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Para a configuração do Schedule e Agent e necessário acessar o Protheus pela porta que irá funcionar o serviço de Schedule, é recomendado que seja uma porta exclusiva para este serviço.

    Iniciando o Schedule: 

  1. Acessar Configurador (SIGACFG) pela porta destinada ao schedule e iniciar o serviço do Schedule

                    

                   



Inclusão do Agent:

  • Acessar Configurador (SIGACFG) pela porta destinada ao schedule e ir na aba Agent;
  • Selecionar as opções Ambiente → Schedule → Schedule;
  • Ao clicar na opção “Agent” serão apresentados todos os agentes cadastrados e as tarefas atribuídas a cada um. Aqui é possível inicializar ou parar os agentes (todos ou de cada vez);
  • Para criar um novo agente, clique na opção “Cadastro”;
  • No canto superior direito clique no ícone (conforme imagem abaixo) ele é um wizard que irá criar os agentes para todos os ambientes configurados com o IP e porta do serviço de schedule ou pela porta que foi acessado o sistema.

                   



Será exibida a tela de manutenção dos agentes.

Ela exibe os agentes cadastrados no browse superior ( pode selecionar um agente e ver suas configurações na parte debaixo) e, na parte inferior, a área para edição das propriedades do agente. 

Nessa tela existem as seguintes informações :

  • Código: Valor sequencial que representa o identificador único desse agente no sistema. Ele é preenchido automaticamente;
  • Nome: Nome que identifica o agente. O preenchimento é livre e, sugere-se que indique o tipo de tarefa executada nos agendamentos;
  • IP: Endereço IP do servidor do Protheus no qual o agente se conectará para executar as tarefas agendadas. Embora permitido informar o DNS da máquina na rede (nome da máquina), é interessante sempre informar o IP do servidor;
  • Porta: Porta do serviço do Protheus no IP informado. Essas informações são indispensáveis para que o agente consiga se conectar corretamente;
  • Ambiente: Ambiente do Protheus utilizado para a conexão. Automaticamente, o sistema já traz o ambiente em que o usuário que está fazendo a manutenção está autenticado;
  • Empresa: Qual a empresa em que o Agente irá se logar no sistema. Embora exista essa informação no cadastro, nada impede que o desenvolvedor utilize funções específicas para abrir o ambiente de execução da função em outra empresa;
  • Nome da Empresa: Nome da empresa, de acordo com a instalação do Protheus (sigamat.emp – SM0). Valor preenchido automaticamente através do código da empresa informado anteriormente;
  • Número de Threads: Quantidade de instâncias do Protheus que esse agente irá utilizar quando ativado. Esse controle é muito importante pois impacta diretamente na quantidade de licenças que serão consumidas durante a execução;
  • Habilitado: Flag que indica se o Agente está ativo no momento ou não. Lembrando que as rotinas atreladas a um Agente só serão executadas caso ele esteja ativo, não importando o horário e data para o qual estão agendadas.


Importante!

Após cadastrar corretamente um Agente, não se esqueça de ativá-lo.


       Para mais detalhes, acesse o link "A camada do EAI"

  • Sem rótulos