01. VISÃO GERAL

Este documento tem objetivo apresentar os impactos gerados no produto TOTVS RH Clockin por qualquer tipo de manutenção que altera o status dos ambientes para modo leitura durante determinado período de tempo na Plataforma Carol.

02. O QUE É O MODO LEITURA

Este é um status do ambiente, ou seja, no momento em que o ambiente entrar em modo leitura, não será possível realizar inserções, edições ou exclusões de dados por qualquer meio (seja por requests para APIs ou ações manuais realizadas na plataforma). A única ação possível durante este período é a autenticação e a leitura (consumo) de dados.

03. QUAL O OBJETIVO DO MODO LEITURA

Essa é a estratégia é necessária para que não seja gerado qualquer tipo de indisponibilidade na plataforma em virtude das manutenções ou atualizações de complexidade mais alta.

04. QUANDO OCORRERÁ A MUDANÇA PARA O MODO LEITURA E COMO FICO SABENDO

Essa alteração ocorrerá quando for necessária alguma atualização mais complexa na Plataforma Carol. Terá uma data e um período de horário definido para ocorrer. O período normalmente será entre 23:00 e as 05:00. Os clientes serão comunicados sobre o processo pelo TOTVS Informa do TOTVS RH Clockin.


Importante todos os clientes se inscreverem no Informativo TOTVS Informa do Clockin para receber os comunicados. Para se inscrever acesse aqui


04. QUAIS  SÃO OS IMPACTOS DO MODO LEITURA

04.1 Mobile

  • O Aplicativo Mobile permanece logado no ambiente com modo leitura habilitado. Então é possível continuar realizando as marcações 
  • As sincronizações das marcações, funcionários e hashes de imagens não poderão ocorrer durante esse período. Caso ocorram será exibida a mensagem de erro “Erro de servidor Houve um erro inesperado. Por favor, tente novamente mais tarde.”
  • Caso o dispositivo esteja deslogado, não será possível efetuar o login enquanto o ambiente estiver em modo Leitura. Necessário aguardar o ambiente retornar ao Modo Padrão para efetuar o login novamente.

04.2 Clockin Web

  • Como o Clockin Web é online não será possível efetuar marcações enquanto o ambiente estiver em modo leitura. Caso ocorram  é exibido um erro "Houve um erro ao validar sua imagem. Tente Novamente". 

04.3 Backoffice

  • É possível efetuar a consulta em todas as telas e exportar os arquivos excel/afd.
  • Não é possível incluir/alterar/ excluir registros. A mensagem “Erro ao salvar registro” ou “Falha ao excluir registros” é exibida. 
  • Não é possível adicionar dispositivos não reconhecido 
  • Não é possível marcar a batida como fraude ou não fraude
  • Os processos de Geração são paralisadas por completo e retornam quando o ambiente volta para Modo Padrão

  • É possível realizar a importação das marcações normalmente. 


05. COMO FAÇO PARA VERIFICAR SE A PLATAFORMA ESTÁ EM MODO LEITURA

É possível acessar a Plataforma Carol e ao entrar na interface de Tenant Management  é possível visualizar a informação de que o ambiente está em Modo Leitura 

  • Sem rótulos