Árvore de páginas

Objetivo

Roteiro (framework) para o Cliente executar a migração de dicionário de dados para o banco de dados.


Procedimento para execução

Antes de executar o compatibilizador MPSYSTODB é imprescindível:

  • Realizar o backup do banco de dados do produto em que será executado o compatibilizador;
  • Realizar o backup da pasta de dados e dicionários \TOTVS 12\Microsiga\Protheus_Data (a indicação desta pasta refere-se à instalação padrão do Protheus 12. Se na sua instalação foram utilizadas pastas diferentes, deve-se adequar este caminho ao seu cenário);
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.


Seguir os procedimentos abaixo:

1 - Utilizando a ferramenta TOTVS CodeAnalysis, faça a verificação e correção de todas as customizações do seu ambiente. Após a correção de todos os bugs (comprovando Zero Bugs), tire um print screen da tela final. 

2 - Abra um ticket pelo Portal do Cliente para a equipe de Suporte do Framework Protheus. Neste ticket, anexe a print screen da tela do CodeAnalysis, e envie também o TOTVS ID do License Server Virtual que será utilizado neste ambiente.

3 - Aguarde o contato do Suporte Framework, informando o Token de Migração. Token distintos para Produção e Homologação.

4 - Em posse do Token, abra o SmartClient, e no Programa Inicial digite MPSYSTODB

5 - Clique em OK para continuar.

6 - Após a confirmação será exibida uma tela com informações sobre o procedimento que será executado. Leia e clique em Avançar.

7 - Ao avançar será solicitado Usuário, Senha e Token para migração. O usuário e senha obrigatoriamente deve ser do Administrador. Insira o Token fornecido pelo Suporte Framework e clique em Avançar.

8 - Será executada uma verificação para analisar se todos os pré-requisitos da migração são atendidos, caso algum deles não seja, deve-se encerrar o processo, corrigir o problema e executar o compatibilizador novamente. Nesse momento também são listados os menus padrões que não foram encontrados no diretório System do ambiente e que portanto não serão migrados, caso algum desses menus deva ser migrado, encerre o processo, coloque o arquivo no diretório System e inicie o compatibilizador novamente. Se todos os itens estiverem válidos, clique em Avançar.

9 - Agora é necessário validar o e-mail do Administrador. Essa etapa é importante pois depois da migração, caso o usuário administrador esqueça a senha, somente será possível recuperar a mesma utilizando esse e-mail. Preencha o e-mail (caso o usuário Administrador já tenha um e-mail cadastrado, será apresentado o mesmo, sendo possível trocar esse endereço caso seja necessário), o SMTP, o login e a senha que serão usados pelo servidor para enviar o e-mail. Depois disso clique em Avançar.

10 - Será enviado um e-mail com um código para o endereço informado anteriormente. Aguarde o recebimento e preencha a caixa Chave de Segurança com o código recebido. Clique em Avançar.

11 - É mostrada uma lista com todos os itens que serão migrados para o SGBD. Clique em Iniciar.

12 - Aguarde o fim da migração, isso pode demorar algumas horas. Clique em Finalizar.

Links úteis:

Migração do Dicionário de Dados para o Banco de Dados

https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=360450442


TOTVS CodeAnalysis

https://tdn.totvs.com/display/public/framework/TOTVS+CodeAnalysis


HOW TO do processo de migração, seguindo a documentação da TOTVS:

https://www.youtube.com/watch?v=nF791RvsbMs



Dúvidas contatar: [email protected]


  • Sem rótulos