01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Varejo Supermercados PDV

Linha de Produto:

Linha Consinco

Segmento:

Varejo

Módulo:PDV, Monitor Plus
Função:Pesquisa de satisfação
País:Brasil
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DSUPPDVTURING-3422 - Obtendo detalhes do item... STATUS


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Homologar opinômetro K004S002A Versão SERIAL-USB da Avanttec utilizado para pesquisa de satisfação do cliente para o atendimento pelo operador de caixa

03. SOLUÇÃO

A homologação do opinômetro foi realizada no PDV sendo adicionado um novo periférico em "Configurações de Periféricos" e também foi desenvolvido um novo relatório no Monitor Plus para a apuração dos resultados.

  • AcruxMonitor
  • Para configurar a pesquisa de satisfação utilize o link: Cadastrar pesquisa de satisfação . Para o opinômetro Avanttec é necessário cadastrar os itens na pesquisa conforme a imagem abaixo:

OBS: Essa ordem de cadastro deve ser mantida conforme a imagem, sendo expressamente proibido outra ordem de cadastro. O estágio da pesquisa deve ser "Fechado", ou seja, a pesquisa será exibida na finalização do cupom fiscal


  • Após o cadastro da pesquisa é necessário fazer as configurações necessárias para o PDV. Para isso acesse "Configurações → Configurações de PDVs → Pesquisa" conforme a imagem abaixo:

     

  • Ative a pesquisa
  • Informe "Sim" no parâmetro "Utiliza opinômetro"
  • Ative o opinômetro
  • Informe o modelo, no caso "Avanttec"
  • Informe a porta de comunicação. Para Linux, faça o mapeamento de porta para o opinômetro
  • Informe a "Sequência da Pesquisa", que é o código da pesquisa cadastrada. Ex: 981
  • Informe o tempo de exibição da pesquisa. Este tempo é responsável pela exibição da pergunta na tela do PDV. Caso o tempo expire, sem o voto no opinômetro será registrado que o cliente não opinou na pesquisa
  • Informe o número de série. Parâmetro exclusivo da Avanttec pode ser obtido na etiqueta que se encontra na parte de trás do equipamento, veja na imagem abaixo:

Após realizada as configurações envie as mesmas para o PDV.

  • PDV

No PDV, as configurações do periférico serão exibidas conforme as imagens abaixo


Quando realizada uma venda, na finalização da mesma o PDV exibe a mensagem com a pergunta cadastrada na pesquisa de satisfação:

Neste ponto operador de caixa convida o cliente a avaliar o atendimento do operador. O cliente seleciona a nota utilizando uma das teclas, conforme a imagem abaixo:

A mensagem é fechada por em quatros situações:

  • Cliente informou a nota.
  • O tempo da mensagem expirou. Tempo configurado no parâmetro "Tempo de exibição". Neste caso o PDV registra como "Não Opinou"
  • O operador teclou para abortar a mensagem. Neste caso o PDV registra como "Cancelado"

OBS: Caso ocorra algum erro de comunicação com opinômetro durante a exibição da mensagem, o erro exibido em tela e é registrado como "Erro". A operação de venda não é travada, ou seja, segue o fluxo normal


  • Relatório de pesquisa de satisfação
  • Acesse o Monitor Plus via navegador
  • Clique em "Relatórios"

  • Depois clique em "Pesquisa de satisfação"

  • Informe a empresa e o período para geração do relatório

Para chegar ao cálculos de porcentagem, são utilizados as seguintes forma de cálculo:

  • Notas % : Somatório dos votos "Ótimo" e "Bom" dividido pelo somatório dos votos no opinômetro (Somatório: "Ótimo", "Bom", "Regular" , "Ruim")
  • Não Opinou %: Somatório dos "Erros" dividido pelo total global de votos(Somatório: "Ótimo", "Bom", "Regular", "Ruim", "Não Opinou", "Cancelado") 
  • Cancelado %: Somatório dos "Cancelados" dividido pelo total global de votos(Somatório: "Ótimo", "Bom", "Regular", "Ruim", "Não Opinou", "Cancelado") 
  • Erro %: Somatório dos "Erros" dividido pelo total global de votos(Somatório: "Ótimo", "Bom", "Regular", "Ruim", "Não Opinou", "Cancelado" e "Erro") 
  • Total %: Somatório das notas do opinômetro(Somatório: "Ótimo", "Bom", "Regular" e "Ruim") dividido pelo total de notas (Somatório: "Ótimo", "Bom", "Regular", "Ruim", "Não Opinou", "Cancelado")
  • Caso seja necessário a geração do relatório no formato PDF, clique no botão "Imprimir" conforme a imagem abaixo:

Será gerado o relatório no formato "PDF" e será baixado automaticamente no navegador.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Atualizar para versão 23.06.001 ou superior.

05. ASSUNTOS RELACIONADOS

  • Não se aplica