CONTEÚDO
- Visão Geral
- Fluxo do processo
- Contratação de uso de API
- Solicitação de credenciais de acesso a API
- Criação de um usuário no sistema
- Geração de token
- Configuração de parâmetros no sistema
- Utilização da API
01. VISÃO GERAL
Esta documentação tem por objeto explicar os passos que devem ser seguidos para que possa ser executada uma integração com a Napp Solutions, desde a contratação dos serviços necessários dentro do TOTVS Moda até a consulta que a Napp realizará para obter os dados.
A integração utiliza um endPoint da API V2 - "/api/totvsmoda/analytics/v2/branch-sale" , documentada na API - https://apitotvsmoda.bhan.com.br/api/totvsmoda/analytics/v2/swagger/index.html
02. FLUXO DO PROCESSO
03. CONTRATAÇÃO DE USO DE API
O primeiro passo, caso o cliente não tenha contrato a licença webservice, a ser tomado é o cliente realizar a contratação do serviço de uso de API junto à TOTVS Moda. Para isso, é necessário realizar contato com o setor comercial ou com seu canal de vendas.
04. SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAIS DE ACESSO A API
O canal de venda irá solicitar via e-mail [email protected] as credenciais de acesso à API. Essas credenciais permitirão que as APIs sejam utilizadas.
O canal de venda irá retornar as credenciais client_id e client_secret para o cliente.
05. CRIAÇÃO DE UM USUÁRIO NO SISTEMA
O cliente deve cadastrar um usuário no sistema para a integração.
O usuário deve ter o privilégio padrão e deve ser liberado na empresa que será realizada a integração.
Para sabe como criar um usuário acesse o link: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360053175973-VA-ADM-Como-cadastrar-um-usu%C3%A1rio-Padr%C3%A3o
No futuro caso necessite integrar uma outra loja, deve apenas ser liberado a empresa no botão "LOGIN EMPRESA"
06. GERAÇÃO DE TOKEN
De posse das credenciais a Napp, deve gerar um token que funcionará como uma espécie de chave, permitindo a execução das requisições nos Endpoints.
Para saber como gerar o token, o material a seguir poderá ser consultado: https://tdn.totvs.com/x/JY27Hw.
07. CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS NOS SISTEMA
Caso seja necessário, o cliente deve verificar e configurar os parâmetros abaixo:
Para a utilização da API "/api/totvsmoda/analytics/v2/branch-sale", é recomendado a marcação de dois parâmetros:
- O primeiro é um parâmetro corporativo, o "NR_DIAS_API_BRANCH-SALE". Neste parâmetro, deve ser informada a quantidade máxima de dias que podem ser consultados, levando em consideração a data atual. Por exemplo, suponhamos que hoje é dia 15. Se no parâmetro for informado o valor 10, a consulta só poderá ser executada entre os dias 5 e 15. Caso tente filtrar a partir do dia 04, será apresentada uma mensagem informando que a data excede o período permitido.
O segundo parâmetro é específico por empresa, chamado "LST_OPER_API_BRANCH-SALE". Nele, é possível informar quais operações devem ser consideradas na consulta. Trata-se de uma lista, portanto, várias operações podem ser informadas. Caso nenhuma operação seja informada, todas as operações serão consideradas.
08. UTILIZAÇÃO DA API
Após seguir todos os passos anteriores, é possível executar uma consulta e receber todos os dados de vendas conforme o filtro por empresa. Para visualizar a documentação Swagger da API "sale-branch", você pode consultar o seguinte link: https://apitotvsmoda.bhan.com.br/api/totvsmoda/analytics/v2/swagger/index.html
Esse é link de clientes que estão na nuvem TOTVS, clientes on-premise terão outra URL.