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  • Manual Operacional da Customização - Integração UniSENAI

Projeto: FS008986 - INTEGRAÇÃO UNISENAI

Nome do cliente: FIEP


Objetivo

O objetivo deste manual é descrever as funcionalidades desenvolvidas para possibilitar a Integração do TOTVS Educacional (SGE) x UniSENAI.


Público Alvo
Este manual é destinado aos colaboradores selecionados como multiplicadores e usuários chave para o Programa SGE.

O SENAI Paraná assumirá os cursos de Graduação que antes eram oferecidos pelo IEL. Para facilitar a divulgação e seleção dos cursos, eles desenvolveram uma página WEB com todas as ofertas disponíveis. Agora, o próximo passo é integrar esta página com o ACE , CRM e processo seletivo no SGE.

Cada curso na página WEB será representado por um Card, e cada Card corresponderá a uma Área de Interesse no processo seletivo criado no SGE. A responsabilidade pela criação dos cursos na página WEB e também pela elaboração do processo seletivo no SGE será da FIEP.

Essa integração entre os sistemas permitirá que os candidatos tenham acesso às informações dos cursos e possam se inscrever diretamente na página WEB. 

Fluxograma

Pré-requisitos

Devem ser liberadas nas permissões de perfil dos usuários, os menus da customização Integração UNISENAI.

Disponível em: Serviços Globais | Perfil | Educacional | Customização | UNISENAI


Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários, acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.

Detalhamento do processo

O objetivo deste processo é detalhar como o TOTVS Educacional (SGE) realizará a integração com a UNISENAI de acordo com os Dados de Integração.

Para isso foi criada uma parametrização onde o usuário definirá os valores utilizados pela integração; A interface customizada estará disponível em: TOTVS Educacional | Customizações | UNISENAI| Parâmetros.



Ao clicar no menu de acesso será aberta a tela de parâmetros que possui as abas Dados de Integração, Status de Classificação SGE e Status de Classificação CRM. 



Na Aba Dados de Integração, deve ser informado os dados:

  • Endereço Webservice: Neste parâmetro o usuário deverá informar o endereço de acesso ao Webservice ACE.
  • Usuário: Neste parâmetro o usuário deverá informar usuário de acesso ao Webservice ACE.
  • Senha: Neste parâmetro o usuário deverá informar a senha de acesso ao Webservice ACE.


Dados de Integração

O campo Endereço Webservice deve ser preenchido com uma URL que termine com a barra "/". Exemplo: https://z7mql.wiremockapi.cloud/ 




Na Aba Status de Classificação SGE, deve ser informado os dados:

  • Status Aprovado (Engajar): Neste parâmetro o usuário deverá informar os status da opção no processo seletivo (TOTVS Educacional > Processo Seletivo > Tabelas Auxiliares > Status da Opção), que indique que o candidato foi aprovado na seleção da classificação, como por exemplo: Classificado para chamada, Em chamada, dentre outros.
  • Status Ausente (Retornar): Neste parâmetro o usuário deverá informar os status da opção no processo seletivo (TOTVS Educacional > Processo Seletivo > Tabelas Auxiliares > Status da Opção), que indique que o candidato foi reprovado na seleção da classificação, como por exemplo: Desclassificado por insuficiência de nota, Desclassificado por entrevista, dentre outros.
  • Status Reprovado (Sem êxito): Neste parâmetro o usuário deverá informar os status da opção no processo seletivo (TOTVS Educacional > Processo Seletivo > Tabelas Auxiliares > Status da Opção), que indique que o candidato esteve ausente na seleção da classificação, como por exemplo: Ausente, Não compareceu à chamada, dentre outros.


Aba Status Classificação SGE

Os campos para informar os status de classificação do SGE deverão ser parametrizados para cada Filial que deseja utilizar o processo de envio dos alunos classificados para o ACE.

