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Segue instruções de liberação de tarifa para parceiros conectados via CMNet Reservas para hotéis que usam PMS VHF.
Exemplo de parceiros: GDS, B2B Reservas.

Guia passo a passo

  1. Cadastro de Cliente
  2. Cadastro de Contrato Normal
  3. Cadastro de Contrato Padrão
  4. Procedência de Reserva
  5. Associação de Procedência

Cadastro de Cliente


Para que o processo de liberação de tarifa aconteça para canais conectados ao CMNet Reservas, é necessário seguir o passo a passo abaixo:


          - Ter o cadastro de cliente no VHF em Cadastros > Cliente > Cliente.



Este cadastro de cliente precisa estar vinculado ao cliente cadastrado no CMNet Reservas e este vinculo é feito através da inserção do codigo SB do cliente no CMNet Reservas no cliente cadastrado no VHF do hotel.
Para saber o codigo SB do cliente em questão deve-se acessar o HotvWeb em Cadastro > Empresa e localizar o cadastro do cliente. Ao localizar copiar o código SB que está no campo Cod. Agencia.



 Com o codigo SB em mãos, acessar o VHF em CMNet > Correlacionamento de Agentes, buscar este cliente no VHF e colocar o código SB neste cadastro.



OBS.: Para liberação de tarifa pública para todos os clientes da conexão, independentemente de ter cadastro ou acordo pontual com o hotel, o contrato deve ser feito para o cliente Agente Generico Sabre (36409SB). Mesmo chamando Sabre, a liberação de tarifa acontece não apenas para o canal Sabre, mas para todos os canais conectados ao CMNet Reservas.


                         

Cadastro de Contrato Normal


O próximo passo é fazer um contrato com a tarifa acordo do cliente. O contrato é a junção das informações do cliente mais tarifa mais condição de venda da tarifa.


Para este processo acesse no VHF o menu Cadastro > Rate Management > Contrato Normal.



          → Cliente: selecione o cliente em questão cadastrado no sistema VHF. 
          → Moeda: colocar Real.
         Tarifa: informar a tarifa que o cliente terá acesso.
          →  Nome da tarifa no contrato: informar o nome que o cliente deverá enxergar a tarifa no sistema que ele vai fazer a reserva. Ex: Tarifa Nomedocliente, assim temos uma entrega mais personalizada, ou seja, ao visualizar a tarifa em sistema, o cliente verá o nome da tarifa com o nome da agencia, entendendo assim que é uma tarifa dele. Se for uma tarifa publica, o hotel pode colocar algo como Best Available Rate por exemplo.
         Categoria: esse campo deve ser utilizado apenas se o campo tarifa estiver em branco. Um contrato deve ser feito por tarifa OU por categoria, o sistema não permitirá o preenchimento dos dois campos ao mesmo tempo.
Geralmente o campo categoria é utilizado em casos que o cliente deva ter acesso a várias tarifas dentro de uma mesma categoria, como por exemplo quando ele terá uma tarifa flutuante, ou seja, dentro da categoria de tarifa são cadastradas todas as tarifas que serão utilizadas em determinado período e é feito posteriormente ao cadastro da tarifa o gerenciamento de qual tarifa deve estar disponível em cada dia. Caso não seja feito este gerenciamento o cliente verá sempre a tarifa mais alta cadastrada dentro da categoria.
Exemplo: Categoria de tarifa BAR (Best Available Rate) com 4 tarifas BAR, sendo que vou usar apenas uma por dia conforme demanda versus ocupação na data.



     

         Data Início: validade inicial do acordo.
         Data Término: validade final do acordo do cliente.
OBS.: Ponto importante aqui é que se o contrato está feito por categoria, o contrato pode valer por um período maior que o período da tarifa atual, pois entende-se que antes desta tarifa vencer, já teremos as tarifas futuras cadastradas dentro desta categoria, portanto o cliente terá tarifa por um período de tempo maior, sem necessidade de efetivação de um novo contrato.
         Pensão acordo: informe o tipo de pensão do contrato: café, meia, inteira.
Importante: Sempre marcar a flag "Transmite para CMNET" para que o contrato seja transmitido para o CMNet Reservas.

