Cobrança| Carteira de Cobrança
Com a carteira de cobrança será possível criar perfis de cobrança. O perfil é criado considerando a régua definida e o filtro utilizado.
- A régua será utilizada para automação da carteira de cobrança, caso a carteira não seja automatizada o campo deve ficar sem preenchimento.
Criando o Filtro:
Para criar um novo filtro é necessário inserir/editar uma carteira, é clicar na opção Selecionar o Filtro da carteira(...), neste momento o sistema irá abrir uma visão de Filtro de Carteira, primeiramente será necessário criar/selecionar o filtro no menu superior da visão, após selecionar o filtro e executar é necessário clicar na opção Selecionar Filtro no rodapé da visão. Em seguida basta salvar a carteira que o filtro está aplicado.
Será possível criar os filtros utilizando campos das tabelas FCFO ou XCOBRANCA.
- Ao utilizar mais de 1 carteira é importante que os filtros estejam alinhados para que a cobrança seja gerada na carteira correta, por exemplo, na carteira 2 existe um filtro CODCFO = "A123", na carteira 1 deve ter um filtro CODCFO <> "A123". Caso não exista essa combinação ao executar o processo de gerar a cobrança a carteira 1 irá gerar a cobrança para o cliente/fornecedor "A123".
- Para validar o retorno dos filtros criados é preciso possuir registros na tabela XCOBRANCA, sendo assim pode ser executado o processo de Gerar Cobrança para que as cobranças sejam criadas, com isso ao criar e executar o filtro será possível ver exatamente quais registros o filtro irá contemplar, ao concluir a criação dos filtros basta ir na Visão de Cobrança e executar o processo de Alterar a Carteira de Cobrança. Após isso as novas cobranças serão automaticamente criadas para a carteira correta.
É possível criar filtros usando consulta SQL:
O exemplo a seguir retorna os contratos de Venda vinculados ao Empreendimento com o código 2007.
SELECT XCOBRANCA.CONTRATO FROM XCOBRANCA
JOIN XVENDA ON XCOBRANCA.CONTRATO = XVENDA.NUM_VENDA
AND XCOBRANCA.CODCOLIGADA = XVENDA.CODCOLIGADA
WHERE XVENDA.COD_PESS_EMPR = 2007
AND XVENDA.CODCOLIGADA = 1Link com maiores informações sobre o procedimento: Melhorando Performance de filtro com SQL
Mais sobre Carteira de cobrança
Sobre a C.C , esta funcionalidade vai dizer qual regua de cobrança será utilizada e qual automação - Não é obrigatória - pois pode-se fazer tudo manual , não necessáriamente é preciso ter uma régua de cobrança. Mas ela vai ajudar a disparar as ações da cobrança . Essa Carteira de Cobrança é um Agrupador.
Exemplo:
Cliente quer trabalhar com 2 Perfis diferentes para Carteira de cobrança.
Perfil de Analista de Atendimento Junior e um outro Perfil de Analista Senior.
Como pode separar ambos perfis ?
Analista de Atendimento Junior : Exemplo - serão feitas cobranças de até 60 dias de atraso.
Criar um Filtro - Basta clicar no
Neste filtro , foi criado para Analista Junior com até 60 dias de atraso.
Foi encontrado um lançamento com até 60 dias de atraso.
Ao clicar em Visão de Cobrança - Cód da Carteira encontra-se em Branco , para preencher o campo Cód da Carteira - Processos | Gerar Cobrança.
Em visão de Cobrança foi preenchido o Código da Carteira com a Carteira criada com o Filtro ( Analista Junior até 60 dias ) Corretamente.
Analista de Atendimento Senior : Exemplo - serão feitas cobranças acima de 60 dias.
Filtro criado para pegar lançamentos acima de 60 dias em atraso.
Filtro aplicado e sistema mostra neste exemplo os lançamentos acima dos 60 dias para o Filtro de Analista Senior.
Filtro criado com código Carteira = 4
Dias em atraso : Como pegar esse número 305 dias de atraso por exemplo ?
É o lançamento mais antigo em atraso deste contrato em especifico. O Lançamento mais antigo em atraso do contrato 2567 por exemplo , encontra-se com 305 dias em atraso.
Gerar cobrança em seguida.
Preenchido o código da Carteira na vsião de cobrança com o a Carteira criada para o Perfil ( Analista Senior ) Acima dos 60 dias de atraso.
Campo : Contrato Externo - É o numero do contrato cadastrado em Venda / Aluguel.
Régua de Cobrança na Carteira.
Ao informar a Régua de Cobrança na Carteira, passa ser automatizada a cobrança , seguindo os passos da Régua de cobrança , e deixando em branco esse campo , se torna manual.
Exemplo com Régua inserida dentro da Carteira de Cobrança:
Na tela de Visão de atendimento , é informado o número de dias de atraso, neste exemplo tem o lançamento com ( 122 ) dias em atraso.
Cadastro da Régua de Cobrança - Primeiro Nível , observe que o envio de SMS encontra-se cadastrado para ser enviado quando chegar em 122 dias de atraso.
No cadastro da Carteira , inserido o código da Régua.
Visão da Cobrança - Gerar cobrança.
Processo executado com sucesso
SMS enviado para o celular do Cliente.
Histórico informa todos processos de cobrança na visão deste cliente , erros e sucessso ao enviar.