Preenchimento os valores

Para que o envio dos candidatos classificados para o ACE ocorra sem problema é recomendado que não se repita os Status de Opção entre os campos do parâmetro.



Na Aba Status de Classificação CRM, deve ser informado os dados:

  • Código CRM (Apto para matricular): Neste parâmetro o usuário deverá informar o código do CRM, que indique que o candidato foi aprovado na seleção da classificação, como por exemplo: 887.330.001.
  • Código CRM (Sem êxito): Neste parâmetro o usuário deverá informar o código do CRM,  que indique que o candidato foi reprovado na seleção da classificação, como por exemplo: 186.580.001.
  • Código CRM (Retornar): Neste parâmetro o usuário deverá informar o código do CRM, que indique que o candidato esteve ausente na seleção da classificação, como por exemplo: 887.330.002.


Aba Status Classificação CRM

Os campos para informar os status de classificação do CRM deverão ser parametrizados para cada Coligada que deseja utilizar o processo de envio dos alunos classificados para o ACE.

Pré-requisitos

Processo Seletivo criado e configurado para aceitar inscrições de candidatos vindos do UNISENAI.


Detalhamento do processo

O objetivo deste processo é disponibilizar uma API do TOTVS Educacional (SGE), para realizar a inscrição dos candidatos no processo seletivo nativo. Os campos definidos na parametrização do processo seletivo deverão ser enviados pelo ACE, incluindo os documentos do candidato no SGE. 

O ACE deverá chamar a nova API do SGE, toda vez que ocorrer uma inscrição na página WEB do SENAI (loja), para que as informações dos candidatos e inscrições sejam armazenadas no SGE.

Ao receber os dados, a API irá realizar as seguintes operações no SGE:

  • Cadastrar o candidato/usuário 

Será criado o cadastro de usuário do candidato (SPSUSUARIO) no TOTVS Educacional | Processo Seletivo para obter o Cód. Usuário PS. Caso o usuário não exista, a customização executará a funcionalidade padrão para inclusão de candidatos. O usuário ficará disponível no Menu: TOTVS Educacional |Processo Seletivo | Cadastros | Usuário.



Validação de Unicidade

Para validar se o usuário do candidato já existe no SGE será utilizado somente o valor informado no campo CPF, caso a customização encontre um registro com o CPF informado ela retornará o Cód. Usuário PS (CODUSUARIOPS) para prosseguir com a inscrição no processo seletivo.


  • Inscrever candidato na área ofertada do Processo Seletivo

O candidato cadastrado será vinculado no Processo Seletivo informado, preenchendo os dados informados na API para a identificação do processo seletivo (Coligada, Filial, Id do Processo Seletivo, Id da Área de Interesse, Id da Forma de Inscrição). A inscrição poderá ser visualizada no menu Processo Seletivo | Anexo | Candidatos Inscritos).



Validações de Inscrição

Os controles de quantidade de candidatos inscritos, quantidade máxima de inscrições e inscrição já realizada serão realizadas pelas regras nativas do SGE da mesma forma que todas as outras validações



  • Fazer Upload de Arquivos do Candidato

Poderão ser enviados arquivos do candidato relacionados às inscrições, que serão salvos no anexo de documentação do candidato no processo seletivo, menu Processo Seletivo | Anexo | Candidatos Inscritos | Anexos | Arquivos do Candidato. A API irá realizar as validações nativas nos arquivos enviados incluindo as configurações de tamanho e quantidade definidas no cadastro do processo seletivo.



Os arquivos enviados também pode ser vinculados (automaticamente pelo nome ou manualmente) no Anexo Documentação do Candidato.

O nome do arquivo segue o seguinte padrão: Nome Documento + ¶ + CodColigada-IDPS-NumeroInscricao-CodDocumento + extensão do arquivo.

Exemplo: CPF_DO_ALUNO¶3-5181-26-2.JPG

Desta forma, é possível visualizar o vínculo do arquivo enviado no Anexo de Documentos do candidato:



Validações de Inscrição

Não está previsto neste escopo a integração de documentos com a Secretaria Digital (GED).