Menu Parâmetros Globais



          → Deduz comissão na fatura: marcar caso a comissão do cliente sobre esta tarifa tenha que ser deduzida na fatura.
          → Taxa de Turismo: informe se este contrato será ou não cobrada taxa de turismo.
          → Crédito: Informe qual a situação de crédito do cliente no hotel para faturamento.
          → Tipo de Distribuição: marque todas se esta tarifa deve ser distribuída para GDS e canais conectados ao CMNet Reservas via Internet, como B2B Reservas por exemplo. Marque GDS se esta tarifa deve ser distribuída apenas para o canal GDS e mrque Internet: se esta tarifa deve ser distribuída apenas para o canal Internet como B2B Reservas, site "av.cmnet" da TOTVS e outras conexões via selfbooking tool.   

Menu Parcelas



          → Informar o prazo de faturamento do cliente, 15 ou 20 dias por exemplo.


Menu Parâmetros p/Tipo de D/C



Neste menu é informado quais itens são comissionados na tarifa do cliente, caso seja uma tarifa comissionada e, informamos desconto sobre algum tipo de debito/credito, caso o cliente tenha.
          → Tipo de D/C: informar o tipo de debito/credito que será comissionado ou terá desconto.
          → % Desconto: caso seja um tipo de debito/credito que terá desconto, informe o percentual neste campo.
          → Percentual Comissão > Valor do D/C: informar o percentual de comissão sobre o tipo de debito/credito. Exemplo: Diária 10%.


Menu Parâmetros para Faturamento


900


Neste menu informar o prazo de faturamento decendial para clientes que tenham esta condição no hotel. Ao usar esta opção o menu parcelas fica em branco e o prazo de faturamento é preenchido neste menu. 
Exemplo: faturas do dia 1 ao dia 10 vencem sempre dia 20. Desta forma marca-se a opção vencer dia, preenche-se 'Entre dias' 1 e 10 , vencer dia 20.


Menu Políticas



Informar sempre a política de cancelamento do contrato, preenchendo todos os campos por completo. Nunca deixe campos em branco e políticas incompletas.
Importante: lembrar que no cadastro de hotel no sistema VHF na guia Parâmetros Adicionais existe uma flag chamada "Utiliza política geral para Contratos/Tarifas/Pacotes". Caso esta flag esteja marcada, o sistema vai ser sempre olhar para as políticas cadastradas no menu Políticas do cadastro do hotel, não sendo necessário o preenchimento das políticas em cada contrato. Caso utilize esta opção, é importante lembrar que estas políticas também devem sempre estar preenchidas por completo. 
Se a flag estiver desmarcada: o hotel deve sempre preencher as políticas em cada contrato e sempre por completo.


Cadastro de Contrato Padrão


O contrato padrão segue as mesmas regras do contrato normal, a diferença é que o contrato normal tem que ser feito um para cada cliente e o contrato padrão é feito um para um grupo de clientes.
Note que a tela é a mesma do contrato normal, não tendo apenas a opção de selecionar o cliente:
Cadastro > Rate Management > Contrato Padrão > Contrato Padrão.



Após elaboração do contrato padrão, é necessário informar quais clientes terão acesso a este contrato.
Desta forma, deve-se acessar o menu Cadastro > Rate Management > Contrato Padrão > Contrato Padrão X Cliente.



Clique em Incluir e no campo Contrato Padrão, selecione o contrato efetuado.
          → Filtrar Clientes: buscar o(s) cliente(s) que terão acesso a este contrato padrão.
Após selecionar este(s) cliente(s) na tela de filtro, ele(s) ficará(ão) na guia Clientes Possíveis. Selecione o(s) devido(s) cliente(s) e o(s) transfira para a guia Clientes Selecionados.
Clique em Confirmar.
Caso algum cliente não tenha mais acesso a tarifa deste contrato padrão, apenas desmarque a opção Ativo na guia Cliente Selecionados.
Importante: cada contrato padrão deve ter no máximo 500 clientes.

Procedência de Reserva


Neste menu são cadastras as procedências de reservas, ou seja, canais que o hotel pode receber reservas. É importante o hotel ter as procedências cadastradas para que não haja impacto na integração de reservas.
No VHF menu CMNet > Procedência de Reservas.


Associação de Procedência


Neste menu são cadastradas as associações de procedências de reservas, ou seja, após o cadastro dos canais (procedências) devemos fazer a associação de cada uma delas informando segmento do canal, origem, documento, tipo hospede, veículo, meio e motivo padrão de cancelamento.
Isso porque assim que uma reserva é importada para o sistema, o sistema busca a procedência, vincula à reserva e busca sua associação para completar os demais campos da reserva.
Esta etapa é muito importante para que futuramente o hotel consiga tirar as estatísticas de reservas corretas.
No VHF menu CMNet > Associação de Procedência.








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