usuário informe root, em senha informe consinco sem uso das aspas e logo após esse passo, utilize o botão Login. A tela posterior lhe demonstrará a estrutura de pastas da máquina em que a instalação do PDV está sendo feita no lado direito e o lado esquerdo pode-se ignorar.
Na estrutura de pastas da direita, navegue até que a hierarquia demonstrada abaixo seja conforme o exemplificado. A mesma é acessada pelo caminho: mnt > target > boot > grub (/mnt/target/boot/grub).
Em seguida, clique sobre o arquivo grub.cfg e utilizando-se do menu presente sobre o clique do botão direito ou opção acima, escolha Editar.
Sobre o arquivo em aberto, procure pelo termo gfxmode e em seguida encontre o trecho similar ao exemplificado abaixo. O mesmo se encontra como set gfxmode=auto. Altere a palavra auto para 1024x768 sem o uso das aspas duplas conforme o exemplificado.
Ainda sobre o arquivo em aberto, procure novamente pelo termo gfxmode e em seguida encontre o trecho similar ao exemplificado abaixo. O mesmo se encontra como "function gfxmode {". Note que a linha logo abaixo contém set gfxpayload="${1}". Nesse trecho, altere a sentença "${1}" para "1024x768", dessa vez, mantenha o uso das aspas duplas conforme o exemplificado.
Ainda sobre o arquivo em aberto, salve as modificações efetuadas.
Na estrutura de pastas da direita, navegue até que a hierarquia demonstrada abaixo seja conforme o exemplificado. A mesma é acessada pelo caminho: mnt > target > boot > efi > EFI (/mnt/target/boot/efi/EFI).
Em seguida, clique sobre a pasta BOOT e utilizando-se do menu presente sobre o clique do botão direito ou opção acima, escolha Excluir e confirme a exclusão da pasta.
Após realizar esse procedimento reinicialize o terminal. O mesmo deverá retornar com o PDV instalado e pronto para uso.
Atualizar para versão 23.06.001 ou superior.