A documentação técnica da API está disponível no TDN.


Pré-requisitos

Devem ser liberadas nas permissões de perfil dos usuários, os menus da customização Integração UNISENAI.

Disponível em: Serviços Globais | Perfil | Educacional | Customização | Customização | UniSenai | Enviar Candidatos Classificados para o CRM

Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários, acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Detalhamento do processo

O objetivo desse processo é enviar dados dos candidatos classificados no Processo Seletivo nativo do TOTVS Educacional (SGE) para o CRM. O SGE irá consumir uma API disponibilizada pelo CRM para realizar este envio.

Para isso foi criado um processo onde o usuário selecionará os candidatos classificados para realizar o envio para o ACE; A interface customizada estará disponível em: TOTVS Educacional | Processo Seletivo | Cadastros | Processo Seletivo / Venda Online | Anexos | Candidatos Inscritos | Processos | Enviar Candidatos Classificados para o CRM.




Ao executar o processo, o usuário poderá selecionar um ou mais candidatos inscritos no processo seletivo e enviar os registros dos usuários classificados para o CRM.

O envio dos candidatos classificados através da execução do processo será realizado apenas para os candidatos que estiverem com status na opção parametrizados conforme os Parâmetros da Customização UniSenai Aba Status de Status de Classificação SGE (Aprovados, Reprovados e Ausentes). 


Classificação de Candidato

Será de responsabilidade da FIEP executar o processo nativo de classificação de candidato no Processo Seletivo. 


Só serão considerados os candidatos classificados cuja inscrição foi realizada pela API de Inscrição de Candidato da customização UniSenai. Outras inscrições serão ignoradas na exportação para o ACE (processo seletivo nativo- link externo, ou inclusão de candidato RM.exe).

Os parâmetros de status da aba Status de Classificação CRM,(Código CRM (Apto para matricular), Código CRM (Sem êxito) e Código CRM (Retornar)) indicarão a informação que será enviada na API, no campo Status.


Caso o usuário selecione somente registros que não devem ser enviado para o ACE: registros que não foram criados pela API ou registros enviados anteriormente com sucesso a customização exibirá uma mensagem de erro e não abrirá a tela de processo.




Após o processamento, o ACE retornará à informação se o registro foi processado com sucesso ou erro, por candidato informando a mensagem em caso de erro. Caso ocorra erro, o processo poderá ser executado novamente pelo usuário, diretamente nesta interface. 


Reenvio de Erros

Não terá reenvios de dados através do monitor de log.

Caso o status na opção do candidato mude após o envio do resultado final do candidato, não será permitido reenviar o registro através do mesmo processo, para atualizar o status do candidato no Lead. 

Pré-requisitos

Devem ser liberadas nas permissões de perfil dos usuários, os menus da customização Integração UNISENAI.

Disponível em: Serviços Globais | Perfil | Educacional | Customização | UniSenai | Enviar Candidatos Classificados para o CRM

Para mais detalhes de como liberar no perfil dos usuários, acesse o Manual de Instalação de Customizações na seção Liberando Acesso aos Menus.


Detalhamento do Processo:

Foi criado um atalho para o processo de envio de candidatos classificados para o CRM, no menu Customização. Ao executa-lo o processo vai buscar todos os processos seletivos da coligada e enviar os candidatos classificados que tenham o status de classificação parametrizados e que ainda não tenham sido enviados para o CRM. Também será possível agendar a execução desse processo.

Ao final do processamento, os registros serão gravados no Monitor de Log (Customização | UNISENAI | Monitor de Log)


Pré-requisitos

Candidatos inscritos pela API e enviados para o ACE através do processo Enviar Candidatos Classificados para o ACE.

Detalhamento do processo

Foi criado um novo campo de status na visão nativa de Candidatos Inscritos disponível em: TOTVS Educacional |Processo Seletivo |Anexos |Candidatos Inscritos|, para o usuário visualizar o status de integração do envio de candidatos para o ACE.

Para preenchimento do novo campo status, a customização deverá consultar o status da integração de envio do candidato para o ACE através da tabela de controle do mesmo, exibindo o status dos candidatos classificados enviados para o ACE.

A exibição do campo será do tipo farol com os seguintes detalhes:



  • Status Integração ACE: preenchido pela integração com seguintes valores: 
    • Farol Branco/Cinza: Não integrado. (Inscrições ainda não enviadas para o ACE ou que não foram realizadas pela API)
    • Farol Verde: Integrado com sucesso. (Inscrições enviadas para o ACE com sucesso)
    • Farol Vermelho: Erro na integração. Para mais informações consulte o log. (Inscrições enviadas para o ACE que retornou algum erro)
    • Farol Azul: Pendente. (Registro criado pela API que ainda não foi enviado para o ACE)


O campo não será exibido na interface de edição dos candidatos inscritos.


Reenvio de dados

Para os casos em que o status estiver igual a integrado com sucesso (farol verde), caso o usuário tente enviar novamente, a customização não irá reenviar os dados para o ACE.

Para os demais status, será possível acionar o processo de enviar os dados. 


Para que o usuário possa visualizar os registros com status de erro, é necessário que ele acesse a interface do monitor de logs. Não ficará visível nesta interface.

Descrição do Processo

Devem ser liberadas nas permissões de perfil dos usuários, os menus da customização Integração UNISENAI.

Disponível em: Serviços Globais | Perfil | Educacional | Customização | UNISENAI



Detalhamento do processo

Nesta interface o usuário poderá consultar os LOGs das operações de exportação executadas pela integração do TOTVS Educacional com o ACE.
Os históricos das exportações de dados para o Moodle serão registrados e poderão ser visualizadas no menu TOTVS Educacional | Customização | UniSENAI | Monitor de Log.

Serão criadas novas funcionalidades no Monitor, são elas:

  1. Inscrição do Candidato no Processo Seletivo
  2. Envio de Candidato Classificado para o ACE

Será apresentada ao usuário uma visão com a relação de registros importados e exportados.

  • Id Log: Identificador sequencial de Log.
  • Data de Criação: Data de Criação do registro.
  • Data da última alteração: Data da última alteração do registro.
  • Status: Situação da Integração (Sucesso ou Erro).
  • Id. Job: Ultimo job executado que resulto criação ou alteração do log.
  • Descrição do módulo: Descrição que permite identificar o módulo.
  • Cód. Filial: Código da Filial associada ao registro.
  • Funcionalidade: Tipo de Processo que está sendo feito (Por exemplo: Exportação Moodle).
  • Campos Chave: Descrição dos campos utilizados para gerar o registro integrado.
  • Valores Chave: Chave primária do registro integrado.
  • Última mensagem do item de log: Ultima mensagem do item do log.
  • Download de arquivos associados: Permitirá o download de arquivo associado ao logo caso exista.

Ao acessar o anexo de um registro será possível o usuário visualizar todos os registros relacionados ao cadastro integrado selecionando a opção Item de Log. Estarão disponíveis os seguintes campos:

  • Id. Item Log: Identificador sequencial de log.
  • Id. Log: Identificador sequencial de log.
  • Mensagem: Mensagem com o status da integração do item.
  • Status: Situação da integração do item selecionado.
  • Dados Enviados: Relação dos dados enviados para integração.
  • Dados Recebidos: Relação dos dados recebidos.
  • Data de Criação: Data de criação do registro.
  • Data da última Alteração: Data da última alteração do registro.

Atenção

Não será possível incluir, editar ou excluir informações através dessa interface.

Caso o Json enviado tenha mais do que 1000 caracteres totais, os dados recebidos serão gravados como arquivo no banco de dados e poderão ser acessados através do botão "Download de arquivos associados".